25 outubro 2017



Leia.Seja e a Importância da Leitura


Olá, pessoal!
Hoje eu apresento pra vocês a campanha Leia.Seja., ela é realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros para difundir a mensagem do valor do livro e seu papel transformador na sociedade. Essa ação se prepara ganhar o país no Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, numa divulgação conjunta em espaços públicos, bibliotecas, lojas e redes sociais, com apoio das livrarias, editoras, distribuidoras e entidades do livro. E, é claro, que o Coisas de Diane não poderia ficar fora dessa, né? Hoje conto pra vocês um pouco sobre minha percepção sobre a leitura. Vamos conferir?

   Porque eu leio? Porque ficamos horas a fio diante de um amontoado de páginas? Qual é o sentido disso? Na minha opinião, a leitura não é apenas um conjunto de palavras na formação de uma história, a leitura é pra mim um conjunto de emoções, sentimentos e valores. Há quem prefere romances de tirar o fôlego que faz qualquer mocinha morrer de amores pelo galã da história, outros preferem enfrentar dragões e criaturas de outro mundo numa aventura irreal, há ainda aqueles que bancam serem investigadores natos e amam um livro policial e também existem aqueles leitores que buscam sábios conselhos em livros de auto ajuda. Mas, o mais importante é ler! Não importa se você lê John Green e Nicholas Sparks ou se prefere algo mais robusto como Shakespeare ou Machado de Assis... Definitivamente, isso não importa, o importante é você ler o que gosta e te faz sentir bem.
   Pode soar meio clichê, mas, ler é voar nas asas da imaginação, é ser transportado para outro mundo sem sair de casa. É ser o protagonista da história mesmo não estando inserida diretamente nela. É poder conhecer e ir à lugares, que, de outra forma seria impossível. A leitura é um passaporte com visto permanente para todos os lugares, culturas e mundos, reais ou até imaginários. A leitura alimenta a criatividade, faz bem para a memória, para alma, para o coração e ainda nos proporciona conhecimento, entretenimento e prazer.
   Sei que sou suspeita pra falar, mas, já foi comprovado cientificamente que o hábito da leitura faz com que desenvolvemos nosso repertório, expandindo a capacidade de compreensão e te deixa capaz de trazer assuntos diferentes para as conversas cotidianas, o que provavelmente fará com que se sinta mais criativo e participativo. Além disso, melhora a memória e concentração, aprimora a capacidade de aprendizado e vocabulário, diminui o estresse e, em momentos de crise igual ao que estamos vivenciando, o hábito da leitura pode ajudar na hora de encontrar um bom emprego, já que o leitor possui um conhecimento mais amplo sobre diversos assuntos, ele tem mais chance de ser bem-sucedido com as oportunidades de emprego.
   Enfim, a leitura é um hábito prazeroso, que te beneficia de inúmeras formas, mas, o mais legal de tudo é se deixar levar para outros mundos, outras histórias, outras culturas... Viver milhares de vidas em uma só!


Você também gosta de ler? Então, espalhe a Leia.Seja. em suas redes sociais até o dia 29/10! Usando a hashtag #leiaseja, conte pra todo mundo os livros que marcaram sua vida, como você enxerga a leitura e a sua importância. E, é claro, conheça o site da Leia.Seja., curta a fanpage e siga no Instagram.

Enfim, espero que tenham gostado da minha participação na Leia.Seja!
Beijos e até o próximo post!





13 comentários:

  1. Não conhecia a campanha, mas fico feliz em saber que temos gente empenhada em espalhar esse hábito por aí. Afinal, só nos faz bem, só tem a agregar.
    Sucesso a todos envolvidos na campanha e pra quem não gosta de ler, só tenho a dizer, você ainda não encontrou o livro certo.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Legal esta campanha além de quem lê sabe um repertório gigante de palavras além de conhecer um mundo maior e a geografia melhor. Excelente oportunidades aparecem e é um crescimento enorme.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito legal essa iniciativa, também não conhecia a campanha. E, pelo pouco que pesquisei, é um projeto grande que envolve grandes artistas e nomes da televisão, como Bela Gil e Pedro Bial, em uma campanha que incentiva e promove a literatura. Muito bacana, adorei!!
    Parabéns pelo apoio e iniciativa.

    Beijos
    Fe
    https://ateaultimapagina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diane.
    Acabei de ver sobre a campanha em outro blog. Eu achei muito legal. E gostei bastante de saber um pouco mais sobre sua visão dos livros. Eu acho que os livros são uma parte da minha vida e se eles não existissem eu não saberia como viver.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Diane! É um hábito maravilhoso mesmo, livros são excelente companheiros por isso eu amo eles! Adorei o seu texto e super apoio a campanha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oiii Di

    Vi essa campanha em outro blog agora há pouco e achei genial, precisa alcançar o máximo de gente porque ler é tão bom e abre a mente da gente para um mundo tão totalmente novo. Que seja um sucesso e que outras campanhas como essa continuem ai fazendo eco.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Di,
    A leitura com certeza faz a diferença na nossas vidas. Depois que entrei de cabeça nessa amor pelos livro eu mesma percebo o quando meu vocabulário é mais rico que os de muitas pessoas próximas a mim e também que consigo pensar bem mais fora da caixinha.
    É tão gostoso pode viver esses tantos mundo sem sair do lugar.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  8. Essa campanha me lembrou do projeto desse semestre da minha faculdade. Estou fazendo um trabalho de incentivo à leitura. É sempre bom vermos esse tipo de campanha. Acho que só assim podemos mudar o quadro aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a campanha ou o projeto e á quero espalhar para o mundo agora, pois sou do time que acredita que a leitura muda o mundo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi. :)
    Já tinha visto a campanha no facebook e achei super legal.
    Seu texto ficou maravilhoso, e concordo com muitas coisas que escreveu.
    Dar asas a imaginação, se colocar como o personagem ou se ver ali, dentro da estória é pra poucos. Muitos não entendem o poder da leitura, o que esse vício transforma.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  11. Olá!Tudo Bem?
    Que projeto legal!ADOREI!
    Pena que só vi depois que passou.Amei deu texto descreveu tudo o que sinto quando leio e por que leio.
    Adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Ultimamente tenho visto muitas pessoas participando dessa campanha, como estava um pouco afastada das redes sociais não sabia sobre o que se tratava, achei muito interessante e quero participar também.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, flor.

    Eu participei também da campanha e achei super válido. Eu falei sobre obras que marcaram minha vida. Foi como você disse, a leitura é algo prazeroso. Seja lá o que a pessoa leia, o importante é ler. E hoje em dia, vemos que muitas pessoas gostam de rotular o que a pessoa ler, né? Muito triste isso. Enfim, amei seu post!

    Beijos

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo