09 novembro 2016



Resenha # 63 : Neve Na Primavera




Título: "Neve Na Primavera"
Autor: Sarah Jio
Páginas: 333
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015

   Recentemente estava vasculhando a minha estante em busca de um livro de capa rosa, para responder uma questão na  Tag Outubro Rosa, e ao escolher Neve Na Primavera, não imaginava a repercussão que teria, onde muitos leitores comentaram ser uma excelente leitura e ainda recebi alguns e-mails pedindo a resenha da obra. Diante de tantos elogios e incentivos de leitura, acabei decidindo passá-lo na frente de minhas leituras, e já adianto que não me arrependi, pois, ele se tornou um dos favoritos do ano.
   O livro intercala duas histórias em uma só, onde conhecemos Claire, uma jornalista dos tempos atuais,  que luta todos os dias contra a dor de uma perda que mudou sua vida por completo. Se sentindo sozinha, perdida e com um casamento arruinado, Claire, vai empurrando a vida com a barriga e deixando que sua tristeza altere sua personalidade e profissionalismo. Ao mesmo tempo, somos levados para a década de 30 e conhecemos Vera, uma pobre camareira que luta para sobreviver e sustentar seu filho pequeno, sendo mãe solteira. Todas as noites ela sofre com o medo de deixar Daniel, de apenas 3 anos, sozinho, porém, não pode arriscar seu emprego, pois, se passam dificuldades nessas condições, imagine se estivesse desempregada. Mas, se soubesse o que estaria por vir certamente preferiria o desemprego: ao retornar de seu turno da madrugada, ela descobre que Daniel desapareceu!

    Mais de setenta anos após esse trágico acontecimento que ainda não tem solução, Claire é indicada para uma matéria sobre o repentino "Inverno das Amoras Pretas", uma expressão climática usada para designar uma onda de frio fora de época. O "Inverno das Amoras Pretas" coincidentemente aconteceu também em 1933, na mesma época do sumiço de Daniel e em suas pesquisas, Claire se sente totalmente envolvida pela história de Vera e seu filho, então, como uma boa jornalista, decide investigar tudo que ocorreu neste fatídico dia.


    Neve na Primavera é narrado em primeira pessoa, intercalando os capítulos entre as duas protagonistas. Apesar de conhecermos muita coisa diretamente por Vera, alguns detalhes só são informados quando Claire os descobre em meio ás suas investigações, o que contribui para que o mistério permaneça até o fim. Essa foi a minha primeira experiência com a autora e fiquei tão satisfeita que pretendo ler outras de suas obras. Sua escrita é fluída e envolvente, de forma que finalizei a leitura num piscar de olhos.
   A alternância entre o passado e os tempos atuais  são o ponto forte da obra e complementa com perfeição os fatos narrados. No início, não sabemos muito bem como as histórias se relacionam e no que a história da camareira Vera tem a ver com a atual Claire, uma jornalista talentosa e com um casamento em crise. Mas, Sarah Jio nos surpreende positivamente e, aos poucos, monta um cenário que beira a perfeição e se mostra muito mais complexo do que aparenta ser.
    Os personagens são super carismáticos, capazes de ganhar a atenção do leitor e fazer você se apegar por eles. As protagonistas possuem tramas pessoais interessantíssimas, onde Claire me conquistou logo nas primeiras páginas, fazendo com que torcesse por ela do início ao fim! Além disso, gostei de acompanhar todo o seu trabalho para desvendar o mistério que envolve Daniel. Vera também é um personagem muito importante, que traz uma história tocante e difícil. Aos poucos, vamos conhecendo sua vida, a relação com o pai de Daniel e tudo que ela fez para tentar ter seu filho de volta, o que dá uma sensibilidade incalculável para a obra.
     Enfim, Neve Na Primavera é uma história linda, envolvente e bem escrita que te faz viajar pelo passado sem causar nenhuma confusão durante a leitura, pois, a narrativa e evolução da história foram  trabalhadas com maestria pela autora. O livro foi tão bom e me tocou tanto que confesso que não consegui passar nem a metade do que senti para a resenha, só tenho a dizer que Neve Na Primavera é um dos favoritos do ano! Leiam, por favor, leiam!




21 comentários:

  1. Olá
    Faz muito tempo que li esse livro, e lembro que foi uma leitura bem válida, apesar de não recordar muito dos detalhes. Gostei de poder ler suas considerações, especialmente para poder me lembrar um pouco sobre a trama, mas de uma coisa preciso concordar: os personagens são mesmo muito carismáticos, sem contar que acho essa capa muito linda. Adoro a escrita dessa autora, ela nunca decepciona e faz histórias muito envolventes. Fico feliz que tenha curtido a leitura!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Di. Tudo bem?
    É tão bom quando tanta gente indica um livro e a gente acaba mesmo amando ele né? <3 Coisa maravilhosa hahahhahah
    Esse livro me deixou bem curiosa assim que foi lançado. Mas o tempo foi passando e passando e a leitura dele ficou de lado :P Agora com sua resenha, lembrei dele e dos motivos que me fizeram querer lê-lo e deu vontade novamente hahaha Agora eu espero que consiga ler :3
    Beijooos
    Olá, tudo bem?
    Já vi divulgação do livro por aí e achei bem interessante =D Não é uma obra que eu leria no momento, porque a pilha já está enorme aqui hahahha e já estou lendo vários ao mesmo tempo :O Vida de leitor é uma loucura né? hahahhaha
    Mas pretendo ler essa obra em algum momento porque a capa é mesmo muito linda e a obra parece que aborda vários assuntos importantes, então com certeza esse é um ponto para que eu queira ler o livro :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Diane! Tudo bem?

    Nunca li nada da autora, mas que bom que a leitura foi boa! Parece ser mesmo um lindo demais e tocante!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Li este livro este ano e como você, fiquei encantada, emocionada e curiosa para ler mais coisas da autora. Chorei com aquele final surpreendente e durante todo o livro, sofri horrores. Lendo a sua resenha, me deu vontade de reler o livro, e nem tem tanto tempo assim que eu li... rs
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, vi esse livro há algum tempo e me deu uma vontade de ler, pena que o tempo foi passando e nunca mais vi nada sobre ele, acabei deixando para lá. Após sua resenha a vontade voltou tudo de novo! Amei saber sobre os personagens serem carismáticos e a trama parece ser bem diferente. beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Esse por favor leiam empolga viu?! rs
    Sim vou ler com certeza até pq além da resenha entusiasta a premissa me atraiu bastante e vc com o livro escondido na estante . haaaa
    Amei a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Fiquei super curiosa com essa história, nunca tinha ouvido falar até ler sua resenha! Quando eu olho essa capa, que por sinal é maravilhosa, eu imagino um romance água com açúcar, mas depois de conhecer melhor do que se trata o livro, da uma curiosidade enorme e parece que os personagens são apaixonantes, né? Já quero!
    Beijos,
    Nay

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai, gente do céu!!!
    Faz muito tempo que eu quero ler esse livro e acho que a sua resenha é a primeira que eu leio dele. Adorei ver a sua opinião e pelo que eu li, minhas expectativas aumentaram e estou ainda mais certa que a leitura será apaixonante. E sem falar que eu acho essa capa maravilhosa.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei interessada por esse livro. Adoro livros que contam duas histórias em paralelo, histórias que ao mesmo tempo se repelem e se cruzam. Gosto de enredos do tipo também, carregados de mistério. Adorei sua resenha e também a indicação, parabéns obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Oiii Gi

    Faz tempo que acho a capa desse livro lindissima, mas não tinha nem ideia de que esperar com relação á trama, nossa preciso ler esse livro, tenho certeza que vou gostar, amei a história.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro! A premissa é ótima e a resenha ficou muito boa também. Você arrasou!
    Um beijo <3

    ResponderExcluir
  12. Estou precisando de histórias lindas desse jeito! Eu nunca li nada da autora, mas só tenho visto elogios. Fiquei encantada pela trama e personagens, parece ser uma leitura bastante envolvente. Quero conferir em breve!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    A capa desse livro é uma graça mesmo e eu estou curiosa para ler e saber se mesmo depois de tanto tempo elas vO descobrir o que aconteceu com o menino desaparecido. Acho que eu como mãe vou chorar durante a leitura.
    Adorei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia esse livro e fiquei bem surpresa em saber que tantas pessoas assim amaram tanto. Adoro livros que intercalam dois personagens e fiquei bem curiosa para realizar a leitura desse, além de querer saber o que aconteceu com o menino desaparecido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu amo livros com histórias cruzadas do passado e do presente, acho que porque eu tive uma experiência muito boa com A Casa das Orquídeas (livro maravilhoso por sinal). Adorei a premissa, sua resenha passou a sensação boa que a história parece passar, vou ler com certeza! Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  16. Oi, Di

    Que bom que gostou tanto do livro. Eu costumo gostar bastante de livros onde a narrativa se alterna entre o passado e o presente, mas são poucos os autores que conseguem fazer disso algo relevante. Posso imaginar a dor da vera ao perder o filho. Agora estou curiosa para saber como essas histórias se conectam.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Acredita que tenho esse livro a um bom tempo na estante e nunca liguei muito pra ele também? Curti muito saber que a narrativa alterna entre presente e futuro e fiquei super curiosa para saber o que aconteceu com Daniel, o porque de o mesmo não estar em casa quando sua mãe retornou do seu turno. Saber o quão envolvente e bem escrito o livro é só me deixou ainda mais curiosa! Excelente resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  18. Oi Diane,
    Também adorei essa leitura, a forma como a autora abordou tudo me cativou, principalmente essa alternância que temos entre passado e presente, ela é, com certeza, o ponto alto da obra. Foi impossível deixar de lembrar desses personagens por diversos dias após a conclusão da leitura.
    Recomendo essa obra para o mundo. Será que eu poderia comprar 8 milhões de exemplares e distribuir um para cada cidadão?
    Parabéns pela incrível resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Caramba, sua resenha atiçou muito a minha vontade de ler esse livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Caramba, sua resenha atiçou muito a minha vontade de ler esse livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Diane, tudo bem?
    Eu li o livro um tempo atrás e assim como você, eu também me apaixonei. É uma leitura tocante e bem escrita, impossível não se apaixonar por essa história, né? fico feliz em ver que você aproveitou ela e recomenda. Eu também sempre que posso estou recomendando!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo