11 janeiro 2021



Resenha # 202 : A Estrela Mais Brilhante do Céu



Título: "A Estrela Mais Brilhante do Céu"
Autor: Marian Keyes

Páginas: 602

Editora: Bertrand Brasil

Ano: 2013

Adicione no Skoob


    Não é novidade pra ninguém que sou completamente apaixonada por chick-lits, né? Porém, por algum motivo não identificado (rsrs), nunca tinha lido nada da Marian Keyes... Pasmem! Não foi por falta de vontade, nem por falta de recomendação, pelo contrário, sempre recebo centenas de recomendações de seus livros. Acontece que esse universo literário é imenso e, por mais que desejamos, nunca conseguimos ler tudo aquilo nos desperta interesse, pois são tantas opções! Mas, pra minha felicidade, eu acabei ganhando A Estrela Mais Brilhante do Céu de presente e, como já era de se esperar, me vi completamente imersa na história e, sou obrigada a confessar que a autora Marian Keyes acabou de ganhar mais uma fã!

   A história tem um narrador misterioso, uma espécie de espírito, que observa atentamente a vida dos moradores do edifício número 66 da Star Street, em Dublin (Irlanda), pois tem a missão de escolher uma dessas pessoas e mudar sua vida para sempre, tudo em apenas 60 dias. Os inquilinos do citado prédio são irreverentes, engraçados e bem diferentes um dos outros, o que torna bastante complicada a escolha que o espírito precisa fazer.

   Kate é uma mulher madura, bem resolvida e muito independente, sempre impecável, em seu salto alto, unhas bem feitas e roupas descoladas. Ela trabalha no ramo de relações públicas agenciando vários astros da indústria musical. Através do trabalho, conheceu seu atual namorado, Conall Hathaway. Apesar de ser louco por Kate, ele passa pouco tempo com ela, é um exemplo perfeito de workaholic, sempre trabalhando, viajando a negócios e checando seu Black Berry até mesmo nos raros momentos de folga. Kate se sente muito sozinha e não recebe nenhum tipo de apoio da família em sua vida, anseia por uma relação mais completa com Conall, fato que parece que nunca acontecerá de verdade.

   Jemina é uma velha senhora que vive há tempos no edifício na companhia do bom e fiel cachorro Rancor. Seu filho Fionn é um jardineiro conquistador, bonitão e um tanto quanto sem noção. Apesar de não visitar muito a mãe, o rapaz arrumou uma proposta de trabalho em Dublin, terá seu próprio programa sobre jardinagem na TV e passará uns tempos em sua companhia, agitando a pacata vida da senhora e dos outros moradores do local.

   O jovem e aparentemente perfeito casal Matt e Maeve, casados há 3 anos tem uma rotina pacata, certinha e cheia de hábitos curiosos. Todo dia pela manhã tomam uma espécie de vitamina, um café apressado e seguem para o trabalho (ele de carro e ela perigosamente rápida em sua bicicleta). À noite tiram suas roupas, colocam uma espécie de pijama, fazem algumas anotações em seus respectivos caderninhos e dormem. O passado do casal é bem explorado na trama e tem uma carga emocional muito forte; aqueles estranhos hábitos são um efeito colateral dos seus últimos anos…

   Os últimos inquilinos do prédio 66 da Star Street são três colegas de quarto nada convencionais, Andrei, Jan e Lydia. Os dois rapazes são poloneses que vieram à Irlanda em busca de melhores condições de vida, apesar de grandalhões, os dois tem bom coração e morrem de saudades de seu país. Lydia, por sua vez, é uma jovem, baixinha, direta (fala tudo o que pensa) e excêntrica motorista de taxi. 

   A vida dessas pessoas é observada de perto pelo narrador misterioso, que vai nos dando maior detalhes da vida de cada um desses excêntricos moradores do prédio 66 da Star Street... Será que esse misterioso espírito vai conseguir concluir a sua missão?

   A Estrela Mais Brilhante do Céu é narrado em terceira pessoa e com a dose certa de comédia e mistério, Marian Keyes vai desenrolando a história de um jeito que você já está completamente fisgado nas primeiras páginas. É o tipo de livro que você começa a ler e simplesmente não consegue mais parar – pelo menos foi assim comigo. Os capítulos iniciam com uma contagem regressiva dos dias e, conforme ela vai diminuindo, você fica mais e mais intrigado para saber o que irá acontecer quando a contagem chegar ao zero. Qual é o grande acontecimento que mudará para sempre a vida dos moradores da Star Street? Como eu já disse, esse foi o primeiro livro da Marian Keys que eu li, confesso que sempre ficava assustada como os livros dela sempre terem narrativas longas, afinal, 602 páginas não é qualquer um que encara. Mas, ela escreve de uma forma muito leve, tem um humor agradável que não provoca gargalhadas, mas em vários trechos me vi sorrindo para o livro. Devorei o livro em poucos dias, ri com ele, me acabei de chorar e quase tive um ataque do coração em um certo trecho. A escrita é leve e envolvente, do tipo que você devora as páginas sem nem perceber. Nada de linguagem rebuscada ou descrições desnecessárias: tudo é muito contemporâneo e está lá por algum motivo. Simplesmente me apaixonei pelo estilo de Marian e pela obra que ela criou. 
    O livro possui vários personagens e todos eles foram muito bem construídos, cada qual com sua própria personalidade e característica peculiar. Achei simplesmente fantástico como a autora criou personagens absurdamente incomuns e que, mesmo assim, acabam tendo algum tipo de ligação entre si durante a narrativa. Cada um dos personagens tem sua história, seus medos, desejos e anseios. Os personagens são muito reais, daquele tipo que dá vontade de entrar no livro e conversar com eles. Sem dúvida, a personagem Lydia foi a minha preferida neste livro, ela é aquele tipo de personagem que fala tudo o que vem na cabeça, que tem um gênio bem difícil e é super engraçada, arrancou boas risadas minhas. O casal Matt e Maeve tem uma história bem surpreendente e são responsáveis pela questão séria que o livro discute. No início do livro, estava um pouco confuso, devido a quantidade de personagens nesta história, demorei um pouco a me acostumar com quem era quem e o que estava acontecendo com cada um, mas depois comecei a gostar dos personagens e torcer para que eles parassem de fazer tanta besteira (rsrs). O final é maravilhoso, o livro todo é muito bom, porque depois que a história começa a fazer sentido, tudo o que foi lido se encaixa e vemos que a história que a Marian criou é simplesmente envolvente, engraçada, séria e diferente. 
   A Estrela Mais Brilhante do Céu nos mostra que cada coisa tem a sua hora para acontecer. Uma historia que nos faz refletir sobre a vida, sobre nossas ações. Um livro realmente bom, que nos faz andar entre o passado e o presente, que mostra que o amor sempre vence. E que todos podem ser felizes, e que apesar das dificuldades encontradas no caminho, devemos seguir em frente, e batalhar para vencer, não deixar nossos fantasmas do passado, atrapalharem nosso presente e futuro. Além disso, A Estrela Mais Brilhante do Céu é um livro que abre espaço sobre relações familiares, relações amorosas, dinheiro, violência e, é claro, o amor. O amor é o principal combustível desse livro!
   Enfim, me desculpem pela resenha exageradamente longa, mas, é que A Estrela Mais Brilhante do Céu foi tão bom, mas TÃO BOM e tudo é tão complexo que é impossível resumir em poucas palavras essa história tão bela e inspiradora! Agora, preciso admitir que estou com medo de pegar outro livro da autora e me decepcionar. Meus sentimentos pelo livro podem ser definidos em uma única palavra: amei!



16 comentários:

  1. Em primeiro lugar, o blog ficou lindinho demais com essa nova roupagem!!!
    Parabéns, parabéns!!! Além de lindo esteticamente, ficou tudo mais fácil de ser visto e encontrado!
    Quanto ao livro, fazia tanto tempo que não lia o nome de Marian que deu até um quentinho!
    Eu li Melancia e mais um outro livro dela, faz tempo!
    Ainda não sabia nada desse, mas já adorei o título e os temas abordados, mesmo fortes, com uma certa doçura e bom humor!
    Com certeza se puder, quero muito ler!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane, td bem?
    Sua resenha super me deixou com vontade de ler, o enredo parece ser bem divertido msm!
    Eu tbm nunca li nada da Marian Keyes...
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  3. Conforme fui lendo a resenha, fiquei cada vez mais curiosa com esse livro, pois também gosto de chick lits, mas ainda não li nada da autora. Coloquei a obra na minha lista, sei que vai ser difícil começar, sabendo que o livro tem mais de 600 páginas, mas acho que será um bom desafio, ainda mais, por que é uma boa história.
    Ahhh e fico feliz que tenha voltado a postar com frequência, o layout do blog está lindo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    Ps. Se possível, peço que me ajude respondendo a pesquisa de público do blog.

    ResponderExcluir
  4. Ah! Eu também sou a louca do chick-lit hahaha. Mas confesso que alguns livros da Marian Keys não me agradam tanto. Mas a sua resenha me conquistou e vou colocar na listinha esse! Um que eu li dela e amei: Casório. Coloca na sua lista, que acho que você vai amar. Agora "Um best-seller para chamar de meu", me decepcionou um pouquinho. E ainda quero ler "Melancia", um dos mais famosos dela! ♥ E Feliz 2021. Que seja repleto de comédia romântica literária! ^^

    ResponderExcluir
  5. Ai amei o novo look do blog! Ficou lindo!
    Eu nunca li nada da Marian pelo fato que os livros dela nunca me despertaram interesse, mas esse aqui devo confessar que me deixou curiosa. Fora que achei o título bem fofo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi, Diane! Tudo bom?
    O blog tá muito lindo, mulé! Adorei as cores e o template, ficou uma gracinha!
    Eu nunca li nada da Marian e não me interessa taaaaaaanto assim. Acho que meio igual Sophie Kinsella, ouvi tanto falar que perdi qualquer curiosidade UHASUHASUHASASUH meio que sobrecarregou.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi
    eu tenho curiosidade com os livros dessa autora, mas até hoje não li nenhum, que bom que adorou a leitura e espero que goste de outros livros da autora, e legal que é a história é inspiradora, eu já vi essa capa mas o único livro da autora que comentam bastante é melancia.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diane. Como vai? Que bom que o livro foi agradável para você. Eu não li este livro, mas presumo ser uma leitura para lá de prazerosa. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Também amo chick lit, Di. E assim como você, ainda não me aventurei pelas páginas de Keyes.
    Confesso que os calhamaços dela me assustam um pouco.
    Mas em breve vou encarar um deles. Irei me munir de coragem e tempo e ler Casório?
    Se curtir, rir bastante lerei outros livros da Marian

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane,

    Que bom que o livro te agradou.
    Nunca li nada da autora, mas tenho muita curiosidade em conhecer suas obras. Quem sabe não comece por esse rs.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Diane fiquei bem curiosa com o liovro deu para notar a sua empolgação e sua felicidade ao ler esse livro, parece que é realmente maravilhoso, a história parece ser cativante e já anotei aqui na minha lista.
    Além de eu ter amado essa capa.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Um amor chamado chick list haha não consigo resistir a um.
    Mais um livro adicionado no skoob. Meu Deus, nesse ritmo o ano vai precisar ter mais de 365 dias para eu dar conta kkkk
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  13. Oi Diane!
    Não conhecia esse livro ainda, fiquei intrigada com o misterioso narrador e qual era sua missão a conclui, apesar de ser muitas páginas se o livro tem um bom enredo encaro sem medo. Obrigado pela dica, sua resenha ficou maravilhosa estou curiosa para saber mais detalhes, bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Ah eu gosto de ver uma resenha empolgada sobre um livro que gostou. Nunca li nada da Marian, apesar de sempre ter ouvido falar bem dos seus livros. A história tem todos os elementos que amo num enredo, então acho que tem tudo para que eu gosto. Com certeza vou anotar a dica! Adorei a resenha e foto <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu também amo um chicklit!! Eu já li os três primeiros livros dessa série da Marian Keyes (não tem nenhum necessidade de ler na ordem, mas tenho esse problema kkk) Então ainda não cheguei nesse livro, estou ansiosa para conhecer esse também!

    ResponderExcluir
  16. Eu amo a escrita da autora, ainda não li esse. Amei ler a sua opinião, já sei que vou me envolver mais uma vez e amar a leitura!

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo