13 junho 2018



Resenha # 143 : Um Amor Perdido




Título: "Um Amor Perdido"
Autor: Alyson Richman
Páginas: 336
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2018
Adicione no Skoob


       Gosto bastante de realizar leituras que se passam durante a Segunda Guerra Mundial, apesar de ser uma das épocas mais sombrias e aterrorizantes da história, os livros que se passam nessa época sempre tem ensinamentos lindos e nos mostram muito sobre caráter, maldade e como o amor pode resistir a provas extremas de resistência. Assim que recebi Um Amor Perdido e soube que a história se passava nesse período fiquei extremamente empolgada e felizmente Alyson Richman conseguiu suprir minhas expectativas.
   O livro se passa em Praga, durante o pré-guerra, e traz a história de Lenka, uma jovem estudante de artes plásticas que leva uma vida estável com sua família judia e suas tradições. Com uma mente criativa e uma personalidade sonhadora, Lenka acaba se apaixonando pelo irmão de sua melhor amiga, Josef, um estudante de medicina e também judeu. Recíproco, o amor que sentem um pelo outro só aumenta, e enquanto vivem um lindo romance, a Segunda Guerra Mundial se aproxima.
   Em meio á muitas dificuldades desse períodos, como a perseguições aos judeus e a soberania dos nazistas, muitas famílias são separadas, e num golpe do destino, Lenka e Josef, agora recém casados, são separados pela guerra, onde Josef consegue fugir para os Estados Unidos e Lenka, permanece em Praga. Na América, Josef torna-se um obstetra bem sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. Mas, no campo de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver.
   Do conforto da vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa em guerra, Um Amor Perdido explora a resistência do primeiro amor e do espírito humano e a capacidade de recordar.
   Um Amor Perdido é narrado em primeira pessoa e intercala os pontos de vista entre as versões do casal protagonista, onde na visão de Lenka acompanhamos sua versão sobre a época em que ocorreu a Segunda Guerra Mundial, as humilhações no campos de concentração e outras brutalidades; já nos capítulos dedicados á Josef, acompanhamos sua história no pós guerra e sua tentativa de superar o passado. A escrita da autora Alyson Richman é densa, envolvente, sensível e rica em detalhes, o que nos faz mergulhar nos dramas vividos pelos protagonistas.
   Os personagens foram muito bem construídos, o casal protagonista tem uma química bem interessante e nos faz torcermos por eles do início ao fim. Lenka é uma protagonista incrível, forte e sonhadora que usa todo o seu talento como uma válvula de escape para todas as humilhações que é obrigada a passar em Terezín. Lenka é aquele tipo de personagem que todo leitor procura num livro, aquela heroína que dá vontade de entrar nas páginas para abraçá-la. Josef também é um personagem encantador, mas, como sua parte da narração fica durante o pós-guerra elas foram mais “leves” e não causam tanta empatia como os de Lenka. Achei interessante que a autora também intercalou algumas histórias reais na ficção, muitos dos nomes e histórias contadas nos campos de concentração e outros são de pessoas reais e que de fato vivenciaram aquele momento.
   Muito mais do que um livro de amor, Um Amor Perdido é um livro que nos fala sobre a força de recomeçar, de se redescobrir e nos mostra ainda que o ser humano pode se controlar e manter as esperanças mesmo nas piores situações. Um livro que além de uma belíssima história de amor, também apresenta o terror nazista, o sofrimento dos judeus e ainda lembra o leitor as atrocidades que o antissemitismo, o preconceito, o nacionalismo exacerbado e o totalitarismo são capazes de fazer.
   Enfim, Um Amor Perdido é um livro denso e lindo, que traz reflexões profundas para nossas vidas e mexe com o sentimento do leitor... Recomendo de olhos fechados para todos vocês e espero de coração que deem uma chance para essa obra sensacional!




22 comentários:

  1. Também aprecio a poesia da época, e até acredito que minha alma é antiga e dessa época, pois sofro junto com as histórias de sobreviventes, o quão riste que é, e também creio na força real do amor! Linda resenha <3

    ResponderExcluir
  2. Oi

    Amei, eu nunca me aventurei com historias de época e esta indicação pode ser um começo de uma loucura sem fim .

    Beijos

    https://gabbyteensilva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Diane

    A premissa do livro é maravilhosa, apesar de não ler muito sobre livros ambientados na Segunda Guerra, essa mensagem de recomeçar, de lutar e seguir adiante é sempre necessária e importante, eu leria por toda a história das personagens em si.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fã de livros que retratam este período! Já vou reservar para comprar na próxima ida a livraria!

    ResponderExcluir
  5. Oi Diane!!
    Eu quero muito ler esse livro desde que vi as pessoas recebendo o VIB. Ainda não tive grana e tempo pra ler ele, mas após sua resenha, com certeza, ele vai passar na frente nas minhas futuras compras.
    A foto ficou linda demais.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Este livro parece daqueles que nos deixa um gostinho amargo na boca por saber que na vida existe muitos maus momentos, mas é claro que também deve deixar uma reflexão de que o tempo é o único remédio para curar as feridas. Enfim, mais um livrinho para a minha lista de prováveis leituras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Diane.
    Eu amei essa capa e o livro parece ter uma história linda por isso vou querer ler. Me incomodo com narrativas em primeira pessoa, mas quando intercala entre mais de um personagem eu gosto. E essa frase sua "os livros que se passam nessa época sempre tem ensinamentos lindos e nos mostram muito sobre caráter, maldade e como o amor pode resistir a provas extremas de resistência." resumiu o que sinto e o porque leio livros que se passam na Segunda Guerra.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Uma trama que mostra que o amor verdadeiro é capaz de resistir ao tempo e aos infortúnios da vida. Certamente é uma belíssima história de amor que se torna ainda mais comovente por se passar durante um dos períodos mais sombrios da humanidade.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diane
    Eu nunca li nada que fosse retratado na Segunda Guerra porque eu sempre achei que a leitura se tornasse densa por causa do período retratado, e tenho receio de acabar não curtindo. Ouvi muito sobre esse livro e fico curiosa para saber com o casal irá terminar, mas não sei se leria a história.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá. Gostei muito da dica que você deu aqui.. assim como tu tbm gosto de livros que se passam nessa época e esse livro me cativou com o enredo maravilhoso, a dica esta mais que anotada, acho que vou até passar na frente haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Diane, tudo bem?

    Tua resenha me motivou mais ainda a ler esse livro.
    Eu também adoro histórias ambientadas na época da Segunda Guerra Mundial, mas sempre fico abalada com a brutalidade que encontro nesses livros, impossível ficar alheia aos atos desumanos cometidos na época.
    Deve ser lindo ver o amor recomeçar, a esperança se manter no cerne das pessoas mesmo submetidas a tantas atrocidades. Sei que preciso me preparar antes para ler esse livro, mas com certeza lerei.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Diane! Tudo bom?
    Eu li a prova desse livro uns tempos atrás e fiquei muito apaixonada/impactada pela história. A autora soube usar uma narrativa bem sensível pra um período tão sombrio. Foi uma leitura pesada, mas igualmente emocionante.
    Gostei muito da resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Diane. Como vai?
    Eu não conhecia o livro e também nunca li nada da autora, mas acho muito bom que existam tantos livros contando desta época tão triste e vergonhosa. Quem sabe assim, estes horrores parem de acontecer. Parece ter uma linda história. Pra lista. Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  14. A história mencionado no livro me parece que aconteceu numa época muito revolta ..Não conhecia o livro mas me arriscaria em ler.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Diane!
    Pelas resenhas que vi desse livro, ele realmente é de mexer com o leitor. Só vi comentários positivos. No momento, eu ando fugindo um pouco de dramas, mas anotei a dica pra quando quiser ler um.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Eu estou muito curiosa sobre essa história faz tempo! Sou apaixonada por esse gênero e sua resenha fez com que eu ficasse ainda mais ansiosa <3
    Com toda a certeza lerei!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Diane! Nossa, que livro lindo! Eu também curto muito livros que se passam durante a 2GM, porque mesmo sendo um período horrível, ainda foi um dos que eu mais gostei de estudar. E ver servindo de pano de fundo para romances, me empolga. E ai, já fiquei com o coração partido de ver que eles se separaram e sofreram, e mais ainda, que ele construiu uma nova família. Já to chorando sem nem ler ele. To com o carrinho da amazon em outra aba e *só acho* que já vou acrescentar ele haha
    AMEI a resenha, a dica e as fotos! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Diane!
    Eu gosto muito de tramas que se passam na Segunda Guerra. Gosto desse tema e tenho uma pontada de curiosidade quando o assunto é esse. Parece ser uma trama que me deixaria emocionada e meio mexida. Anotei a dica aqui!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  19. Oii, Denise!
    =) Tudo bem?

    Esse livro parece lindo e só leio coisas lindas sobre ele, sua resenha foi mais uma. Só aumenta minha vontade de ler. Além disso, acho linda ess acapa né? Bem atrativa.

    Bjão,
    Diego ~ Blog Vida & Letras www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da resenha e o livro parece muito interessante, apesar de eu não gostar muito de leituras que se passam em períodos históricos como esse, por ser demasiado escuro. Mas achei esse bastante curioso.

    www.keke.pt

    ResponderExcluir
  21. Nossa! Eu amei essa resenha!!! Já estou sofrendo pela separação dos dois </3!!
    Também tenho um blog:


    https://nemtecontoumconto2.blogspot.com/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo