22 fevereiro 2016



Resenha # 34 : O Azarão





Título: "O Azarão"
Autor: Markus Zusak
Páginas: 175
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2012


   O que mais me animou a realizar a leitura de "O Azarão" foi que já tenho conhecimento da escrita de Markus Zusak e ambos os dois livros que já li do autor entraram para a minha lista de favoritos, logo, essa foi uma leitura que fiz cheia de expectativas pelo que viria no decorrer das páginas. Vale ressaltar que esse é o primeiro livro da Trilogia dos Irmãos Wolfe, então, em breve terá mais um pouquinho de Zusak por aqui.
    O livro traz a história de Cameron Wolfe, um adolescente que vive uma vida simples com sua família, onde seu pai é um encanador grosseiro que vive intimidando os filhos; sua mãe segue a linha durona e sempre está envergonhada de suas atitudes, e por fim, tem os irmãos: Steve, que é o mais bem sucedido e trata os demais com desprezo; Sarah, que vive se agarrando com seu namorado pelos cantos e Ruben, que é o mais próximo de Cam e que frequentemente se juntam para praticar fracassados jogos de futebol e para planejar roubos, embora, nunca tenha finalizado nenhum deles.
   Por trás de toda a fachada de adolescente durão, fica visível que Cam é insatisfeito com sua vida e suas atitudes, logo, ele decide trabalhar com seu pai a fim de tentar reverter as coisas e se tornar uma pessoa melhor. E é aí que ele conhece Rebecca Conlon, uma garota real, por quem ele logo se sente atraído.
    Apaixonado, Cam, sabe que para conquistar a garota de seus sonhos terá que rever suas atitudes, abandonar a insegurança e mostrar que é um vencedor.
   "O Azarão" possui uma narrativa bem simples e fluída, o que permite uma leitura rápida. Eu, por exemplo, consegui terminar em pouquíssimas horas! Um detalhe interessante é que em cada final de capítulo é apresentado um sonho de Cam, o que acaba revelando muito sobre quem ele realmente é e também sobre seus medos e inseguranças.
   A história em si não tem nada de espetacular, mas, o que mais me chamou a atenção foi a forma que Zusak conduziu a história e também é admirável a realidade dos personagens, o que torna mais fácil a aproximação do leitor e nos faz querer seguir em frente para descobrir o que acontecerá com a vida deles.
   Finalizo a resenha indicando o livro pra quem curte leituras sobre amadurecimento e crescimento pessoal e também pra quem precisa curar uma ressaca literária.




18 comentários:

  1. Eu li o livro "A garota que eu quero" que é também dessa triologia (acho eu), se não me engano, é o último livro. Eu odiei o livro, sério, é o pior que já li na minha vida, kkk. Não sei se porque é ruim mesmo ou porque não li os anteriores, mas enfim... Ainda quero dar outra chance para o Markus.

    Beijos,
    Leia a resenha de "Lugares Distantes"

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler esse livro, e até o tinha na minha estante, mas acabei dando de presente para uma amiga. Conheço a escrita de Markus Zusak e sei que é maravilhosa. Ótima resenha. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  3. Helloo, Diane! Tudo numa nice?!
    Ah, quanto tempo que não venho aqui, né?! Suas resenhas são sempre concisas e interessantes, vai logo direto no ponto que pode chamar a atenção do leitor. Eu li esse livro, mas na ordem errada, eu comecei pelo terceiro kkkk. Eu nunca tinha lido nada do Zusak e como era o menor livro, eu não tinha percebido que era uma trilogia na época, coisa de gente lerda ahahah, fui conferir. Eu gostei mais do último do que o primeiro. Terminei os dois bem rapidinho. Os sonhos foi uma parte que me enfadou um pouco, sabe?! Mas a estória é boa.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  4. Já amo o Markus! Esse livro deve ser ótimo até porque o autor escreve muito bem! ótima resenha!
    Beijos,
    Luana Agra - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, li apenas um livro do Markus, mas morro de curiosidade de ler os outros, pretendo pelo menos um este ano :)

    Este livro esta interligado com mais 2 né?!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Oi Diane!
    O único livro que li do Markus foi A Menina que Roubava Livros (alias, preciso reler porque não lembro quase nada). Já cogitei ler essa trilogia, mas não é uma prioridade de leitura, sabe? Mas gostei de saber que é uma boa cura para ressaca literária. De vez em quando ter uma carta dessas na manga é fundamental, rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diane!
    Eu somente li A Menina que Roubava Livros, mas vendo algumas opiniões sobre essa trilogia, despertou o interesse. Não é prioridade por agora, mas ainda lerei algum dia.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diane! Tudo bem? Adorei a resenha! Desde que li "A Menina Que Roubava Livros" venho querendo ler outras obras de Zusak. Depois tentarei ler "O Azarão".

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Diane, tudo bem?
    Nunca li nada do autor, mas achei a premissa desse bem interessante. Uma pena que é série. Ando fugindo delas. kkkk
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Tentei ler A Menina que Roubava Livros, mas não consegui, não consigo ler nada dele desde então. Mas gostei muito da sua resenha e espero que você consiga ler toda a série!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oii!
    Acho que sua indicação foi diretamente para mim hahahaha Estou com uma ressaca literária absurda, bem xexelenta, estou buscando umas leituras mais leves e como indicou, adoro olhar personagens e ver seus amadurecimentos, como reagem, acho que vou gostar dessa leitura. Não li nenhum livro de Zusak, mas vou atrás desse para começar.
    Espero gostar também!
    um abraço
    Pan's Mind

    ResponderExcluir
  12. Olá, Diane.
    Eu não tenho interesse em ler esse livro porque li o terceiro livro dessa trilogia antes e achei bem chato. Mesmo tendo amado A menina que roubava livros, não consegui gostar do outro. Então nem vou me aventurar nesse.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi
    esse livro parece ser uma leitura mais tranquila e interessante, até hoje só li um livro do autor e que é um dos meus preferidos. Quem sabe um dia leia esse livro e que bom que curtiu

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Di,
    Eu curto muito livros sobre amadurecimento, mas não tenho vontade de ler O Azarão, apesar de a minha experiência com outro livro do autor ser prazerosa.
    Enfim, gostei muito da sua resenha!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Di,

    Apesar de ter gostado da sua resenha, nunca tive muita vontade de ler esse livro. Não fizeram meus olhos brilhar, quem sabe mais pra frente?
    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Ainda não li nada d Marcus então esse livro me pareceu uma boa maneira de começar. Gostei da resenha!
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro do autor, MUITO infelizmente, mas morro de vontade de conhecer sua escrita, todos elogiam muito.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, Diane.
    A premissa do livro não me chamou tanto a atenção, mas seus comentários sobre o crescimento do personagem e a abordagem desse lado mais pessoal me agradam. Ademais, gosto bastante da escrita do autor.
    Daria uma chance para a obra, com certeza.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo