07 março 2018



Resenha # 133 : Sonhos em Flor




Título: "Sonhos em Flor"
Autor: Estelle Laure
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Ano: 2018
Adicione no Skoob

    Sonhos em Flor é uma espécie de continuação de Essa Luz Tão Brilhante, só que nesse volume conhecemos a história sobre o ponto de vista Eden, melhor amiga de Lucille (protagonista do livro anterior). Desde que a Editora Arqueiro anunciou o lançamento desse livro fiquei bastante interessada, pois, Estelle Laure escreve de um jeito mágico, com os sentimentos á flor da pele e como tenho uma quedinha por Young Adults tive a certeza que Sonhos em Flor seria uma leitura agradabilíssima.
   O livro traz a história de Eden Jones, uma jovem de 17 anos e que tem o futuro todo planejado. Com o apoio dos pais amorosos, do irmão gêmeo que a entende como ninguém e de Lucille, a melhor amiga de todas, sonha em estudar em Nova York e se tornar uma grande bailarina. Até aí tudo parecia um mar de rosas, porém, seu mundinho perfeito começa a desmoronar... Além de não se sair bem no primeiro teste para um balé importante, fica sem chão quando Lucille e seu irmão escondem dela que estão namorando.
   Mas o destino achou que isso não era o bastante. Eden passa por uma incrível experiência de quase morte e acaba ficando por 30 dias em coma. Durante esse período, Eden vivenciou experiências bem reais, mas, não consegue distinguir o que é verdade e o  que são frutos de sua imaginação confusa. Sendo assim, quando acorda, volta com muitas perguntas e não consegue retomar a vida, com tantas limitações do pós coma, nada mais parece ser tão importante e nenhum lugar mais parece lhe pertencer.
   Embaralhando ainda mais sua mente, Eden, começa a ter alucinações com flores negras e com uma garota desconhecida que coincidentemente está em coma na mesma ala do hospital onde esteve internada. Tudo isso a levam a Joe, e só aí ela entende que não ter o controle das coisas pode ser libertador.
      Sonhos em Flor é narrado em primeira pessoa pela protagonista Eden, dessa forma nos sentimos bem próximos de Eden e de seus intermináveis questionamentos sobre a vida, morte, sonhos e muito mais. Durante a leitura é impossível não sentir empatia pela protagonista, é tanta dor, angustia e dúvidas que o leitor se vê questionando que atitudes tomaria se estivesse no lugar dela. A escrita de Estelle Laure é poética, inspiradora, brilhante e transmite com maestria todas as emoções de Eden, o que faz de Sonhos em Flor uma leitura sincera, completa e que dá a sensação que os personagens querem saltar do livro, tamanha é a perfeição que foram criados.
   Eden com certeza é merecedora de um livro só seu! Dona de uma personalidade difícil de ser descrita, ela até parece ser uma pessoa real com todos os seus questionamentos. Após ter sofrido o acidente, ela se vê cheia de limitações, tendo que abrir mão de coisas que verdadeiramente ama e, assim, acaba tendo a sensação de não pertencer a lugar nenhum. Deste modo ela vai acumulando raiva, se torna sarcástica e exageradamente sincera e é notável para todos que o coma a fez perder parte de sua essência. Sem saber quem realmente é, Eden, acaba tendo que enfrentar sua nova vida e seguir uma jornada de descobertas em busca de seu antigo jeito de ser.
    Sonhos em Flor é um livro simples e frágil, mas, ao mesmo tempo acarreta temas muito obscuros e complicados, ao trazer questionamentos sobre a quase - morte da protagonista, onde ela vive em conflito com sua mente, com suas crenças, com sua existência e, deste modo, faz com que o leitor sinta tudo isso também. Além disso, Sonhos em Flor é um livro que fala sobre a transição da adolescência para a vida adulta, sobre sonhos, sobre amor e sobre não se sentir completo em lugar nenhum. São tantos temas abordados com perfeição que tornam o livro extremamente completo, rico, intrigante e que deveria ser leitura obrigatória para os verdadeiros amantes da leitura!
    Enfim, Sonhos em Flor é uma leitura agradável, sensível, apaixonante e que te deixa sem palavras... Tão límpido como uma manhã ensolarada, Sonhos em Flor, possui uma história devastadoramente bela e nos mostra a grandiosidade de se estar vivo! Se você está em busca de algo totalmente novo e bem escrito, com certeza, esse livro é pra você!




15 comentários:

  1. Estava no aguardo da resenha deste segundo livro, já que por tudo que li do primeiro, é maravilhoso.
    Adoro livros assim, que trazem estes questionamentos que tipo, a gente termina o livro, e as perguntas ficam ali martelando.
    Mesmo com personagens tão jovens, é possível ver a carga de sentimentos, frustrações e esperanças que eles trazem.
    Outro ponto simples que amo, é a delicadeza das duas capas, soam a poesia!
    Espero poder ler ele em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi! Achei o primeiro livro muito fofo e fiquei esperando o segundo um pouco ansiosa.. Li algumas resenhas que me fizeram quase querer desistir da leitura, porque compararam demais com a história do primeiro livro. Mas eu achei sua resenha tão animadora! Bom saber que Eden ganhou seu próprio livro e que foi uma leitura sensível e agradável.
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sua resenha me deixou com receio e ao mesmo tempo curiosa em relação ao livro. Tenho um pouco de dificuldade de ler histórias que os personagens são obrigados a deixar alguns sonhos para trás, por alguma limitação ou algo que ocorreu na vida. Sei que a vida real funciona assim, porém é uma dificuldade minha. Mas por outro lado o livro aborda temas como sonhos, morte e amor, e estes me fascina e muito. A capa é de uma doçura né!
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Diane, tudo bem? Realmente parece um livro sensível! Não sabia que era continuação do outro, mas foi bom saber! Gosto quando os autores trabalham temas mais difíceis de um jeito mais brando, acho que vou curtir!

    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oiê! Tudo bem?
    Que resenha perfeita! Parabéns, conseguiu me transmitir o que você provavelmente sentiu ao ler este livro e me deixou com uma vontade imensa de lê-lo.
    Nunca estive em coma, e devo dizer que essa sensação de se redescobrir é tão estranha, senti empatia pela protagonista porque já passei por isso.
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  6. Não li Essa Luz Tão Brilhante, mas gostei da premissa desse livro, fiquei curiosa para saber o desfecho dessa tumultuada volta de coma da Eden e tenho certeza que os questionamentos que ela faz nos faz refletir. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a obra, mas fiquei bem curiosa em conhecer... Essas experiencias durante o coma, sempre me prendem....
    Vou colocar na minha listinha de próximas leituras com certeza!!

    beijinhos!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diane.
    Já vi algumas resenhas desse livro, mas a sua é a primeira que me deixa com vontade de ler essa história! Parece uma trama emocionante!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que resenha mais inspiradoras.
    Gostei muito da forma na qual você descreveu a obra, de verdade!
    Não conhecia o livro, mas ele parece ser tão envolvente, tão sensível apesar dos temas envolvidos e tão encantador que eu já quero!
    Anotei a dica haha

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  10. Estava mesmo em dúvida sobre se era uma continuação direta ou não do primeiro livro (que tenho mas ainda não li). Pela sua resenha, já gostei da protagonista, parece ser uma leitura ótima.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu quero muito ler esse livro, mas ai fiquei sabendo que tinha um antes dele, então vou seguir na ordem para me ambientar com a escrita da autora que por sinal parece ser muito envolvente.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Não li o primeiro livro da autora publicado pela arqueiro, mas confesso que esse chamou muito minha atenção, principalmente por sua delicadeza! Adoro livros que tratam de sentimentos e dessa transição da adolescência para fase adulta e neste livro parece que tal tema - assim como outros vários - foi tratado com maestria. Sugestão mais que anotada! Adorei a resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Não conheço o primeiro livro então vou pesquisar sobre ele antes de me aventurar nesse segundo, mas confesso que achei a premissa muito interessante e fiquei bem curiosa para saber todas as nuances da história e como irei me sentir durante a leitura. Assim que eu ler Essa Luz Tão Brilhante e gostar (já que a opinião é positiva) eu corro para esse livro. Obrigada pela dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Apesar de amar a capa dos dois livros, nunca solicitei ou me animei de comprar. Achei a premissa um tanto depressiva e acho que não estou em um bom momento para ler sobre uma fase difícil. Mesmo que tenha uma superação! Adorei o post, assim que minha fase melhorar vou começar pelo primeiro livro! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie!

    Eu vi esse lançamento mas não senti vontade de lê-lo e continuo sem interesse, mas acredito que minha amiga que leu o primeiro livro irá gostar de conhecer essa história e se aprofundar na vida da melhor amiga da protagonista da outra obra, irei indicar para ela com certeza!

    Bjss

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo