30 janeiro 2017



Literatura ao Cubo


Olá, pessoal!
Hoje é dia de mais uma atualização da coluna Literatura ao Cubo, espaço reservado para dar dicas de livros com temas semelhantes! E como estamos nessa fase de férias, verão e tudo mais, o tema escolhido foi  De Malas Prontas. Vamos conferir?

Como o próprio tema já diz, as dicas de hoje serão de livros onde os personagens fazem algum tipo de viagem. O que acho mais legal nesse tipo de leitura é que elas permitem que conhecemos culturas diferentes da nossa e ainda expõe curiosidades sobre pontos turísticos que talvez não tenhamos a chance de visitar.

Nós   -   David Nicholls

Certa noite, Douglas Petersen, um bioquímico de 54 anos apaixonado pela profissão, por organização e limpeza, é acordado por Connie, sua esposa há 25 anos, e ela lhe diz que quer o divórcio. O momento não poderia ser pior. Com o objetivo de estimular os talentos artísticos do filho, Albie, que acabou de entrar para a faculdade de fotografia, Connie planejou uma viagem de um mês pela Europa, uma chance de conhecerem em família as grandes obras de arte do continente. Ela imagina se não seria o caso de desistirem da viagem. Douglas, porém, está secretamente convencido de que as férias vão reacender o romance no casamento e, quem sabe, também fortalecer os laços entre ele e o filho.Com uma narrativa que intercala a odisseia da família pela Europa — das ruas de Amsterdã aos famosos museus de Paris, dos cafés de Veneza às praias da Barcelona — com flashbacks que revelam como Douglas e Connie se conheceram, se apaixonaram, superaram as dificuldades e, enfim, iniciaram a queda rumo ao fim do casamento, Nós é, acima de tudo, uma irresistível reflexão sobre a meia-idade, a criação dos filhos e sobre como sanar os danos que o tempo provoca nos relacionamentos. Sensível e divertido, com a sagacidade e a inteligência dos outros livros do autor, o romance analisa a intrincada relação entre razão e emoção. 
Em Nós acompanhamos a viagem de um mês por toda a Europa da família de Douglas. Inicialmente, a viagem foi criada com o intuito de estimular a criatividade de Albie, mas, nas vésperas da viagem Connie resolve pedir o divórcio e até pensa na possibilidade de cancelar a viagem, porém, Douglas vê nesse tour pela Europa a chance de reconquistar o amor de Connie, então, convence a esposa a realizar a viagem numa atitude desesperada de reatar seu casamento.  Confesso que em alguns momentos tive vontade de matar Douglas, por causa de toda a sua insistência, mas, apesar disso Nós é sim uma boa leitura, principalmente pelas visões dos personagens a respeito de suas descobertas nos países diferentes.

Comer, Rezar, Amar   -   Elizabeth Gilbert

Em torno dos 30 anos, Elizabeth Gilbert enfrentou uma crise da meia-idade precoce. Tinha tudo que uma americana instruída e ambiciosa teoricamente poderia querer - um marido, uma casa, um projeto a dois de ter filhos e uma carreira de sucesso. Mas em vez de sentir-se feliz e realizada, foi tomada pelo pânico, pela tristeza e pela confusão. Enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado, até que se viu tomada por um sentimento de liberdade que ainda não conhecia. Foi quando tomou uma decisão radical - livrou-se de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego, e partiu para uma viagem de um ano pelo mundo - sozinha.
Já em Comer, Rezar, Amar acompanhamos a viagem de Elizabeth em busca de seu verdadeiro eu pela Itália, Índia e Indonésia. Apesar de ser uma espécie de biografia, a autora não se limita a falar apenas sobre sua vida durante a viagem, ela engloba também detalhes do local e da cultura daquele povo fazendo com que o leitor se sinta ali, do lado dela, comendo uma pizza na Itália, meditando na Índia ou conversando com Ketut na Indonésia. E, claro, é possível sentir sua aflição nos momentos difíceis, suas dúvidas e angústias.

A Máquina de Contar Histórias   -   Maurício Gomyde

Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família .Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.
Em A Máquina de Contar Histórias acompanhamos a viagem de Vinícius e suas filhas pela Itália, Espanha e Inglaterra. Contando com a ajuda de uma correspondente virtual, Vinícius tenta se aproximar das filhas, e a cada momento ele é lembrado pela mais velha sobre os seus erros. A culpa o consome e é ela que o faz decidir que sucesso, fama ou dinheiro nenhum o afastaria de novo da sua família. Enfim, A Máquina de Contar Histórias é uma leitura com uma carga emocional muito elevada, mas, que também traz uma leveza ao demonstrar o amor de um pai pelas filhas e vice-versa, além de, é claro, relatar uma viagem maravilhosa por alguns países europeus.

Então, essas são minhas dicas de livros de viagens, espero que tenham gostado! E vocês, já leram ou conhecem algum livro que relatem viagens? Se sim, me contem nos comentários.
Beijos e até a próxima ;)




20 comentários:

  1. Oi, Diane!
    Gostei bastante das dicas. Tenho "Nós" aqui esperando para ser lido. "Comer, rezar e amar" é o típico livro que eu acho que vou me contentar só com a adaptação, não tenho vontade de ler. E "A máquina de contar histórias" está na minha lista de desejados desde a época em que foi lançado, quero muito ler!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. amo demais Comer, Rezar e Amar! dá tanta vontade de sair viajando com a Elizabeth. e acho que é assim que sabemos que o autor soube escrever bem e cativar o leitor; quando ele te leva junto com o personagem e em suas aventuras, e você fica simplesmente eufórico. Um livro que me impulsiona muito a viajar é Julieta, de Anne Fortier. Recomendo que leia!!

    ResponderExcluir
  3. A maquina de contar histórias é o meu nacional favorito! Li a um tempinho atras e me apaixonei profundamente por ele. Amei as outras indicações

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li nenhum desses livros mas tenho curiosidade com todos eles, o que mais me interessa é o do Maurício Gomyde.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto estava conferindo suas indicações me lembrei de um livro que eu amo a história e que super combina com esse tema e claro que eu amei! Estou falando de Apenas Um Ano da Gayle! Mais que recomendo!!!! Você já leu?

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das suas dicas e do tema, um livro que gosto muito e fala sobre Viagem é O Dia do Curinga, é um ótimo livro.
    Muito obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  7. ainda não li nenhum, mas quero muito ler "A maquina de contar histórias" <3

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu amei essa ideia de indicar vários livros de um determinado tema, pois tem vezes que a pessoas quer algo especifico e isso pode realmente ajudar.
    Se um dia fizerem sobre livros fantásticos, eu certamente vou querer ler <3
    Beijos.

    Obs: obrigada pelas indicações, quero ler: comer, rezar e amar.

    ResponderExcluir
  9. Eu já tentei, mas não tive paciência com Comer, rezar e amar e o do Maurício Gomyde já está na minha lista ^^

    ResponderExcluir
  10. OOi!
    Amei o tema! O único que conhecia era Comer, rezar e amar. Ele parece ser bom, mas o que mais chamou minha atenção foi Nós. :)

    ResponderExcluir
  11. Olá! É legal mesmo poder conhecer novas cultura através dos livros. Adorei a seleção dos livros que fez. Já li o livro de Elizabeth Gilbert. O livro de Maurício Gomyde está na minha listinha que livros que quero ler. Não conhecia o livro David Nicholls, parece interessante já coloquei na listinha também. Haha' Beijos'

    ResponderExcluir
  12. Ja conhecia esses livro por nome mas nunca li. Sempre me indicam Nós mas sabe acho que nao é muito a minha praia. Acredita que nunca vi o filme comer rezar e amar mas ja li o livro, medo de me decepcionar hahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Adorei o tema do post! Desses livros que você indicou, só li "Comer, rezar, amar". Confesso que foi um livro que não funcionou para mim. Achei a leitura um pouco arrastada, principalmente a viagem dela para a Índia (talvez porque é um lugar que eu não tenho a mínima vontade de visitar kkk). Mas fiquei muito curiosa para ler os outros dois, principalmente "A máquina de contar histórias", que parece ser uma leitura muito emocionante.
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Acho que todos os livros nos fazem viajar né? Por isso que gostamos tanto de ler, confesso que das suas escolhas não tive a oportunidade de ler nenhum por isso não posso comentar sobre eles. E sobre escolher um livro que me fez viajar (ainda mais) só me veio a cabeça Aconteceu em Paris que nos leva a iluminada França.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  15. Olá amore,
    Adorei o projeto, grande ideia. Tenho vários pra indicar já rsrsrs.
    Dos mencionados, já anotei a dica aqui os que quero ler: Nós; A máquina de contar histórias;
    Adorei adorei adorei!!!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  16. Amei as dicas! Parecem histórias leves e bem gostosas de serem lidas. Amei seu blog! Muito lindo, meigo e delicado! Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Adorei a suas dicas! Tenho muita curiosidade em ler Nós e Comer, Rezar e Amar, que são obras que fazem bem o meu estilo, apesar de serem bem diferentes um da outra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Adorei as dicas. Um livro que te indico e fala de viagem é A Maldição de Tigre. Apesar de ter fantasia, fala sobre a cultura da Índia e eu adoro. Ótimo post!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Boas recomendações, interessante as dicas de temas e livros, gostei

    ResponderExcluir
  20. Olá!!
    Nossa acredita que eu nunca li nenhum desses livros? Quero muito ler Nós e Comer, rezar e amar.
    Adorei as dicas

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo