20 setembro 2021



Resenha # 228 : As Nove Vidas de Rose Napolitano




Título: "As Nove Vidas de Rose Napolitano"

Autor: Donna Freitas

Páginas: 344

Editora: Paralela

Ano: 2021



   As Nove Vidas de Rose Napolitano é um livro que me chamou a atenção desde que a Editora Paralela anunciou o seu lançamento nas redes sociais. O livro já me ganhou logo de cara com essa capa linda, depois me conquistou ainda mais com uma sinopse intrigante sobre o poder de nossas escolhas. Geralmente, livros que trazem essa questão das consequências de nossas escolhas ao longo da vida  são leituras que me fazem refletir muito e são excelentes experiências. Sendo assim, assim que o pacotinho do Time de Leitores chegou aqui em casa já furei a fila e iniciei logo a leitura! Confesso que foi uma leitura com muuuuuitas reflexões, me fez reavaliar várias questões e já arrisco dizer que As Nove Vidas de Rose Napolitano estará na listinha de melhores do ano!

   O livro se inicia com Rose Napolitano brigando com seu marido Luke, por causa das vitaminas que ela prometeu tomar quando tentassem engravidar, mas não o fez. Antes de se casarem, ele garantiu que nunca ia querer filhos, mas mudou de ideia. De repente, o casamento deles passa a depender de uma única resposta: Rose consegue encontrar dentro de si o desejo de ser mãe? Ela é uma professora e acadêmica de sucesso, e ter filhos nunca esteve em seus planos. O conflito acaba, junto com o casamento.

   E então Rose briga com Luke sobre as vitaminas, de novo. Dessa vez, a discussão se desenvolve de outra forma, e Rose luta para entender se conseguiria desistir de uma certeza para salvar seu casamento, se conseguiria reimaginar a própria vida de uma maneira completamente diferente.

   Uma manhã. Uma briga. Nove escolhas. Nove vidas diferentes. Através de uma escolha de vida decisiva em nove versões diferentes, Rose Napolitano nos leva por todos os caminhos que moldam a vida de uma pessoa, refletindo sobre trajetórias que ressignificam o que é ser mulher. Cada expectativa, cada decisão, cada jornada, cada resultado, cada pedaço de si mesma perdido e encontrado pelo caminho. Um romance profundo sobre uma mulher que nunca quis ser mãe e as diversas formas como a vida pode nos surpreender.


   As Nove Vidas de Rose Napolitano é narrado em primeira pessoa pela protagonista Rose, o que possibilita uma aproximação bem forte entre o leitor, já que acompanhamos bem de pertinho todos os seus medos, receios e sentimentos que cercam todas as suas decisões. Donna Freitas escreve um romance baseado nas possíveis consequências de nove diferentes ações da protagonista em um momento específico. Cada "escolha" ramifica um leque de consequências e somos levados a conhecer nove possibilidades de futuro para Rose a partir do momento em que ela se vê pressionada a ser mãe contra sua vontade. A autora criou um ambiente familiar com tanta perfeição que a sensação que dava era que estava diante de um big brother, porém acompanhando a vida e as decisões de uma única família. Essa relação mãe/filha, marido/mulher, nora/sogra é muito presente em toda a narrativa e, assim, fica muito fácil adentrar a vida de Rose e acompanhar e compreender todas as suas escolhas e caminhos que a sua vida tomou.       

   A protagonista Rose Napolitano é uma mulher forte, independente, corajosa e que sempre teve uma certeza em sua vida: não queria ter filhos. Através de cada escolha feita por Rose acompanhamos a reinvenção de sua vida, como ela vai abdicando de si mesma e tornando cada vez uma mulher mais diferente do que ela sempre imaginou ser. Confesso que não concordei com todas as atitudes da protagonista, algumas realmente vão contra os meus valores, porém, independente da escolha de Rose, o que mais se sobressai em cada página é a falta de respeito com o corpo da mulher. Rose nunca teve desejo de ser mãe, sempre deixou isso bem claro, e, mesmo assim, tem que lidar com uma pressão da sociedade a fazendo renunciar a si mesma para cumprir um papel tradicional, que ela nunca desejou. Rose não é perfeita, comete erros e, ás vezes, até bagunça a sua vida, mas, acho que essas características é que deixam o livro tão real, tão verdadeiro, afinal, a vida é cheia de erros, dúvidas e incertezas e é justamente essa sensação que Rose Napolitano nos transmite.

   As Nove Vidas de Rose Napolitano é um livro que fala sobre o poder de nossas escolhas e a consequência que cada uma delas acarreta em nossa vida a longo prazo e como o destino pode interferir em nossos planos quando menos esperamos, nos fazendo encontrar um rumo para um futuro que não era programado. É um livro que fala sobre ser mulher, sobre lutar contra tabus e descobrir sua própria identidade. Mas, acima de tudo, As Nove Vidas de Rose Napolitano é um livro que nos mostra como a sociedade e a cultura vendem a ideia de que mulheres que não tem filhos são incompletas ou estranhas, como se tivesse que haver algo de errado com elas por não quererem ser mães. 

    Enfim, As Nove Vidas de Rose Napolitano é um romance incrível que traz a maternidade sem filtro e a cobrança da sociedade em cima da mulher que não quer filhos, como se ser mãe fosse uma obrigação feminina. Recomendo a leitura para todas as mulheres! Amigas, esse livro é uma leitura fundamental para todas nós!





18 comentários:

  1. Oi oi querida,
    eu nunca li um livro com um enredo assim. Além da sinopse ser bem tocante, as suas palavras me surpreenderam enquanto relatava a experiência de leitura. Anotei a dica e espero poder ler futuramente. Sua resenha ficou perfeita e muito bem escrita.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  2. Eu só lia a sinopse, mas ela não me prendia assim. Sua resenha deu uma nova luz ao livro e agora to curiosa pelas decisões de Rose e suas consequências.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diane!
    Nossa, que livro forte! Eu amo livros que trazem de temas mais reais assim, e realmente: a nossa sociedade julga e condena alguém por uma escolha de vida e com certeza a história da Rose é a história de muitas mulheres! Amei a premissa do livro e sua resenha está sensacional!

    um abraço,
    https://paginasdvidro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que abordagem mais perfeita desse livro!
    Fiquei mega curiosa para ler !
    Ainda não li nada dessa autora, adorei conhecer!
    beijinhos
    Taty
    https://www.conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diane
    Achei bem genial a proposta do looping infinito mas com uma cena específica, mostrando as variadas escolhas que a personagem pode tomar ao longo do caminho. Eu nem tava sabendo desse lançamento porque não é o meu tipo de leitura, mas já me interessei!
    Beijo
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei, eu confesso que não tenho tido muito tempo para ler, mas gostei de saber mais da resenha, vou colocar na minhas lista para ler nas férias.
    bjs bjs
    https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha. Desde que ouvi sobre o lançamento, fiquei desejando ler. Eu imaginava que era sobre outra coisa, mas agora fiquei com mais vontade de ler por causa da questão de maternidade compulsória.
    A capa é linda
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Diane.
    Eu ainda não tinha lido nem a sinopse desse livro, só tinha visto a capa. E agora já quero ler. Adorei a proposta da historia. Ainda mais que eu sou uma mulher que nunca quis ter filhos e sempre vejo os olhares torto do povo quando falo isso.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Diane,

    Gostei muito da proposta do livro, a temática é super interessante.
    Adoro quando eles nos trazem lições importantes.
    Fiquei realmente curiosa com a história da Rose.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane

    Eu havia visto esta capa por aí , e achei ela lindíssima.
    Eu amo histórias que mostra as diferentes consequências das nossas escolhas na vida.Já quero ler !!

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Amei que o livro aborda as consequenciais de nossas decisões a longo prazo, acho ótimo leituras assim. E amei a capa como você mencionou acima.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/2021

    ResponderExcluir
  12. Oi Di, tudo bem?
    Depois dessa resenha até me arrependi de não ter solicitado no NetGalley. :(
    A trama parece flertar com alguns elementos de O Impulso (tirando o fato de que este é um thriller, claro rs). A questão da maternidade compulsória é um tema relevante demais e acho incrível quando obras falam sobre isso.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi, Diane! Tudo bom?
    Eu adoro histórias que mexem com pequenos detalhes de um mesmo dia, uma coisa meio 'presa pra sempre no mesmo momento'. Não fazia ideia de que o livro era sobre isso - essa capa é linda, mas não me interessei tanto por ela a fim de procurar a sinopse - e agora tô bem curiosa!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie, adorei a temática abordada no livro e ainda não conhecia a obra. Se eu tiver oportunidade, não vou deixar de ler.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Como uma mulher que não deseja ter filhos, fiquei muito interessada neste drama. Já me identifiquei lendo algumas coisas na resenha - ainda me lembrou O impulso - então fica mais que anotada.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  16. Oi Di, tudo bem?
    Eu peguei esse livro no NetGalley e se você gostou, certeza que será uma ótima experiência para mim também! Já me empolguei aqui!
    Quando eu ler, volto pra gente comentar mais!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá Diane, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para saber como a autora retrata as nove versões da vida da protagonista e suas escolhas.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Diane! Adorei a premissa, eu sou uma mulher que não quer filhos e acho um absurdo a sociedade acreditar que maternidade realiza a mulher. Então o perfil desta obra vai ser muito importante para mim. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo