06 março 2018



Resenha # 132 : Uma História de Verão




Título: "Uma História de Verão"
Autor: Pam Gonçalves
Páginas: 304
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Adicione no Skoob


   Sempre tive muita curiosidade em conhecer a escrita de Pam Gonçalvez, pois, a blogosfera é bem dividida em relação ao seu lado escritora. Sendo assim quando a Galera Record anunciou o lançamento de Uma História de Verão fiquei bastante entusiasmada para realizar a leitura e coloquei as expectativas lá no céu! Felizmente, Pam Gonçalves se mostrou muito talentosa, com uma habilidade enorme em contar histórias e ainda foi capaz de me conquistar logo nas primeiras páginas!
   O livro traz a história de Analu, uma jovem que está enfrentando o seu último verão antes da faculdade. É um momento crítico para ela e para qualquer pessoa: o vestibular. Na verdade, o resultado não é o maior problema, mas sim a escolha que ela fizera. Ela finalmente havia ultrapassado todos os limites! Os pais até poderiam lidar com suas roupas estranhas, o corte de cabelo diferente ou as atitudes rebeldes. Mas nada poderia ser pior que acabar com a carreira que já estava nos planos da família, e trocar o curso de Direito por Cinema.
   As persistentes comparações da menina com seu irmão gêmeo André Luiz, também não deixam nada mais fácil. O grande exemplo de filho faz tudo para agradar e, assim como o pai, corre atrás de seus objetivos mesmo que para isso tenha que ser egoísta e ganancioso. Analu está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos. Afinal, a família pode até parecer perfeita, mas, na verdade, tem o pior dos relacionamentos. Sua mãe fecha os olhos para as traições do marido, seu irmão não importa com ninguém desde que ganhe a parte dele, e seu pai... ela não gosta nem de pensar no quanto ele é desprezível.
   Tudo o que Analu quer agora é paz, aproveitando as férias na praia com seus melhores amigos, antes de enfrentar o furacão que já chegou em sua vida. Só que, para coroar esse verão da discórdia, alguém em  quem ela definitivamente não pensava nem queria mais ver na vida está de volta, depois de dois anos. Analu jamais conseguiu esquecer Murilo, sua primeira grande decepção amorosa. Pelo menos, depois de destruir seu coração, ele tinha sumido, se mudara para outra cidade. Mas agora ali estava ele, com aquele sorriso cafajeste que sempre veio com um alerta de perigo, mas que Analu nunca foi bem-sucedida em respeitar.
   Com tantos exemplos de relacionamentos mal-sucedidos, a garota aprendeu que o amor romântico não existe. É como uma bomba prestes a explodir, e azar de quem estiver comprometido demais para não conseguir fugir antes da catástrofe. Nada de envolvimento, nada de se apaixonar, nada de apego. Era assim que ela havia sobrevivido até hoje. Seria uma pena se a volta de Murilo não a fizesse duvidar de tudo isto, não é mesmo?
   Uma História de Verão é narrado em primeira pessoa pela protagonista Analu, sendo assim acompanhamos de pertinho todas as suas angústias, dúvidas, anseios e alegrias que cercam o dia a dia da protagonista. A escrita de Pam Gonçalves é deliciosa, fluida, divertida e reflexiva na medida certa. Achei interessante que por mais que o livro seja mais voltado para as questões amorosas e como ela nos afetam, a autora ainda  achou uma brecha para falar sobre laços familiares e algumas desavenças, o que enriqueceu muito a obra e abre a mente do leitor para pensar sobre esses assuntos.
   Os personagens foram muito bem construídos, cada um com uma personalidade diferente e são super carismáticos! Analu é uma protagonista maravilhosa, daquele tipo que dá vontade de entrar no livro para ser amiga dela. Apesar de vir de uma família muito rica, a jovem é bem humilde, com ideais bacanas, mas, o mais legal de tudo é que Analu é uma personagem bem real, que tem dúvidas e isso facilita em muito a aproximação entre leitor e personagem. Os personagens secundários também são bastante agradáveis: o Murilo conquista com todo o seu charme cafajeste; os amigos de Analu animam a leitura com todas as suas aventuras; Nicolas apaixona com todo o seu jeitinho fofo; e até a família de Analu impressiona, pois, por mais que eles deixem a desejar no quesito caráter, eles dão um toque de realidade na obra, e adorei conferir todo o seu desenrolar de suas histórias!
   Uma História de Verão é uma história que poderia ser a de qualquer um de nós, afinal, todos temos sonhos, temos nossos dilemas, temos momentos de diversão com os amigos e o livro é sobre tudo isso! É sobre viver, aprender e seguir em frente! Foram várias coisas que me chamaram a atenção no decorrer do livro, mas, o que achei mais interessante é que Pam Gonçalves abordou o amor de uma forma mais próxima de nossa realidade, afinal todo ser humano já passou ou ainda vai passar por uma desilusão amorosa. Uma História de Verão é um livro que fala sobre aquele amor que não é duradouro, aquele que realmente não é para ser. A vida real está repleta deles e acredito que a maioria das pessoas já teimaram em um amor que não era para ser e como consequência tiveram seu coração partido... Não é belo, dói, machuca, mas, é um sentimento comum de nós humanos. É claro que todo mundo sonha com um romance digno de um bom livro, mas, a verdade é que dificilmente teremos algo parecido, né?
   Enfim, gostaria de falar mais e mais desse livro que me surpreendeu, me divertiu, me apaixonou e me apresentou mais uma autora favorita: Pam Gonçalves! Mas se fosse falar tudo que tenho em mente soltaria dezenas de spoiller e, é claro, não quero estragar a leitura de vocês. Leiam, vocês não vão se arrepender!




11 comentários:

  1. Acredito que seja a segunda resenha que leio sobre este livro e se na primeira fiquei um pouco decepcionada, esta me ganhou por completo.
    Apesar do verão ser a estação do ano que mais detesto(odeio calor),também tenho noção do quanto tudo é mais alegre, colorido e...quente!rs
    Mas em contrapartida, amo estórias que trazem personagens bem construídos, que beiram realmente a realidade e fazem a gente se sentir como se estivéssemos ali, ao lado das pessoas.
    Outro fator que aprecio muito é quando todos os personagens da estória existem e não apenas estão ali.
    Vai para a lista de desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nossa que resenha e que livro hein. Fiquei com muita vontade de ler esse livro. Gostando de ver que blogsfera está trazendo muitos escritores bons para a gente. Um 😘

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria tanto a ler este livro não não fundo com muita calma...
    Gostei do livro..

    ResponderExcluir
  4. Nossa acredita que estou lendo esse livro? Kkkkk
    Gostei da sua resenha, sucesso com o blog👏🏻

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Assim como você tinha muita vontade de ler esta obra, eu tenho, pois como você bem colocou, a blogosfera é bem dividida quanto ao conteúdo. Por ser uma história que se assemelha a qualquer um de nós, já fico bem interessada, pois adoro livros assim, são sempre uma viagem maravilhosa. Você me deixou bem curiosa para conhecer a escrita da Pam!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Já está na minha lista de próximas leituras! Obrigada os dica é pela resenha completa!

    ResponderExcluir
  7. Sabe que algumas capas me ganham e esta é uma delas. Eu ainda não li nada desta autora mas ta na lista e vou tentar começar por este que você resenhou tão bem. A unica coisa que me desagrada nestas historias é o fato de os filhos sempre, invariavelmente, não concordarem nem receberem bem a indicação dos pais, como se para ser feliz você tivesse de contradizer a sua familia. Mas prometo conferir antes de emitir minha opinião. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tudo bom?
    Sou louca para ler esse livro, adoro essa autora a Pam é 10, acho a capa a cara dela e me intriga muito e me deixa curiosa esse livro.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Diane!!
    Nossa, achei a narrativa bem legal. Eu nunca li nada da Pam e confesso que ainda leio muito pouco de livros nacionais. Preciso mudar isso. Vou colocar esse livro na listinha de leituras!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Vi sobre o lançamento desse livro pela internet mas não me atentei ao conteúdo. As vezes quando colocamos muita expectativa em relação a algo podemos nos decepcionar ou no seu caso nos surpreender. Gostei muito do enredo e da escrita da Pam, já fiquei curiosa pra ler. Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Quero ler algum livro da Pam, mas fico meio assim. Li várias resenhas, umas boas, outras nem tanto. Mas ainda quero dar uma chance e ter minhas próprias conclusões. Amei sua resenha, com certeza me deixou com vontade de me jogar e ler logo.
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo