13 fevereiro 2022



Resenha # 237 : Sushi


 


Título: "Sushi"


Autor: Marian Keyes


Páginas: 574


Editora: Bertrand Brasil


Ano: 2009


Adicione no Skoob




      Finalmente li Sushi! A autora Marian Keyes é muito bem falada entre os leitores de chick lit e desde que li A Estrela Mais Brilhante do Céu me encantei pelo seu bom humor e por sua capacidade de nos sugar para dentro do livro e nos contar uma boa história. Sendo assim, me propus a ler mais livros da Marian Keyes (afinal eu AMO chick lit) e foi assim que surgiu a vontade de ler Sushi, um livro que foi lançado há bastante tempo, mas, que por alguma força alienígena ainda não tinha lido (kkk). Confesso que no início me bateu aquele receio de ler esse calhamaço de quase 600 páginas, mas, por mais incrível que pareça, a gente nem percebe o tempo passar durante a leitura e ele conseguiu me prender do inicio ao fim!


   O livro conta a história de três mulheres que vivem numa mesma cidade e que estão em busca da felicidade. Lisa Edwards é uma mulher completamente sofisticada e ambiciosa, é editora na revista Femme em Lodres e está certa que irá conseguir o cargo de redatora-chefe e ser transferida para Nova York. Porém, ao invés de seu cargo dos sonhos em Nova York, ela recebe a infeliz notícia de que foi transferida para Dublin onde irá encarar o maior desafio da sua vida: começar uma revista  do zero, a Garota. Completamente frustrada e mal-humorada, Lisa embarca deixando o seu maior sonho para trás. Entretanto, ao chegar lá, ela se depara com Jack Devine, o diretor da revista Garota, e também um cara beeem atraente. Aparentemente, parece que as coisas vão ficar boas. 


    Ashling Kennedy, é uma pisciana sonhadora, sensível, perfeccionista  e absurdamente ansiosa. Acabou de passar na entrevista e conseguiu o cargo de assistente da sofisticada Lisa Edwards na  revista Garota. Esse emprego novo chegou na hora certa, cansada de sua vida solitária, Ashling decidiu mudar e viver novas experiências e, até quem sabe, abrir seu coração para o humorista Marcus Valentine. As coisas estavam mudando, finalmente conseguiu seu emprego dos sonhos, tirando o fato que seu chefe Jack Devine a apelidou de Senhorita-Quebra-Galho - graças a sua mania de organização - as coisas não poderiam ficar mais perfeitas. 


   E, por fim, conhecemos Clodagh, uma mulher que tem a vida que toda mulher sonha ter: casada com um príncipe lindo, dedicado e apaixonado, com uma casa situada no melhor bairro da cidade e tem dois filhos adoráveis. Mas, nada disso lhe satisfaz. Nos últimos tempos ela se vê entediada de ficar em casa sem fazer absolutamente nada e absurdamente cansada de cuidar da bagunça que seus dois filhos fazem o dia todo. Clodagh vem sentindo uma vontade incontrolável de viver uma história as escondidas com um sapo. 


   Juntas, essas três mulheres nos mostra que, quando você deixa as coisas ferverem sob a superfície por tempo demais, cedo ou tarde elas acabam  transbordando. Será que elas encontrarão o seu final feliz?

 


   Sushi é narrado em terceira pessoa e intercala os pontos de vista entre as três protagonistas: a editora Lisa, sua assistente Ashling e a dona de casa Clodagh, que é amiga de infância da Ashling. Três mulheres diferentes, mas com uma coisa em comum: a busca pela felicidade. A escrita de Marian Keyes é muito gostosa de acompanhar, é divertida, atual, e tão envolvente que faz a gente pensar que estamos vivenciando junto com os personagens tudo aquilo que é descrito. Confesso que posso soar suspeita pra falar, pois, amo esse gênero e a autora vem me conquistando cada vez mais, porém, não tem como negar, a autora escreve super bem e tem um bom humor tão contagiante que deixa até o dia da gente mais leve! Sushi conseguiu me fazer dar umas boas gargalhadas e me fez sentir cativada pelas personagens fortes e humanas apresentadas. Uma trama divertida e bem desenvolvida sobre mulheres que representam super bem o conceito da mulher contemporânea. Marian conseguiu detalhar minuciosamente vários estereótipos femininos com leveza e com seu toque único e tão característico de humor.


    Os personagens foram muito bem construídos e é muito interessante acompanhar a vida dessas mulheres se entrelaçando entre si. Lisa é uma mulher independente e toda segura de si. No trabalho não deixa nada e nem ninguém impedi-la de alcançar os seus objetivos. Consequentemente, é uma completa megera com os seus funcionários.  Lisa foi uma personagem que me ganhou aos poucos. Mesmo com seu gênero forte, o amadurecimento dela é visível no decorrer da narrativa. Com as mudanças em todas as áreas de sua vida, depois de muitos altos e baixos, ela passa por uma autorreflexão interior e acaba indo atrás do que realmente a faz feliz. Gostei muito de acompanhar o seu crescimento no decorrer da história. Já Ashling, sem duvida, foi a minha personagem preferida! Ela é engraçada, meio insegura, a rainha da ansiedade e bem organizada - chega até ser um tanto obcecada com organização - tanto que foi apelidada no trabalho como a "Senhorita-Quebra-Galho". Passou por muitos problemas na infância e no decorrer da sua vida, por isso que se fechou para qualquer tipo de sentimento. Por outro lado, Clodagh foi a personagem que eu menos gostei. Ela é mesquinha, egoísta, invejosa e não faz absolutamente nada para mudar a sua vida. Não tem amor pelos filhos, não valoriza o marido e se faz de vítima e coitadinha o enredo todo. Sua amizade com Ashling é cheia de segredos e ela tem inveja da amiga por querer uma vida bem-sucedida igual a dela, o que gera uma trama bem interessante entre as duas. Clodagh foi a narrativa mais chata e entediante, porém, o desenrolar do enredo e a forma que as histórias das personagens se cruzaram, valeu cada página. Eu amei o desfecho dela, tudo que vai volta, minha cara Clodagh...


   Sushi é um livro que fala sobre a felicidade, sobre ilusões, sobre o amor, mas, principalmente, sobre a verdadeira felicidade, aquela que está presente nos pequenos momentos, nos detalhes do dia a dia. Sushi nos mostra que a felicidade é relativa e que muitas vezes só damos valor a coisas importantes quando a perdemos, aí sim damos seu devido valor e lamentamos a perda. E, assim, Marian Keyes, nos mostra que mesmo que a nossa vida esteja de pernas pro ar, quando tudo parece que perdeu o sabor, ainda há tempo de mudar, ainda há tempo de dar a volta por cima e correr atrás da felicidade... é só uma questão de abrir os olhos e se abrir para o novo! Além dessa busca pela felicidade, o livro aborda também  assuntos um pouco mais sombrios como a depressão, traição e até mesmo sobre a realidade dos moradores de rua.


   Enfim, Sushi foi uma leitura muito agradável, que me fez dar boas risadas e que me fez apaixonar por essas mulheres tão peculiares! Para quem gosta de personagens divertidos e, ao mesmo tempo, sombrios com certeza vai amar Sushi, chick lit que vou guardar no meu coração e ainda me fez renovar a promessa de ler mais livros da Marian Keyes!





13 comentários:

  1. Olá Diane,
    Que resenha gostosa de ler. Adoro chick-lit também mas minha única tentativa de ler a autora, através de Melancia, não fui bem sucedida. Infelizmente não só não ri como não me envolvi com a escrita da autora.
    Ainda não sei se me agradaria ler algo dela ou se teria coragem de pegar outro, mas ler sua resenha até deu vontade.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane, tudo bem?
    Amei conhecer esse livro e acho bacana ler livros de pessoas em busca da felicidade. Gosto de ver a evolução da história e como vai se desenrolando.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Conheço uma pessoa obcecada pela autora, então sempre fiquei na vontade de ler algo dela também. Eu gostei muito da premissa desse, adoro personagens que trabalham em publicações. Muito bacana os pontos que se destacam.
    Vou tentar ler algo dela esse ano.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oi Diane, tudo bem?
    Ainda não li nada da autora, mas gostei de saber que o livro tem uma trama agradável e que a autora conseguiu desenvolver de forma satisfatória as três protagonistas. Espero ter uma oportunidade de ler algo da autora no futuro.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diane. Como vai? Parece um livro muito agradável, não é mesmo? Que bom que gostou. Abraço!




    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie ! Confesso que pela capa não me interessaria, ainda mais com esse tanto de paginas, mas se é um livro que prende e a gente nem se dá conta, deve ser maravilhoso, gostei muito da história.

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane,
    Eu também sempre tenho medo de me submeter a uma leitura longa com um calhamaço, mas geralmente me surpreendo com uma leitura fluída e a rapidez das páginas.
    Achei bacana a base da história desse livro, com certeza muitas leitoras se identificam com as personagens principais, que como você disse, são bastante humanas e verossímeis. Nunca li nada da autora, mas sua resenha me deixou com vontade de começar conferindo esse livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Diane,
    Eu ainda estou como meu Melancia para ler, mas estou com grandes expectativas dessa autora, quero também dar muitas gargalhadas ^^
    Bjos,
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    eu nunca li nada da autora, dela tenho curiosidade com Melancia, achei interessante o nome da história, parece ser divertido as histórias dela, que bom que foi uma leitura agradável.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Di, eu sou apaixonada por chick lit!! Mas confesso que alguns livros da Marian Keys tem tanto detalhe, que acaba tornando a história meio cansativa. Aí sempre fico com um pé atrás. Porém, tem um que sou apaixonada e me prendeu bastante: Casório. Já leu? Recomendo! ♥ E esse Sushi, eu fico louca para saber se o nome faz sentido com a história hahaha! Adorei a sua resenha e, apesar de ter receio de ler alguns da autora, fiquei com vontade de embarcar. Achei a premissa bem legal. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  11. Já me deparei com essa autora varias e varias vezes, mas nunca li nada dela... eu hein@ haha

    ResponderExcluir
  12. Oi Diane! Separei um livro desta autora para ler este ano, se eu gostar acabo lendo Sushi também. Eu não conheço ainda seu trabalho, mas o gênero que ela escreve é um que gosto muito e queria poder ler mais. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Sushi sounds like a happy read! Thanks for the review!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo