16 dezembro 2019



Resenha # 174 : Boa Noite



Título: "Boa Noite"
Autor: Pam Gonçalves
Páginas: 240
Editora: Galera Record
Ano: 2016
Adicione no Skoob


     Não sei se já cheguei a comentar por aqui, mas, acompanho há muito tempo o canal da Pam Gonçalves e sempre pego muitas dicas de leitura e escrita por lá. Desta forma, desde que ela começou a publicar seus próprios livros fiquei muito feliz por ela e, é claro, suas obras sempre estão na minha lista de desejados. Por algum motivo, eu acabei quebrando a ordem de suas publicações e li primeiro Uma História de Verão (leia a resenha clicando aqui), do qual gostei muito e, desde então venho enrolando para realizar a leitura de Boa Noite, o que foi uma pena, pois Pam Gonçalves conseguiu suprir todas as minhas expectativas e ainda me deixou apaixonada por todos aqueles personagens!
    O livro traz a história de Alina, uma jovem tímida e nerd, que quer se reinventar e dar uma reviravolta em sua vida. Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer.
   Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.
   Boa Noite é narrado em primeira pessoa pela protagonista Alina, desta forma acompanhamos bem de perto toda a sua transição da adolescente tímida e insegura para a adulta disposta a lutar por seus objetivos. A escrita de Pam Gonçalves é simplesmente deliciosa, cativante e trata de assuntos sérios sem deixar o livro pesado. Infelizmente, sempre vejo muitas críticas sobre livros de booktuber, por isso, me sinto na obrigação de dizer que a Pam é muito talentosa, ela pegou a bagagem de leitora e construiu uma história incrível, envolvente, crítica, leve e empoderadora. Terminei a leitura em dois dias apenas, me vi completamente envolvida na vida na personagem, imersa em seus problemas e torcendo muito por sua felicidade... Sem dúvida, é um nacional de primeira qualidade!
   Os personagens são extremamente cativantes, carismáticos e esbanjam personalidade! Achei muito bonita a união que se forma na república e me bateu até aquela vontade de entrar no livro e socializar com os amigos de nossa protagonista. Alina, é uma personagem que chega tímida, e aos poucos vai crescendo e conquistando o seu próprio espaço. Manu e Talita são super engraçadas, dão um ar leve à obra, e é interessante ver como elas se tornam grandes amigas, mesmo tendo personalidades bem diferentes de Alina. Já o Gustavo, é aquele rapaz encantador, educado, inteligente... e que acabou se tornando o meu novo crush literário!
   Boa Noite é um livro que fala sobre preconceito, crescimento pessoal, autoconhecimento, amadurecimento e mudança. Mas, mais importante, Boa Noite é um livro que fala de forma aberta sobre violência sexual em universidades, sobre machismo, sobre o papel que a mulher é designada a ocupar e sobre o já famigerado hábito que a sociedade tem de sempre colocar a culpa na mulher. Pam Gonçalves nos mostra que nós mulheres podemos ser do jeito que bem entendermos, que devemos acreditar em nosso potencial, em nossos sonhos e que nada nem ninguém tem o direito de ditar o modo que devemos levar nossa vida.
    Enfim, Boa Noite é um livro que além de bem escrito e envolvente, é muito pertinente para as discussões atuais e atemporais do universo feminino. Recomendo de olhos fechados para TODOS vocês!!!




18 comentários:

  1. Oi, Diane como vai? Esse livro é excelente, muito bem escrito e o seu desenvolvimento é bastante contextualizado. O tema discutido na obra é essencial para os dias atuais. Adorei sua resenha, abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane, amiga! Ótima indicação, também acompanho a Pam, mas nunca li nada dela, fiquei com uma vontade tremenda depois de ler sua resenha, está ótima e instigante!!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Oi Diane
    Eu também acompanho a Pam,mas não sou muito assidua do canal.
    Li "Carry on " e "Aprendizados " por indicação dela ,mas ainda não li nada do que ela escreveu.
    Eu ja li algumas resenhas de "Boa noite" e a maioria não falava muito bem do livro então nunca tive muita vontade de ler ele.Mas a sua resenha me instigou.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diane!

    Também gostei bastante desse livro, fala de temas bem importantes e atuais da nossa realidade, além de mostrar a vivência do jovem quando entra pra faculdade e vai morar longe de casa, algo bem comum nos últimos tempos, e pra mim que na época que li estava tendo exatamente isso como experiência, foi maravilhoso não me sentir "tão sozinha" lendo e acompanhando a história da protagonista. Adorei a resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. achei bem interessante por abordar essa questões do universo feminino tao importantes, com certeza fiquei curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Oi, Diana
    Há um tempo atrás eu queria muito ler o livro, até comprei, mas depois disso perdi o interesse total, acabei não lendo e passando pra frente :c
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane.
    Nunca li nada da Pam e também não acompanho seu canal, mas fiquei muito a fim de conferir esse livro por conta da sua resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi Di!
    Eu queria ter gostado um pouco mais dessa leitura mas achei a protagonista chatinha no inicio e demorei pacas pra acabar apesar de ser bem fino. Eu acho que nao era meu tipo de leitura. Eu trabalharia o tema melhor se tivesse escrito

    Abraços
    Emersond
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Diane.
    Acho que você ter esperado para ler foi a melhor coisa. Eu li na época que lançou e acho que por estar com as expectativas nas alturas acabei não achando tão bom. Eu gostei, mas achei vários pontos que me desagradaram.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Hey Diane! Tudo bem?
    Eu já vi alguns comentários positivos sobre a Pam, mas nunca li nada dela.
    Adorei a sua resenha, me parece ser uma leitura leve e de muito aprendizado.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  11. Adorei a premissa do livro, principalmente por ela abordar tantos assuntos importantes! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, as vezes eu vejo uns vídeos da Pam no youtube ou alguma postagem nas redes sociais e ela é uma graça. Tenho vontade de ler esse livro, mas ainda não pude. Adorei sua resenha, me deixou mais curiosa em relação ao livro <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  13. Li esse livro tem alguns anos e até que achei a história boazinha, mas achei que a Pam pecou em alguns detalhes relevantes à faculdade que a Alina cursava (como uma ex-estudante, achei algumas coisas bem inverossímeis)
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Oi Diane,

    Eu já vi várias resenhas desse livro, algumas positivas e outras nem tanto, mas tenho curiosidade em conhecer a história.
    Quem sabe eu não leia mais para a frente.

    Bjs, boa semana!
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Lembro que quando o livro foi lançado até chamou minha atenção, mas acabei deixando para depois e até hoje ainda não li. Gostei de conhecer um pouco mais do enredo através de suas impressões e vou me programar para ler em 2020. Parabéns pela leitura, valeu pela dica. Adoro dicas de nacionais!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Eu sou louca para ler um dos livros da Pam, mas parece que nunca surge a oportunidade. Adorei saber sobre a qualidade deste em especial e sobre as temáticas super pertinentes abordadas, dentre elas a dos abusos sexuais na Universidade.
    Anotei a dica e espero poder ler esse em breve. Amei a resenha!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Diane!
    Eu não conhecia essa autora, mas fiquei curiosa sobre o livro. Alina parece ser aquela garota que sofreu no passado, por isso quis esquecer, mais suas escolhas trouxe outros problemas. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  18. Uma amiga já recomendou esse livro muitas vezes e eu ainda não dei uma chance. Vendo sua resenha, o interesse aumentou muito! Fico feliz que o livro tenha conquistado tanto e que aborde tantos temas que precisam ser discutidos. Vou deixar anotadíssimo.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo