05 fevereiro 2020



5 Motivos Para Ler "Por Lugares Incríveis"


Olá, pessoal!
O lançamento do filme All The Bright Places, adaptação de Por Lugares Incríveis, da Jennifer Niven, já está quase chegando e a ansiedade e expectativa está á mil! Por isso, resolvi listar pra vocês 5 motivos para ler esse livro tão especial e tão impactante! Já faz alguns anos que realizei a leitura desse livro, mas, me lembro perfeitamente bem de como ele me tocou e me emocionou... Bora conferir meus 5 motivos?

SINOPSE: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

1- CONSCIENTIZAÇÃO: Por Lugares Incríveis é um livro que fala sobre temas bem atuais como bullying, depressão e suicídio. Porém, diferente de outros livros nessa temática, a autora mantem um ritmo, onde esses conflitos começam a fazer sentido pouco a pouco no decorrer da trama, onde os personagens crescem e saltam das páginas, nem parecendo mais uma ficção! É um livro de significado, conscientização, de forte mensagem e realidade exposta: mostra a crise pessoal e sentimental que desordens mentais e psicológicas provocam. Como rótulos podem ser poderosos e destrutivos o suficiente para influenciar vidas. Como a depressão pode estar escondida aterrorizando alguém. As pessoas precisam se despir de preconceitos e valorizar o próximo. Doenças psicológicas são tão graves quanto as físicas e precisamos estar alertas, ser compreensivos e prontos para ajudar os que sofrem desses males – ou pedir ajuda. Especialmente pelo fato de, quase sempre, o silêncio acompanhar o sofrimento.

2- PASSEIOS: Violet e Finch formam uma dupla para fazer um projeto de geografia no colegial. Nos Estados Unidos, os estudantes costumam se mudar de estado para cursar a universidade, portanto, a proposta do professor era que eles conhecessem mais o Indiana, onde moravam, antes de se formar no ensino médio e se mudar. Cada dupla deveria visitar no mínimo dois lugares quaisquer – o lugar mais alto do estado, uma grande fazenda, museus, pontos históricos ou excêntricos, outras cidades, etc. Porém, mesmo depois de já ter concluído o trabalho, como uma desculpa para continuarem a se ver, eles passam a visitar outros lugares pela região. Daí o nome do livro: os dois acabam conhecendo “lugares incríveis”! E, ironicamente, Finch é quem mostra a Violet como a vida é bela e como cada lugar aparentemente sem atrativos pode ser, na realidade, um lugar incrível e brilhante! Dessa forma, esses passeios o unem de uma forma inesperada, profunda e que cativa o leitor de um jeito sem igual! Vale ressaltar que todos os lugares que eles visitam são reais e, inclusive, há um mapa ao final do livro no qual é possível consultar cada um deles, bem como suas descrições.

3- PERSONAGENS:  Violet e Finch conseguem nos conquistar pouco a pouco e mesmo com todos os seus conflitos conseguimos entende-los e simpatizar com a sua dor. Durante a leitura o meu maior desejo era poder entrar no livro e dar um abraço bem apertado nesses dois! Violet sempre tivera uma vida típica de uma jovem comum de sua idade, mas, desde a morte precoce de sua irmã mais velha em um acidente de carro há quase um ano, ela nunca mais foi a mesma. Já Finch “Aberração” nunca foi como os demais: sua obsessão por dados sobre suicídios, suas constantes mudanças de aparência e humor são apenas as características mostradas por ele ao mundo. Finch, embora sofra de depressão, é um personagem divertido, irônico e carismático e, paradoxalmente, é quem traz vida à Violet. Apenas após o início da amizade dos dois é que a garota começa, aos poucos, voltar a viver.

4- NARRATIVA: A escrita de Jennifer Niven é simplesmente impressionante! A autora consegue mesclar muito bem sentimentos controversos e intensos de forma a fazer de sua escrita ora reflexiva e melancólica, ora leve e divertida. É raro uma obra de ficção conseguir verdadeiramente produzir no leitor a mistura de sorrisos e lágrimas. Por Lugares Incríveis me fez chorar, e não conseguia deixar de sorrir, com intensidades variadas. Alegria e tristeza misturada à leitura intensa e gratificante. Jennifer Niven criou um livro inesquecível para todos os leitores que adoram lindas histórias de vida.

5- ADAPTAÇÃO:  Já tem um tempo que a adaptação do livro Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven, está em produção, mas agora podemos comemorar porque, o filme já tem data de estréia na Netflix: 28 de fevereiro, isso mesmo, nesse mês! Nós já podemos preparar os lencinhos e, se você ainda não leu essa obra prima, aproveita que ainda dá tempo de ler antes do filme estrear!
No filme, Elle Fanning e Justice Smith interpretam os protagonistas Violet Markey e Theodore Finch, respectivamente. A adaptação é dirigida por Brett Haley com um roteiro de Niven e Liz Hannah, que escreveu The Post.

Enfim, caso ainda não tenham lido, espero que tenha convencido vocês a lerem esse livro tão especial! E, se você já leu, me contem o que mais querem ver no filme e o que deixa essa leitura tão especial pra vocês.

Beijos e até o próximo post!




24 comentários:

  1. otima dica
    vejo muitos elogios a esse romance
    se encontrar por um preço acessivel eu compro

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu adorei as dicas, tudo muito bem pontuado e fiquei com muita vontade de ler! Vou assistir a adaptação também!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, tentarei colocar esta leitura para o próximo livro a ler!
    Estou querendo ler este livro já tem um tempinho, e sabendo da adaptação então, a vontade ficou maior!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diane.
    Não sei se vou assistir o filme não. Eu amei o livro e chorei horrores com ele. Mas era um outro momento que eu estava vivendo. Acho que se fosse agora eu nem ia querer ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oii, como vai?
    Eu não conhecia o livro mas me parece puro amor. Fiquei interessada na leitura, ainda mais agora sabendo que tem uma adaptação chegando. Até porque, gosto muito de livros que abordam tais temas e de uma forma fluída, mesmo que nos faça chorar.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  6. Oi, Diane! Tudo bom?
    Esse foi um dos livros mais sensíveis e que mais me fez chorar em toda história da minha vida como leitora. A escrita da Jennifer, o desenvolvimento dos personagens, TUDO é bem trabalhado e dói. Não quero nem ver meu estado depois do filme UHUHASUHASUHASUHAS

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Já me recomendaram a leitura desse livro, mas confesso que ainda não comprei, mas com certeza vou lê-lo esse ano ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diane como vai? Este livro é muito elogiado, pretendo lê-lo futuramente. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro ano passado por conta da adaptação. Apesar de alguns detalhes, gostei bastante da história
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi, Diane

    Nunca tive muita vontade de ler o livro, confesso. Acabei de assistir ao trailer que foi liberado ainda agora e até parece ser uma história interessante, mas sinto que há muita forçada na barra e nada me tira essa impressão. Rs Espero morder a língua.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Diane, eu nunca tinha parado pra reparar nesse livro. E lendo seus motivos para arriscar na leitura não é que me dei vontade de ler. Achei os pontos bem válidos e convincentes. Quem sabe eu não realizo a leitura esse ano? Haha


    Bjus
    ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amei as razões para ler. Quando vi sobre o filme, já fiquei com muita vontade de assistir. vou tentar ler o livro antes que estreie
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Diane! Este livro tem uma história linda e triste, lembro o quanto me deixou emocionada. Super recomendo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, fiquei curiosa
    Beijos!
    Aproveita pra conhecer meu blog, layout novo opsquerida.com.br e segue no insta instagram.com/siteopsquerida

    ResponderExcluir
  15. Oi Di, tudo bem?
    Amei a temática do seu post. Esse livro tem um lugar enorme no meu coração. ♥ Quando concluí a leitura eu quase morri chorando, não consegui aceitar o final... Aposto que o filme me fará sentir a mesma coisa e chorar litros rs.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Impossível ler esse post e não querer conhecer esse livro. Já tinha visto algumas resenhas sobre ele e todas eram bem positivas! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Confesso que comecei a lê-lo quando estava sendo lançado, mas abandonei porque não estava bem na época e as conversas de Finn me deixavam muito mal porque todos sabemos o que aconteceu com ele.
    Vou retomar a leitura antes do lançamento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha amiga!! Gosto tanto de livros assim, deixam o coração quentinho, quero assistir ao filme hahah mas estou me segurando para poder ler o livro antes!! Hahshs

    Deetz Blog

    ResponderExcluir
  19. Eu já ouvi falar muitíssimo desse livro e morro de vontade de lê-lo, Diane! Mas ao mesmo tempo eu sinto muito medo, por conta dos temas fortes abordados na história e a sensação de que as coisas podem não terminar bem no livro.

    Depressão e suicídio são temas que necessitam ser mais trabalhados na literatura, para provocar empatia, para fazer as pessoas entenderem que não é "covardia" ou "querer chamar a atenção", mas sim que se trata de uma doença que pode matar.

    Amei os seus cinco motivos! Não sei se conseguirei ler o livro, mas o filme eu vou assistir!

    ResponderExcluir
  20. Preciso começar a me preparar para ver o filme, porque sei que vou chorar litros. Esse é um dos meus livros favoritos, eu amo muito essa história; ela me fez chorar e ficar pensando em tudo, mesmo depois de ter terminado a leitura.

    Beijos,
    Livros Engavetados

    ResponderExcluir
  21. Oi Diane!
    Faz um tempo que li uma resenha sobre o livro, mas não fiquei tão curiosa como estou agora (será que é porque vai sair o filme? kkk) na época não estava afim de ler dramas que são mais reais e que mexia comigo psicologicamente, mas já estou pronta para esse livro. Adorei sua resenha me surpreendi com suas informações e estou ansiosa por começar, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  22. Olá Diane, tudo bom?
    Eu tenho esse livro parado na estante, mas ainda não tive a oportunidade de ler. É um livro que me deixa bem curiosa e agora, depois dos seus cinco motivos, estou ainda mais curiosa. Adorei conhecer um pouco mais sobre esses personagens - que parecem ser incríveis -, sobre esse projeto que farão juntos e claro, conferir a forma como as temáticas são abordadas.
    Adorei seu post ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Eu já li Por Lugares Incríveis e ainda sou muito apaixonada por essa história! Lembro que chorei horrores na época e quando soube da adaptação fiquei bastante ansiosa e ainda estou! Esse livro tem um lugar especial no meu coração hahaha
    Beijoss

    http://primaveraagridoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo