03 maio 2017



Resenha # 84 : Garotas de Vidro





Título: "Garotas de Vidro"
Autor: Laurie Halsen Anderson
Páginas: 272
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Adicione no Skoob

       Hoje trago pra vocês  a resenha de Garotas de Vidro! Tenho esse livro na minha estante já faz um tempão, mas, por algum motivo sempre acabo deixando o de lado. Já tinha ouvido excelentes comentários sobre a obra, principalmente, que era muito impactante e realista, sendo assim, já iniciei a leitura psicologicamente preparada para qualquer acontecimento que viesse acontecer.
   O livro traz a história de Lia, uma garota totalmente obcecada pela magreza, e todo esse vício pelo corpo perfeito acaba a deixando cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Tudo fica mais difícil quando ela recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer.
     O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de  duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias e criar metas inaceitáveis de peso nunca é o bastante. Ao omitir seu desespero, ela apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.
   Numa história impactante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade, conhecemos de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.
   Garotas de Vidro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Lia a partir da morte de Cassie, desta forma vamos adentrando em sua vida atual ao mesmo tempo em que, de acordo com suas alterações de humor, vamos conhecendo seu passado por meio de memórias da própria protagonista. Lia e sua melhor amiga Cassie possuem transtornos alimentares, Lia tem anorexia e Cassie é bulímica. Logo no início ficamos sabendo que elas fizeram uma aposta para ver quem ficaria mais magra, mas Cassie acaba morrendo, e agora Lia é atormentada pelas suas lembranças e pela culpa por não ter ajudado a amiga quando ela mais precisou.
   O livro trata de assuntos bastante polêmicos como a automutilação, privação do sono, alucinações, e tudo isso é abordado pela autora de forma bem direta e sem ser piegas. Garotas de Vidro não é um livro leve, calmo e fácil, pelo contrário, toda a narrativa é dolorosa e perturbadora, pois, é muito triste ver que uma obsessão por um peso irreal levou a protagonista a um estado de doença tão forte, vemos diante de nossos olhos Lia perder sua vida pouco a pouco e sem ninguém capaz de lhe mostrar um caminho diferente, é muito triste ver que ela podia ter tudo, mas, que diante de suas metas mirabolantes do “peso ideal” acaba a levando para um poço cada vez mais fundo, e o leitor acompanha tudo isso de mãos atadas, pois não podemos fazer nada, e por mais que se trate de uma ficção, é fato que existem milhares de jovens nessa mesma situação, o que deixa a obra com uma carga dramática ainda maior.
    Enfim, como vocês devem ter percebido pela minha resenha, Garotas de Vidro é uma leitura bem densa, que faz o leitor ficar aflito diante de tantos erros da protagonista. Tenho certeza que o livro vai te fazer sofrer, vai te incomodar, vai te fazer entrar em um mundo diferente, mas, que vale muito a pena ler, principalmente, se você curte leituras de auto-aceitação e que mexem com o psicológico.




22 comentários:

  1. Ola
    Sempre tive muita curiosidade em fazer essa leitura, especialmente por conta de todos os comentários que ja li a respeito. Imagino mesmo que nao seja uma leitura leve, mas muito marcante pelo que pude compreender em seus comentários. Espero poder ler também!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá essa foi uma das minhas primeiras leituras em 2015, foi um livro intenso cheio de significados com lições que vou levar pra vida, na minha opinião é uma leitura importante para muitas jovens, e um alerta para sociedade ficarem de olhos abertos para possíveis problemas com nossos adolescente, o triste fim de Cassei me deixou muito chateada logo no inicio da leitura e percebi que não se tratava de um livro comum, parabéns pela resenhas, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Garotas de Vidro é um dos meus livros favoritos, e também um dos que mais mexeram comigo. Eu gostei muito de como a autora abordou o tema transtornos alimentares e de personalidade. É um livro bem incômodo, mas que deveria ser lido por boa parte dos adolescentes (não digo todos, pois pode conter alguns gatilhos beem pesados). Gostei muito da sua resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Não me lembro de já ter ouvido falar sobre o livro e toda a história me pareceu bastante interessante, porém acho que não leria no momento. Com os temas abordados, parece mesmo ter uma trama bem forte e uma história um mais pesada. Ainda assim, fiquei curiosa e pretendo conferir algum dia a história!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ser um livro difícil, foi um livro que eu gostei demais e acho que poderia ser leitura obrigatória nas escolas, porque infelizmente, o tema é master relevante.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura... Mesmo que densa, deixou-me curioso...

    Bem, um ponto positivo e o facto de tratar tantos temas polémicos, e também o de fazer o leitor ficar aflito com o que ocorre com a protagonista! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Me deparei com o livro a um tempo atrás e não tive coragem de fazer a leitura. Ainda não estou num momento de leituras densas e de tamanha magnitude, mas amei a resenha e o modo como descreveu o livro. Desejo poder fazer a leitura em breve.
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Dih!
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas sempre leio muitos elogios para ele. Fiquei contente por a leitura ter te agradado, apesar de ter sido densa.
    Os temas, apesar de polêmicos, parecem ser muito bem trabalhados. Espero que esse livro toque meu coração e me faça pensar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Gostei muito da história, é uma ficção que nós faz abrir os olhos para a nossa realidade. Acho que é o tipo de livro, que nós deixa em uma ressaca literária, por alguns dias. Só por sabermos que isso é mais normal do que imaginamos. Infelizmente a ditadura do corpo perfeito, mata muita gente.

    gostei muito da dica.

    abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Quando esse livro lançou não me chamou tanto a atenção. Mas esse ano li um livro sobre bullying e fiquei mais interessada em ler livros com essa temática ou sobre outros tipos de problemas enfrentados principalmente pelos jovens.
    Essa autora sempre escreve livro nessa linha, e a Valentina até lançou um dela o Fale! e a promessa é que em breve publico outro em que a temática central será o alcoolismo.
    No caso de Garota de Vidro, o que mais me chama a atenção é que hoje em dia vejo pouco falando sobre a ditadura da bela e quantos jovens ainda sofrem com isso, parece coisa de época, mas infelizmente na realidade é algo rotineiro.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Primeiro gostaria de parabenizá-la pela ótima resenha! Menina, fiquei com muita vontade de ler esse livro mesmo sendo a primeira vez que vejo falarem dele.

    Nunca li nada sobre o tema e fiquei bem curiosa para conhecer a história pelo ponto de vista da Lia, obrigada pela dica!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie amore,

    Tão bom quando pegamos livros que já estão na estante a algum tempo né!
    E esse parece ter uma história bem intensa e os assuntos polêmicos me chamaram ainda mais a atenção. Dica anotada por aqui!
    Parabéns pela resenha!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro, pensei que pelo título seria algo no estilo fantasia e fiquei surpresa ao saber que o livro trata de temas séries como automutilação e anorexia. Fiquei interessada em ler, apesar de parecer ser uma leitura difícil.
    Obrigada pela dica, tentarei ler o mais breve o possível.

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Se tem uma coisa que eu sinto dificuldade em entender é o tal do transtorno alimentar. Sei que existe um ditadura da beleza e que muitas pessoas ficam obcecadas em atingir a perfeição. Mas eu sinto tanto prazer em comer que sinto dificuldade em entender o que acontece e, por isso, teria dificuldades em ajudar caso alguém próximo a mim precisasse. Por isso acho esse tipo de livro importante. Nos ajuda a entender algo fora da nossa realidade.
    Por ser uma leitura densa, eu não leria no momento, mas vou anotar a dica pára ler mais pra frente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oie! Tudo bem?

    Na época que esse livro lançou eu estava louca para realizar a leitura dele, mas infelizmente o tempo foi passando e a vontade foi ficando para trás e por mais que sua resenha tenha me dado um bom deja vu, não irei ler essa obra muito em breve, mas quem sabe num futuro próximo!

    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Faz um bom tempo que Garotas de Vidro está na minha lista de desejados, mas como está difícil encontrar o livro por um preço bacana, acabo deixando passar. Porém, vejo agora que vale a pena adquiri-lo. Distúrbios é algo muito sério e acho incrível a coragem da autora de abordar esses temas em seu livro, pois muita gente não leva essas doenças a sério, acha que é frescura ou falta de Deus. Acho bom saber que é uma leitura que incomoda o leitor e que o faz com que saia da zona de conforto, pois é assim que as mudanças acontecem. Agora estou com muito mais vontade de ler. Espero fazer isso em breve.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Essa capa sempre chamou minha atenção, mas não fazia ideia do que se tratava o livro.
    Achei a premissa interessante, mas pelos temas abordados, não é uma leitura que eu pretendo fazer agora. Como você disse, são temas difíceis e a leitura é densa e mexe com o leitor. Por esse motivo, não pretendo ler agora.
    Mas adorei sua resenha e vou deixar a dica anotada para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Tenho vontade de ler esse livro, sempre achei a capa muito bonita!

    Acredito que um romance com o tema deva ser incrivelmente tocante. É diferente você ouvir falar de transtornos e ter protagonistas as quais pode ter alguma afinidade estarem dominadas por tal coisa.

    Admito que não sabia que a historia era essa e isso me deixou com mais vontade de ler!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Tenho que confessar que vendo a sua resenha eu não poderia querer uma descrição melhor do que a que você fez. Me lembro até hoje de quando eu li esse livro, então realmente você o descreveu perfeitamente ao falar que é um livro que incomoda, que trata de temas fortes e pesado, que a autora não romantiza ou suaviza, é uma obra que você fica a pensar sobre por muito tempo e te faz conhecer coisas que antes você desconhecia... Realmente é um livro que não é para qualquer um, mas que é incrível em sua temática!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  20. Vejo esse livro faz tempo, eu sabia que se tratava de uma personagem com bulimia, mas não passava disso. Parece uma leitura bem profunda e doída, vou procurar ele pra ver se flui a leitura.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  21. Já tive este livro em minha estante e dei de presente para uma prima que estava gostando de ler!
    E sempre pensei em comprar de novo mas com tanta correria fui deixando de lado!
    Curti muito tua resenha
    E amo livros intensos
    Vou colocar na lista de leituras

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem??? A pergunta que estou me fazendo é: como eu nunca tinha ouvido falar nesse livro??? Simplesmente amei o enredo, acho que é uma leitura densa, atual e bastante reflexiva. Já quero! Bjossss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo