26 junho 2018



Resenha # 146 : Aos Dezessete Anos




Título: Aos Dezessete Anos
Autor: Ava Dellaira
Páginas: 448
Editora: Seguinte
Ano: 2018


   Sem dúvida o que mais admiro na autora Ava Dellaira é que suas histórias sempre transbordam sentimentos. Ler suas obras é o mesmo que entrar numa odisséia repleta de emoções e ensinamentos, onde se torna uma tarefa impossível ficar indiferente aos temas tratados... E eu amo toda essa capacidade da autora! Fiquei extremamente feliz quando recebi Aos Dezessete Anos e mais uma vez favoritei uma obra de Ava Dellaira!
   O livro intercala a história de Marilyn e Angie - mãe e filha que viram a vida mudar aos dezessete anos. Desta forma conhecemos, Marilyn, uma jovem que está em busca de liberdade. Desde pequena ela segue a carreira de atriz por insistência da mãe, que quer usar o sucesso da filha como porta de entrada para uma nova vida, com todo o luxo que acredita que as duas merecem. Mas faz muito tempo que Marilyn não consegue nenhum trabalho, então ela e a mãe se vêem sem outra alternativa a não ser ir morar com o tio de Marilyn, um homem instável, viciado em jogo e álcool.
   A garota conta os dias até a faculdade, quando finalmente terá controle da própria vida. Ela passa os dias estudando e tirando fotos imaginárias, enquadrando cenas com os dedos em L. É assim que ela vê James, o vizinho de baixo. Quando os dois se apaixonam, o garoto mostra a ela que vale a pena viver o presente, em vez de apenas esperar o futuro. Aos dezessete anos, Marilyn está prestes a aprender que tudo pode mudar num segundo.
   Ao mesmo tempo, conhecemos também a história de Angie, a filha de Marilyn. Ela é mestiça e nunca conheceu o pai, mas se parece muito com ele - tem a pela negra, o cabelo cacheado e a mesma sede de conhecimento. Mesmo tendo uma mãe dedicada e amorosa, Angie sente falta do pai que nunca conheceu e de parentes que se pareçam com ela. Mas quando ela pergunta sobre esse lado da família, sua mãe logo cai no choro e foge de suas perguntas.
    Desta forma, quando Angie descobre indícios de que seu pai poderia estar vivo, ela viaja para Los Angeles atrás de seu paradeiro, acompanhada de seu ex-namorado, Sam. Nessa busca, Angie vai descobrir mais sobre sua mãe, sobre o que aconteceu com seu pai e, principalmente, sobre si mesma.
   Aos Dezessete Anos é narrado em terceira pessoa e se desenvolve intercalando as histórias entre o presente; onde nos apresenta a busca de Angie para compreender suas origens, e passado; narrando os principais acontecimentos na vida de Marilyn quando ela tinha a idade da filha. Ava Dellaira possui uma escrita delicada, poética, melancólica, mas, ao mesmo tempo, é também intensa, reflexiva e dolorosa, onde toda a narrativa é carregada de emoção e os mais variados tipos de sentimentos parecem transbordar pelas páginas fazendo com que o leitor se jogue na leitura de corpo e alma.
   Os personagens são bem reais e carregam consigo histórias que poderiam ser a de qualquer um, logo, isso faz com que o leitor se torne íntimo deles e nos permite sentir com intensidade todos os dilemas de suas histórias. Sem dúvida é de se admirar o trabalho de Ava Dellaira na criação dos personagens, afinal, são duas protagonistas com histórias e aprendizados distintos e, mesmo assim, ambas foram criadas com maestria e possuem suas próprias personalidades. Outro fato que muito me agradou foi a evolução das protagonistas no decorrer da leitura, onde encontramos duas jovens que apesar da pouca idade se mostram muito maduras e tentam a todo custo descobrir suas verdadeiras identidades e a dos que estão a sua volta.
   Aos Dezessete Anos é um livro que faz o leitor rir, chorar, se apaixonar, se enfurecer e, principalmente, nos faz buscar nossa verdadeira identidade, nossos verdadeiros sentimentos e ideais, para que assim possamos planejar como queremos ser no futuro e termos a oportunidade de mudar o que for necessário para que sejamos satisfeitos com nós mesmos. Aos Dezessete Anos ainda tem espaço para abordar temas de extrema importância como racismo, gravidez na adolescência e relações familiares, o que enriquece ainda mais a obra.
   Enfim, Aos Dezessete Anos é um livro que ensina, que apaixona, que nos faz refletir e que nos deixa com os sentimentos á flor da pele... Sem sombra de dúvidas foi uma leitura extremamente enriquecedora e recomendo pra todos vocês!!! Leiam, por favor, leiam...




16 comentários:

  1. Bom dia, Diane!
    Estou com esse livro aqui para fazer a leitura, não sabia que contêm uma história tão profunda e cheia de ensinamentos assim, ótima resenha!
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane, tudo bem?

    Apesar de não ter lido nenhum livro da autora só leio comentários positivos sobre os livros dela e esse, em especial, está sendo super bem comentado e recomendado na blogosfera.
    Infelizmente não me interessei muito pela história, mesmo que tenha suas lições e ser o tipo de livro que me atrai, mas não sei o que aconteceu em relação a esse livro em especial, não me senti cativada pela sinopse, mas deixo a dica anotada para o futuro.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diana! Tudo bem?

    Comecei a ler esse livro, mas parei no prólogo. Não sei se era o momento, mas não gostei. Por isso preferi fechar o livro para continuar depois. Depois de seus elogios me animei um pouco mais, quem sabe seja esse o momento, né?

    Bjão,
    Di ~ Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diane.
    Eu nunca li nada da autora, mas sempre vejo elogios aos seus livros. Eu achei o enredo dele bem interessante, isso de acompanhar mãe e filha na mesma idade deve ser incrível. Mas não sei porque não me deu vontade de comprar ele. Talvez se conseguir emprestado eu até leia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da autora por isso não tenho a noção do quão bom é a sua escrita, como você bem pontua. Deve ser interessante ver as perspectivas dos personagens, seus anseios e medo. Sem falar que os elementos na trama, como: racismo e gravidez na adolescência. Temas atuais e quando bem explorados dá um ótimo enredo. Enfim, mais uma dica está anotada.

    Beijos
    Vento Literário

    ResponderExcluir
  6. Oi, Diane
    Eu recebi o livro da autora e fiquei muito curiosa quanto a narrativa da Ava porque nunca tinha lido nada dela, mas confesso que nao me surpreendi muito e até dei uma pausa na leitura para colocar outras na frente. Mas eu quero terminar esse livro o quanto antes. Estava gostando da narrativa da Marilyn.
    Beijos
    www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  7. que livro ótimo! adorei a resenha! parece ser um daqueles livros que a gente enche de post it e são cheios de ensinamentos, adoro livros assim! Vou procurar ele pra comprar porque sua resenha me conquistou e essa capa é um xuxuzinho!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diane!
    Eu já li outro livro da autora e confesso que me decepcionei um pouco. Achei uma leitura bem arrastada e isso me deixa com receio de outros livros dela. Já vi outra resenha falando bem de Aos Dezessete Anos, assim como a sua, mas mesmo assim não sei se vou ler.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  9. Oi Diane,
    Estou bem curiosa para conhecer a escrita da autora.
    Esse, em especial, parece nos transmitir lições importantes, fora os tópicos que você mencionou que ela aborda.
    E fiquei bem curiosa sobre o pai dela!
    Capa lindíssima.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Oiii Diane

    Que linda essa resenha. Li Cartas de amor aos mortos dessa mesma autora e gostei muito, me surpreendeu até. E quero conferir esse também porque algo me diz que vou gostar bastante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Diane! Tudo bem?

    Como você já deve saber, eu amei este livro. Já está entre as minhas leituras favoritas do ano e concordo com tudo o que você disse. É incrível que mesmo sendo duas protagonistas, suas histórias tenham ensinamentos tão distintos e que no fim se interligam. Os personagens são bem reais e a autora consegue abordar bastante temas importantes.
    É um livro realmente maravilhoso!

    Beijos,
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Recebemos esse livro de parceria no blog, estou mega empolgada para realizar a leitura, mesmo que não conheça a autora estou com expectativas bem altas, espero não me decepcionar, mas se for como a sua resenha relata eu vou ficar apaixonada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu achei o livro apaixonante, depois de ler sua resenha. Apesar de ainda não ter lido, tenho certeza que me envolveria muito com a narrativa. Gostei muito da proposta e vou deixar anotado aqui.
    Me pareceu ser um livro bem intenso e reflexivo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Cheguei em casa e recebi esse livro, fiquei apaixonada pela capa e a leitura parece bastante envolvente, vou tentar ler logo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  15. Li só Cartas de amor aos mortos da autora por enquanto, e amei tanto, mas tanto, que apesar de ter esse livro estava com receio de ler e não curtir. Sua resenha me deu coragem, a autora sabe mesmo como transbordar sentimentos e agora mal vejo a hora de conhecer esse enredo. Espero me apaixonar pelo livro também!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu ainda não tive oportunidade de ler os livros da autora e fiquei bem impactada com a história. Um tema bem reflexivo e que deve mexer com o leitor. Amei saber a sua opinião sobre o livro e com certeza vou ler ele. Já adicionei na minha lista de desejados.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo