12 novembro 2019



Literatura ao Cubo


Olá, pessoal!
Hoje trago pra vocês a volta da coluna Literatura ao Cubo, espaço onde sempre indico três livros sob um mesmo tema! Assim como antes, a coluna será mensal e sempre relacionando livros com algo em comum. O tema desse mês será Viva a Diversidade... Vamos conhecer os livros selecionados?

Escolhi o tema Viva a Diversidade, pois, desde que houve aquela censura na Bienal muito vem se falando nesse tema. Contudo, muito mais do que simplesmente “leituras LGBTs”, esses livros falam muito sobre respeito, aceitação, representatividade, vida em sociedade e, é claro, falam sobre amor, como qualquer outro romance. Nas indicações que deixo abaixo, selecionei livros que me emocionaram, me fizeram refletir e que favoritei lá no Skoob. Confiram!

Á PRIMEIRA VISTA  -  David Levithan e Nina LaCour

Esqueça amor “à primeira vista”. Esta é uma história de amizade “à primeira vista”... ou quase
Mark e Kate são da mesma turma de cálculo, mas nunca trocaram uma única palavra. Fora da escola, seus caminhos nunca se cruzaram... Até uma noite, em meio à semana do orgulho gay de São Francisco. Mark, apaixonado pelo melhor amigo — que pode ou não se sentir do mesmo jeito —, aceita o desafio que mudará sua vida. E sobe no balcão do bar em um concurso de dança um pouco diferente... Na plateia, Kate, fugindo da garota que ela ama a distância por meses e confusa por não se sentir mais em sintonia com as próprias amigas, se encanta pela coragem e entrega do rapaz. E decide: eles vão ser amigos. Em meio a festas exclusivas, fotógrafos famosos, exposições em galerias hypadas, essa ligação se torna cada vez mais forte. E Mark e Kate logo descobrem que, em muito pouco tempo, conhecem um ao outro melhor que qualquer pessoa. Uma história comovente sobre navegar as alegrias e tristezas do primeiro amor... uma verdade de cada vez.

Nesse livro acompanhamos Kate e Mark durante a semana do Orgulho Gay, que tem um espaço enorme nessa história justamente pela mensagem que passa: amor, independente de tudo. Os autores trouxeram ainda uma bela quantidade de representação e de assuntos relevantes; de problemas emocionais e insegurança aos relacionamentos homoafetivos e o grande passo de se assumir gay. Em pleno 2019, ainda fico assustada em perceber o quanto o preconceito ainda está fortemente presente em nossa sociedade, e encontrar em um livro voltado para o público jovem uma reflexão tão verdadeira e bonita, fez com que a leitura valesse a pena e principalmente, com que meu coração ficasse preenchido de amor, esperança e empatia por pessoas que tem de lidar com isso diariamente.

SIMON VS. A AGENDA HOMO SAPIENS - Becky Albertalli

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Esse é aquele tipo de romance que traz um quentinho no coração, te faz sorrir em cada página e deixa saudade no final. A história gira em torno de Simon, um adolescente comum que vive com seus amigos Leah, Nick e Abby. Apesar de parecerem inseparáveis, há algo sobre ele que seus amigos não sabem: Simon é gay e enfrenta um dilema de sair ou não sair do armário. O livro traz uma história de amor como qualquer outra e ao mesmo tempo única, que mostra que o amor não se limita as aparências físicas e reflete a importância da família no processo de autodescoberta e auto aceitação na vida de um indivíduo LGBT+. Nesse último aspecto cabe ressaltar uma cena em que a mãe de Simon comenta sobre a felicidade que ela e o marido sentiram quando o tiveram por ser um menino, e apesar de estarem lidando de forma "natural" com a revelação de Simon, ele diz "Me desculpem por não ter sido tão menino assim", e eles destacam o quanto o filho é um menino incrível.

O GUIA DO CAVALHEIRO PARA O VÍCIO E A VIRTUDE - Mackenzi Lee

Uma aventura romântica do século XVIII para a era moderna. Simon Versus a Agenda Homo Sapiens, encontra os anos 1700.
Henry "Monty" Montague nasceu e foi criado para ser um cavalheiro, mas nunca foi domado. Os melhores internatos da Inglaterra e a constante desaprovação do pai não conseguiram conter nenhuma das suas paixões - jogos de azar, álcool e dividir a cama com mulheres e homens.
Mas agora sua busca constante por uma vida cheia de prazeres e vícios está em risco. O pai quer que ele tome conta dos negócios da família. Mas antes Monty vai partir em seu Grand Tour pela Europa, com a irmã mais nova, Felicity, e o melhor amigo, Percy - por quem ele mantém uma paixão inconsequente e impossível. Monty decide fazer desta última escapada umafesta hedonista e flertar com Percy de Paris a Roma. Mas quando uma de suas decisões imprudentes transforma a viagem em uma angustiante caçada através da Europa, isso faz com que ele questione tudo o que conhece, incluindo sua relação com o garoto que ele adora.

E por fim, indico O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude, pois, ele tem um grande diferencial: é um romance histórico! Agora, você imagina o seguinte, se hoje em dia com todas as evoluções, tecnologias, direitos adquiridos ainda existe muito preconceito, como era a vida dos homossexuais há mais de 300 anos atrás? Essa é a proposta desse livro! Monty, o protagonista, é bissexual, tem um carisma fora do comum e acha que consegue qualquer coisa através de seu sorriso, porém, por trás de todo esse convencimento aos poucos vamos conhecendo seus medos, os traumas que sofre pelos espancamento de seu pai e sua insegurança em relação ao que sente pelo seu melhor amigo. A autora aborda muitos assuntos importantes como a intolerância a homossexuais, que mesmo já tendo passado mais de três séculos da época desse livro ainda há muitas pessoas desinformadas com esses pensamentos retrógrados. Além desse tema central, ainda encontramos muito sobre empoderamento feminino, a importância das amizades, relações familiares e a necessidade de seguir nossas vontades para a realização de nossos sonhos. Sem dúvida, um livro bem completinho!


Muito mais do que leituras LGBTs esses livros que selecionei são histórias que falam sobre amor em suas diversas formas e nos mostram que é irrelevante o gênero a qual você pertence... Afinal, todos nós somos de carne e osso, e o mais importante de tudo é o respeito e, é claro, o amor, sempre e em qualquer situação!

Enfim, espero que tenham gostado do tema e de minhas indicações e espero de coração que deem uma chance para essas obras tão especiais. Vocês já leram algum livro nessa temática? Se sim, me contem nos comentários!

Beijos e até o próximo post!




13 comentários:

  1. Oi, Diane como vai? Gostei das dicas de livros e da coluna nova também. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane! Não li nenhum destes livros, mas como fã do David e da Nina, tenho certeza que a obra deles vai me agradar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diane!
    Achei a coluna bem interessante, o tema escolhido muito importante.
    É sempre necessário darmos espaço e oportunidade para autores que escrevem sobre minorias e tudo mais.
    O que aconteceu na Bienal foi absurdo, mas do jeito que o mundo está caminhando, tenho medo que esse seja só o começo...
    Li a muitos anos o livro que o John Green escreveu em parceria com o David, Will & Will, mas lembro que não tinha gostado muito.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2019/11/resenha-estudo-independente-livro-2.html

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diane.
    Eu não li nenhum dos que você citou na postagem ainda. Mas gosto muito dos livros do David Levithan, porque ele escreve exatamente o que você disse, sobre respeito.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Diane, eu adorei o tema, eu assisti Com amor, Simon nos cinemas e amei, ainda quero ler o livro! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Di!
    Já li Simon e o Guia do Cavaleiro e foram experiências medianas...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Que post mais amorzinho! <3 acho que ainda não conhecia e adorei! Espero sempre ver postagens assim. Agora sobre ela, eu ainda não li nenhum dos livros indicados, mas tenho muita vontade de conhecer “à primeira vista”. Parece ótimo!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Achei bem interessante esse quadro, ainda mais por sempre trazer um tema diferente. Apesar de ser a favor do amor em suas várias formas não leio sobre o tema com frequência, o que conheço dos livros são indicações de amigos. Tenho uns três livros que ganhei mas ainda não tive oportunidade de ler. Desse que mostrou conheço somente o segundo. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. The story differs and the characters change, but the basic themes remain the same in literature that keep coming over and again.

    https://childactorlainstitute.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Ainda não li nenhum desses livros, mas fiquei curiosa sobre O guia do cavalheiro, parabéns pelo post, estou anotando suas dicas. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Most of us know that we should be reading great literature, that it is more than simple entertainment and actually has something to teach us, yet we struggle to find the time.

    Luxury Vibrators

    ResponderExcluir
  12. Oi, amei suas três indicações, com certeza lerei os três quando surgir uma oportunidade. Simon já estava na minha lista de desejados e esse último é ainda mais interessante por ser de época.

    ResponderExcluir
  13. Exploration of classic literature is something parents and educators may want to engage in as they struggle to teach children in this information-saturated age.

    http://helenegoldnadelca.blogspot.com/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo