16 abril 2021



Resenha # 214 : A Livraria dos Achados e Perdidos




Título: "A Livraria dos Achados e Perdidos"


Autor: Susan Wiggs


Páginas: 368


Editora: Arlequin


Ano: 2020


Adicione no Skoob




   Depois de ter fritado o meu psicológico com o livro Bem Vindos ao Paraíso (clique aqui e leia a resenha), tudo o que mais precisava no momento era uma leitura leve e que acolhesse esse coração de leitora, sendo assim, resolvi tirar da estante o livro A Livraria dos Achados e Perdidos, da autora Susan Wiggs! Esse livro foi um presente que ganhei já faz alguns meses e estava muito empolgada pra ler, pois só tenho ouvido comentários elogiosos sobre ele e muitos leitores já tinham me recomendado nas redes sociais do blog, então, ANIMAÇÃO era a palavra que me definia quando iniciei a leitura e, talvez, só talvez, toda essa animação tenha me atrapalhado um pouco!

   O livro traz a história de Natalie Harper, uma mulher que depois de uma triste tragédia herda a charmosa, mas praticamente falida, livraria de sua mãe, localizada num prédio histórico no centro de São Francisco, na Califórnia, e a responsabilidade de cuidar do seu avô Andrew, cada vez mais debilitado. Com a recusa de Andrew em vender a loja, Natalie deixa sua antiga vida - segura, confortável e previsível - para trás e volta para São Francisco determinada a recuperar a livraria que um dia foi seu lugar favorito no mundo. 

   Porém, sua vida se parece mais com um livro de horror do que com um conto de fadas. O prédio está caindo aos pedaços, as dívidas se acumulam rapidamente, a saúde do avô entra em declínio e ela não consegue ver uma luz no fim do túnel.Natalie precisa de um sinal, ou pelo menos de um livro que a ajude a resolver seus problemas, mas em vez disso recebe Peach Gallagher, contratado por sua mãe para fazer reparos no prédio. 

   À medida que Peach começa seu trabalho, Natalie se vê envolvida numa jornada de novas conexões, descobertas e revelações, de artefatos antigos escondidos nas paredes da livraria até verdades inexploradas sobre sua família, seu futuro e seu coração.



   A Livraria dos Achados e Perdidos é narrado em terceira pessoa sob o ponto de vista da protagonista Natalie, o que possibilita ao leitor acompanhar toda a sua evolução no decorrer da história. A narrativa de Susan Wiggs é extremamente envolvente, delicada, gostosinha de ler e me fez rir como boba nos momentos fofos e sentir os olhos lacrimejarem nos momentos mais impactantes. Porém, um ponto que me incomodou na narrativa foi que os flashbacks de Natalie com a mãe surgiam, ao meu ver, de forma brusca e desorganizada, o que pode causar uma certa confusão. Além disso, também tive uma ressalvazinha quanto ao excesso de coincidências milagrosas que aconteciam pra salvar a protagonista, isso me irritou um pouquinho hehe... No mais, é um livro adorável, de leitura agradável, e gostoso demais de acompanhar! Por se tratar de um livro que se passa em uma livraria e tenha como protagonista uma livreira, o livro possui muitas referências literárias e encanta todos os apaixonados por livros (a autora disponibiliza uma lista no final com todas as referências utilizadas). É uma obra que homenageia os livreiros, escritores, e, principalmente, os leitores, focando na importância da leitura em nossas vidas e em quantas lições podemos aprender mesmo quando se trata de um livro de ficção.
   Os personagens são bem carismáticos e rola uma identificação bem fácil por se tratar de personagens que são leitores! Natalie é uma protagonista incrível, que dá uma aula de superação e é muito bonito acompanhar toda a sua evolução ao longo do livro. É notável o amor de Natalie pelo avô, pela livraria onde foi criada, pelos livros e pelo legado deixado por sua mãe, mesmo com todos os problemas envolvidos. Sua jornada vivenciando o luto e a dor da perda e precisando arranjar força e determinação que ela nem imaginava possuir foi uma montanha russa de emoções, tendo sido gratificante ver seu amadurecimento e crescimento durante a história. Além de Natalie, a trama conta com personagens secundários carismáticos e apaixonantes, como a esperta Dorothy Gallagher, o apaixonante Peach Gallagher e o avô fofo e simpático de Natalie. O único ponto que não me agradou muito foi o romance, pois mesmo tendo sido construído aos poucos e com o convívio diário do casal, acabou se resolvendo no estilo instalove sem nenhum aprofundamento.
   A Livraria dos Achados e Perdidos é um livro muito fofo que fala sobre livros e leitores e que nos lembra o porquê de amarmos tanto os livros! É um livro que fala sobre sentir o cheiro e o toque suave das páginas, da capa dos livros quando estamos em uma livraria, das conversas com aquele livreiro que sabe certeiramente o livro que estamos precisando para cada momento. Além de muito universo literário, A Livraria dos Achados e Perdidos é uma história tocante, com muito amor não só no sentido romântico, mais familiar também, um amor pelo qual sentimos por aqueles que não estão mais conosco fisicamente, mas que permanecem nas pequenas coisas que fazem parte das nossas vidas e das nossas lembranças.
   Enfim, parece que critiquei um pouquinho A Livraria dos Achados e Perdidos, mas o livro não é ruim, pelo contrário, ele é uma ótima opção pra quem busca uma leitura mais despretenciosa cuja função é entreter. Delicado e muito envolvente, A Livraria dos Achados e Perdidos é aquele típico livro ideal pra ser lido naquela tarde preguiçosa de domingo!




12 comentários:

  1. ameeei a resenha, estou quase terminando o livro, é realmente muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Estou doidinha para ler este livro! Isso de trazer esse amor aos livros, que somente nós sentimos, é algo que sempre mexe com nosso coração.
    Mas pelo que li acima, é esse amor aos livros, mas também o romance, o recomeçar e isso deixa toda a história ainda mais gostosa e leve!!
    De coração, quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Oi Di,
    Esse livro está na minha lista, eu acho a capa e premissa tão amorzinhos!
    Vou ter em mente que nem tudo é perfeito, mas que pode ser uma delicinha de leitura, estou de olho nos preços para adquirir meu exemplar.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Diane, tudo bem?
    Apesar de algumas ressalvas, o livro parece proporcionar uma leitura agradável. Fiquei com vontade de ler!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Diane!

    Eu li esse livro há poucos dias atrás e amei demais a leitura leve, apesar da história ter começado de maneira trágica. Estava realmente precisando desse romance na minha vida!
    Amei sua resenha!
    Xero,
    Drica.

    ResponderExcluir
  6. Olá Diane!
    Estou doida pra ler esse livro e cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais curiosa em conferi isso tudo que estão comentado. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane! Quando vejo um livro com livraria no título já fico doida para ler, até hoje nunca me decepcionei e este aqui eu espero que me agrade bastante. Eu vou ler em maio em uma leitura coletiva e já mais ligada no que encontrar depois de sua resenha. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diane
    Também achei o livro fofo, m as eu não curti a parte final, as coisas acontecem muito rápido e o romance também, como você comentou. Apesar de ter gostado da história no todo, eu acho que o começo foi dramático demais, deixando o tom da história muito melodramático. Mas no fim é bom!
    beijo
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Creio que para os leitores tolerantes, as suas ressalvas passam despercebidas. Gostei de conhecer mais sobre esse livro, achei mesmo que ele é ótimo para se ler depois de uma história mais densa, ou como você disse, de forma despretensiosa. Ahh e achei linda a capa dele.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ✩ Participe do Top Comentarista de Abril!

    ResponderExcluir
  10. Eu vi tua resenha mais cedo no ig e, mesmo com as críticas, eu quero ler esse livro. É sempre bom a gente pontuar uns detalhes que não gostamos na leitura, mesmo que ela tenha sido ótima.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Oi
    parece ser uma história gostosinha de se ler, a sinopse dela chama a minha atenção.
    Pena que os flashbacks da história acabou desagradando.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Hey Diane o/

    Esse parece aquele livro sessão da tarde e que também é uma pantufinha de coração, fofo e que aquece. Entendo quando você comenta sobre os defeitos mas que isso não diminui o livro.
    Tem livros que acabam cumprindo um propósito específico, esse no meu caso, seria que nem aquelas comédias românticas para ver numa tarde fria e chuvosa.

    Boas leituras,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo