02 fevereiro 2017



Resenha # 73 : A Lista




Título: "A Lista"
Autor: Cecelia Ahern
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Adicione no Skoob


      Sempre tive um pé atrás com a Cecelia Ahern devido á minha decepção com Simplesmente Acontece, porém, resolvi dar uma nova chance a autora lendo A Lista. Confesso que iniciei a leitura sem muitas expectativas, achando até que teria grandes chances de não gostar, mas, acredito que justamente por não ter criado expectativas foi o que mais me levou a gostar tanto! A leitura me cativou do inicio ao fim, e é claro, conseguiu mudar a visão que eu tinha da autora.
   O livro traz a história de Kitty Logan, uma jornalista de 32 anos que após um erro crucial em uma reportagem televisiva acaba arruinando sua carreira, e consequentemente, tem de se lidar com uma sequencia de ataques vingativos de desconhecidos.  Como se tudo isso não bastasse seu namorado a deixa sem um motivo aparente, seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente, mentora, melhor amiga, Contance Dubois está gravemente doente em um hospital.
   Para o desespero de Kitty, Constance acaba de fato falecendo, contudo, antes de morrer ela deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para a sua mudança de vida: uma lista contendo 100 nomes de pessoas totalmente desconhecidas. Sem nenhuma pista, sinopse ou alguma instrução, Kitty, terá de escrever a melhor matéria de sua carreira com base nestes nomes.
   Quando começa a ouvir o que cada pessoa da lista têm a dizer, Kitty aos poucos vai captando a mensagem de cada um, e assim, descobrindo a conexão entre suas histórias de vida - e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.
   A Lista é um daqueles livros que te encantam já na primeira página. É um romance bem leve e delicioso de ler, pois você quer saber logo o que vai acontecer com a tal lista e se a vida da Kitty vai se ajeitar no final, pois no decorrer do livro inteiro as coisas vão piorando mais e mais para ela. Me incomodei um pouco com a narrativa em terceira pessoa, pois, em alguns momentos a passagem do ponto de vista ficou meio confuso, mas, creio que isso não será problema para todos leitores, visto que  alguns até preferem narrativas assim.
   Achei genial a forma que Cecelia Ahern criou o personagem de Kitty, ela não é nenhuma mocinha-meiga-indefesa, pelo contrário, em grande parte da história Kitty não é nada simpática. Embora em alguns momentos ela até sinta um pouco de remorso pelas falsas acusações em sua reportagem, ela é incapaz de se desculpar por seus erros, porque ela está envolvida em seu próprio sofrimento.Os esforços de Kitty para concertar seus erros são mais atos de auto-preservação do que de altruísmo – como até mesmo Kitty admite para si mesma. O remorso de Kitty é apenas pelo resultado causado em sua vida, ao invés de tristeza pelo homem cujo a vida ela arruinou. No entanto, e seus muitos percalços e erros dão um tom divertido ao livro. Como Kitty tenta colocar sua vida de volta nos trilhos, ela parece encontrar um golpe de má sorte após o outro.
   Os nomes da lista dão um toque mais que especial na obra, onde traz histórias de gente comum (e outras nem tão comuns assim) e de todo tipo: homens, mulheres, idosos, jovens, irlandeses ou imigrantes; suas trajetórias até poderiam ser consideradas banais por alguns, no entanto Kitty não tarda a perceber que em todas elas existe uma centelha muito especial, responsável por tornar única cada uma dessas vidas.
   Enfim, A Lista é um livro repleto de bons sentimentos, onde traz uma linda mensagem sobre redenção e resgata um pouco aquela coisa de "luz no fim do túnel", onde sempre existe uma maneira de dar a volta por cima e ainda aprender muito com isso. Leitura mais que recomendada!




14 comentários:

  1. Concordo! Simplesmente Acontece é ruim, quero dizer a tradução dele é ruim, li em inglês e foi bem diferente.
    A Lista é lindo, me vi tão envolvida com a Kitty e toda a história dela ♥

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas me parece ser um livro que eu gostaria de ler, ótima resenha.
    Abraços

    http://imaluado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. AMEI essa sua resenha, parabéns <3
    Eu comecei a resenha sem achar nada demais no livro, mas a maneira como você descreveu a personagem, gostei bastante. E já adicionei esse livro na minha lista (olha o trocadilho aí genteee).
    Estou curiosa pra ver o que a Kitty vai fazer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diane!
    Tive a mesma experiência que você, mas com livros diferentes. Depois de ter lido e não curtido muito "O livro do amanhã", nunca mais li nada da Cecelia. Bom saber que algo parecido aconteceu com você, mas que esse outro livro deixou uma impressão diferente. Fiquei bastante curiosa para saber qual influência a lista e as histórias das pessoas contidas nela vão ter no desfecho da Kitty.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Só ouço coisas boas desse livro! Fico feliz que você tenha achado realmente tudo isso, gosto de livros assim, com leitura fluida e temas leves! Uma pena ter sido em terceira pessoa!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Diane, tudo bem?
    Menina eu fiquei apaixonada pela sua resenha e sinceridade, a história parece ser realmente muito linda e emocionante e quem sabe um dia desses eu compre e leia.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  7. Oie tudo bem?
    Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca li, até que agora tô um pouco curiosa com a história, vou dar uma olhadinha aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Iniciei a leitura deste livro mas, devido as parcerias que fui formando, acabei o deixando de lado. O pouco que li me cativou e estou louca para concluir a leitura!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sempre que via resenha desse livro eu tinha vontade de ler mas com o tempo fui desanimando, sua resenha me animou um pouco mas ainda sim não leria no momento.

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane.
    Que bom que o livro não te decepcionou e que você gostou da leitura. Ainda bem que você deu uma nova chance à autora.
    Fiquei interessada no livro, acho que essa lista deixada pela amiga da protagonosta é bem instigante.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. eu também sempre tive o pé atras com a autora, mas por Ps: Eu te Amo, que ACABOU com meu emocional kkkkkk aí peguei para ler Como se Apaixonar e amei! A Lista eu coloquei como meta para ler esse ano, e estou ansiosa para começar. já ouvi falarem muito bem dessa história que parece ser envolvente.

    ResponderExcluir
  12. Que bom que você resolveu dar mais uma chance para a autora. Eu gosto da forma como ela vai contando e conseguindo montar o enredo. Este eu não li ainda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Gosto bastante da autora ainda não li essa obra mas quem sabe um dia, que bom que deu mais uma chance e valeu a pena, boas leituras

    ResponderExcluir
  14. Assisti o filme PS EU TE AMO umas 5 vezes e em todas chorei. Comprei o livro de Cecelia e apesar de extremamente diferente da adaptação cinematográfica, amei também e chorei muito... Simplesmente Acontece eu assisti o filme e fiquei tão triste que demorei sete dias para conseguir tirar da minha cabeça história tão triste como essa... Nem sabia que era dela, estou pensando em ler o livro, porque o filme realmente mexeu comigo, essas questões de pequenas decisões alterarem toda sua vida, já vinha pensando nisso...

    Agora quanto esse livro, A lista, bem, não me empolgou tanto, mas como gosto da escritora, acredito que mais pra frente eu me arrisque na leitura. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo