16 março 2016



Resenha # 37 : Surpreendente!




Título: "Surpreendente!"
Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Ano: 2015

    Não é novidade pra ninguém que sou uma grande admiradora das histórias de Maurício Gomyde, tanto que todos os livros que tive oportunidade de ler foram parar nos favoritos com nota máxima no skoob e na maioria dos casos terminava a leitura em meio á lágrimas, e não foi nada diferente com "Surpreendente!", primeiro livro do autor pela Intrínseca e que será publicado também em alguns países da Europa.
   O livro traz a história de Pedro Diniz, um recém formado em Audiovisual e que tem o sonho de produzir um filme que lhe dará o Cacau de Ouro, um prêmio do cinema nacional. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria a cegueira, Pedro contraria a lógica da medicina quando a perda da sua visão estaciona de forma inexplicável. Restando apenas 70% de sua visão, ele é otimista e vive tentando mudar o mundo e a vida das pessoas ao seu redor com a ajuda do Cinema Felicidade.

     Apesar de se considerar uma aberração positiva da natureza, Pedro é ciente de que nem tudo na vida são flores e isso fica mais do que provado quando ele passa por uma série de momentos traumáticos, fazendo com que ele se isole e desacredite em seus sonhos. Confuso e sem saber o que fazer, Pedro,  se junta com seus amigos (Fit, Mayla e Cristal) e juntos partem em uma viagem para Pirenópolis, Goiás, em busca de respostas para tudo o que ele está vivendo.
   A escrita de Maurício Gomyde é nada mais, nada menos que EMOCIONANTE! Capaz de despertar sentimentos variados no leitor, onde é alternado momentos dramáticos, cômicos, românticos, aventureiros, entre outros. A condução da história também é um fato a se destacar no livro, pois, enquanto a trama vai avançando só pensamos em ler mais e mais páginas para descobrir o que acontecerá com os personagens.
   O livro traz uma mensagem linda sobre amizade, família, sonhos, superação e coragem. Onde aprendemos com o protagonista que nunca devemos desistir de nossos sonhos e por mais que a vida possa ser cruel devemos sempre amar as pessoas que estão ao nosso lado, pois, elas são o maior tesouro do mundo.
   Não poderia terminar essa resenha sem citar a diagramação que está perfeita! O livro é todo azul e ao lado de cada página tem um olho turco. Simplesmente é o livro mais bonito e personalizado da minha estante.
   Indico o livro para todo o leitor que está em busca de uma história inesquecível e surpreendente.




38 comentários:

  1. Hum... pelo que vejo você gostou bastante do livro. Eu adoro a escrita do Maurício também. Fiquei curiosa para ler porque gosto de tramas emocionantes e sei que ele usa as doses na medida certa.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane! Desde que esse livro foi lançado eu fiquei interessada nele, só não comprei porque nunca tinha lido nada do autor ainda e estava um pouco com medo de me decepcionar. Acho que agora, depois da sua resenha, não tenho desculpas a não ser ler logo o livro. Vou procurar por ele e pretendo ler em breve!

    Beijos,

    Sozinha Na Biblioteca

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Gente, eu li A Máquina de Contar Histórias e me apaixonei pela escrita do Maurício! Ainda não li esse, mas se vai editado na Europa, então com certeza é muito bom! A capa é linda demais, nem consigo imaginar como é por dentro...

    ResponderExcluir
  4. Oii!

    Você conseguiu me deixar mais ansiosa ainda para essa leitura! Adoro a edição desse livro e a premissa me atrai bastante. A sua resenha foi o sinal que precisava para comprar o livro.

    Beijos!

    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Diane.
    Eu só li um livro do autor até agora e foi o que bastou para eu reconhecer o seu talento. Ele escreve muito bem e assim que der eu vou ler esse e mais livros dele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Eu li o outro livro do autor publicado pela Novo conceito e amei. Comprei Surpreendente na bienal de 2015, mas até hoje ainda não li. O que eu gosto nos livros do Maurício é que ele nos traz lições através das suas histórias, você acaba aprendendo com os personagens. Eu irei lê-lo em breve, farei um projetinho pra colocar minhas leituras em dia. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane!
    Nunca li nada do Gomyde, mas são comentários como os seus que me fazem ter curiosidade de conferir algo dele. De todos os livros, Surpreendente é o que mais me interessou (acho que pelo flerte com o cinema).
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Uma vez li um livro desse autor e não gostei muito, me decepcionei bastante, mas a escrita dele é muito elogiada e essa publicação dele em especial desperta muito minha curiosidade. Já quero.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diane! Minha experiência com o Maurício até hoje sempre foi muito positiva também. Dos autores nacionais atuais, ele é um dos meus preferidos. Com certeza lerei "Surpreendente" assim que puder.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu tenho curiosidade em ler esse livro, acredita que até hoje não li nada do autor e o pessoal parece gostar. Curti a resenha a história parece ser emocionante e que bom que gostou.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Diane, tudo bom?
    Adorei sua resenha. Já tive oportunidade de ler uma obra do Maurício (que obviamente me levou as lágrimas também, rs) e na última bienal garanti meu exemplar de Surpreendente! :D Ainda não tive tempo de ler, mas espero poder fazê-lo em breve. Sem contar que o autor é um querido, né? *-*

    Beijo grande! ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  12. Oi, Diane!
    Passando aqui pela primeira vez e me deparo com essa resenha, que me deixou com ainda mais vontade de ler esse livro! Amei!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  13. AHHH eu quero muito ler esse livro!!! Sua resenha só me deixou mais ansiosa kkk
    Amei o blog <3

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  14. Oi, Diane!
    Nunca li nada do autor, mas esse livro gera muitas opiniões contraditórias. Mas devo dizer que amo essa capa com esse olho-grego nela. Lindona!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  15. Oi Diane.

    Eu tenho vontade de ler este livro quando eu leio uma resenha. A sua resenha deixa essa vontade, mas ainda não comprei esse livro, mesmo sabendo que é um livro interessante. Vou tentar ter ele ainda este ano.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Diane, tá aí um livro do Gomyde que eu ainda não li.
    Já li dois livros dele e amei porque como você disse a escrita dele é emocionante.
    Quero ler tudo dele e tenho certeza que amarei esse livro também.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Eu sou loucaaa pra ler esse livro *--*
    Já li tanta resenha boa sobre ele que cada vez que vejo uma tenho mais vontade de ler. O unico problema é que nao encontro ele aqui na minha cidade e nem perto dela, e se eu for comprar pela net sai muito caro por causa do frete alto :((
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Fico tão feliz em ver autores nacionais ganhando reconhecimento assim! Quero muito ler e me surpreender também <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2016/03/tag-pokemon-book-tag.html
    Tem resenha nova no blog de "Nunca Jamais", vem conferir!

    ResponderExcluir
  19. Olá Di,
    Também gosto muito do Mauricio Gomyde. Acho que ele tem um dom de escrever maravilhosamente bem.
    Infelizmente, Surpreendente não foi o melhor livro que li do autor, acho que tem uma ótima história, mas faltou algo, sabe?
    No mais, adorei sua resenha, incrível como sempre ♥
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Diane!

    Eu não conheço o autor, mas estou precisando mesmo de uma histórias emocionantes na minha vida!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  21. Conhecia o Gomyde na Bienal em SP, na ultima Bienal se não me engano e só li um livro dele e já me apaixonei pelo mesmo. Estou totalmente louca por esse livro, em breve vou comprar e ver se é tudo isso mesmo, logico que tenho quase 100% de certeza que será.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Diane!
    Adorei a capa do livro, super instigante e, logo no início da sua resenha, a temática do livro já me prendeu! Adoro livros com esse tipo de drama e com emoção na medida certa! Não conhecia o autor e o livro vai entrar agora mesmo para minha lista de leitura!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, Diane! Tudo bem?
    Ainda não li nada do Mauricio, mas tenho muita curiosidade. Espero um dia ler e assim como você, gostar bastante. Surpreendente parece um livro muito bem escrito e com uma história literalmente "surpreendente e envolvente".

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá Diane.
    Já estava com vontade de ler a obra; agora, estou louco para ler. Pelo visto, a obra traz mensagens bem bonitas.
    Quero conhecer um pouco mais sobre o Pedro.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  25. Olá, Flor, tudo bem?

    Não tenho certeza se já me deparei com uma resenha desse livro, mas fiquei bem curiosa pra ser sincera, adoro livros que nos tocam, que são emociantes que nos deixam mensagens, adoro todos os livros deste gênero que leio resenhas, me lembro do que há de estranho em mim! Adorei a resenha *-*

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, Diane!
    Os livros do Maurício sempre são muito bem comentados por diversos leitores, e inclusive tenho vontade de ler algo dele assim que possível. Por mais que a repercussão de Surpreendente só tenha aumentado desde o lançamento, só há pouco tempo estou tendo certa curiosidade no enredo e em saber como o autor trabalhou todas as questões que você citou no livro, principalmente o enfoque da visão degenerativa do protagonista. Deve ser mesmo uma história muito emocionante, mas especialmente inspiradora, não? Já fiquei mais empolgada para lê-lo após sua resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  27. Olá! Sempre leio elogios sobre esta obra, mas por mais que a curiosidade sobre a ideia do curta e a formação do personagem me despertem desejo para a leitura o restante da premissa (e o mais importante) acaba não me despertando nada. Eu não tenho muita paciência para "lição de moral" em leituras, principalmente quando há um personagem doente. Mas enfim, que bom que a leitura não tenha te decepcionado, ainda mais sendo uma grande fã do autor. Espero que a obra faça sucesso na Europa. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  28. Helloo, Diane! Tudo numa nice?!
    Eu percebi que você curte demais esse autor. Conheci ele por causa de outra resenha que você publicou aqui e quando você estava divulgando esse livro.
    Eu quero conhecer a escrita dele porque todo mundo comenta e porque ele fez algum barulho por causa desse livro, afinal, ele publicou pela Intrínseca que é uma editora bem grande. Parabéns ao autor que vai ser reconhecido internacionalmente.
    Acho que esse é o meu estilo de leitura, aparentemente pelo que eu li na sua resenha ahaha.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  29. Esse livro tá na minha lista!
    E já tem um bom tempinho rs
    Já o vi em alguns TOP's 5 em que o colocaram como de leitura super rápida e fluida, isso me deixa mais interessada!!

    Passando também pra te avisar que te indiquei em uma tag, viu?

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  30. Amo os livros do Maurício, esse ainda não li, mas tenho certeza que a história é tão apaixonante quanto de seus outros livros.
    Parabéns pela resenha!
    Beijo
    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Di,

    Que resenha maravilhosa! Nunca li nada dele e pretendo ler surpreendente em breve. Você me deixou ainda mais com vontade de lê-lo.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Amei a resenha! Gostei muito do estilo de escritor e já tinha ouvido falar desse livro antes.
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Nunca li nada do autor, mas vi e tenho visto muitas divulgações e boas opiniões sobre o livro. Tenho vontade de ler!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  34. Oiii!!

    Eu morro de vontade de ler Maurício, todo mundo diz que a escrita dele é maravilhosa e muito bem trabalhada. Nesse livro em especial. Amo livros que tratam sobre essa temática e fiquei feliz com sua resenha.

    Espero ler em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  35. Oi, Diane, tudo bem?

    Parece que todos os livros do Mauricio abordam o poder da amizade, né? Que bacana.
    Mas vou te contar um segredo...eu morro de medo dele. Eu o encontrei na Bienal, no estande da Intrínseca, mas nem cheguei perto, ele me dá arrepios! hahahahahahaha
    Eu tenho um amigo blogueiro que adora o trabalho do Maurício e fala pra eu parar com essa bobeira (eu sei que é bobeira mesmo) e ler um dos livros dele! Um dia lerei, e espero que meu medo desapareça! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  36. Oi, tudo bem?
    A diagramação desse livro é maravilhosa mesmo!
    Mas não gostei muito :( Já li outro livro do autor e fui com muita expectativa nesse, achei muitos diálogos forçados e os personagens não fluíram pra mim. No final, foi um livro bom, apenas.
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Olá!!!!
    Tenho inúmeros livros para ler haha Espero conseguir ler todos um dia kkkkkkkkkk
    bjoooos

    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Ei, Diane! Adorei a sua resenha!
    Fiquei muito curiosa e gostei muito do fato de que a história se passa no Brasil. Já entrou para a lista de desejados!
    Beijos!!

    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo