10 abril 2017



Resenha # 82 : Nada Mais a Perder




Título: "Nada Mais a Perder"
Autor: Jojo Moyes
Páginas: 400
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Adicione no Skoob

   Sempre tive muita vontade de ler algo da Jojo Moyes, pois a blogosfera está transbordando de resenhas positivas de suas obras e tenho certeza que sou a única blogueira literária que até então não tinha lido nada dela. Optei por ler Nada Mais a Perder por ter me atraído pela sinopse (óbvio!) e porque havia lido pouquíssimas resenhas sobre o livro, ou seja, ainda não tinha nenhum spoiler sobre a obra.
   O livro começa na década de 60 com a história de Henri Lachapelle, um jovem cavaleiro de origem simples, mas de tanto talento que consegue ser admitido na mais famosa academia de hipismo da França, chamada Le Cadre Noir. Contudo, reviravoltas da vida o levaram da França a Londres, onde ele agora, nos tempos atuais, vive em um simples conjunto habitacional. Sem nunca abandonar o amor pela antiga carreira, aos trancos e barrancos Henri ensina a neta, Sarah, a montar o cavalo Boo, na esperança de que o talento da dupla seja o passaporte para uma vida melhor e mais digna para todos. Mas um grande golpe muda mais uma vez os planos de Henri Lachapelle, e Sarah se vê entregue à própria sorte, lutando para, além de sobreviver, cuidar de Boo e manter os treinamentos.
   Ao mesmo tempo conhecemos Natasha, uma advogada especializada em representar crianças e adolescentes envolvidos com crimes ou em situação de risco. Abalada emocionalmente e em dúvidas quanto a seu futuro profissional depois de um caso terrível, Natasha ainda tem de lidar com as feridas do fim de seu casamento. Um fim, diga-se de passagem, bem inusitado, já que ela se vê forçada a morar com o charmoso futuro ex-marido enquanto esperam a venda da casa da família.
   Quando Sarah cruza o caminho de Natasha, ela está completamente sozinha, sem condições de cuidar de si mesma e Natasha decide ajudá-la. Com medo de perder seu cavalo, Sarah decide mantê-lo em segredo e faz de tudo para conseguir dinheiro para pagar o haras onde ele fica. Claro que isso acaba colocando a garota em diversos problemas… Enquanto Sarah tenta de tudo para manter Boo e continuar seus treinos, Natasha tenta se aproximar da garota, resolver a sua situação com o namorado e com o ex-marido e ainda dar um jeito na sua carreira, que ultimamente junto com sua vida acaba dando uma reviravolta.
   Nada Mais a Perder é narrado em terceira pessoa, de forma alternada e predominantemente acompanhando Sarah e Natasha. Eu não sei dizer qual das duas me encantou mais com seus dramas particulares.  Sarah e Natasha são bastante parecidas, mas, se expressam de forma totalmente diferente, e o que mais me chamou a atenção em ambas é que elas são tão imperfeitas, que isso acaba as deixando mais carismáticas e mais apaixonantes.
   Gostei bastante do personagem de Sarah, onde sua paixão por seu cavalo Boo me tocou profundamente. Desde cedo a menina aprendeu a amar esse animal incrível e desenvolveu uma amizade e um carinho que dão sentido à sua vida. Além de se sentir deslocada e diferente em relação aos jovens de sua idade, Boo é uma luz em meio a tantas perdas. A relação de Sarah e Boo é o que sustenta a história e todos os acontecimentos giram em torno dessa amizade. Todos os desdobramentos que movimentam o enredo são causados pelas atividades de Sarah em relação ao seu cavalo. Já Natasha, inicialmente, foi uma personagem que não me agradou muito, mas, com o passar das páginas me apeguei a ela, por ser tão intrinsecamente humana, cheia de erros, inseguranças, medos e até mesmo traumas devido aos abortos sofridos e logo depois seu divórcio. Apesar disso, ela guarda para si um romance lindo e  não consegui não torcer para que Natasha e Mac se acertassem de alguma forma, eles simplesmente dão um lindo casal.
   O que mais me encantou na escrita de Jojo foi a forma como ela não deixa nenhuma ponta solta. Cada pequeno detalhe descrito em suas narrativas contribui de alguma forma para um todo bem maior. Uma pequena fala, uma percepção momentânea, acaba voltando à tona no desfecho do livro para fechar a história de uma forma impecável. Além disso, ela trabalha perfeitamente com histórias independentes que, ao longo da narrativa, se conectam de alguma forma. Afirmo ainda que em Nada Mais a Perder a autora conseguiu criar uma história perfeitamente crível, onde não só fica claro que existe uma pesquisa prévia por trás de cada página, como sua sensibilidade é quase palpável e acrescenta um aspecto humano maravilhoso.
   Enfim, Nada Mais a perder é uma leitura maravilhosa, adorei conhecer a escrita da queridinha Jojo Moyes e com certeza vou buscar outros livros dela para ler. Resumidamente a obra possui uma história tocante, emocionante e inesquecível. Super recomendo a leitura!




23 comentários:

  1. Ola
    Livro da Jojo é sempre sinal de história emocionante a vista, então é claro que tenho muito interesse em ler. Na verdade já entrou na minha lista de desejados desde que soube de seu lançamento. Suas impressões ficaram ótimas, e eu estou cada vez mais motivada para ter meu exemplar em mãos. Capa linda <3
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Que bacana que você começou a conhecer a Jojo por um livro bom. Este aqui ainda não li, mas se tratando de Jojo Moyes, até agora não me decepcionei.
    Adorei sua resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já havia lido outros três livros da Jojo e sei que a escrita dela é cativante. Como você ainda não leu outros livros dela, te indico Um Mais Um. O começo é meio esquisito e sem noção, mas o desenrolar dá coerência ao início e é bem envolvente. E claro, se quiser uma fossa daquelas cheia de lama e tudo mais, embarque em Como Eu Era Antes de Você. Mesmo com spoiler spoiler tudo o mais, é uma leitura que vale muito a pena!
    Adorei a resenha e vou incluir já Nada Mais a Perder na lista...
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura, fiquei curioso com ele! :)

    Bem, da autora eu li Viver Depois de Ti e Viver Sem Ti, e também gostei da escrita, tal como tu! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Até hoje não fiz a leitura de nenhuma das obras que a Jojo publicou no Brasil. Só vejo elogios e pessoas dizendo que sempre vão ler obras dela, isso me deixa bastante curioso e sua resenha me ajudou bastante. Quando eu for começar ler algum para ler, irei começar por Nada Mais a Perder! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Tenho uma obra dessa autora e confesso que comprei por curiosidade, ouço todos falarem muito bem dela. Gostei da tua resenha, me dei ainda mais vontade de conhecer sua escrita. Já conhecia essa obra, mas não sabia do que se tratava, gostei de ver uma resenha a respeito. Vou anotar essa dica aqui.
    http://oxenteleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tantos livros da Jojo sendo lançados, acaba que perco a vontade de acompanhar essa febre, viu?
    Esse livro até que parece interessante e ela parece manter a escrita incrível, já que você disse que não tem ponta solta, mas eu não pretendo ler este.
    Obrigada pela dica, mas passo.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Oi. :)
    Não curto os livros da Jojo, por não gostar de drama, morte e etc.
    Acho as capas de todos os livros dela simplesmente lindos. <3
    Adorei sua resenha, mesmo não curtindo o gênero.
    Obrigado pela visita ao Blog As Meninas Que Lêem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Ainda não havia lido essa obra, mas sua resenha me deixou com muita vontade!
    Eu recomendo A garota que vocÊ deixou para trás, é meu livro favorito da Jojo.
    Amo as capas dela, dá pra reconhecer de longe, rs. Esse já está na minha lista do amazon :3

    ResponderExcluir
  10. Oi, já ouvi falar do livro, mas meio que passo longe da autora. Sei que todos amam e ela é super famosa no mundo, mas meio que me decepcionei com Como eu era antes de você. E decidir não me aproximar dos outros livros por enquanto. Porém, é claro, que é uma boa dica para quem curte esses romances de suspirar e mais tranquilos, apesar de ter um pouco de clichê envolvido.

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Diane, como está?
    Esse não é o primeiro livro da Jojo Moyes que conheço por resenhas porque dificilmente ela não está nos blogs literários, especialmente com "Como eu era antes de você" e "Depois de você". Achei a proposta desse bem interessante, especialmente porque ADORO cavalos. Acho esses animais lindos e fascinantes!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Até hoje só li dois livros da Jojo Moyes, "Como eu era antes de você" e "Depois de você", mas já tenho vários outros na lista. No entanto, este é um sobre o qual eu não sabia nada a respeito. Então, adorei que você tenha escolhido ele e fiquei bastante curiosa para ler.
    Adorei saber que as personagens são imperfeitas e, mesmo assim, cativantes. Acho que isso contribui para torná-las mais humanas e aproximar o leitor. Outro ponto que você destacou é que a história é crível e isso me parece ser uma marca (muito positiva) dos livros da Jojo.
    Adorei sua resenha e você conseguiu despertar minha curiosidade para este livro. Espero poder ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu só li um livro da autora até hoje, mas gostei tanto que pretendo ler todos algum dia e esse é um dos que ainda não sabia muita coisa sobre, por essa razão fiquei muito animada com sua resenha. As personagens parecem ser bem cativantes mesmo, especialmente por serem imperfeitas e gostei de saber que a autora não deixa nenhuma ponta solta.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Oiii tudo bem??

    Amo a escrita da Jojo, é facil, leve, mas não é minha autora preferida,
    pretendo ler esse livro, mas não por agora.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li esse livro da Jojo. Infelizmente, depois de Como Eu Era Antes de Você, nenhum outro dela que tentei ler me conquistou. Que bom wue depois da "rejeição" inicial você passou a curtir a Natasha. Creio que eu não vou tentar ler outro dela tão cedo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Dih,
    Adoro a Jojo Moyes e estou louca para ler todos os livros dela, pois li poucos ainda.
    Nada mais a perder tem uma ideia extraordinária e me agradou muito. Essa questão de a Jojo não deixar nenhuma ponta solta é extraordinária e também admiro muito.
    Acho que também vou me sentir tocada pelo amor de Sarah pelo cavalo Boo.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Li somente o sucesso Como eu era antes de você, me apaixonei de imediato, tentei ler A garota que você deixou pra trás mas desisti, com a sua resenha, fiquei completamente apaixonada, ainda mais depois de saber do amor por cavalos! Dica anotada.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Os livros da Jojo são maravilhosos! O meu preferido, particularmente, é A garota que você deixou para trás e acho que deveria lê-lo porque vai gostar muito! rs
    Quando a esse livro, está na minha lista de desejados e mal posso esperar para lê-lo, já que as personagens são tão cativantes e lidam com tantas coisas. Também adoro esse modo que a Jojo amarra as histórias sem pontas soltas. Todas são assim <3
    Amei a resenha e a indicação!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Diane!
    A Jojo é uma autora que evito ler, li um livro dela que me deixou traumatizada e desde então não sinto mais vontade de ler nenhuma de suas obras. Seus livros costumam ser carregados no drama que é um gênero que não gosto muito, então prefiro evitar esse tipo de leitura. Mesmo assim gostei muito de sua resenha!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  20. Oiiii!
    Os únicos livros que eu já li da autora foram "Como eu era antes de você" e "Depois de você". O segundo foi uma decepção para mim. É a primeira resenha que eu vejo sobre esse livro, apesar de já conhecer de nome o livro. Estou evitando os livros da autora no momento por ter me decepcionado. Me parece ser uma história bem diferente do que eu imaginava, e já achei encantador o amor de Sarah com seu cavalo Boo. Se surgir a oportunidade eu leria sim, só por não ser uma história com continuação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Primeiramente, que blog lindo! Adorei seu header, está um encanto, viu? <3 Bom, eu já li apenas um livro da Jojo, então em sinto totalmente um perdido em falar sobre ela, lembro que eu gostei do livro, mas não foi algo tão nossaaaaaaa, sabe? Deve ser porque eu não sou muito fã de romances, e ah, o livro foi "A ÚLTIMA CARTA DE AMOR", pretendo ler ainda "COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ", daqui a alguns dias! A capa deste livro é uma das que mais gosto da Intrínseca e pelo visto a leitura vale super a pena, o enredo me chamou total atenção! :)

    Beijos,
    Lu | http://justificou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Diane.
    Acho que um ponto positivo para o livro é ter a narração intercalada entre duas personagens que gostou da escrita da autora.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Oiee Diane ^^
    Livrinhos da Jojo são tão ♥ eu ainda não li este, mas tenho curiosidade de lê-lo, assim como quero ler todos os outros livros dela que eu ainda não li...haha'
    Saber que ela conseguiu amarrar todas as pontas e criar uma história tão apaixonante e envolvente me deixou animada. Fico feliz em saber que você gostou tanto. Já leu "Um mais um"? É incrível!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo