14 outubro 2019



Resenha # 161 : O Último Adeus




Título: "O Último Adeus"
Autor: Cynthia Hand
Páginas: 352
Editora: DarkSide Books
Ano: 2016
Adicione no Skoob


      O Último Adeus é um livro que sempre me despertou o interesse por trazer uma premissa intensa e emocionante, além é claro, do fato da Darkside Books ter feito uma diagramação que beira a perfeição capaz de encher os olhos de qualquer leitor. Comecei a leitura com milhares de recomendações, cheia de expectativas e, felizmente, Cynthia Hand conseguiu suprir todas elas e ainda me surpreender!
   O livro traz a história de Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz.
   O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante.
   O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.
   O Último Adeus é narrado em primeira pessoa pela protagonista Lex e a narrativa intercala entre o presente (mostrando que a vida continua) e anotações escritas por Lex em seu diário (uma recomendação do seu terapeuta para ajudá-la a lidar com o problema em expressar o que sentia). Diferente de alguns livros que tratam da temática, suicídio, O Último Adeus mostra a realidade de quem ficou, os sentimentos e pensamentos, as fases do luto na qual não são fáceis de lidar. A escrita de Cynthia Hand é tocante, real, humana e, mesmo não tendo grandes reviravoltas, nos toca diretamente no coração e é simplesmente impossível não sentir as mesmas dores da protagonista e sua família.
    Os personagens foram muito bem construídos e são bem próximos do real, o que facilita muito a aproximação e envolvimento do leitor. Lex é uma garota extremamente inteligente, amante de matemática, mas que não consegue lidar com seus sentimentos após a morte de seu irmão, o que a deixa isolada e carregando consigo culpas que não fazem sentido. Ao longo da narrativa acompanhamos a jornada de Lex aprendendo a seguir em frente e tentando perdoar a si mesma por não ter percebido que algo estava errado com seu irmão e, ao mesmo tempo, tentando perdoar o próprio Tyler por não ter pedido ajuda.
    O Último Adeus é um livro sobre as causas e consequências do suicídio, pra quem fica. Fala sobre sentimento de culpa, impotência e da importância de seguir em frente, apesar de toda a dificuldade e dor. É sobre perdoar  ao próximo e a si mesmo, sobre se reencontrar, sobre dar a volta por cima. Além de tudo, O Último Adeus, ressalta a importância de pedir ajuda, de procurar alguém quando as coisas parecem maiores do que a gente consegue suportar.
   Enfim, O Último Adeus é uma explosão de sentimentos! Esse livro me fez chorar, me fez sentir dor, mas, também me proporcionou uma ótima experiência, onde me fez refletir sobre a importância de uma boa conversa e como podemos ajudar o próximo com pequenos gestos. Leiam, por favor, leiam esse livro!!!!


Os serviços de apoio à vida estão sempre abertos e, por mais assustador que seja falar o que está passando em sua cabeça, é muito importante encontrar força para isso. O que temos de mais poderoso em nós e a nossa voz!
CVV (Centro de Valorização à Vida): http://www.cvv.org.br/




16 comentários:

  1. Oi, Diane como vai? Eu estou namorando esse livro já faz um tempo para o ler, de acordo com sua resenha é uma leitura que irá me agradar por completo, pois gosto de obras assim, que fazem sentir um turbilhão de sensações. Amei sua resenha, abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane, tenho vontade de conhecer a narrativa da autora, adorei saber que é tocante e real, gosto de livros que nos tocam conforme lemos!
    Adorei a dica!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Oi Diane.
    Eu li O Último Adeus e também gostei bastante. O mais legal para mim, foram as construções dos personagens principalmente da Lexie e de sua mãe que tornaram tudo mais real.
    Amei sua resenha.
    Me fez recordar a narrativa.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diane.
    Eu fiquei muito interessada nesse livro desde que lançou. A DarkSide arrasa sempre. Mas ainda não consegui ler ele. No momento não estou muito para livros com esse tema, mas quero conferir ele sim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, como vai?
    Eu não sabia desse livro. É um pouco diferente dos que vejo a Darkside lançando. Um livro saber abordar um tema tão pesado e delicado de forma perfeita é algo muito interessante. Afinal, o suicídio de alguém causa um impacto na vida de várias pessoas, não só da de quem se foi. Eu leria mas sei que me emocionaria com a leitura

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  6. Oi Diane! Eu já li outras obras da autora e amei e tenho certeza que com esse livro não vai ser diferente. Boa semana para você.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane,
    Ainda não li nenhum livro da editora, acredita?
    Mas esse está no meu top de desejados deles, pois adoro abordagens envolvendo saúde mental. Como uma pessoa que lida com isso, acho importante demais falar sobre, e através da leitura é ainda melhor.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Oiii Diane

    Eu quero muito ler esse livro, acho que vai me emocionar bastante. Tenho ja anotado na lista, vamos ver quando surge a oportunidade de conferir.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. QUE LIVRO MARAVILHOSO! Eu passei por algumas coisas na minha vida que me fizeram ter grande apreço por qualquer coisa que possa ser de ajuda para aqueles que tentam o suicídio ou precisam lidar com alguém que tem essa tendência. Por isso, eu amei poder conhecer um pouco mais sobre esse livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Há algum tempo quero ler esse livro, mas a sua resenha me deixou especialmente curiosa, contando um pouco sem contar tudo! Também me interesso pela temática suicídio, mas a abordagem focada na irmã de quem cometeu suicídio deve ser peculiar. Os demais temas abordados, como divórcio e provas finais na faculdade também devem dar um ar bastante dolorido ao livro. Já quero ler! Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
  11. Tenho esse livro há muito tempo na estante, mas ainda não encontrei o momento certo de fazer essa leitura. Ler a sua resenha e saber o quanto esse livro te emocionou, só me faz perceber que eu ainda não estou pronta para essa história!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Eu não sabia bem do que esse livro tratava e acabei ficando: "MDS!!! Que livro mais tocante esse."
    Eu acho que livros se tornam necessários, principalmente que é sempre difícil falar sobre assuntos como esse.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Nunca tinha parado para prestar atenção nesse livro e sua premissa. Achei bem interessante e dentro da temática foge um pouco do padrão por dar foco em quem fica e seus sentimentos, gostei bastante da sua resenha e pretendo dar uma chance a essa leitura o mais breve possível.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Diane!
    A Darkside, como sempre, arrasando em suas edições. Esse é um dos meus desejados, quero muito ele na minha estante. A história parece ser daquelas com muitas emoções, bem do jeito que gosto. Não vejo a hora de tê-lo. *-*

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  15. You could possibly get started which has a awareness in what precisely you may assert, however , commonly, this differences plus molds suitable coherent disagreement whilst you produce that newspaper. https://imgur.com/a/pgmrJv3 https://imgur.com/a/SllR6TM https://imgur.com/a/p2r2otI https://imgur.com/a/NeA6uPB https://imgur.com/a/hVDuoDR https://imgur.com/a/5PN0PoI https://imgur.com/a/BhxQwxR

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo