11 maio 2016



Resenha # 44 : Eleanor & Park





Título: "Eleanor & Park"
Autor: Rainbow Rowell
Páginas: 328
Editora: Novo Século
Ano: 2014

   Quem me acompanha nas redes sociais já devem saber que minhas leituras atrasaram essa semana devido á alguns probleminhas pessoais, então, decidi postar a resenha de "Eleanor & Park", livro que li já faz um tempão, mas que não havia postado a resenha por aqui.
   A história é narrada entre os pontos de vistas de Eleanor e Park, contando com capítulos curtos e repletos de referências dos anos 80, já que a história se passa em 1986. Eleanor é uma ruiva gordinha de cabelo cacheado indomável que usa roupas fora de moda, adora ouvir música e tira ótimas notas porque estuda bastante para passar o tempo. Park é um adolescente asiático, não é exatamente popular, mas também não é zoado pelos outros, adora ler gibis e ouvir música.
   A história começa com Eleanor se mudando para a cidade nova, voltando a morar com a sua mãe. Em seu primeiro dia no colégio todos começam a tirar sarro dela e no ônibus ninguém dá lugar para que ela se sente, até que ela vê um espaço ao lado de Park e resolve se sentar. Park faz de tudo para se tornar invisível, pois, não quer ter ninguém enchendo a sua paciência, não acha agradável ter Eleanor ao seu lado, mas, acaba não reclamando.

    Desta forma, os dois pegam o ônibus juntos todos os dias, porém, nunca se falam. Park sempre está sempre com fones no ouvido e lendo seus gibis, enquanto Eleanor está sempre lendo os gibis dele com o canto dos olhos, não demora muita para que Park perceba a situação, então, ele começa a ler mais devagar para que a garota possa o acompanhar. Com o passar dos dias, Park resolve puxar conversa, e assim, eles descobrem outro assunto em comum: a música!
   Embalados por clássicos do rock como The Cure e The Smiths e vários super heróis, a história dos dois vai crescendo cada vez mais, passando de completos estranhos para completamente apaixonados. Eleanor deixa de ser esquisita para Park e Park se torna interessante para Eleanor. Como ambos são inexperientes, o amor se tornará intenso e inesquecível.
   Apesar de "Eleanor & Park" aparentemente ser uma história bem melosa e fofinha, o livro se mostra muito mais que isso, pois, traz á tona assuntos bem pesados como a importância dos padrões estéticos na sociedade, bullying, problemas familiares e sexualidade. Eleanor é uma personagem muito bem construída e acima de tudo forte, ela enfrenta vários problemas em casa, principalmente, com seu padrasto que vive a humilhando e bate em sua mãe, que é totalmente submissa á ele. Eleanor é uma personagem bastante perturbada que passa por diversos conflitos, mesmo sendo uma pessoa forte e de personalidade.
   A escrita de Rainbow Rowell é muito agradável e flui bem! Um ponto forte a se destacar no livro é que os personagens são muito bem construídos e marcantes, são também imperfeitos, mas, isso só os deixa mais reais e ajuda na aproximação do leitor. O único fato que me incomodou um pouco no livro foi o final, que não era o que esperava e me surpreendeu negativamente.
   Enfim, "Eleanor & Park" é um livro apaixonante, muito bem construído e que mescla perfeitamente o amor e o drama... Leitura recomendada!




28 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Já faz muito tempo que tenho esse livro, foi um dos primeiros que minha mãe comprou pra nós, haha, mas não li ainda... Depois da sua resenha, fiquei com vontade. Tentarei lê-lo em breve!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não tenho costume de ler livros do tipo, mas esse até da vontade por causa do conteúdo geek!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Helloo, Diane! Tudo numa nice?!
    Eu fui ler esse livro depois que vi um auê geral sobre ele. Na época eu estava viciada em livros meio que melancólicos e com esse estilo e estava curiosa para conferir a narrativa da Rainbow. Eu fiquei meio chateada porque o livro era um romance e ela trabalhou a estória em terceira pessoa, o que poderia muito bem ter sido dividido pelo pov dos dois personagens, mas conforme fui lendo me acostumei- na minha cabeça romance tem que ser em primeira pessoa ahahah. Eu achei a estória legal, mas não me senti apegada tanto assim. Eu gostei do Park, porém. Achei o final o corrido e meio sem noção. Porque, tipo, hã?! Eu não gostei da forma que acabou!!
    Espero que suas leituras voltem ao ritmo e o que quer que tenha acontecido com você nesses dias, passe.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  4. Emprestei esse livro da minha amiga, fiquei 3 meses com ele e não li. Lindo sua resenha me arrependi de não ter lido, é bem o tipo de historinha que gosto de ler, ainda mais quando levanta questões sobre o comportamento adolescente.
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Diane! Eu nunca li, mas parece ser um livro realmente apaixonante, já gostei por ter um trilha sonora de rock <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oie, eu gosto muito de dramas, e gosto da rainbow mas acabei nunca me interessando por esse livro, só ouvia falar dele meio que aleatóriamente, mas uma coisa que me chamou atenção na sua resenha e me deixou com vontade de ler é o fato de se passar em 1986 e ser uma história embalada pelos clássicos, já consegui imaginar os dois no ônibus e tocando aquelas músicas antigas, aa. E também gostei dos temas fortes sobre o padrasto bater na mãe e ela ser submissa. Acho que você acabou de me convencer a dar uma chance para esse livro que eu nunca imaginava ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diane!
    Tudo bom, linda?
    Olha quando esse livro foi lançado eu até quis ler, mas depois esfriei. As opiniões se dividem, né? Já li muitas resenhas negativas, mas leio muitas positivas também, como a sua. No entanto, boa parte dos leitores pareceram não gostar do final. Então, acho que pra mim não rola. Perdi mesmo a vontade.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ~ Participe do concurso cultural em comemoração ao aniversário do blog e concorra a um KIt com 5 títulos de livros:
    LINK: goo.gl/bk9DeX

    ResponderExcluir
  8. Oi, Di!
    Desde que li Fangirl, virei super fã da Rainbow <3 <3
    Eu adquiri Eleanor & Park numa troca no skoob e logo vou ler.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Olá, Diane. Tenho muita curiosidade em ler esse livro. Já li Fangirl da autora que dizem ser o mais fraco dela e amei, imagine esse então hehe. O que me chama muito a atenção são os protagonistas fugirem do padrão. Já é um ponto a favor. E que pena que não gostou do final. Assim que der eu vou ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Diane! Eu gosto muito desse livro! A autora ter tratado de temas além do romance e dele ser fofo sem ser meloso foram coisas que me agradaram bastante. O final realmente é a parte mais polêmica dele, muita gente não curtiu mesmo. Eu até que gostei. Estou com "Fangirl" da autora aqui, mas ainda não li.


    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei a resenha, tambem amei livro. A escrita da Rowell é fantastica.
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi
    que bom que curtiu a leitura, tenho curiosidade em ler algo da autora e é legal que o park começa a ver a garota com outros olhos e sem preconceito, parece ser uma leitura gostosa.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Di! Quanto tempo, né?
    Eu já li várias resenhas e comentários sobre esse livro e me pergunto porque até hoje ainda não o li. A história parece ser bem elaborada mesmo, ainda mais por relacionar diversos assuntos comuns hoje em dia.
    Vou dar um jeitinho de conferir ele em breve.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    http://www.construindoestante.com/

    ResponderExcluir
  15. Oiii, tudo bem?
    Realmente eu tenho uma vontade de ler esse livro <3 acho os personagens incríveis e diante dos problemas pessoais, realmente te entendo hahahaha tenho várias resenhas para postar mas falta passar para o blogger.
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  16. Olá Diane,

    Quero muito ler esse livro! Ele está na minha lista há um tempinho, mas está quase passando na frente. Adorei saber um pouco mais da história por sua recomendação. A capa é muito lindinha!

    Parabéns pela resenha!

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Di,

    Tenho muita vontade de ler os livros dessa autora, principalmente esse. Já li resenhas negativas, mas depois da sua tenho quase certeza que vou gostar.
    Beijos!

    Cintia
    http://devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Di, tudo certinho?

    Eu até sentia vontade de ler esse livro quando estava aquele febre e tal, mas essa vontade passou. Também tenho uma amiga que leu e não curtiu nadinha a história, aí fui perdendo a vontade, sabe? Acontece. Que pena que não gostou do final, e bem chato quando o livro não termina de um jeito satisfatório pra gente!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Essa mescla de amor e drama é algo bem interessante. Espero um dia poder conhecer esse livro. Que me parece ter um enredo bem prazeroso. Ótima dica.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  20. Oiii!!!

    Sempre tive muita vontade de ler esse livro mas acabei deixando de lado e comprando outras coisas.
    Uma pena. Preciso realizar a leitura o mais rápido possível para conseguir entender um pouco mais da obra. Já percebi que é muito mais que um romance, o que eu adoro!
    Dica anotadinha (de novo)!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Oi, Diane! Tudo bem?

    Adoro a forma com que o livro trata de assuntos extremamente sérios (e que, de fato, precisam ser tradados) e traz um leve romance, lindo, lindo de doer!
    Eu também super recomendo a leitura para todos que me perguntam se o livro é bom. Sua resenha me fez ficar com vontade de fazer uma releitura dele.

    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  22. Oi, flor.
    Ainda não li esse livro, mas está entre os que mais desejo conhecer. O livro parece mesmo "fofinho" quando lemos a sua proposta. Mas parece que a experiência vivida com ele em mãos é outra, muito mais profunda. Eu gosto desse tipo de surpresa, sabe? E os temas que o livro aborda muito me interessam. Acho sempre importante debater sobre eles.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Diane,
    Eu morro de curiosidade de ler Eleanor e Park, pois sempre vejo muitos elogios a autora e a sua obra na blogosfera.
    Acho muito interessante ver temas mais profundos serem abordados em livros que se destinam a um publico mais jovem.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi!!
    Lembo que quando esse livro foi lançado ele causou uma alvoroço entre os leitores todo mundo queria ler ele. Esse livro parece mesmo trazer uma história muito boa e profunda, pois trata de temas bem dramáticos, nossa a vida de Eleanor não deve ter sido muito fácil e eu me pequei pensando em quantas garotas não estão passando pelo que ela passou nesse exato momento.
    Gosto quando esse envolvimento entre os personagens se dá de maneira envolvente e aos poucos e parece que o relacionamento deles é algo muito interessante e que envolve o leitor.
    Foi bom conhecer um pouco mais sobre esse livro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  25. Olá! Fiquei super interessada na leitura desse livro, pois adoro boas histórias, principalmente com temas tão fortes como bullying e dramas familiares. Bom saber que os capítulos são alternados e que a leitura flui bem, além de ter como assunto música, que eu também amo.
    Valeu a dica!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Diane!
    Eu AMO esse livro! Li assim que lançou e me apaixonei perdidamente por ele. A história, que eu achava que seria só mais um romance clichê, se mostrou bem diferente do que eu imaginava e chorei em diversas passagens. Foi uma leitura intensa e emocionante.
    Várias vezes eu queria dar uns tabefes na mãe da Eleonor, dar uma lição naquele pessoal da escola ou, simplesmente, abraçar esse casal lindo! <3
    Não vou mentir: o final me deixou p da vida. Queria algo além, aquilo lá quase me fez enfartar. Mas mesmo assim se tornou meu livro referido da Rainbow.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi, quando do lançamento desse livro e todo o alvoroço pela história senti muita vontade de ler, mas ao poucos essa vontade foi arrefecendo e o livro está na minha estante a séculos esperando para entrar na fila. O problema é que ando fugindo de romances, e mesmo que esse tenha um teor mais pesado não me chama mais atenção. Quer dizer, fugndo não é a palavra,mas esse mês passei a ser bem mais seletiva com o genero. E o fato de o final ter te decepcionado me afasta ainda mais desse livro

    ResponderExcluir
  28. Sou louca pra ler esse livro!!
    Eu até bem sei porque não coloquei ele ainda na lista de prioridades pra compra. Ele parece uma história leve mas com uma boa mensagem. E ainda ter referências dos anos 80 <3
    Beijo

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo