17 setembro 2021



O Último Adeus e a campanha #SetembroAmarelo


 Oi, gente. Tudo bem com vocês?


No mês de setembro é realizada a campanha brasileira de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo. O maior objetivo dessa campanha, que teve início no Brasil em 2015, é conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. No universo literário, o tema suicídio tem sido bastante abordado na ficção, alguns livros são bem conscientizadores, outros nem tanto, mas, durante esse mês é impossível não lembrar de O Último Adeus, livro que representa tão bem essa campanha. 



Falar sobre suicídio, depressão e ansiedade é bastante delicado e acho que os autores precisam ter bastante cuidado ao explorar esses temas. Infelizmente, não são todos os livros que tratam sobre esses assuntos que eu recomendaria para uma pessoa que está passando por essas situações. Alguns livros bem famosos tendem a romantizar o suicídio e a depressão, outros são resolvidos em passe de mágica e, é claro, na vida real as coisas não funcionam assim. É preciso falar corretamente sobre o assunto, de modo a evitar que informações inadequadas cheguem à população e aumentem o estigma relacionado aos transtornos mentais. 


Pensando nisso, um dos livros que melhor representa a campanha Setembro Amarelo (na minha humilde opinião) é o livro O Último Adeus, da Cynthia Hand. Nele conhecemos, Alexis Riggs (Laxie), uma jovem de 18 anos. Muito inteligente, apaixonada por matemática, filha de pais separados e irmã mais velha de um adolescente chamado Tyler. Mas ele se matou. Acertou o próprio coração com um tiro de rifle de caça na garagem de sua casa. Ao perder o irmão Laxie também ficou perdida, abalada, mexida… Apartir daí, a personagem vai expondo sua dor aos poucos e um turbilhão de sentimentos são descritos nas páginas desse livro. Acompanhamos suas idas ao terapeuta, à escola, suas lembranças… Ela escreve sobre o estado da mãe que chora, bebe e sofre muito por ter perdido o filho. Também menciona a pena no olhar das pessoas, a saudade, a culpa. Nos conta sobre a separação dos pais, sobre antigos problemas do seu irmão, sobre o namoro que ela terminou… A história é triste. Dá pra sentir o quanto não está sendo fácil para Laxie lidar com a situação. É o amor pelo irmão misturado com a uma raiva pelo que ele fez. 


O maior diferencial desse livro e, inclusive, é o motivo que me fez trazer esse post é que em O Último Adeus, o suicídio é tratado mostrando o lado dos familiares e amigos, as pessoas que ficaram. Não dá voz a quem se matou, mas sim aos que ficam e precisam conviver com a perda e com a dor. É um livro pra conscientizar, fala sobre sentimento de culpa, impotência e da importância de seguir em frente, apesar de toda a dificuldade e dor. E, acima de tudo, O Último Adeus, ressalta a importância de pedir ajuda, de procurar alguém quando as coisas parecem maiores do que a gente consegue suportar.


Enfim, é uma leitura triste, dá aquele nó na garganta, faz sentir pena, compaixão. Não gosto nem de pensar em viver algo tão terrível, mas consigo imaginar o quanto deve ser uma situação extremamente pesada e difícil.



Agora, quero saber de vocês: qual livro melhor representa essa campanha?


Os serviços de apoio á vida estão sempre abertos e, por mais assustador que seja falar o que está passando em sua cabeça, é muito importante encontrar força para isso. O que temos de mais poderoso em nós e a nossa voz!

Centro de Valorização à Vida (CVV): https://www.cvv.org.br/


Um super beijo e até o próximo post!





14 comentários:

  1. Good campaign. Here, in Spain, we are doing something similar. I'm your new follower. May you follow me back?
    Thanks and have a nice day!

    ResponderExcluir
  2. Ai mulher,
    eu não consigo ler nada assim !! Fico muito mal!
    Mas parece um bom livro!
    beijinhos
    https://www.conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nem acredito que já passei por tanta coisa assim e consegui superar, a campanha setembro amarelo é realmente importante. Adorei seu blog que ja estou seguindo.
    bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Faz um tempinho que li este livro e lembro de ter chorado no final, é emocionante e um assunto muito importante.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amiga,
    Que necessário esse seu post <3 Concordo super com você, é importante colocar o assunto em pauta, mas tendo sensibilidade pra isso, se não os transtornos mentais acabam sendo romantizados e estigmatizados, eu mesma, quando comecei a ter crises de ansiedade, me achava louca e incapaz de fazer certas coisas, mas com o tempo aprendi que tem tratamento e de louco todo mundo tem um pouco, haha.
    Eu ainda não li O Último Adeus por que acho que ele me tocaria demais, já que eu tentei coisas que eu sei que acabaria machucando meus familiares e amigos, então preciso me preparar pra essa leitura. Mas, um livro muito bacana que também fala sobre como os que ficam se sentem é o título Eu Estive Aqui, além disso, ele é baseado numa história real, fica a dica.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Oie, acho esse livro super importante e mesmo que não tenha lido, sei do que se trata e quero muito conhecer.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi Di,
    Como alguém que perdeu alguém dessa maneira, o livro pode até se tornar um gatilho para mim, porém eu gosto de ler mesmo assim, porque de certa forma o que ajudou a me reerguer foi a literatura, sabe? Realmente acredito que falar sobre o tema é muito importante e necessário!
    Está na listinha para ler!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Diane.
    Eu já li alguns livros que abordam o tema e confesso que no momento não gosto mais de ler sobre. Antigamente eu lia de boa, hoje acabo ficando mal com toda a situação. Mas sempre vejo esse livro sendo bem recomendado por justamente abordar a situação de quem ficou.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Olá Diane,
    Já tem bastante tempo que quero ler esse livro mas sempre enrolo. Acho que essa é uma boa oportunidade.
    Gostei demais do seu post. Realmente é um assunto importante e atual e que deve ser abordado, mas com muito cuidado pois pode fazer mais mal do que bem. Interessante esse abordar o lado de quem fica.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane! Eu gosto de livros sobre o tema e esta autora escreve muito bem, estou ansiosa para conferir a obra. Não consegui encaixar em setembro, mas está na minha lista de próximas leituras. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Di, eu via esse livro e não sabia do que se tratava. Deve ser uma leitura bem pesada, mas necessária! Recentemente, eu não li nenhuma história que abordasse só sobre esse tema. Mas vi que a Editora Mol está com um que fala sobre como ajudar as pessoas que estão passando por isso, entre outros assuntos. O nome é "Posso ajudar?". Quando eu terminar a leitura, te falo. :) E infelizmente, muitos livros que falam sobre, romantizam mesmo. Tem que ter o maior cuidado. Porque, às vezes, a gente pode acreditar que tá ajudando e na verdade, só está piorando. Enfim, obrigada por compartilhar. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  12. Oi
    eu já li alguns livros com esse tema, é um tema difícil de se ler, mas eu quero ler esse livro.
    Esse mês na onde moro teve um suicídio de um rapaz e hoje saiu uma noticia falando de uma tentativa de suicido, o pior é ver os comentários das pessoas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Um livro necessário. Eu já tive depressão, mas graças a Deus busquei ajuda e melhorei. Não fui às vias de fato.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Oi, Diane!
    Sabe que eu não dava nada por essa leitura? Faz tempo que li esse livro, e para mim, ele foi um dos melhores do ano. Dá vontade de reler...
    Beijo,
    Drica.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo