10 fevereiro 2016
Resenha # 33 : O Mundo de Sofia
Título : "O Mundo de Sofia"
Autor: Jostein Gaarder
Páginas: 560
Editora: Companhia das Letras
Ano: 1995
Quem me acompanha no skoob já sabe que tenho uma relação de amor e ódio com "O Mundo de Sofia", pois já o tentei ler duas vezes e antes de chegar na metade do livro acabava o abandonando, porém, nesses últimos dias tomei a decisão (novamente!) de retomar a leitura, assim, aproveitei o feriado e finalmente consegui concluir a leitura! No final das contas, achei a leitura bastante proveitosa e creio que os abandonos anteriores foram pelo fato do livro não ser adequado para a época que vivenciava.
O livro traz a história de Sofia Amundsen, uma norueguesa, que nas vésperas de completar 15 anos começa a receber correspondências anônimas e bem estranhas, contendo perguntas como "quem é você?" e "de onde vem o mundo?". Com o passar do tempo, as cartas filosóficas vão ficando mais complexas, até que Sofia descobre Alberto Knox como autor das tais cartas, então, ela passa a ter curiosas aulas de filosofia com esse senhor, onde ele a ensina sobre os principais capítulos da história da filosofia.
As coisas ficam absurdamente estranhas para Sofia quando ela começa a receber cartões postais vindos do Líbano, e o pior, são endereçados a Hilde Knag, pessoa totalmente desconhecida para Sofia! E os cartões vão ficando cada vez mais misteriosos, pois todos tem uma conexão com a protagonista, onde o remetente sempre a cita como intermediária das correspondências.
Em meio a muito mistério, Alberto, ensina Sofia sobre os pensamentos da antiguidade clássica, da idade média, da época moderna e da atualidade, isso sem falar dos vários filósofos mencionados.
"O mundo de Sofia" definitivamente não é um daqueles livros que lemos rapidinho, pois, ele exige uma dedicação á mais e muita atenção. A história principal é toda voltada para a filosofia e é ideal pra quem busca um primeiro contato com a filosofia ou gosta do assunto. Já a história secundária, a de Sofia, prende facilmente o leitor devido a todo o mistério que cerca a protagonista e as correspondências.
No geral, gostei de ambas as partes do livro, achei muito proveitoso saber de tudo que o autor mostrou sobre filosofia e também fiquei super curiosa com o desfecho dos mistérios de Sofia. Enfim, achei tudo muito interessante e afirmo com toda a certeza que Jostein Gaarder cumpriu o seu papel de ensinar filosofia de forma descontraída para leitores de todo o mundo.
Finalizo a resenha indicando o livro pra quem gosta de filosofia e pra quem curte um bom mistério.
Olá!
ResponderExcluirEu tive que ler esse livro na época da escola e lembro de não ter gostado, mas na época eu era apenas um jovem pré-adolescente que não sabia das coisas da vida. Pretendo um dia dar uma nova oportunidade para esse livro!
Adorei seu blog, já estou seguindo!
=D
http://osdragoesdefogo.blogspot.com/
Oi oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu já li esse livro, e até que gostei dele, apesar de ter bastante tempo e eu não me lembrar tão bem de tudo. Gostei daqui, já estou seguindo!
Um super beijo!
Lendo Distopias
Oi, Diane! Tudo bem? Curto muito filosofia, mas não sei se embarcaria nesse livro. Ele é muito grosso e tenho medo de a leitura se tornar arrastada... :/
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Oi Diane, tudo bem?
ResponderExcluirEu li este livro quando era adolescente. Lembro que na época não curti muito, mas quem sabe uma hora destas dou uma nova chance?
Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br
Oi, Diane!
ResponderExcluirEu meio que li esse livro obrigada e não curti muito. Não sou muito fã de filosofia.
Beijos
Balaio de Babados
Apesar de ser uma leitura mais lenta, devido a sua complexidade, desbravaria a obra, principalmente porque gosto de filosofia. E se ainda há partes sobre a vida da protagonista, melhor, isso deve deixar o enredo um pouco mais dinâmico.
ResponderExcluirÓtima resenha.
Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!
Oi
ResponderExcluireu li esse livro quando estava na faculdade e gostei muito, na época que li foi na matéria de Filosofia da comunicação porque a professora exibiu o filme/mini série baseada no livro e ele indicou, realmente a parte da sofia é envolvente e tem que ler com muita atenção.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Olá Diane, tudo bem ?
ResponderExcluirNunca li o livro mas me interessei por saber que se fala sobre filosofia nele. Vou procurar saber mais sobre !
Beijos !
http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/
Confesso que não curti muito o livro, mas que bom que você gostou!
ResponderExcluirBeijos,
Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/
Olá, Diane.
ResponderExcluirEu não gosto de filosofia e já li muitas resenhas negativas desse livro para que eu pegue ele para ler. Acho que não teria paciência para ler ele. Mas que bom que conseguiu concluir ele.
Blog Prefácio
Eu amo esse livro, Diane! Li há muito tempo e tenho a maior vontade de reler. Mas o tamanho e o assunto ainda não me deram coragem para repetir a dose! Hehehe! Gosto de filosofia, acho que pra quem não curte é mesmo uma leitura maçante. Que bom que conseguiu terminar e gostar!
ResponderExcluirBeijos, Entre Aspas
Gosto de filosofia e mistério. Muitas pessoas falam bem desse livro. Fico com muita vontade de ler! ^^
ResponderExcluirBeijos,
Monólogo de Julieta
Oi Diane,
ResponderExcluirEu morro de vontade de ler esse livro desde os tempos do meu curso de Letras, onde a maioria dos professores recomendavam ele. O curso passou e até hoje não li. Quero ver se compro a edição nova e leio e o mais importante, goste depois de tantas recomendações.
Bjs, @dnisin
www.sejacult.com.br
Ainda não criei coragem para ler esse livro. Talvez porque Filosofia não é muito a minha área. Um dia, quem sabe.
ResponderExcluirTe indiquei para responder uma TAG:
http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/2016/02/tag-sisterhood-of-world-blogs-award.html
Espero que goste!
Um abraço!
Olá! Eu já vi muita gente falando bem desse livro, e até tenho curiosidade de ler sabe? Mas tenho medo de a leitura ser arrastada pra mim, e além do mais eu não curto muito filosofia, mas com certeza irei dar uma chance ao livro
ResponderExcluirbeijos!
http://saboreandoasestrelas.blogspot.com.br