07 junho 2021



Resenha # 219 : Tempo de Reacender Estrelas




Título: "Tempo de Reacender Estrelas"

Autor: Virginie Grimaldi

Páginas: 288

Editora: Gutenberg

Ano: 2020



   Sabe aqueles livros que chegam de mansinho como quem não quer nada e na hora que você percebe já ganhou seu coração? Pois é, Tempo de Reacender Estrelas é exatamente esse tipo de livro! Conheci esse livro totalmente por acaso, de início o que mais me chamou a atenção foi essa capa belíssima, depois, ele me ganhou com uma sinopse bem instigante e, por fim, Tempo de Reacender Estrelas estava na listinha de melhores do ano de alguns amigos leitores, então, resolvi dar uma chance para esse livro tão lindinho. Comecei a leitura imaginando se tratar de um clichezinho fofo, porém, me surpreendi com um livro original e que esbanja sensibilidade.    

   O livro traz a história de Anna, uma mulher de 37 anos, que está separada do marido e as dívidas não param de aumentar. Ela se desdobra para manter o trabalho como garçonete em um restaurante e sustentar as filhas, Chloé e Lily, com quem encontra apenas no café da manhã. 

   Chloé tem 17 anos. Uma adolescente cheia de sonhos prestes a desistir deles. É por meio de seu blog que vamos conhecendo melhor seus planos e desilusões. Lily, 12 anos, está com problemas na escola e o único a saber disso é Marcel, seu diário, e seu ratinho, batizado com o mesmo nome do pai, Mathias, que abandonou o barco quando ela tinha 5 anos.

   Quando Anna se dá conta de que suas filhas não estão bem, ela toma uma decisão inesperada: levá-las em um motorhome, rumo aos países da Escandinávia, para ver a Aurora Boreal. 

   Tempo de Reacender Estrelas é uma história emocionante sobre as relações familiares, os encontros e desencontros de gerações e, acima de tudo, sobre o amor.


   Tempo de Reacender Estrelas é narrado em primeira pessoa e intercala os capítulos sob os pontos de vistas de Anna, Chloé e Lily, o que possibilita ao leitor conhecer bem de perto todas as emoções, as dores e sonhos dessa família. A escrita da autora é muito gostosa, é aquele típico livro que quando a gente pega pra ler não consegue parar, as três histórias são contadas aos mesmo tempo o que dá um ritmo mais leve para história e nos faz conectar com essas mulheres de uma forma bem única. A leitura é muito fluida e toca em pontos sensíveis da existência humana e foi lindo acompanhar a viagem por todas as paisagens descritas, mas também foi maravilhoso ver a compreensão e o amor voltar a reinar entre elas. Porém, o que mais me chamou a atenção foi que a autora não romantizou nenhum dos temas tratados na obra, as coisas não se resolveram como mágica, em Tempo de Reacender Estrelas nada acontece do dia para a noite, mas são construídas aos poucos e deixa claro para o leitor que elas ainda teriam mais a construir, que aquilo era o começo... e eu amei tudo isso!

   Os personagens foram muito bem construídos e diante de tantas falhas, medos, erros e acertos, essas três protagonistas se tornam bastante reais, a sensação que dá é que elas realmente existam em algum cantinho desse mundo. Anna é uma mãe incrível, uma mulher forte que se dedica muito em cuidar das filhas e, como todo ser humano real, ela enfrenta problemas reais e angustiantes e, de longe, é a primeira personagem que sentimos muita empatia. Chloé é uma adolescente descobrindo as problemáticas do amor e da vida adulta. É surpreendente o amadurecimento dela ao longo da viagem, é lindo e libertador, para a personagem e para o leitor, sentir que as coisas tem uma saída e aos poucos realizar seus desejos. Lily é cômica, forte, inteligente e transborda amor genuíno... Ela ganhou meu coração! Lily foi construída da forma mais pura e sensível possível e isso é muito bonito de se acompanhar! Juntas, as três formam um trio pra lá de especial e nos mostra o quão importante é estar ao lado de quem te ama de forma incondicional.

   Tempo de Reacender Estrelas é uma verdadeira viagem em busca da aurora boreal e faz o leitor se sentir como se realmente estivesse dentro de um motorhome. Porém, muito além da viagem com paisagens paradisíacas, Tempo de Reacender Estrelas é um livro que faz o leitor viajar para dentro de si mesmo, ao trazer para a história assuntos muito importantes como relações familiares, amadurecimento e amor, aquele sentimento que pode ser tão puro e tão grandioso, como também pode ser aquele sentimento que machuca e faz doer. Tempo de Reacender Estrelas é uma história realística e emocionante sobre as relações familiares, os encontros e desencontros de gerações e, acima de tudo, sobre o amor. Um belo lembrete de que somos as variáveis dentro das situações que a vida nos lança. E o quanto é necessário percebermos que muitas mudanças devem ser iniciadas internamente. Além disso a obra aborda questões sobre o autismo, bullying e trabalha de forma sensível questões pesadas como a violência doméstica.

   Tempo de Reacender Estrelas é um livro puro, simples, delicado e que acarreta todo tipo de amor possível... É aquele livro que aquece o coração, desanuvia a mente e faz o leitor querer dar um abraço bem apertado em alguém especial. Essa foi a minha melhor leitura do ano até agora e sinto que vocês vão me ouvir falar bastante desse livro por aqui!





9 comentários:

  1. Oi, Diane. Como vai? Tenho vontade de ler este livro, pois vejo muitos elogios sobre. Me parece uma obra bastante sensível, daquelas leituras pra aquecer o coração. Que bom que gostou da leitura. Ótima resenha Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. E eu jurando que seria um romance água com açúcar.. fiquei muito interessada em conhecer a história dessas mulheres, principalmente da Anna
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diane
    Eu amei a capa do livro e a temática. Gosto muito de livros com tramas familiares, ainda mais sendo três mulheres narrando. Com certeza vou ler no futuro!
    Beijo
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Até o título deste livro nos mostra do quão poético o enredo deve ser! Não somente pela busca dessa mãe, mas do recomeçar que ela precisa enfrentar!!!
    Três mulheres precisando encontrar seu lugar no mundo e sim, precisamos de exemplos o tempo todo!!!
    Com certeza é um livro que pretendo e muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Desde que eu vi uma resenha desse livro já senti uma enorme vontade de ler .A trama parece ser bem emocionante
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. nossa, como uma busca pela aurora boreal poderia nao encantar né! adorei conhecer esse livro e como vc descreveu ele fiquei bem curiosa pra ler!

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane,
    Esse livro parece mesmo ser bem sensível e bonito. Gosto quando o enredo envolve relações familiares e aprendizagem, ainda mais quando se trata de uma história não romantizada e sem o uso de elementos facilitadores, pois isso acaba fazendo com que o leitor se identifique com os personagens verossímeis.
    Quando possível vou conferir a leitura dessa obra.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá, Diane.
    Melhor leitura do ano? Deve ter gostado muito mesmo hehe. Eu já tinha lido uma resenha desse livro, mas não me interessei tanto assim nele porque não sou tão fã de livros com viagens assim. Mas que bom que gostou tanto, eu também adoro pegar um livro que acredito vai ser uma leitura levinha para passar o tempo e acaba virando favorito.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Diane, tudo bem?
    A trama parece ser tocante, gosto de livros que falam sobre relacionamentos familiares, sem falar que a capa é linda. Dica Anotada!!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo