07 maio 2021



Resenha # 216 : A História do Mundo em Cinquenta Cachorros


 


Título: "A História do Mundo em Cinquenta Cachorros"


Autor: Mackenzi Lee


Páginas: 192


Editora: Paralela


Ano: 2021


Adicione no Skoob




    Enquanto escrevo essa resenha acredito que se meus gatos falassem eles estariam me xingando de traidora, afinal, sou dona de 4 gatinhos e cá estou eu escrevendo uma resenha sobre cachorros (hahaha)! Acredito que todos que me acompanham lá no Instagram já devem saber que eu moro num sítio na zona rural e temos muitos animais aqui em casa, tenho 4 gatos, mas, minha família tem também 5 cachorros! Brincadeiras a parte, hoje vou falar um pouquinho sobre o livro A História do Mundo em Cinquenta Cachorros, da autora Mackenzi Lee! Desde que a Companhia das Letras me enviou esse livro estava bastante curiosa, pois,  já conhecia a escrita da Mackenzi do livro O Guia do Cavaleiro Para o Vício e a Virtude, uma das minhas melhores leituras de 2018! Sendo assim, iniciei a leitura bem curiosa e com algumas expectativas e, é claro, a autora supriu todas elas num livro divertido e com muitas curiosidades caninas.


   Ninguém sabe ao certo quando os humanos domesticaram os cachorros, mas o fato é que, desde então, nós e os cães somos inseparáveis. Cachorros já foram bichos de estimação, companheiros, caçadores, trabalhadores, protetores, pragas, cobaias; sagrados, celebrados, temidos, odiados, amados e muito mais. Havia cachorros no império asteca e até na China antiga. Havia um cachorro quando Isaac Newton descobriu a gravidade, e também quando Michelangelo pintou a Capela Sistina. O que quer que tenhamos feito, eles presenciaram, estando ao nosso lado até nos piores momentos.


   Este livro contém histórias desses muitos tipos de cachorro – umas verdadeiras, outras míticas e algumas que são um pouco de cada –, mas também histórias de pessoas. Cada relato da vida de um cãozinho contextualiza momentos essenciais do passado e os apresenta sob uma nova perspectiva.


   

   A História do Mundo em Cinquenta Cachorros é uma obra informativa e bem-humorada que compila alguns dos acontecimentos mais memoráveis da história de um jeito irreverente e inusitado. Ao mesmo tempo, é uma ode à espécie canina, a esses seres fiéis e amorosos que são nossos mais antigos amigos. A autora Mackenzi Lee é bacharel em história e usou toda a sua bagagem de informações e criou um compilado de textos curtos e ilustrados repletos de curiosidades caninas, por meio de diversas aventuras de cães pela história do mundo, vamos tendo uma visão totalmente divertida em relação aos momentos mais memoráveis da existência humana.


   Num livro repleto de extravagância canina é até difícil falar o que mais me chamou a atenção na obra pois seria necessário citar o livro todo aqui! Contudo, foi memorável conhecer a história do doguinho de Isaac Newton, a origem do penteado do poodle, a “maldição canina” na vida de Napoleão Bonaparte e a história de São Roque, o padroeiro dos cachorros! É interessante que dependendo de onde e quando apareceram na linha do tempo, as idéias sobre cães e seu papel na sociedade variaram muito. Cachorros já foram bichos de estimação, companheiros, caçadores, trabalhadores; sagrados, comemorados, temidos, odiados, amados e muito mais! 


    Porém, o passado nem sempre é benevolente e em A História do Mundo em Cinquenta Cachorros conhecemos histórias muito, muito tristes! Embora os cachorros talvez sejam as criaturas mais puras do mundo, nem todas as histórias são puras, pois, os seres humanos muitas vezes são péssimos e fizeram desses dóceis animais, cúmplices de nossos piores momentos. Confesso que fiquei horrorizada com o caso do cachorrinho marrom que sofreu atrocidades nas mãos de pessoas cruéis e indignada ao saber que no sec XIX os vira latas eram considerados inferiores e que panfletos eram distribuídos com os dizeres: “Ninguém plantaria erva daninha num canteiro de flores. Por que ter um vira lata em casa?”... Revoltante, né?


   Enfim, se você é um amante de cachorros tem a obrigação de ter esse livro em casa! Se você não gosta, vale a pena ler pelas curiosidades e pelos fatos históricos, mas, te garanto uma coisa: você vai passar a amar esses fiéis companheiros!





10 comentários:

  1. Eu amo cachorros, gatos, passarinhos rs
    Só não tenho um gatinho(ainda) pois meu marido é um mala sem alça e não gosta. E como tenho uma cachorra meio grande que se acha a dona da p toda, tenho um pouco de medo.
    Estes dias, salvamos o gato do vizinho da boca dela :( mas o gatinho só saiu tremendo de medo rs
    Os cães são acima de tudo, amigos e isso é maravilhoso demais!
    Com certeza, é um livro que se puder, quero muito ler e aprender!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Patrícia Cavalcante

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diane.
    Eu prefiro os gatos, tenho 3 gatas e minha irmã mais 3 e minha mãe quase fica louca hehe. Mas sempre tive cachorros e apesar de preferir os gatos sei que os cachorros são mais leias, mas os gatos dão menos trabalho hehe. Acredito que não leria pelas partes tristes porque me dá muita angústia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Ahhh já coloquei o livro na minha lista, amo animais, e apesar de achar que vou sofrer com as histórias tristes, amo livros com curiosidades. Por aqui tenho quatro cachorras e dois peixes, e achei um amor o cachorrinho ao fundo na foto do livro <3 haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diane. Como vai? Que gracinha de livro, não é mesmo? Aqui em minha rwsidência tenho uma gata. Não tenho cachorros por fakta de espaço, e por serem mais dependentes que os gatos. Gostei da indicação do livro. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Di,
    Eu não conhecia o livro! E acredita que morro de medo de cachorros??? kkkkk
    Tive um trauma com um na infância e desde então, não consigo ter muita proximidade, mas os acho lindos demais! rs
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha. Eu tinha visto o livro assim que saiu, mas nem fui pesquisar muito sobre o que era. Já adorei o tema e vou ler depois.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Diane! Eu não sou fã de cachorros, gosto mesmo de gatos, mas acredito que quem ama vai adorar a obra. Ótima dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Mesmo não curtindo muito o outro livro da autora, quero dar uma conferida nesse... até porque não tem como errar falando de doguíneos né
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane,

    Também sou mãe de 4 gatos e sou mais uma cat person, mais amos doguinhos também.
    Fiquei encantada com a premissa do livro e como isso é um jeito interessante de mostrar a História.

    Boas leituras,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo