11 setembro 2019



Resenha # 153 : Antes da Tempestade




Título: "Antes da Tempestade"
Autor: Dinah Jefferies
Páginas: 343
Editora: Paralela
Ano: 2017
Adicione no Skoob


      O que mais gosto em livros que se passam em outras culturas é a possibilidade que ele nos dá de poder conhecer outros lugares tão diferentes sem sair de casa, sem dúvida, é um dos mais enriquecedores tipos de leitura.  Conheci Antes da Tempestade totalmente por acaso e fiquei impressionada com a qualidade e precisão dos detalhes... Durante a leitura a sensação que dá é de que realmente estamos na Índia!
    O livro se passa na década de 1930 em Rajputana, na Índia, e traz a história de Eliza, uma jovem inglesa que desde a morte do marido tem como única companhia sua câmera fotográfica. Determinada a se firmar como fotógrafa profissional, ela acaba de aceitar um convite do governo britânico para se hospedar durante um ano no castelo da família real local. Sua missão: fotografar, para o acervo da Coroa Britânica, a vida no Estado principesco de Juraipore.
   Ao conhecer Jayant, irmão mais novo do marajá, Eliza embarca na aventura mais transformadora de sua vida. Acompanhada pelo príncipe rebelde e misterioso, ela conhecerá uma terra marcada por contrastes - com paisagens de beleza incomparável, cultura rica e vibrante e, ao mesmo tempo, a mais devastadora das misérias.
   Enquanto Eliza desperta Jay para a pobreza que circunda o castelo, ele mostra a ela as injustiças do domínio britânico na Índia. Juntos, descobrem uma afinidade de alma e uma paixão arrebatadora. Mas a família real fará de tudo - até o impensável - para impedir a aproximação entre o nobre indiano e a viúva inglesa.
   Antes da Tempestade é narrado em terceira pessoa e se passa no ano de 1930, em pleno domínio britânico sobre a Índia. Os cenários foram descritos pela autora de forma fenomenal, onde as diferenças culturais, as cores, os figurinos, o cenário político e social, foram dosados da maneira certa, de modo que, a leitura em momento algum se torna cansativa. Dinah Jefferies é uma autora muito detalhista e tudo é descrito de um jeito que chega a dar a sensação de conhecermos aqueles lugares, suas cores e seus cheiros. Para alguns todas essas descrições pode parecer desnecessárias, mas, aqui nessa obra tem papel fundamental e enriquece o livro de um jeito sem igual.
   Os personagens foram muito bem construídos e o casal protagonista são completamente opostos em questões culturais. Eliza é uma britânica forte e corajosa, que ainda sofre as dores de ter perdido o pai e o marido muito cedo e tendo que viver com o luto e a depressão de sua mãe resolve se tornar fotógrafa, o que acaba sendo um alento em sua vida. Jayant é um príncipe, o segundo filho mais velho da família real, altamente independente e não segue muito as regras indianas, mas é muito preocupado com o seu povo, diferente de seu irmão. Juntos, Eliza e Jayant, vivem um romance lindo e arrebatador, porém, proibido.
      Antes da Tempestade é um livro muito enriquecedor, Dinah Jefferies fez um trabalho incrível e presenteia seus leitores com um retrato fiel da Índia, onde conhecemos as desigualdades, as injustiças com as mulheres, os abusos de poder e algumas crenças inacreditáveis, onde viúvas são queimadas vivas em fogueiras. Mas o livro também não é só sofrimento, acompanhamos também o dia a dia na Índia com suas cores vibrantes, perfumes aguçados e cenário paradisíaco.
    Enfim, Antes da Tempestade é um livro que te permite viajar sem sair de casa, é um livro que te faz torcer pelo casal principal e se apaixonar pela Índia. Recomendo o livro pra leitores que gostam de leituras que se passam em culturas diferentes.




18 comentários:


  1. Oi Diane, também adoro quando o livro aborda outras culturas, tão bom conhecer um pouco mais de um outro lugar, da até vontade de fazer viagens e viagens!
    Quero muito ler Antes da Tempestade, adorei sua resenha, me fez recordar ao desejo de ter este livro.

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  2. Dica anotada! Adorei conhecer esse livro. ótima resenha!!!
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diane! Tudo bom?
    Eu acho a capa desse livro a coisa MAIS LINDAAAA, mas nunca surgiu interesse pra ler. Falta alguma coisa na premissa pra me conquistar, infelizmente :/
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diane.
    Eu gostei desse livro, mas acabei me decepcionando um pouco com ele. Como tinha amado O Perfume da Folha de Chá da autora eu fui com muita sede ao pote hehe. Mas essas capas dos livros dela são maravilhosas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diane!
    Não conhecia o livro, mas fiquei curiosíssima. O conjunto de fatores que formam o enredo parece ser ótimo.
    Vou querer ler em breve.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oi, Diane!
    Menina, eu já vi vários elogios a esse livro, mas eu não tenho muito interesse nele.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  7. Eii!
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro mas gostei muito do fato de se passar na índia. Adoro livros que se passam em culturas diferentes porque aprendemos um pouco sobre ela. Mas ainda bem que o livro não é só sofrimento, imagina sofrer o livro todo com os personagens, né? rsrs

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Também adoro conhecer culturas e costumes diferentes através dos livros, são leituras super enriquecedoras.
    Me interessei primeiramente pela capa, a edição está linda. Segundo, pouco sei sobre esse poder britânico sob a Índia, então seria uma leitura bem enriquecedora. Ótima dica!

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diane!
    Vejo muitas resenhas positivas sobre esse livro e acho a capa dele maravilhosa. Porém, nunca tive muito interesse na leitura e nem sei te explicar muito bem o motivo. Quem sabe mais para frente, né?
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  10. Adoro quando o livro traz culturas diferentes, pois sem dúvidas aprendemos muito com eles. Já tinha visto esse exemplar e a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa, que é maravilhosa!
    Sua resenha ficou encantadora e me senti tentada a adquirir um exemplar para fazer a leitura.
    Dica mais que anotada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? É realmente muito bacana isso de podermos conhecer outras culturas através dos livros. Adorei tua resenha e fiquei bem curiosa para ler essa obra e saber mais sobre a Índia.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Oi Diane!
    Tbm gosto muito de livros que permitem conhecer uma cultura diferente! Aí vale a pena encarar uma leitura cheia de descrições e detalhes, rs. Vou anotar a dica!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Diane!
    Eu adoro livros que trazem um pouco de alguma cultura que seja diferente da nossa e que fuja do comum - americana, inglesa francesa...
    Eu não conhecia o livro, mas com certeza seria uma boa escolha, principalmente por causa de toda essa descrição que ela faz da cultura indiana e do contraste entre a Inglaterra e a Índia. O romance nem me interessa muito.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2019/09/balanco-do-primeiro-semestre-2019.html

    ResponderExcluir
  14. Oi Diane,
    Também adoro pegar leituras de outras localidades, respirar outra cultura.
    Sou doida pra conhecer os livros dessa autora, sempre leio vários elogios.
    E a personagem me pareceu ter uma construção bacana.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. Oi Diane.
    Muito se fala sobre romances históricos, mas eu adoro romances que assim como esse se passam depois de 1910. Algo que me chamou atenção nessa história (não conhecia nem o livro nem a autora) é a ambientação na Índia. Acho que eu nunca li um livro que se passasse lá, então fiquei curioso pra saber como é a descrição da cultura de forma geral. Que bom que o livro te agradou :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Olá, amei conferir sua opinião sobre esse livro! A ambientação em uma época passada e em um país tão distante me chamaram muito a atenção, fiquei tentada a ler essa obra também.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia essa obra e para quem gosta desse estilo de leitura é uma excelente sugestão, pois essa narrativa parece ser intensa e surpreendente. Parabéns pela ótima dica.

    ResponderExcluir
  18. Adorei essa capa...nunca li nada de outros tipos de cultura. E tbm acho sensacional quando eu consigo encontrar algum livro assim. As vezes é bom variar na leitura, ainda mais que boa parte das histórias sempre se passam nos mesmos ambientes.

    Fiquei super curiosa para saber que fim vai acontecer com o casal Elisa e Jay. Adorei a sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo