27 novembro 2019
Resenha # 168 : O Jardim Esquecido
Título: "O Jardim Esquecido"
Autor: Kate Morton
Páginas: 496
Editora: Arqueiro
Ano: 2018
Adicione no Skoob
O Jardim Esquecido é o meu segundo contato com a escrita da autora Kate Morton e é até difícil expressar em palavras toda a minha admiração pela autora. Suas histórias são sempre tão criativas, sagazes e misteriosas que simplesmente nos fazem lembrar por que amamos tanto ler! Iniciei a leitura cheia de expectativas e Kate Morton fez bonito ao me surpreender e me conquistar novamente pela sua escrita.
O livro intercala a história três mulheres diferentes que apesar de muito distintas e terem vivido suas histórias em épocas desiguais ainda existem elos que as ligam umas com as outras. Tudo começa quando após dez anos após um trágico acidente, Cassandra sofre um novo baque com a morte de sua querida avó, Nell. Triste e solitária, ela tem a sensação de que perdeu tudo o que considerava importante. Mas o inesperado testamento deixado pela avó provoca outra reviravolta, desafiando tudo o que pensava que sabia sobre si mesma e sua família.
Ao herdar uma misteriosa casa na Inglaterra, um chalé no penhasco rodeado por um jardim abandonado, Cassandra percebe que Nell guardava uma série de segredos e fica intrigada sobre o passado da avó.
Enchendo-se de coragem, ela decide viajar à Inglaterra em busca de respostas. Suas únicas pistas são uma maleta antiga e um livro de contos de fadas escrito por Eliza Makepeace, autora vitoriana que desapareceu no início do século XX. Mal sabe Cassandra que, nesse processo, vai descobrir uma nova vida para ela própria.
O Jardim Esquecido é narrado em terceira pessoa e intercala a história de Elisa, Nell e Cassandra, que tiveram suas vidas marcadas pela dor e pelo abandono. Três vidas interligadas por um misterioso livro de contos de fadas e três mulheres que buscam recuperar algo que se perdeu. A narrativa de Kate Morton é no mínimo espetacular: os cenários, eventos, cenas e personagens são construídos com maestria e com tamanho cuidado e detalhamento, que a leitura se desenvolve de forma mais branda. Justamente pela riqueza de detalhes e informações a leitura acaba se tornando mais lenta, porém, os mistérios são tão intrigantes que é possível devorar o livro, mesmo com toda a densidade da leitura.
Os personagens são extremamente complexos e marcantes, Nell, Eliza e Cassandra são três mulheres muito fortes e corajosas. Ambas possuem uma bagagem muito pesada e a todo momento paira um certo mistério sobre o passado de cada uma delas, onde é impossível não se envolver com suas histórias e admirar o modo magistral como a autora une três vidas tão distintas e em épocas completamente diferentes. Admirei Cassandra com sua força e coragem para superar as frustrações, Nell por sua sede em descobrir suas verdadeiras origens e Eliza por toda a sua bravura e por conseguir sobreviver e se reinventar em um mundo cruel.
O Jardim Esquecido é um livro repleto de mistério no qual as peças do quebra cabeças são jogadas aqui e ali, cabendo ao leitor a função de unir todas as peças e, se possível, desvendar o que há por trás da história dessas três mulheres. Outro fato interessante é que por trazer uma personagem escritora, toda sua essência poética é passada para a história fazendo com a narrativa tenha um toque de magia e de amor pelos livros, o que torna tudo mais mágico e encantador. O livro ainda fala de questões importantes como relações familiares, autodescobrimento e as loucuras que fazemos por amor.
Enfim, O Jardim Esquecido é uma obra complexa, densa e ao mesmo tempo delicada, mágica e prazerosa. Sinceramente, me falta palavras para descrever esse livro, tudo é tão perfeito, milimetricamente bem construído e não exagero em dizer que é uma obra sem defeitos! Recomendo de olhos fechados para TODOS vocês!!!
Que legal, parece ser bom , gosto de histórias assim de mistério " peças de quebra cabeça" para nós leitores juntar as peças , este fato já ganhou pra mim :) Um beijo !
ResponderExcluirAG ♡
Oi, Diane como vai? Ótima resenha, me parece uma obra única. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi, Diane!
ResponderExcluirQue coisa, não sei porque, mas essa capa me remete a algo selvagem estilo Jogos Vorazes, então fiquei surpresa quando li a resenha e vi sobre o que tratava o livro kkk e a história parece ser ótima, fiquei curiosa!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Oi
ResponderExcluirjá li outras resenhas que falaram bem desse livro, ainda não li nada da autora, mas tenho curiosidade, pois parecem ser belas histórias, que bom que gostou da leitura, a capa também é linda.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Esse eu ainda não conhecia...
ResponderExcluircobaiaamiga.com
Uau. Que história fascinante. Deixou com um gostinho de quero mais.
ResponderExcluirParabéns pela resenha maravilhosa. 💛
www.heylou.com.br
ja pela capa o livro me chamou bastante a atenção, fiquei bem curiosa pra ler com a sua resenha
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Olá, tudo bem? Já tinha visto esse livro, mas não sabia sobre o que ele tratava. Adorei tua resenha, e confesso que tu me deixou bem curiosa pra ler a obra. Ótima dica!
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Oi, Diane
ResponderExcluirEu já vi muita gente elogiando a escrita da autora, mas eu não sinto vontade de conhecê-la. Ainda falta aquele Q a mais que me chame atenção.
Beijo
https://www.capitulotreze.com.br/
Oi Diane! Eu nunca li nada desta autora e tenho muita curiosidade para conhecer suas obras. Este livro parece ótimo e acho que vou começar por ele. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Oi Diane, confesso que tinha esquecido desse livro, mas foi bom vc lembrar porque estou na onde de mistérios! Gostei de saber da complexidade dos personagens!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi Diane,
ResponderExcluirTenho vontade de conhecer a escrita da autora, e esse envolve mistérios, adoro.
Também adorei a ambientação.
até mais,
Canto Cultzíneo
Amei poder conhecer esse livro por meio da sua resenha! Gosto de enredos que envolvem mistérios e personagens que conquistam por seu bom desenvolvimento.
ResponderExcluirVou colocar o título na minha lista de futuras leituras.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Oi, Diane.
ResponderExcluirJá li um livro da autora e amei! Agora fiquei morrendo de vontade de ler esse livro também! Ainda mais depois das suas considerações e de você dizer que recomenda de olhos fechados!!
beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva
Oi Diane.
ResponderExcluirAinda não li esse, mas li um outro da autora e gostei muito da história e de sua escrita. Ótima resenha.
Bjus
Gosto muito de obras que tem como personagens principais mulheres fortes. Ainda não li o livro e nem ao menos o conhecia mas a premissa é bem interessante, ligando a vida das três moças. Me deixou curiosa.
ResponderExcluirAbraço,
Larissa | Parágrafo Cult ♥
Oi Di!
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar da obra e se vi algo sobre foi bem por cima, mas que bom que a leitura foi envolvente. Não curto muito mistério então não sei se esse lance de ficar juntando peças seria uma boa pra mim. Mas foto ta linda *-*
Abraços
Emerson
http://territoriogeeknerd.blogspot.com/
Olá, Diane.
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora. Até coloquei o outro livro dela na minha lista de amigo secreto. Mas se não ganhar ele vou comprar porque só vejo elogios a eles.
Prefácio
Hey Diane! Tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas adoro quando a trama intercala história de diferentes personagens. Vou colocar na minha listinha, obrigada pela dica e eu adorei a resenha!
Obrigada por comentar lá no blog.
Volte sempre!
| Blog Misto Quente |
Oi Diane,
ResponderExcluirEu tenho esse livro aqui em casa, minha mãe o comprou em uma promoção de R$ 10,00!
Quero ler em breve, ela adorou.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Super curiosa, já quero ler!
ResponderExcluirBeijinhos ;*
Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta
Oi, Di!
ResponderExcluirEu nunca li nada da autora, mas sempre vejo bons elogios à autora. No momento, não ando muito de ler drama, mas dica anotada.
Beijos
Balaio de Babados
Oi, Diane
ResponderExcluirEsse também foi meu segundo contato com a autora. Eu gostei de ambos, mas a A Casa do Lago continuou sendo meu preferido. Eu gosto muito desses livros que possuem segredos guardados pelos personagens e que vêm a tona anos depois.
Espero que a Arqueiro traga outro livro dela em breve.
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi
ResponderExcluira história desse livro parece ser bem emocionante, que bom que gostou da leitura.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
UAU
ResponderExcluirRecomendadíssimo? Eu já tinha visto algumas pessoas recomendando mas não sabia que era assimtããããõ incrível!
Fiquei morrendo de vontade depois da sua resenha, viu?? <3
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Olá Diane
ResponderExcluirGosto muito de suspense/mistério e esse parece ser maravilhoso, ainda mais que a narrativa é construída milimetricamente ao compor e alinhavar a história de três mulheres intercaladas, e somado a isso um livro de contos de fadas.
Um livro dentro do livro é uma bela homenagem aos fãs de livros.
Indicação devidamente registrada.
Gratidão por compartilhar.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Oi Diane, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a resenha! Pela capa e título, imaginei que fosse uma fantasia.
Curto histórias que interligam personagens, especialmente femininas. Há muita força nas mulheres.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Uau!!! Que resenha.
ResponderExcluirVocê ficou apaixonada pelo livro e isso despertou meu interesse na leitura, vou procurar para ler. Fiquei curiosa para saber como desvendar os mistérios.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
OI Diane. Tudo bem?
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro,Mas não sabia do que de tratava .
Gosto bastante dessa aura de suspense/mistério acho que vou gostar bastante dessa leitura.
Amei a resenha
Beijos
Meu mundinho quase perfeito
Oii tudo bem??
ResponderExcluirAmo essa autora e as capas dos livros dela são maravilhosas, tenho ele na estante e estou maluca pra realizar essa leitura, e fiquei mais animada após ler a sua resenha.
Adoro livros mais complexos, que não da tudo de cara.
Amei
Bjus Rafa
Oi, tudo bem? Eu quase comprei esse livro mas não lembro porque deixei de lado. Fiquei encantada com essa capa. Gosto muito de histórias que envolvam drama, mistério, e que os segredos vão sendo revelados conforme vamos lendo. Isso é uma maneira de prender nossa atenção e não largar até saber tudinho o que aconteceu. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirEsse não é um tipo de leitura que tenha chamado minha atenção. Eu tenho inúmeros marcadores de páginas desse livro aqui em casa e uma das meninas que são colunistas no blog resenhou ele. Mas, é tão legal ler uma resenha diferente do que estou acostumada, e percebendo vieses diferentes.
ResponderExcluirEu adorei saber sua opinião e ler sua percepção da obra, e sobre a escrita da autora. E fico feliz demais que tenha gostado tanto da leitura. Um beijo.
Carol, do Coisas de Mineira
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, nem a autora, mas a premissa me chamou a atenção e fiquei curiosa para conferir a história. Vou anotar a dica para não esquecer. PS: Amei a capa.
Obrigada pela dica.
Beijos
Olá, amei sua resenha, tenho muita vontade de fazer essa leitura e ver mais sobre a vida dessas três personagens super interessantes. Ótimo post!
ResponderExcluirOie, tudo bem?
ResponderExcluirEu sempre vejo muitos elogios para os livros dessa autora e tenho muita curiosidade de conhecer. Adorei saber sua opinião e ver que você gostou tanto da escrita dela. Parece ser uma leitura intensa, com uma trama bem desenvolvida e personagens muito bem construídos. Espero conseguir ler em breve.
Beijos!
Li um livro da autora e não funcionou pra mim por isso não me interessei por esse, embora ache a capa maravilhosa.
ResponderExcluir