05 outubro 2017



Resenha # 106 : Treze



Título: "Treze"
Autor: FML Pepper
Páginas: 406
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Adicione no Skoob


   Quando a Galera Record lançou Treze o que mais me chamou a atenção, além desse título enigmático, foi o fato da sinopse prometer uma história envolvendo uma hacker procurada por criminosos e um jovem lutador doente... Como a trajetória dessas pessoas tão distintas se cruzariam? Como a autora iria trabalhar essa história? Será que convenceria? Essas foram algumas das perguntas que passaram pela minha cabeça quando vi Treze pela primeira vez e, felizmente, afirmo pra todos vocês que FML Pepper me deu as melhores respostas!
   O livro traz a história de Rebeca, uma garota sem escrúpulos ou fé, criada para ser uma ladra. Nas vésperas de realizar o maior e mais lucrativo golpe de sua vida tudo parece ser irretocável: códigos decifrados, uma conta milionária invadida, diamantes e depois desaparecer no mapa! Ela tem convicção de que tudo sairá perfeitamente bem... até encontrar Madame Nadeje, a enigmática cartomante do decadente parque de diversões. Contrariando as crenças de Rebeca, a tal cartomante acaba fazendo uma série de previsões bizarras sobre seu futuro. Para seu desespero, todas as nefastas previsões se concretizam e a arremessa em um furacão de perdas e de derrotas. Caçada por criminosos, a jovem acredita que a saída está no treze, que, contra qualquer lógica, é justamente o caminho a seguir  e, quem sabe, seja sua salvação.
   Ao mesmo tempo, conhecemos também Karl, um orgulhoso e passional lutador de MMA, que após passar por uma tremenda decepção e sendo incapaz de aceitar uma derrota, ele acaba cometendo um erro estúpido e, de herói, se torna vítima numa fração de segundos. Um acidente deixa em seu cérebro um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos. Determinado a esconder a terrível condição de todos, ele resolve levar uma vida tranquila e passar longe de brigas. Um plano perfeito... até conhecer Rebeca! Por ela, Karl seria capaz de jogar toda precaução pelo ralo, seria capaz de tudo, inclusive aceitar que a derrota pode ser a sua salvação.
    O que fazer quando a sorte se transforma em infortúnio e o azar é a resposta para tudo? Olhe bem de perto e tente decifrar o enigma. Mas, não se deixe iludir: a resposta está muito além do número que cintila dentro da bola de cristal. Muito além do treze!
   Treze é narrado em primeira pessoa e alterna os capítulos entre as perspectivas de Rebeca e Karl, o que foi muito útil, pois, podemos acompanhar a fundo os verdadeiros sentimentos de ambos. Ainda não conhecia a escrita de FML Pepper (pasmem!) e fiquei encabulada com sua escrita, tudo é muito bem amarrado, original e cheio de reviravoltas que surpreendem ao leitor, mas, que Pepper consegue trazer respostas e consequências totalmente críveis para essas surpresas. Treze é um livro minuciosamente bem planejado e, é claro, envolto numa narrativa fluída e envolvente, fazendo com que o leitor não consiga largar o livro até chegar na última página!
   Os personagens são bastante originais, eles não são nem um pouco “santinhos”, pelo contrário, ambos tem um passado nebuloso e que aos poucos é contado ao leitor. Rebeca e Karl são bem diferentes um do outro, de um lado temos um hacker criminosa e do outro um atleta, porém, eles também tem uma dose de semelhanças, onde ambos buscam se encontrar no mundo e seguir suas vidas, um dia de cada vez, se agarrando a segunda chance que o destino lhes deu. Os personagens secundários também me agradaram bastante, com destaque para a Madame Nadeje, que carrega todo um mistério, e também para a família de Karl, que me emocionou e me fez rir bastante. Usando uma frase do próprio Karl, acho que os personagens de Treze são um produto de erros e fatalidades e todos eles são perfeitos dentro de suas imperfeições.
   Aparentemente a obra pode até parecer girar em torno do misticismo, mas, ela vai muito além disso! Treze nos abre os olhos para viver o presente, afinal, o amanhã é uma página em branco e nossa vida pode mudar da água para o vinho num piscar de olhos, então, é essencial curtir os pequenos momentos, se agarrar ao hoje como se fosse o último dia de nossas vidas. Além disso, o livro ainda nos fala sobre a importância dos amigos, sobre relações familiares, sobre segundas chances e, acima de tudo, nos mostra que o amor pode vencer qualquer barreira e é capaz de transformar vidas.
   Enfim, Treze foi uma leitura muito especial pra mim, onde pude conhecer personagens incríveis e uma história emocionante, mas, principalmente me permitiu conhecer essa autora que encanta milhares de leitores... FML Pepper me conquistou de uma forma sem igual e, é claro, entrou para minha listinha de autoras favoritas!!! Preciso dizer que recomendo o livro?  




16 comentários:

  1. OIii Di

    Ah PRECISO ler esse livro, pasme que também nunca li nada da Pepper, embora claro que conheço a trilogia anterior da autora. Amei que esse livro Treze é autoconclusivo, acho genial quando o autor conta de uma sem ficar tentando esticar eternamente como infelizmente tem virado tendência. Amei saber que há o misticismo, mas que a história se extende a muito mais do isso simplesmente. E esses protagonistas com passados mais obscuros, segredos e tudo o mais se tornam mais próximos da realidade ao não se rem santinhos e achei um ponto super positivo também. Vai pra listinha com certeza.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Livro fluído com personagens originais é de prender qualquer leitor, afinal, estamos sempre em busca de uma história nova, mas sem perder tempo.
    Gosto desta ideia do misticismo com a reflexão sobre o presente e futuro, uma boa dica. espero ler.
    Adorei a foto, deu a impressão de ser uma extenção do livro.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diane.
    Gostei de ler sua resenha e ver uma opinião diferente da obra que eu tinha lido até então. Li uma resenha bem negativa dele. O que me chamou a atenção nele foi a capa hehe. E já conheço a escrita da autora e gosto muito. É um livro que vai ficar na minha lista de futuras leituras hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Acho que a Peper é uma da sautoras mais fofas e carismáticas d nosso Brasil Literários, mas ainda não tive oportunidade de ler nada dela até agora. Já quero ler este aqui pq acho que vou amar a protagonista.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diane!
    Quero muito ler!!!!
    Fui à noite de autógrafo e amei a autora. Ela é muito bacana e claro que me interessei pelo livro de cara! O enrendo é bem misterioso e a vontade de ler só aumentou em ler com a sua resenha.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Nunca li nada da Pepper, acredita?
    Sempre vejo e leio muitas pessoas falando bem e dizendo que os livros dela são os melhores que já lera, e isso me deixa ainda mais curioso. Essa capa me cativou muito, e eu amo quando sou captado pela capa.
    Que resenha linda. Mal vejo a hora de poder ler e conhecer o que me aguarda nessas páginas.

    Adorei o post e o blog. Beijão!
    https://bloggmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie!

    Faz tempo que não leio um livro nacional, e esse desde seu lançamento está dando o que falar, achei a proposta da obra muito boa e por isso coloquei em minha lista de desejados espero gostar da leitura quando a fizer!

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Adorei a sia resenha! Estou morrendo de vontade de ler 13. Nunca li nada da autora, mas gostei muito da premissa.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Que resenha linda! Da autora eu já li Não Pare! e gostei bastante. Foi como você disse, um livro bem escrito com personagens bem construídos. Fiquei curiosa para conhecer a trama de Treze! Fico feliz que voce tenha gostado e que tenha se tornado especial pra ti.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Hey Di, tudo bem?
    Ainda não li nada da Pepper, mas tenho muita vontade de ler, pois sempre leio elogios para obras da autora e acho a premissa de Treze muito fascinante. Gostei muito de tudo o que você disse sobre o livro, principalmente, por saber que a obra vai além do misticismo que ele aparenta ter. Também espero que o livro seja especial para mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu já li livro da autora, apesar da escrita ser no eu achei repetitivo, não sei sobre esse livro, mas por causa da minha outra experiência eu não tive muita vontade de ler esse novo, sem contar que a premissa não me deixou curiosa. Mas eu fique feliz que gostou tanto assim, talvez eu de uma lida no livro pra ver como me sinto sobre ❤️

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Eu sou apaixonada pela escrita da FMl Popper por causa da trilogia Não Pare e tenho certeza que esse livro deve ser tão fantástico quanto e esta na minha listinha de desejados.
    bj

    ResponderExcluir
  13. Oiee, tudo bem? Que bom que gostou tanto dessa leitura! Até agora todas as resenhas que li sobre ele foram bem positivas, e depois de conferir sua opinião minha vontade de ler aumentou bastante! Nunca li nada da autora e acho que irei começar por esse :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Meu primeiro contato com a autora foi na trilogia não pare! Amei o primeiro livro, embora não seja fã do gênero e acabei comprando os outros dois, que ainda nem li! Mas ela é sensacional mesmo, e é um amor ainda por cima! Nem preciso dizer que ja quero ler 13 tbm, ne? Bjosssss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu morro de vontade de ler algo da FML, tanto porque ela tem uma legião de fãs, e porque ela é muito carismática e sempre acredito que o autor passa um pouco de si em seus livros.
    Pelo jeito essa é uma história muito bacana e com uma mensagem muito verdadeira. Com certeza fiquei ainda mais interessada em ler

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Ainda não li nada da autora, mas confesso que esse me prendeu apenas pela capa. Gosto de livros bem planejados, além daqueles que alteram os pontos de vistas das personagens, porque com certeza nos dá uma visão melhor da história. Adorei poder conferir a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo