18 outubro 2017



Resenha # 111 : Os 12 Signos de Valentina




Título: "Os 12 Signos de Valentina"
Autor: Ray Tavares
Páginas: 392
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Adicione no Skoob


   Hoje trago pra vocês a resenha do livro Os 12 Signos de Valentina, da autora nacional Ray Tavares. Antes de mais nada, nada mais justo do que contar pra vocês que sou leonina, e não, não sou nenhuma egocêntrica, magnética e ultra popular... Acho, sinceramente, que me tornei um caso perdido para a astrologia rsrs... Mas, enfim, costumo encarar a astrologia como uma brincadeira, uma distração e achei muito interessante quando fiquei sabendo desse lançamento, pois, já imaginei que o livro seria divertido, ousado e cheio de confusões. E acreditem, o livro pode sim, ser definido nessas três palavras.
    O livro traz a história de Isadora, uma jovem que tinha certeza de que tinha encontrado o grande amor de sua vida, Lucas. Até que em um belo dia, durante o próprio aniversário, ela descobre da pior forma possível que ele tinha um caso com a sua amiga da faculdade -- seriam os seios fartos, a beleza inquestionável ou só mesmo uma tamanha sacanagem? Antes de qualquer conclusão, algumas certezas: seis anos jogados no lixo e um coração em milhões de pedaços. O poço não tem fundo para a até então espirituosa estudante de jornalismo, e ela se perde em filmes feitos para chorar, pizza e lembranças do maldito-amor. Tudo isso enquanto stalkeia diariamente o perfil do ex-namorado. A prima e melhor amiga, Mariana, não se conforma e insiste em levá-La para uma night regada a bebida, boa música e caras interessantes, com o argumento de que “apenas um novo amor pode curar um coração partido.”
   O plano, é claro, não dá certo. Mas, Isadora recebe valiosos conselhos de uma esotérica funcionária da balada e descobre por que o seu relacionamento acabou: astrologia! Ela, ariana, o ex, pisciano, os dois juntos? Inferno astral. Bingo! A resposta para todos os seus problemas - ela só precisa encontrar o libriano perfeito e ser feliz pra sempre. Porém, agora Isadora não está mais tão interessada em procurar um grande amor, apenas em tentar entender um pouco mais sobre o zodíaco, decidindo fazer dele seu trabalho final da matéria de Jornalismo Online e criando assim “Os 12 Signos de Valentina”, um blog escrito sob um pseudônimo e com apenas um objetivo: relatar as experiências amorosas que ela decide ter com cada um dos doze signos do zodíaco.
   É obvio que as coisas saem do controle, o blog vira uma febre da noite para o dia e Isadora encontra dificuldades em preservar a sua identidade dos fãs, dos amigos malucos e dos garotos com quem está se envolvendo. Valentina toma conta da sua vida e a transforma de “chifruda deprimida que não sai de casa” em “caçadora expert na arte da sedução”, mostrando para Isadora que ela pode sim se divertir sozinha, E MUITO, e que ela sempre teve valor. As duas só não contavam com o óbvio: se apaixonar.
   Os 12 Signos de Valentina é narrado em primeira pessoa pela protagonista Isadora, permitindo assim que o leitor acompanhe bem de perto todas as suas angustias durante a fossa, e todas as suas aventuras durante sua pesquisa amorosa sobre os signos do zodíaco. A narrativa de Ray Tavares é extremamente leve, envolvente, divertida e, por mais que o livro seja bem grandinho com quase 400 páginas, essas características acaba contribuindo para uma leitura rapidíssima, simplesmente nem vi o tempo passar enquanto estava acompanhando as aventuras de Valentina/Isadora. Os diálogos são repletos de tiradas inteligentes, humor irônico, piadinhas e, o mais legal, referências literárias e musicais! Amei encontrar citações referentes a Nicholas Sparks, John Green e Harry Potter!!!
   Os personagens são todos muito carismáticos, engraçadíssimos e cheios de personalidade, durante a leitura dá até vontade de entrar no livro para fazer amizade com eles! Isadora é uma personagem encantadora, divertida, e que acaba de viver um grande drama em sua vida, afinal, ela descobriu da pior maneira possível que seu namorado era um traidor e, apesar de ser bem triste ver a protagonista numa fossa incurável chega a ser compreensível, pois, creio não ser nada fácil descobrir que um namoro de seis anos seja uma farsa. Adorei acompanhar as aventuras e confusões que ela vivencia ao se transformar na Valentina é impossível não  torcer por ela e desejar que ela tenha final feliz. Ray Tavares soube muito bem construir os personagens de Os 12 Signos de Valentina, desde os secundários até os protagonistas, e, no meu caso, o fato de ser da mesma idade dos personagens ajudou bastante na hora de entender seus dilemas, sendo assim, me apeguei a eles facilmente e até senti uma dorzinha no coração quando o livro acabou.
     Apesar de trazer a astrologia como tema central, Os 12 Signos de Valentina não é só sobre isso, aliás, os signos do zodíaco fica responsável mais para o lado cômico dessa história, então, se você não acredita em nada desse assunto (assim como eu) pode ficar tranquila, pois, Ray Tavares não vai te obrigar a acreditar em nada rsrs... Ao meu ver, a mensagem principal da autora é sobre ser feliz, sobre aprender a se valorizar e até sobre sofrimento, afinal, é inevitável ter dias ruins, mas, devemos aprender a não ficar presos numa bolha negativa. Isadora nos mostra que podemos ser felizes sem depender de ninguém, que o amor pode estar em qualquer lugar basta apenas você querer encontrá-lo. Achei interessante, que por ser um chick-lit, Os 12 Signos de Valentina trata sobre muitos assuntos interessantes e importantes também, como empoderamento feminino, política, relacionamento familiar, amizades e profissão, o que torna o livro ainda mais especial.
    Enfim, Os 12 Signos de Valentina é um livro engraçado, envolvente, leve e que ainda traz algumas temas para refletir. Se você gosta de astrologia, tenho certeza que irá levar esse livro pra vida toda. Se você é totalmente cética, tenho certeza que irá amar a leitura também... Então, leiam! Esse livro é um amor e tenho certeza que irão gostar, assim como eu!




14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oiii!!
    Que livro diferente! Gostei muito! Eu não acredito tanto em signos, mas fiquei interessada nesse livro, principalmente por saber que a autora não tem fazer você acreditar em signos, mas sim fez uma história engraçada e diferente. Fiquei bem interessada na leitura e principalmente na revira volta que a Isadora deu na vida dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas só pela resenha já pude ver que se trata de uma trama bem divertida, e mesmo que algumas coisas sejam previsíveis, acredito que deve valer a pena a leitura.
    Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hey!

    Eu conheci o livro quando soube do lançamento e fiquei muito interessada também. Sou escorpiana mas não nada a ver com o meu signo, acabo levando na brincadeira também. Gostei muito da sua resenha e da forma como descreveu a obra, ainda não tive a oportunidade de ler, mas assim que puder o farei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Estou lendo esse livro aos poucos. Estou lendo enquanto leio outros; um pouco de cada vez. Antes de começar a leitura, eu sabia mais ou menos sobre o que era a história, e já sabia que daria muitas risadas durante a leitura. Estou adorando a escrita da autora, e me divertindo muito com a personagem.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Apesar de não levar a sério esse negócio de signos, sua empolgação pela leitura da obra me deixou curiosa! Muito bonita e verdadeira a mensagem principal do livro!! Sem contar que o enredo envolvente e engraçado me agradou. Dica anotada.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Falam tanto desse livro no instagram que eu estou bem curiosa!
    É maravilhoso ver que os autores nacionais estão tendo seu espaço conquistado. Como adoro livros engraçados esse está na minha lista com certeza!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu estou com esse livro aqui na pilha para leitura.
    E pelo jeito que estou vendo, vou gostar muito da leitura. Tem tudo para ser um dos livros que eu adoro, daqueles que começo e não consigo mais parar de ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Apesar de não gostar de astrologia e achar bizarro alguém acreditar, a temática do livro me deixou bem curiosa. Adorei você ter falado que o livro é engraçado, porque estou em busca de algo assim.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu quase pedi esse livro para ler, mas acabei desistindo. Sua resenha fez com que eu me arrependesse, pois parece ser uma leitura muito divertida. Adorei saber que a autora traz tantos temas interessantes, mas de uma maneira divertida e leve. Além disso, achei muito legal ela trazer essa mensagem sobre aprender a se amar e a ser feliz.
    Adorei sua resenha e espero poder ler esse livro futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Apesar de não curtir muito signos e essa coisa toda de astrologia (É isso mesmo, produção?), adorei a narrativa desse livro. Essa coisa da fama repentina no blog, parece ser bastante envolvente e a leitura em si me pareceu bastante agradável.

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem??

    Então eu não tinha muito interesse nesse livro, mas tenho visto tantos comentários positivos que estou ficando curiosa quanto a história.
    Adorei a resenha, e pretendo ler em breve, e apesar de não ser cética com astrologia, eu acredito desacreditando, não sei como isso, então acho que vou gostar.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gente, que gracinha esse livro. A capa.. tudo. A descrição dos personagens, enfim.
    Isadora depois de passar pela fossa e conseguir dar a volta por cima é um excelente exemplo a ser seguido.
    Ótima dica.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu já vi falarem muito bem desse livro mas ainda não tive a oportunidade de eu mesma conferir. Achei muito legal que apesar de tratar de assuntos para nos fazer refletir, ele também tem sua dose de humor, o que deixa a leitura muito mais leve.
    Beijos.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo