24 janeiro 2020



Resenha # 185 : Uma Sombra Ardente e Brilhante



Título: "Uma Sombra Ardente e Brilhante"
Autor: Jessica Cluess
Páginas: 336
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Adicione no Skoob


   Sabe aquele livro que fica mofando em sua estante e você chega ao ponto de se esquecer dele? Então, Uma Sombra Ardente e Brilhante é exatamente esse tipo de livro! Ele já estava comigo a pouco mais de dois anos e durante todo esse tempo não consegui encaixá-lo em minha pilha de leitura. Porém, para minha surpresa, quando decidi (finalmente!) o ler me vi totalmente imersa na leitura e maravilhada com todo o universo mágico e surpreendente criado pela autora Jessica Cluess.
   O livro traz a história de Henrietta Howell, uma jovem que  é obrigada a revelar seus poderes para salvar a pele de seu melhor amigo, desta forma, ela tem total certeza de que mais cedo ou mais tarde será executada por conseguir controlar o fogo. Apenas os feiticeiros podem usar magia, e nenhum deles é mulher. Qual não é a surpresa da garota ao descobrir que não apenas foi poupada da guilhotina, mas também nomeada a primeira feiticeira em séculos. Henrietta é a garota profetizada, aquela que derrotará os Ancestrais - seres sanguinários que aterrorizam a humanidade.
   Imersa no glamour de Londres na Era Vitoriana, a jovem passa a treinar dia e noite com um grupo de feiticeiros que se prepara para receber a comenda real. No limite de suas forças, Henrietta tem poucos meses para aprender tudo aquilo que os outros tiveram a vida inteira para entender e praticar. Mais que isso, precisa manter a postura e provar para a sociedade dos feiticeiros que as mulheres podem, sim, batalhar por aquilo que acreditam.
    Se quiser mesmo vencer os sete Ancestrais, ela precisa ser a melhor. Os feiticeiros com quem treina estão ansiosos para testar as habilidades - e o coração - da garota da profecia. Um vai desafiá-la. Um vai lutar por ela. Um vai traí-la. Presa em um espiral de decepções, ela descobre que talvez os feiticeiros não sejam tão perfeitos assim. Com a batalha prestes a estourar, quanto Henrietta está disposta a arriscar para salvar a cidade - e aqueles que ama?
   Uma Sombra Ardente e Brilhante é o primeiro volume de uma série da autora Jessica Cluess, onde é narrada em primeira pessoa pela protagonista Henrietta, desta forma acompanhamos bem de perto todas as incertezas, dúvidas e todo o peso que a protagonista carrega ao ser considerada a garota profetizada. A escrita da autora é muito envolvente, descritiva na medida certa e tem tantas reviravoltas, segredos ocultos e coisas a serem descobertas que o mínimo que posso dizer é que Uma Sombra Ardente e Brilhante é um livro surpreendente, original e que nada realmente é o que parece ser, fazendo nos duvidar de todos e tudo.
      Os personagens foram muito bem construídos e alguns são tão carismáticos que nos conquistam logo nas primeiras páginas! Henrietta é um espetáculo de protagonista, é admirável toda a sua força, coragem e a prontidão para ajudar aqueles que ama. Gostei bastante dos feiticeiros Iniciantes, principalmente, Magnus, com todo o seu jeito irônico e conquistador, e o Blackwood, por ser tão focado, sério e correto. Também não poderia deixar de comentar sobre o excêntrico Jenkins Hargrove, ele não é lá um mago muito confiável, mas, adorei conferir cada pedacinho de sua história e, sem dúvida, foi uma das melhores partes do livro. Os seres mágicos, bem como os feitiços e toda a magia que cerca a obra, foram criados de forma magistral e é tudo muito original, a autora Jessica Cluess merece uma salva de palmas por toda a sua criatividade e ousadia.
    Apesar de ser um livro de fantasia e que passa bem longe de nossa realidade, pude perceber que Uma Sombra Ardente e Brilhante traz ensinamentos bem reais, atuais e que tem muito a nos ensinar, principalmente, em relação ás mulheres. Henrietta sofre todo tipo de preconceito pelo simples fato de ser mulher, muitos a consideram incapaz de realizar as mesmas tarefas de um feiticeiro homem e julgam “inapropriados” seus sonhos e o desejo de mudar a vida dos que sofrem. Além disso, o livro fala muito sobre inveja, sede de poder, ganância e como o amor é capaz de vencer o ódio e as ruindades do mundo.
    Enfim, Uma Sombra Ardente e Brilhante é um livro interessantíssimo, original e tão bem escrito que entrou facilmente para os meus favoritos e agora mau posso esperar para ler a sequência! Indico de olhos fechados para todos os leitores de fantasia e ainda ouso dizer que tenho certeza que irá agradar os fãs de Harry Potter!




30 comentários:

  1. Oi Di!
    Eu confesso que nunca dei muita atenção para o livro nao, mas de fato parece muito bom. A sua resenha nao e a primeira que diz que tem uma pegada muito parecida com Harry Potter. Vou colocar ele na lista pra ler. O complicado e so que a Galera nao lançou todos aqui ainda ne?

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane,

    Não é a primeira resenha que vejo elogiar a obra, mas confesso que depois de ler seus comentários fiquei curiosíssima para ler esse livro.
    Com certeza vou colocar na meta de leitura.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Di, gosto de livros assim! pelo que vi na sua resenha, ele tem todos os elementos que mais amo!
    Mas lendo sua resenha me veio uma ideia na cabeça, assim que falou dos livros parados na estante, acho que este ano será o ano de ler aquelas séries que não terminei, como Fallen, não li Paixão até hoje hehe

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diane como vai? Ao ler sua resenha constatei que a leitura desse livro é maravilhosamente prazerosa. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Diane!
    Confesso não ser muito fã de fantasia nem tão ponto de Harry Potter, mas essa capa é lindíssima :)
    Boas leituras :)
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. sempre bom quando, apesar de ser um livro de fantasia, consegue remeter a nossa realidade, né?
    e que ótimo que, depois de tanto tempo, você resolveu ler e te surpreendeu positivamente. me faz pensar que eu deveria tentar ler os que eu tenho adiado por aqui, vai que? hahah.

    adorei a resenha!
    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Olá, Diane.
    Já aconteceu muito isso comigo de esquecer um livro lá na estante e quando vou ler amo o fulano hehe. Me interessei bastante pelo livro e já queria ler, dai fui ver que vai agradar aos fãs de Harry e já preciso dele hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Di, sabe que eu não conhecia esse livro, porém eu fiquei bem interessada
    A capa dele é bonita, a premissa tem pontos interessantíssimos e muito reais e SEMPRE atuais
    Adoro boas surpresas nas leituras e posso falar que essa capa super me conquista?
    Me diga que ela é mais bonita ao vivo que já quero levar!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  9. Oi Di,
    Eu estou em busca de uma fantasia que me agrade, bom saber que essa tem a possibilidade de morar no meu coração... Acredito muito que cada livro tem seu momento certo de ser lido, e esse era o momento de "Uma Sombra Ardente e Brilhante", tanto que se você tivesse lido há dois anos, talvez não tivesse o mesmo efeito.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Di.
    Eu sempre amei fantasia e por isso estou entusiasmada com sua resenha. Estou lendo bem mais do gênero nos últimos tempos e sempre gostei de histórias originais mas com pertinência ao nosso mundo. Apaixonada pelo enredo.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  11. Esse livro está na minha lista desde que lançou. Mas aí deixei passar outros na frente e acabei deixando pra lá. Mas adoraria fazer essa leitura.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Amei conhecer, parece uma ótima experiência de leitura.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Diane!
    Eu conheci o livro quando ele saiu lá fora. Na época não tive muita vontade de ler e nem quando saiu aqui, mas vendo sua resenha fiquei tentada a dar uma chance. Estou precisando de uma fantasia nova e essa capa é muito linda!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi
    eu li esse livro na época do lançamento, eu até gostei da leitura porém acabei passando ele para frente, quem sabe algum dia eu leia a continuação, que bom que gostou da leitura, eu tinha um livro aqui mofando a quase dois anos também e li esses dias.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Livros que nos trazem reflexões são sempre bons, ele sendo de ficção ou não, não é verdade?

    Bjo,
    www.priscilafrr.com l Instagram l Facebook l Pinterest

    ResponderExcluir
  16. Oi Diane, esse livro não está mofando na minha estante porque eu não tenho, mas está mofando na minha lista de leituras, até porque eu já até tinha esquecido dele. Adorei saber mais da história e Henrietta parece uma ótima protagonista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro livros distopicos/fantasia e esse parece ser uma ótima leitura. A protagonista me parece uma menina forte e que logo a gente torce, que tem carisma. Amei demais conhecer esse livro e de acompanhar a sua opinião sobre o mesmo.

    Bjus

    ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oii Diane, tudo bem?
    Que capa mais linda! Eu fiquei bem curiosa com a premissa desse livro. Depois de alguns contatos com livros com magia e fantasia, confesso que agora só quero ler esse. Parece ser bem empolgante. É muito bom quando a protagonista nos conquista, assim a leitura do livro fica mais fluída.
    Amei a sua resenha, que bom que desencalhou o livro e encontrou um livro maravilhoso.
    Beijos
    https://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá tudo bem?

    Primeiramente, ponto pra Galera que fez essa arte maravilhosas. Gostei bastante da sua resenha e fiquei bem entusiasmada para conhecer a história, ainda mais depois que você o comparou com Harry Potter. Além disso, adoro fantasias que ainda assim nos remetem à nossa realidade. Com toda certeza vou ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Diane!
    Eu não conhecia essa série de fantasia, mas eu achei a trama interessante. Não costumo gostar tanto de livros de fantasia que se passam tão antigamente, mesmo assim, fiquei curiosa com esse.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/01/resenha-cartas-de-amor-aos-mortos.html

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? Eu não leio muito do gênero, mas quero explorar mais e sair da minha zona de conforto este ano, então é claro que irei adicionar este a minha lista! Estou bem curiosa agora com a sua resenha!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Oiii,

    Gente do céu, como eu não conhecia este livro? Eu amei a premissa dele, fiquei extremamente curiosa para saber se ela irá conseguir aprender tudo o que precisa, se vai provar o seu valor, e obvio, se vai conseguir destruir os ancestrais kkkkk Mas fiquei curiosa para saber quem vai trair ela e porque. Eu entendo super está de livros sensacionais encalhados na estante, a gente fica se perguntando porque demorou tanto para poder ler ele né? kkkkk Adorei a resenha e a dica, estou super curiosa para saber como esta história vai se desenrolar.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
  23. Te entendo muito. Tenho alguns livros na estante há tanto tempo que às vezes esqueço que estão lá hahaha

    Adorei a sua resenha e a proposta deste livro, fiquei interessada pela leitura, mas acho que preciso resgatar os esquecidos da estante antes de colocar este livro na meta do ano, mas vou colocar nos desejados na esperança de não esquecer dele eeheheh

    ResponderExcluir
  24. Eu sou uma fã de Harry Potter!!!rs

    Gostei muito da premissa do livro e da protagonista ser a primeira feiticeira e ter que lutar para mostrar seu valor diante de pessoas que acreditam que ela não conseguirá nada por ser mulher e que todos os seus sonhos "estão errados". Gosto de tramas assim, nas quais as mulheres se mostram tão fortes e guerreiras e calam a boca dos outros.rs Acho que vou gostar de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  25. Oi, Diane!
    Eu lembro vagamente da capa desse livro hahaha sei bem como é isso de ter livro parado na estante, pra esse ano decidi que vou comprar menos e ler os que tenho me esperando haha Achei a premissa desse bem legal e conseguir discutir a questão da capacidade feminina de forma tão ligada a trama me deixou bastante interessada! (ah lá minha resolução sendo tentada haha)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Di.
    Essa é a primeira resenha desse livro que eu leio e já quero muito conhecer essa história! Estou morrendo de saudades de ler uma boa série de fantasia e já vou anotar essa dica! Quem sabe me deparo com um exemplar desse livro em alguma promoção?!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem? Eu tenho esse livro na estante para ler em breve, e gostei de saber que ele é mais que uma fantasia. Posso criar boas expectativas sobre, ainda mais sendo favoritado. Dica mais que anotada! Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Eu ainda não tive oportunidade de ler essa obra, mas eu gosto quando livros de fantasias abordar questões tão reais que mistura nossa realidade com universo fantasioso. Acho incrível isso! Vou deixar sua dica anotadinha.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia a obra, mas ela chamou muito minha atenção pelo que escreveu,parece ter um enredo intenso e surpreendente, com uma narrativa fluída e que prende o leitor nela. Anotada a dica.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo