16 outubro 2019



Resenha # 162 : Rainhas Geek




Título: "Rainhas Geek"
Autor: Jen Wilde
Páginas: 256
Editora: Planeta de Livros Brasil / Minotauro
Ano: 2018
Adicione no Skoob


      Foram muitas coisas que me fizeram ler Rainhas Geek, num primeiro momento fui atraída por essa capa belíssima, depois fui conquistada pelo universo nerd que a premissa prometia e, por último, fiquei impressionada com a quantidade de comentários elogiosos que encontrei pelas redes sociais. Tem jeito de ignorar tudo isso? Sendo assim, comecei a leitura cheias de expectativas e, como já era de se esperar, Jen Wilde supriu todas elas e ainda me deixou com aquele gostinho de quero mais!
   O livro traz a história de Charlie, Taylor e Jamie, três melhores amigos que estão realizando o sonho de participarem da SupaCon (evento bem parecido com a nossa Comic Con). Charlie é atriz, youtuber e uma das principais atrações da convenção, na qual ela pretende mostrar a seus fãs como superou o término com seu ex-namorado e parceiro no filme em que atuou. Quando Reese chega inesperadamente para a convenção, Charlie percebe que sua tarefa vai ser mais complicada do que imaginava. Contudo, para sua sorte, a youtuber Alyssa - de quem Charlie é fã - é outra atração do evento e começa a se aproximar dela. É quando Charlie começa a desconfiar que seu crush por Alyssa pode estar sendo correspondido.
   Ao mesmo tempo, acompanhamos as aventuras de Taylor, que está super empolgada com o evento, mas lidando com as dificuldades que sempre a acompanham - como seu desejo de ser invisível, e suas resistências às mudanças. Extremamente fã de uma série de livros, ela encontra a possibilidade de conhecer sua maior ídola - a autora da série- em meio a um concurso de cosplay, do qual ela só conseguirá participar se deixar de lado os medos que costumam tomar conta dela.
    Durante a maior convenção Geek do planeta, os três terão que decidir qual o próximo passo de sua jornada, enfrentando a opinião pública, os limites impostos por uma sociedade carente de empatia e o medo de não ser o bastante.
    Rainhas Geek é narrado em primeira pessoa e intercala os capítulos sob os pontos de vista de Charlie e Taylor, deixando o livro com um ambiente bem feminista. A narrativa é extremamente delicada, doce, dolorosa nos momentos certos e tão fluida que pode ser lido em poucas horas! Jen Wilde tem uma capacidade ímpar em nos emocionar e durante a leitura dá a impressão de que estamos na pele dos personagens, além disso, a autora ainda recheou a obra com críticas a sociedade e aos rótulos que a mesma impõe, trazendo uma certa riqueza e momentos de reflexão. Não posso deixar de mencionar também as centenas de referências ao universo geek, que dá uma dinâmica bem legal para o livro.
    Os personagens são extremamente carismáticos e a amizade entre os três jovens é muito linda e inspiradora. Charlie é uma personagem bem forte, extrovertida e exala confiança por onde passa, porém, devido a traição de seu ex-namorado e o medo de assumir para o mundo que é bissexual a torna escrava da opinião alheia. Taylor é o completo oposto da amiga, ela é muito ansiosa, tímida e durante a SupaCon terá de enfrentar seus maiores medos na tentativa de realizar seus sonhos. Já Jamie, é um personagem secundário já que os capítulos são narrados apenas no ponto de vista das garotas, mas ele tem uma importância gigantesca no enredo. Fiquei encantada com a forma carinhosa e atenciosa que ele tem por suas amigas. Apesar de serem bem diferentes, se unindo apenas pela paixão por coisas geeks, cada um enfrenta seus próprios dilemas e tudo isso é passado para o leitor de uma maneira bem próxima. Desta forma, ao mesmo tempo que sentimos empatia por eles também temos a oportunidade de nos reconhecermos na história e sentir o que eles sentem.
   Com um enredo jovem e atual, Rainhas Geek é um livro que aborda muitos temas importantes tratados com extremo cuidado pela autora. Fala sobre machismo e como as mulheres devem ser mais unidas, fala sobre sexualidade, gordofobia e cyberbullying, já que vivemos em um mundo repleto de ataques virtuais e de como é fácil ridicularizar, ofender e oprimir pessoas com apenas um aparelho em mãos. Mas, acima de tudo, Rainhas Geek é um livro sobre amizade, sobre superação, sobre acreditar em nossos sonhos e enfrentar os nossos medos, afinal, a vida é uma só e não vale a pena deixar de viver momentos inesquecíveis por medo do que os outros vão pensar de nós.
    Enfim, Rainhas Geek é um livro extremamente gostoso de se ler, divertido, fofo e tem quotes maravilhosos! Indico esse livro para todos os adoradores de coisas nerds... Vocês vão amar!!!




13 comentários:

  1. Ola!
    Ainda nao li mas esta na lista. Acho a sinopse super fofa e a capa muito bonita embora deteste rosa KKKK. Fiquei curioso pra saber como o autor trabalha a problematica de sexualidade da personagem. Parece interessante.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diane como vai? Essa obra desperta minha curiosidade em lê-la. Amei sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Diane, eu adoro um universo Nerd, mas são poucos os livros que me ganham, este livro está na minha lista de desejados. Adorei a dica e de saber que é um livro gostoso de se ler!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  4. Acho importante livros que são atuai e tratam de temas sérios como bullying e até gordofobia, muitos jovens passam por isso. Gostei muito da história ser voltada a um evento Nerd, bem criativo e inteligente

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diane!
    A capa desse livro é linda e só isso já me chamou atenção. Gostei de saber que ele trata bastante sobre amizade e temas mais fortes, mas com leveza. Vou deixar na minha wishlist, pois parece um livro que eu gostaria de ler.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Que capa mais interessante! O livro parece ser muito bacana, pois além de ter uma estória interessante, aborda vários temas importantes. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa e sua resenha me deixou com vontade de conferir essa história.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. adorei conhecer o livro, trata mesmo de temas modernos e atuais e fiquei bem curiosa pra ler tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diane!

    Ainda não conhecia a obra, mas parece ser uma história bem leve, atual e que trata de temas importantes, fiquei bem curiosa em conferir! A capa também é linda <3

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Confesso que a premissa não me chamou a atenção, então não seria o tipo de livro que em um primeiro momento eu leria, mas eu amei o fato de conter assuntos que precisam estar sempre em pauta para serem discutidos. Ahh, e essa capa é mesmo linda!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Diane!
    Meu sonho é pintar o cabelo da cor dessa capa hahhahahahhaa
    Acho a premissa bem importante de ser discutida, mas no momento não ando curtindo muito romances YA. Super anotada a dica para o futuro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Que premissa maravilhosa!!! Tudo no livor me interessou desde essa ambie natação de mundo geek como a representatividade. Já quero ler agora.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!
    Primeiramente que capa maravilhosa e quando eu vi o título já imaginei um pouco do nosso mundinho nerd mesmo.
    Adorei a premissa da história e como ela vai falar de tantos assuntos necessários e que atinge todos nós de certa forma.
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo