12 outubro 2021



Resenha # 230 : Belo Mundo, Onde Você Está


 


Título: "Belo Mundo, Onde Você Está

Autor: Sally Rooney

Páginas: 332

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2021



   Sempre tive muita curiosidade em conhecer a escrita de Sally Rooney, geralmente leio muita coisa boa a seu respeito, principalmente, sobre o livro Pessoas Normais. Então, quando a Cia das Letras me enviou o livro Belo Mundo, Onde Você Está  fiquei muito animada com a leitura por finalmente poder conhecer a escrita da autora e também pela sinopse que possui uma premissa bem interessante sobre identidade. Comecei a leitura com expectativas altíssimas e, num balanço geral, a leitura foi cheia de altos e baixos, teve momentos em que tive vontade de abandonar e em outros me envolvi a ponto de me identificar com os personagens. Seria esse o livro que virou minha cabeça do avesso?

    O livro traz a história de quatro jovens distintos, mas que tem algo em comum: ainda não encontraram o seu lugar no mundo. A romancista Alice conhece Felix, funcionário de um armazém nos subúrbios de uma pequena cidade costeira da Irlanda, pelo Tinder. No primeiro encontro, enquanto tentam impressionar um ao outro, a fagulha de algo mais aparece. Em Dublin, Eilleen tenta superar o término de seu último relacionamento. Ela sente falta da melhor amiga, que se mudou para o litoral, e acaba voltando a flertar com Simon, um homem mais velho que está em sua vida há tempos.

   Alice, Felix, Eilleen e Simon ainda são jovens, mas sentem cada vez mais as pressões decorrentes do passar dos anos. Eles se desejam, se iludem, se amam e se separam. Eles se preocupam com sexo, com amizade, com os rumos do planeta e com o próprio futuro. 

   Seriam eles as últimas testemunhas do acaso? Conseguirão encontrar uma forma de viver mais uma vez em um belo mundo?


   Belo Mundo, Onde Você Está é narrado em terceira pessoa e intercala o ponto de vista entre os quatro protagonistas, mas em sua grande maioria por Alice e Eileen. A narrativa da autora Sally Rooney pode causar um certo estranhamento no início, pois, a autora tem um jeito próprio de escrever os diálogos, sem o uso de pontuações e com as falas misturadas em discurso livre. Os diálogos e descrições ficam tudo junto e misturado em parágrafos enormes, e até o leitor pegar o jeito a leitura se torna muito confusa e cansativa. Confesso que esse tipo de narrativa juntamente com a falta de acontecimentos acaba tornando a leitura muito arrastada, porém, o leitor precisa ter em mente que Belo Mundo, Onde Você Está não é um livro sobre acontecimentos e reviravoltas, é um livro sobre personagens e seus sentimentos. Aqui a autora narra belamente sobre questões de vida, a obsessão da sociedade com pessoas famosas, amizade e sexo e ainda reserva um pedacinho do livro para retratar a pandemia. Com diálogos potentes, socos no estômagos e vontade de abraçar os personagens, Belo Mundo, Onde Você Está é um livro denso e cheio de camadas que precisa ser apreciado com um pouco mais de atenção.

   Os personagens são o ponto alto do livro, os quatro protagonistas estão na faixa dos 30 anos de idade, mas que ainda assim se encontram perdidos, em dúvida. Mesmo Alice, escritora bem-sucedida, está em crise com os rumos que sua vida tomou. Depois de uma internação e uma fuga para o interior, ela conhece Felix no Tinder, um cara social e financeiramente "inferior", trabalhador braçal e precarizado, e que vai provocar nela muita inquietação e desejo. O quarteto se completa com Eillen, melhor amiga de Alice, e Simon, amigo de infância de Eileen e primeiro amor, moradores de Dublin. Entre eles há muito desejo, amor, ilusão, confusão e em meio a tantos sentimentos á flor da pele, o leitor sente cada pedacinho, cada sofrimento, cada insegurança e dá aquela vontade de entrar no livro só pra dar aquele abraço apertado em cada um dos quatro protagonistas. Amei a forma como a autora criou personagens reais, com problemas reais e como elas lidam com isso. Só me senti incomodada (as vezes até revoltada kkk) em alguns pontos onde os personagens se sentem tão solitários que acabam aceitando qualquer coisa, algumas até abusivas... É aquela falta de amor próprio que chega a doer. 

   Belo Mundo, Onde Você Está é um livro que fala sobre sentimentos, ou melhor, aquela confusão de sentimentos que mantemos em nossa mente. É um livro que fala sobre o medo de viver só, sobre insegurança, sobre vazio existencial, mas, acima de tudo é um livro que fala sobre a dificuldade em expor o que verdadeiramente sentimos e como essa falta de comunicação acaba nos afastando de nossa felicidade. Além disso, Belo Mundo, Onde Você Está é um livro que traz várias críticas sobre o capitalismo, política mundial e diferenças de classes sociais e de gênero. A minha única ressalva sobre os assuntos abordados é que em alguns momentos em discussões entre os personagens, alguns apontavam Simon por ser católico e debatiam sobre a religião, não gostei desses trechos, pois, sou católica e ver os personagens contestando o que acredito foi bem chato... Sei que é apenas literatura, mas não gosto de misturar as coisas.

   Enfim, Belo Mundo, Onde Você Está foi uma leitura repleta de altos e baixos, em alguns momentos tive vontade de abandonar a leitura, mas, resisti até o fim, porque me identifiquei com as questões sentimentais do livro. E o maior aprendizado que essa leitura me deixa é a importância em trabalhar em nosso eu interior, pois, a forma como nos vemos, vemos o outro, vemos a vida...




19 comentários:

  1. Olá,
    Eu amei conhecer a escrita da Sally em Pessoas Normais, acabou se tornando um dos meus livros favoritos ever. Me conectei muito com a protagonista.
    Então fiquei curiosa com esse também e vejo que ela segue com alguns tiques parecido, como esse lance dos diálogos e as críticas pertinentes, que é bem da criação irlandesa.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Di, eu ainda não conhecia esse livro. Adorei a capa e achei a premissa bem interessante. E algumas histórias são assim mesmo. A gente não se prende totalmente e sente vontade de abandonar, mas ainda bem que foi até o fim. Afinal, sempre tiramos lições importantes. E essa lição sobre a forma como enxergamos a gente e outros, é a forma como vemos a vida... Fez todo sentido para mim! Dica anotada. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diane.
    Na época que lançou a série fiquei com bastante de vontade de ler o livro, até peguei o ebook dele. Mas acabei lendo tantas resenhas negativas dele que acabei desistindo hehe. E esse também não me interessou tanto assim hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oie, é muito difícil eu persistir em uma leitura se ela não está sendo proveitosa, mas as vezes quando tem elementos bons, a gente vai até o fim. Ainda não conhecia esse, e infelizmente a proposta não me agrada tanto.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Diane,

    Recentemente li um livro que não sabia se gostava ou não gostava, pois ele causou um misto de sentimentos rs.
    Não conhecia a obra e para ser sincera não me chamou tanta atenção para ler, quem sabe mais para frente?

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Pelo que me pareceu pela sua resenha é um livro com muitos altos e baixos e uma bagagem emocional cheia de acontecimentos e muitos gatilhos para nós mesmos. Uma leitura fluida e ao mesmo tempo delicada e com muita reflexão.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou só esperando chegar o meu pra poder conferir. Eu gostei bastante de Pessoas Normais e estou bem ansiosa pra esse.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi, Di.
    Primeiro que já amei a capa do livro, segundo que a história parece muito bem construída e super me identifiquei com a parte dos personagens ainda não terem se encontrado apesar da idade, ás vezes me pergunto se um dia de fato vou me encontrar kkkk.
    Beijos

    Blog | Te Conto Poeisa

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha visto essa capa, mas nunca tinha lido nada sobre o livro então amei sua resenha por conhecer um pouco mais da premissa dele. Não li nada da autora ainda, mas fiquei curiosa com essa história, parece trazer questões muito reflexivas.

    Beijos, Nanda Doria.
    http://www.nandadoria.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane.
    Nunca li nada da autora, mas pelo que comenta em sua resenha o livro tem uma história mais densa, imersiva e que nos faz refletir ao longo da narrativa. Confesso que não estou num momento para esse tipo de leitura, mas tenho visto muitos elogios à escrita da autora.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Diane,
    Que saudade de vir aqui.
    O que eu sempre ouço falar sobre os livros dessa autora é exatamente o que você disse, tem altos e baixos, e são livros lineares, sem grandes acontecimentos. Achei legal todas as reflexões do livro, mas confesso que não tenho muita paciência para o estilo de escrita da autora, e também não acho legal quando religião vira assunto.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Di, tudo bem?
    Fiquei em dúvida sobre solicitar esse livro ou não e, apesar dos temas mega atuais, acho que fiz bem em não solicitar. Eu li Pessoas Normais e ele me enervou demais! Tinha esquecido dessa característica dos diálogos da autora, e realmente foi algo que não deu match comigo. Mas fico feliz que sua experiência tenha valido a pena!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi
    eu já vi vídeos e li resenhas dos livros da autora, mas até o momento ainda não tive vontade de ler alguma história dela.
    Pena que a leitura não foi totalmente positiva, mas pelo menos conseguiu terminar a leitura, quem sabe goste mais de outro livro dela.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Di,
    Sabe que eu também tenho curiosidade de ler algo da Sally?
    Sei que vai ser um pouco mais lento, mais pesado até... Mas algumas obras valem o esforço, né? Nem que seja para termos uma opinião sobre elas! Preciso arriscar pelo menos uma vez!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Diane, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro , mas pelos seus comentários a trama faz você refletir sobre algumas questões. No momento não fiquei curiosa para conhecer a escrita da autora, mas quem sabe no futuro.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Diane! Eu não li nada desta autora ainda e suas obras me parecem bem fora de minha zona de conforto. Acho que é uma obra que leva a refletir e gostaria de conferir em breve. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Amei a resenha. Eu estava bem curiosa com esse livro, sempre quis ler os livros da autora, mas sinto que seriam aqueles livros mais lentos de ler, sabe?
    a capa é bem bonita
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Diane,
    Pela sua resenha, eu acho que não teria paciência em ler esse livro. Fico meio agoniada de escrita bagunçada, sem os pontos tradicionais de ortografia. Acho que acabaria abandonando.
    Muito boa a sua resenha ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Diane,
    Adorei ler sua resenha. Não só pelo livro, mas foi bem esclarecedora para mim. Me identifiquei logo no início, sobre a curiosidade sobre a escrita da autora, principalmente por conta dos tantos elogios que sempre leio.
    Entretanto, a curiosidade é grande mas nunca de fato me atraí pelas histórias. E não foi diferente com esta. Parece interessante, mas não é algo que me atrairia de imediato.
    Saber sobre as caracteristicas de escrita, tenho a certeza que me incomodaria bastante, e isso atrapalharia minha experiência de leitura. O melhor será mesmo acabar na curiosidade e não correr o risco de me decepcionar.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo