30 março 2017



Literatura ao Cubo


Olá, pessoal!
Hoje é dia de mais uma atualização da coluna Literatura ao Cubo, e como já havia prometido, nesse mês de março o tema é Mulheres da Literatura, onde mostrarei que existem muitas mulheres fortes, independentes e nada submissas nos livros, diferente dos estereótipos criado de que todas são ingênuas, frágeis e bonitinhas. Vamos conferir?

Nesta seleção de Mulheres da Literatura irei focar nas personagens femininas fortes, que lutam diariamente para alcançar seus sonhos e objetivos e que mesmo ao meio de tantas dificuldades aguardam esperançosamente dias melhores e finais  felizes. Poderia citar centenas e mais centenas de personagens assim, como por exemplo: Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito), Mariam (A Cidade do Sol), Capitu (Dom Casmurro) e até mesmo Emma Morley (Um Dia), mas creio que todos já conhecem essas personalidades e elas sempre estão sendo homenageadas por aí, então, resolvi trazer uma seleção com personagens igualmente fortes, mas, que talvez nem todos conheçam.

Uma Chance Para Recomeçar  -  Diana Scarpine

Carina é uma workaholic rica e bem-sucedida cuja vida se resume ao trabalho. Afogada em estresse, ela não se importa com a solidão que habita seu coração, pois o amor nunca foi uma das suas prioridades, até que algo inusitado acontece. Repentinamente, ela se vê privada do trabalho e deseja aplacar a solidão que a consome, principalmente quando conhece Aurélio, que a trata de uma forma diferente da qual ela está acostumada. Consumido pela tragédia que vitimou sua família e deixou-lhe sequelas físicas e emocionais, Aurélio não quer nada além de se afundar cada vez mais na dor e na culpa que sente. Suas certezas começam a ficar abaladas à medida que Carina se aproxima cada vez mais dele. Quantos obstáculos precisam ser vencidos para recomeçar? O amor é capaz de vencer as amarras do passado e o preconceito?

Infelizmente muitas mulheres são tratadas na literatura como personagens frágeis, ingênuas e como símbolos da beleza, porém, em Uma Chance Para Recomeçar encontramos Carina, o oposto de tudo isso! Carina é uma workaholic rica e bem sucedida que conta sozinha de toda a rede de supermercados de seu pai, e em meio a tanto trabalho ela acaba deixando todas as futilidades femininas de lado, ou seja, sua aparência não é lá digna de capa de revista. Vivendo em um mundo  de luxo, ela simplesmente decide abrir mão de toda a sua riqueza quando o seu pai tenta obrigá-la a se casar com um cara financeiramente compatível com ela e sua família.

Neve na Primavera  -  Sarah Jio

Seattle, 1933. Vera Ray dá um beijo no pequeno Daniel e, mesmo contrariada, sai para trabalhar. Ela odeia o turno da noite, mas o emprego de camareira no hotel garante o sustento de seu filho.
Na manhã seguinte, o dia 2 de maio, uma nevasca desaba sobre a cidade.
Vera se apressa para chegar em casa antes de Daniel acordar, mas encontra vazia a cama do menino. O ursinho de pelúcia está jogado na rua, esquecido sobre a neve.
Na Seattle do nosso tempo, a repórter Claire Aldridge é despertada por uma tempestade de neve fora de época. O dia é 2 de maio. Designada para escrever sobre esse fenômeno, que acontece pela segunda vez em setenta anos,
Claire se interessa pelo caso do desaparecimento de Daniel Ray, que permanece sem solução, e promete a si mesma chegar à verdade. Ela descobrirá, também, que está mais próxima de Vera do que imaginava.

Neve na Primavera foi uma das minhas melhores leituras do ano passado e o que mais me chamou a atenção no livro foi a história de Vera Ray. Tendo sua história ambientada na década de 30, Vera tinha diversas dificuldades como qualquer outro americano daquela época, porém, seu problemas eram mais acentuadas pelo fato dela ser mãe solteira e não ter uma família para lhe apoiar. Ela até poderia tirar vantagem pelo fato do pai da criança ser rico, mas, ela decide criá-lo sozinha com todos os seus esforços para que ele tivesse  ao menos uma vida digna, porém, em um golpe do destino ela tem seu filho sequestrado, e a partir daí ela junta todas as suas forças e usa tudo que está ao seu alcance para tê-lo de volta, não ligando para o quê as pessoas pensam ou falam dela.

O Acordo  -  Elle Kennedy

Tocante, profundo, engraçado, sexy... ''O Acordo" é um romance que vai te encantar e surpreender a cada página.Hannah Wells finalmente encontrou alguém que a interessasse. Mas, embora seja autoconfiante em vários outros aspectos da vida, carrega nas costas uma bagagem e tanto quando o assunto é sexo e sedução. Não vai ter jeito: ela vai ter que sair da zona de conforto Mesmo que isso signifique dar aulas particulares para o infantil, irritante e convencido capitão do time de hóquei, em troca de um encontro de mentirinha.Tudo o que Garrett Graham quer é se formar para poder jogar hóquei profissional. Mas suas notas cada vez mais baixas estão ameaçando arruinar tudo aquilo pelo qual tanto se dedicou. Se ajudar uma garota linda e sarcástica a fazer ciúmes em outro cara puder garantir sua vaga no time, ele topa. Mas o que era apenas uma troca de favores entre dois opostos acaba se tornando uma amizade inesperada. Até que um beijo faz com que Hannah e Garret precisem repensar os termos de seu acordo.

Julgando pela capa e sinopse a história de O Acordo pode até parecer um clichê qualquer, mas, engana-se quem pensa assim. Gostei bastante do personagem de Hannah Wells, logo nas primeiras páginas descobrimos que ela foi vítima de estupro quando tinha 15 anos, e o pior, o agressor saiu ileso devido ao seu poder financeiro e ela e sua família acabou sendo desprezada na cidade onde morava, o famoso “a culpa é da vítima”. Sendo assim, Hannah sai da cidade e decide lutar pelos seus sonhos, usando suas aulas de canto para tentar superar tudo o que viveu.

Espero que tenham gostado de minha seleção, e deixo a dica que todos os três livros foram classificados em minha estante no Skoob com 5 estrelas, ou seja, são ótimos livros para serem adicionados nos desejados.
E não se esqueçam de me contar nos comentários quais são suas personagens femininas favoritas!
Beijos e até o próximo post ;)




16 comentários:

  1. Fiquei muito feliz em ver Carina nessa seleção! Muito obrigada, Diane!

    Abraço,
    Diana Scarpine.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Di!
    Eu amei demais a Hannah justamente por causa da força de vontade dela. Ela poderia ter deixado esse acontecimento mandar na vida dela, mas ela superou principalmente sabendo que a culpa nunca foi dela.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Dos livros que você selecionou, só não li o da Elle Kennedy. O livro Uma Chance Pra Recomeçar, é um dos meus queridinhos e adoro esta história. Neve na Primavera me surpreendeu muito e chorei pra caramba no final.
    Amei suas escolhas.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não li nenhum dos livros citados, mas O Acordo está em minha lista a muito tempo. Fico de boca aberta vendo como essas mulheres incríveis conseguem escrever sobre mulheres mais incríveis ainda, suas escolhas me encantaram e quero ler os três muito em breve.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Diane, agradeço as indicações. Confesso que dois dos livros que você indicou são do meu interesse. Neve na primavera e O acordo são livros que li resenhas bem positivas e já estão na minha meta de leitura para este ano. Enfim, espero conhecer essas mulheres tão fortes.

    beijos
    Vento Literário / Facebook / Twitter

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Nossa, eu estou lendo "Uma chance para recomeçar" já há mais de um mês, mas não consigo seguir com a leitura. Não gostei muito dos personagens *-* Ainda não li nada da Sarah, mas sempre via coisas maravilhosas sobre os livros dela, então quero muito conhecer suas histórias.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá amore,
    Não lembro se já conhecia essa coluna, mas já gostei da temática desse mês – mulheres.
    Adorei as indicações, e já anotei as dicas por aqui.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  8. Não tenho uma personagem favorita, mas gostei dos exemplos que você citou e da sua seleção. Vou anotar as dicas na minha lista com certeza!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Ainda não li nenhum dos livros mencionados aqui, mas já fiquei bem feliz de saber dessa característica das protagonistas.
    Desses livros, já tenho o livro O acordo e não vejo a hora de iniciar a leitura.
    Adorei o post. Parabéns!
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi Dih!
    Adoro essa sua coluna. Achei muito bacana a sua ideia de falar de mulheres fortes. A única que eu conhecia é a Hannah e acho ela muito forte e bem construída. Outra personagem que gosto muito é a Lizzie, de OeP.
    Tenho muita vontade de ler Neve na Primavera e adorei a dica desse livro nesse tema.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Dos livros citados eu só conheço o da Diane Scarpine, mas até hoje não tive a oportunidade de fazer a leitura. Adoro esse tipo de coluna porque saio cheio de recomendações, os outros livros entraram na minha lista de desejados de imediato, porque amo mulheres com a personalidade fortes em livros! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Diane, como está?
    Achei o post maravilhoso e com certeza essas são personagens dignas das colocações que fizeste! Com certeza dá para ficar bem curioso com relação a essas indicações de livros. Veremos se leio algum deles futuramente.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Adorei essa ideia de ressaltar as personagens femininas fortes da literatura e dessas só conheço a Carina, que realmente é uma personagem forte que vai atrás do que quer e sempre que encontra um empecilho, levanta e dá a volta por cima. Quanto as demais, fiquei curiosa para conhecer a Vera!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Olá
    nossa, os três com 5 estrelas? meu deus, quero ler para ontem e espero gostar muito, o primeiro ja tenho aqui e vamos ver se gosto tanto quanto você gostou

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee!!
    Gosto muito dessas personagens que não se mostram frágeis e bobinhas, pois tornam a leitura muito mais interessante né?
    Gostei bastante da premissa do Neve na Primavera, juntando o perfil da personagem, com a história do sequestro do filho, além da capa maravilhosa!!
    Vou procurar aqui...
    Obrigada pelas dicas!
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Amei demais a coluna desse mês, fico feliz que as mulheres estejam conquistando cada vez mais espaço na literatura, como autoras e como protagonistas fortes. Estou louca para ler Uma Chance Para Recomeçar!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo