14 novembro 2017



Resenha # 115: Belinda & Em




Título: "Belinda & Em"
Autor: Cammie McGovern
Páginas: 400
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Adicione no Skoob


   Desde que soube  do lançamento de Belinda & Em fiquei bastante entusiasmada para realizar a leitura, pois, já tinha lido excelentes comentários sobre a capacidade que Cammie McGovern tem de emocionar e tocar o coração de seus leitores. McGovern também é autora de Amy & Matthew, livro que fez bastante sucesso aqui no Brasil.
   O livro traz a história de Emily, uma jovem que sempre foi o tipo de garota que se orgulha da capacidade de enxergar além das aparências. Copresidente da Coalizão para Ação Jovem da escola, é a primeira a defender os direitos das minorias, ciente da importância de ser politicamente ativa. Acostumada ao duro, e nem sempre reconhecido, trabalho nos bastidores - fazer cópias, distribuir petições -, está contente com suas realizações, como convencer funcionários do refeitório a usar materiais recicláveis.
   Mas, secretamente, Emily ainda é um pouquinho fascinada pelos populares da escola. E nutre um leve rancor quanto a sua inexistente vida amorosa. É justamente enquanto pensando na última, distraída em meio a um importante jogo de futebol da escola, que algo impensável acontece: ela testemunha uma aluna com necessidades especiais, Belinda, ser atacada embaixo das arquibancadas... E não faz nada!
   Quando a direção da escola descobre o que aconteceu, Emily e Lucas, um dos jogadores e, aparentemente, outra passiva testemunha do ataque, são obrigados a prestar serviço comunitário em um centro de pessoas como Belinda. A ideia é que, se forem capazes de se relacionar com eles, passarão a se identificar com seus problemas, a defendê-los.
   Logo os jovens começam a sentir que podem fazer uma diferença real. Como se fossem capazes de mudar o que aconteceu naquela noite. Mas será que eles  podem realmente mudar as coisas para Belinda?
   Belinda & Em é narrado em primeira pessoa intercalando os pontos de vista entre Belinda e Emily, fazendo com que o leitor sinta na pele todos os acontecimentos traumáticos de Belinda e o arrependimento, frustração  e covardia de Emily. Cammie McGovern é dona de uma escrita maravilhosa, onde ela nos ensina muito sobre preconceito e aparências numa narrativa totalmente doce, leve e envolvente. Belinda & Em me surpreendeu e me emocionou de inúmeras formas, mas, principalmente, quando a autora mostrava a forma com que os alunos “normais” e até mesmo os professores tratavam os alunos especiais. Belinda e seus colegas viviam quase que excluídos do restante da escola e sendo menosprezados de tal maneira que Belinda nem podia participar das peças de teatros, sendo que tinha talento para isso... Todas essas exclusões me tocou muito e fiquei pensando em quantas pessoas podem estar passando por isso nesse exato momento.
   Os três personagens principais, Belinda, Emily e Lucas, foram muito bem construídos. Achei interessante que os três vão se entrelaçando aos poucos, ganhando confiança um do outro, só para depois abrirem seus sentimentos, e é muito gostoso acompanhar essa evolução. Lucas e Em estão realmente arrependidos e dispostos a mudar a visão de Belinda tem sobre eles. Belinda, por sua vez, vai contando aos poucos como ela se sente em relação a todo o ocorrido. Chega a ser maravilhoso e inspirador ver os personagens se relacionando, se importando, entendendo a si próprio, lidando com os problemas. E, Belinda, mesmo com todos os seus medos e ataques de pânico, é um grande exemplo de força, de garra e é, sem duvida, uma das personagens mais corajosas que já conheci.
   Ao meu ver,  a principal mensagem contida na obra é sobre empatia. Infelizmente, a sociedade tem um mau habito de julgar as pessoas sem nem ao menos conhecê-las ou até de sentir pena antes de se colocar no lugar do outro, o que não ajuda em nada. Outro fato que a autora frisa muito bem é a forma que pessoas deficientes são tratadas na sociedade, chega a ser extremamente triste e tocante o jeito que essas pessoas são deixadas de lado.
   Enfim, Belinda & Em é um livro lindo, inspirador, tocante e que ainda nos faz refletir bastante. Seja através da força e doçura de Belinda, ou do arrependimento de Em, a certeza que tenho é que Belinda & Em foi um dos melhores livros que li em 2017!




24 comentários:

  1. Aah, estou lendo bastante comentários positivos sobre este livro; ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da Cammie, mas seus livros parecem muito bons.
    Achei interessante abordar a exclusão das pessoas com deficiências, e que bacana que Emily e Lucas tenham se arrependido e querem fazer algo melhor. Se todos fossem assim, teríamos um mundo melhor.
    Gostei da resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro e lendo sua resenha fiquei impressionada com a riqueza de conteúdo dele. Com certeza livros assim que fazem o leitor refletir sobre o diferente, são de extrema importância na formação e aperfeiçoamento do caráter das pessoas. Valeu pela dica e parabéns pela leitura. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não tive oportunidade de conhecer o trabalho da Cammie, mas assim como vc já vi vários elogios e pretendo dar uma chance em breve.
    Fiquei com vontade de ler <3

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Eu ja tinha visto falar desse livro e confesso que estou muito ansiosa para ler, eu adorei essa premissa e o fato de que a autora traz um bonita mensagem sobre empatia é um ponto que irei gostar, sem dúvida.
    Eu adoro que os personagens crescem do decorrer da leitura, e eu fico triste que eles não a tenham ajudado, e quero saber o porque disso, enfim, quero muito ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi td bem?
    O fato das pessoas não ajudarem tem muito a ver com o preconceito, e isso é comum, mas não devia é muito triste o ser humano ter esse tipo de atitude, gostei muito da autora escrever sobre isso e saber que livros assim nos faz refletir como podemos melhorar nossas atitudes, sua resenha foi maravilhosa adorei mesmo! Anotado a dica, parabéns, bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Diane! Tenho uma amiga/colaboradora que leu e teve impressões parecidas com a sua. Parece uma história triste e bonita ao mesmo tempo e essa capa é uma fofura! Adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane,
    Não conhecia a autora, nem o livro, mas achei a premissa muito interessante.
    Tbm achei interessante a autora trazer reflexoes sobre pessoas com necessidades especiais, levando o leitor a refletir sobre a importância da empatia.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Diane!
    Fiquei com o pé atrás com a Emily, sei que ela tentou se retratar, mas pelas resenhas que li tive a impressão de que algumas vezes ela não quis assumir a culpa do que fez. Terei que ler para entender mais ela, o drama todo de Belinda parece ser bem complexo.
    A frase que contém na capa de fato combina com o livro, e o tema trabalhado pela autora é de extrema importância, mais um livro que todos deveriam ler!
    Beijos 😘

    ResponderExcluir
  9. Só pela capa do livro já posso notar o quanto a história é doce, conforme mencinou. Já tinha visto ele algumas vezes, mas nunca lido uma resenha, mas achei
    de uma premissa maravilhosa, espero poder ler.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro e gostei muito da maneira como a autora escreveu essa história e como abordou temas tão importantes para serem discutidos.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Diane.

    Que História! Eu já estou adicionando na minha lista de desejados, não conhecia a história, que foi uma surpresa e também aborda um assunto bem impotante. Quero conhecer melhor a história. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá Di,
    Quis ler esse livro desde que ele foi lançado, mas a oportunidade nunca surgiu. Fiquei muito contente por você ter curtido tanto assim a leitura e por saber que ela apresenta questões de empatia, o mundo precisa de mais obras assim, sabe? Fiquei muito contente por isso estar inserido nessa trama e vou ficar ainda mais curiosa para fazer essa leitura.
    Adorei sua resenha ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ola eu nao conhecia o livro mais ele não disperta o meu interesse em fazer a leitura entao eu passo a dica por mais que a capa seja linda

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Tenho dois livros dessa autora, esse eu estou para começar a leitura. Ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, mas agora que li a sua, fiquei bem mais ansiosa para ler logo. Espero muito gostar da escrita da autora, já que ouvi muitos comentário sobre isso.

    ResponderExcluir
  15. Oi Diane!
    Acredita que eu não conhecia esse livro? Acho que ando meio alienada dos lançamentos juvenis e estou totalmente consternada por isso. O livro parece ser excelente! Adorei ele tratar de temas tão profundos e polêmicos e ainda assim ressaltar o valor da empatia, que é algo tão raro em nossa sociedade.
    Parabéns pela resenha, eu adorei!
    Bjs!

    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  16. Oi Diane...
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro... Li Amy & Matthew e me emocionei pela leitura.. Pelo jeito esse livro vai pelo mesmo caminho... Com certeza já entrou para a minha lista de desejados...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  17. Amei a sua resenha e conhecer o livro através dela. Você tem razão quando coloca que a sociedade julga dó e nem piedade. As pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras, são superficiais, apenas julgam e estão perdendo a capacidade de se colocar no lugar do outro, isso é lamentável.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  18. Oi, Diane
    Que interessante a ideia da autora em tratar sobre pessoas com necessidades especiais. Pessoas essas que são deixadas de lado pela sociedade

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro, e nem a autora mas fiquei super encantada com a premissa.
    Gosto quando o livro aborda esses assuntos de uma forma tão boa, nos mostrando como as pessoas julgam as outras de uma forma tão rápida. Hoje em dia o mundo precisa de mais empatia para com o próximo.
    Ótima resenha!

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  20. Diana!
    Os livros com a temática LBGT sempre trazem uma perspectiva diferenciada da que estamos acostumadas em ver na vida real, e é sempre bom ver outros pontos de vista sobre um tema bem complicado e que ainda sofre muito preconceito.
    Gosto quando podemos ter mais de um ponto de vista durante o livro.
    Que dezembro seja repleto de realizações e o final de semana cheio de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  21. Oie! Nunca li nada da autora, nem conhecia ela para falar a verdade. Apesar de não ser o estilo de leitura que mais leio, vejo a importância de histórias assim, pois passam mensagens importantes. Dica super anotada!

    ResponderExcluir
  22. Quando passo os olhos de relance pela capa achei que era Eleonor and Park, me irrita muito quando as editoras fazem os livros ficarem visualmente parecido pra tentar aproveitar o sucesso de um pra levantar o outro.
    Sobre a história, não me pegou, mas é um tema importante, é o tipo de livro que eu daria pro meu filho ler se ele praticar bullying algum dia.

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas pelo visto é um livro muito bom de se ler, amei sua resenha!
    Te espero em meu blog! ��
    Desvendando Segredos

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Olha, essa autora parece ter um dom de escrever histórias fofas!
    Quanto a Belinda e Em, eu acho que seria uma leitura super interessante!

    Beijão,
    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo