04 dezembro 2019



Resenha # 170 : A Criança no Tempo



Título: "A Criança no Tempo"
Autor: Ian McEwan
Páginas: 288
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2018
Adicione no Skoob


   Sempre recebo indicações e leio muitos comentários bons a respeito do autor Ian McEwan, talvez por falta de oportunidade ou por falta de afinidade com suas histórias sempre o deixei meio que de lado e não priorizei a leitura de seus livros. Porém, recentemente ganhei A Criança no Tempo e, como a premissa era interessante, resolvi me jogar na leitura e conhecer a escrita desse aclamado autor.
    O livro traz a história de Stephen Lewis, um escritor de livros infantis. Stephen leva uma vida tranquila em Londres com sua esposa Julie e a filha de três anos, Kate, e dedica parte de seu tempo às reuniões enfadonhas do subcomitê de leitura e escrita, um projeto governamental do qual só faz parte por influência de Charles Darke, o editor que enxergou, em seu romance de estreia, uma história para crianças.
    Numa gélida manhã de sábado, pai e filha vão ao supermercado - um evento banal, não fosse o episódio que mudaria para sempre a vida da família. No instante em que Stephen se vira para colocar as compras na esteira do caixa, Kate desaparece misteriosamente.
   Ao rememorar a fatídica cena e diante da impossibilidade de reverter a catástrofe, Stephen é consumido pela culpa. Por que tirou os olhos dela por uma fração de segundos sequer? O que poderia ter feito de diferente? Julie, por sua vez, fica cada vez mais reclusa, e a relação dos dois não demora a definhar. Apesar da busca incessante, resta ao casal aceitar que sua filha se foi e que o tempo - não necessariamente como ele é, mas como o pensamos - proíbe de forma monomaníaca as segundas oportunidades.
    A Criança no Tempo é narrado quase que sem diálogos e de maneira não linear, misturando o momento presente com lembranças do passado, o que faz com que o leitor se sinta meio perdido de vez em quando e torna a leitura um pouco mais lenta. Infelizmente, na minha humilde opinião, o livro não funcionou pra mim, talvez não tenha conseguido captar a verdadeira essência da obra e isso não permitiu que enxergasse a beleza que tantos vêem nesse autor. O tema, o desespero de ter uma criança perdida, até me chamou a atenção no início, porém, a história é tão sem ação e arrastada que me fez quase abandonar a leitura, o que foi uma pena pois estava muito ansiosa com a leitura.
    Apesar das ressalvas, achei interessante a forma sensível de como impressões e sentimentos são retratados pelo autor. O desaparecimento de Kate é uma dor constante na vida de Stephen e Julie, sua esposa, e a maneira como eles reagem com essa dor é comovente e angustiante. A Criança no Tempo é um livro que fala sobre tudo aquilo que perdemos e as consequências desastrosas que podem trazer para nossas vidas, durante a leitura percebemos o quanto o tempo é capaz de trazer mudanças e expor fragilidades na vida do ser humano.
   Enfim, A Criança no Tempo, infelizmente, não funcionou pra mim, o que foi bem frustrante, pois, ansiava muito essa leitura. Porém, não estou aqui para condenar livro nenhum, sendo assim, se você gosta de livros mais melancólicos e que aprofundam mais nas questões sentimentais acredito que essa obra poderá ser interessante para você.




15 comentários:

  1. Oi, Diane como vai? Estou surpreso que você não se conectou com o livro. Li esse livro do Ian McEwan e não me decepcionei, muito pelo contrário, a obra me surpreendeu positivamente. É uma leitura profunda e melancólica, gosto de leituras assim, por vezes introspectivas. Talvez se você ler outros livros do autor você acabe por gostar de seus livros. Já li muitos livros do autor e, todos me agradaram de forma diferente, mas sempre de uma maneira mais sentimental e melancólica. Adorei sua resenha, que pena que a leitura não tenha lhe causado uma sensação prazerosa. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano.
      Vou experimentar ler outros livros do autor no futuro para ter uma opinião mais concreta... Talvez o momento que escolhi para realizar a leitura também não tenha sido muito favorável.

      Excluir
  2. faz tempo tenho curiosidade em ler alguma coisa desse autor, que pena que vc nao curtiu mt, mas eu gosto dessa temática, acho que vou me arriscar a ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. A premissa do livro é mesmo muito boa, mas creio que também não funcionaria pra mim, pois não gosto muito de dramas e roteiros melancólicos.
    Gostei da resenha!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Achei o enredo bem diferente e interessante, então é realmente uma pena que a estória não tenha funcionado para ti. Confesso que fiquei curiosa com a obra, então talvez um dia eu leia. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diane!

    Já tentei ler um livro dessa autor, pois a premissa era muito boa, mas quando iniciei a leitura, também não funcionou pra mim. Talvez seja a forma como o autor narra, ou o gênero que não é o que costumo ler, mas é uma pena que o mesmo tenha acontecido com você :( mas imagino também como essas reflexões trazidas pela história sejam importantes, da perda e da forma como isso afeta cada um

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Very interesting post. I like the style of your blog: *
    Best regards <3
    I am following you and invite you to me
    https://milentry-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii, acho que até poderia gostar da história, mas por ser arrastada e o complicado. Mas embora não tenha sido uma leitura tão boa, sua resenha está maravilhosa.
    Jardim de Palavras


    ResponderExcluir
  8. Oi Diane! Apesar de ser um autor bem elogiado, ainda não me interessei por ler suas obras. Que pena que a obra não foi uma leitura marcante para você. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oie Diane

    Eu também acho que o livro não funcionará comigo...Eu sou mais do tipo que gosta de bastante diálogo.
    Quando é mais narrativo e ainda mistura tempo ,certeza que vou entender nada da história

    Mas amei sua resenha

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  10. Olá, Diane.
    Eu nunca tinha ouvido falar do autor até agora hehe. Achei a premissa do livro interessante. Mas tenho um sério problema com livros que quase não tem diálogos. Acho que não lerei esse.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Eu sou louca para ler os livros do autor desde que assisti o filme "Desejo e Reparação" e descobri que tinha sido baseado no livro "Reparação" do autor, mas até hoje não tive a oportunidade de ler nada dele. :(

    Esse livro chamou minha atenção já pelo assunto abordado, essa perda tão dolorosa que o protagonista sofre. Tenho lido muitos livros que possuem um ritmo mais lento e melancólico, que se passa bastante no interior dos personagens, então quero ler esse livro!

    Mas lamento que não tenha sido uma experiência tão boa para você. :(

    ResponderExcluir
  12. Oi Diane.
    Não conhecia o autor e devo dizer que não sei se leria este livro, por não ser muito o meu estilo habitual de leitura. Uma pena que não funcionou para você.
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Já li algumas resenhas deste livro e algumas pessoas comentam a mesma coisa que você, que o livro não funcionou. Eu sempre fico com receio de ler essa obra, pois sinto que não funcionaria comigo também pelos pontos que você citou. Gostei da sua sinceridade na resenha.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  14. Que pena que o livro não funcionou para você, mas faz parte. Adoro o autor e este livro está entre meus favoritos dele.
    Beijos

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo