26 setembro 2021



Romance de Época ou Romance Histórico... Qual a diferença?!


Oi, gente. Tudo bem com vocês?


Hoje resolvi falar de uma dúvida muito comum na hora de classificar um romance ambientado no passado: como saber se lemos um Romance de Época ou um Romance Histórico? O romance tem muitos subgêneros e é muito comum que fiquemos na dúvida quanto as diferenças entre alguns, sendo assim, no post de hoje, vou mostrar algumas diferenças entre esses dois subgêneros que tanto confundem os leitores. Bora conferir?



Segundo o RWA (Romance Writers of America): 

“Todos os romances têm uma história de amor central e um final emocionalmente satisfatório. Além disso, um romance pode ter qualquer tom ou estilo, ser definido em qualquer lugar ou tempo, e ter diferentes níveis de sensualidade indo desde doce a extremamente quente”.  

A partir dessa definição eles classificam os romances em diversos subgêneros, como: contemporâneo, clássico, de época, histórico, erótico e por aí vai. Desta forma, a primeira coisa que precisamos entender é que a grande diferença não está em ser histórico ou ser de época, mas sim em ser romance ou não.



ROMANCE DE ÉPOCA

É uma obra de ficção que se passa em séculos anteriores ao que vivemos. O foco não é contar sobre histórias ou fatos verídicos e, sim, sobre como a sociedade vivia e se comportava naquela época. Ou seja, vemos os personagens principais inseridos nos costumes daquele século, como roupas, comida, títulos, etiqueta e afins, e como o romance do casal irá se desenvolver a partir disso. Geralmente, trata de assuntos como casamentos arranjados, machismo, mulheres a frente de seu tempo e outras discussões sociais. Em suma, é um romance mais leve, sensual e focado em um casal e com final feliz.

Alguns exemplos de Romance de Época:




ROMANCE HISTÓRICO 

No romance histórico, insere-se os protagonistas em um momento da história que de fato aconteceu, e, geralmente, esses livros se passam antes de 1950. Um exemplo seriam livros que se passam durante o período da guerra, relatando fatos históricos daquele período. Ou seja, no romance histórico, o local, fatos verídicos e a época ambientada têm um peso maior. A partir daí o autor cria uma ficção romântica em cima desses fatos.

Alguns exemplos de Romance Histórico:



Agora quero saber de vocês: vocês lêem mais romance de época ou romance histórico? Qual é o seu livro favorito do gênero?



Um super beijo e até o próximo post!



8 comentários:

  1. Oie, conheci mais dos dois tipos de romance de uns tempos para cá e apesar de ter gostado da experiência de ler romance de época, o que mais li e gostei foram os romances históricos. Mas dependendo do meu humor, leio qualquer um haha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu já li livros dos dois gêneros, mas leio mais romance de época que inclusive são os que mais tenho.
    Romance história eu tenho uns dois livros na minha estante para serem lidos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diane.
    Eu sou mais dos romances de época. Gosto é do foco nos romances mesmo hehe. Mas leio de boa os históricos. E tem os romances de costume também que sãos os livros da Jane Austen por exemplo, que são livros escritos na época que se passava a história e não escritos hoje ambientado em outra época.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diane! Tudo bom?
    Eu gosto tanto dos de época, que são mais novelão, quanto dos históricos (meu lado de Historiadora sofre um pouco porque a ficção histórica geralmente toma umas liberdades que costumam me dar dor de cabeça, tho KKKKKKKKKK).
    Eu também gosto bastante de ficção histórica, pura e simplesmente, tal como os livros do Bernard Cornwell. São um prato cheio em questão de narrativa e de ambientação, mas trazem aquela vibe de ficção com personagens novos e tal.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por fazer essa diferenciação. Eu estava totalmente por fora.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Oi Diane, eu sempre gostei muito de romance mas, fui saber a diferença depois de já ter lido diversos livros. Gostei muito da explicação do seu post.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane,

    Eu leio mais romances de época, mas eu adoro um bom romance histórico pelo trabalho da ambientação e fatos históricos do período junto é claro com um bom romance.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Confesso que amo romance de época, são meus favoritos! <3
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo