25 fevereiro 2021



Resenha # 208 : Amor de Perdição




Título: "Amor de Perdição"

Autor: Camilo Castelo Branco

Páginas: 184

Editora: Martin Claret

Ano: 2013

Adicione no Skoob



    

   Talvez muitos não saibam, mas, eu adoro ler clássicos e a minha estante tem bastante livros de autores renomados como Machado de Assis, José de Alencar, Graciliano Ramos entre outros, porém, ultimamente devido a minha dedicação ao blog me distanciei um pouco deles e acabei não lendo tanto quando gostaria. Sendo assim, estimulei uma meta e pretendo intercalá-los no decorrer das minhas leituras, o livro que escolhi para começar esse projeto foi Amor de Perdição do Camilo Castelo Branco, já fazia muito tempo que queria ler esse livro e, é claro, estava cheias de expectativas!

    O livro traz a história de Simão Botelho e Tereza de Albuquerque, os quais são vizinhos e se apaixonam perdidamente. Entretanto, suas famílias são rivais, e quando desconfiam do amor dos jovens, fazem de tudo para separá-los. Esse amor torna-se cada vez mais impossível, pois além de terem que enfrentar a família, que proíbe o namoro, Teresa é prometida em casamento a um primo, porém, ela o recusa.

    Contrariado, o pai de Teresa discorda da filha e tenta convencê-la a se casar com seu primo, mas, ela permanece firme em sua decisão e novamente o recusa. Após inúmeras tentativas de casá-la, seu pai finalmente toma uma decisão para impedir definitivamente o romance: interna Teresa em um convento.

     Como se não bastasse, Simão acaba entrando em uma confusão, e decide morar na casa de um ferreiro. A filha do ferreiro, Mariana, acaba se apaixonando por Simão, constituindo assim um triângulo amoroso.

    Amor de Perdição é narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente, o qual descobrimos que é o próprio Camilo Castelo Branco (fundindo narrador e autor) relatando a história de seu tio, o Simão Botelho. Escrito em 1861, a obra é tida como o maior romance do autor e como uma obra muito importante para o romantismo português. De acordo com pesquisas descobri que o autor escreveu esse romance em 15 dias, enquanto estava preso por adultério na Cadeia da Relação do Porto. Nessa obra encontramos o traço principal na novelística passional de Camilo: a concepção do amor como uma espécie de destino, de fatalidade, que domina, orienta e define a vida dos personagens principais.

    Apesar dos diversos núcleos de personagens, a história gira basicamente em torno do triângulo amoroso formado por Simão, Teresa e Mariana, sendo esta última, a meu ver, a mais interessante personagem, já que do início ao fim tudo sofre por amor sem pedir nada em troca, além disso, ela é a que tem mais atitude e sede de resolver os desafios que vão surgindo ao longo da trama. 

    Amor de Perdição é sem dúvida o romance mais trágico e dramático que já li, principalmente, pela ciência de que esta é uma história baseada em fatos reais, fiquei impressionada com a coragem de Simão, a doçura de Teresa e com toda a dedicação, ousadia e determinação de Mariana. A obra é totalmente focada no amor e suas consequências, sobre até que ponto somos capazes de nos arriscar pelas pessoas que amamos e como esse sentimento tão desejado é capaz de mudar o destino das pessoas.

   Enfim, Amor de Perdição é uma obra bem Shakespereana e nos mostra toda a força que o amor possui. Sem dúvida foi uma leitura bastante prazerosa e recomendo para todos os leitores que gostam de clássicos. Porém, para aqueles que não gostam dessa linguagem mais rebuscada presente nos clássicos, a Faro Editorial lançou Amor de Perdição numa edição adaptada para o português moderno, ou seja, agora não tem desculpa pra você não ler esse clássico!


Nota: A edição que tenho em minha estante de Amor de Perdição é uma versão baratinha que encontrei numa banca de jornal e paguei apenas dois reais, infelizmente, não a encontrei no Skoob e nem na Amazon, por isso, a capa da foto do post está diferente da capa da ficha do livro.




10 comentários:

  1. Como eu amo chegar em uma resenha e ter um livro tão clássico assim! Literatura nacional,daquelas que povoavam nossa infância escolar.
    Eu admito que não me recordo de ter lido esse,mas tendo uma parte romântica aqui guardadinha, vibrei foi muito com a resenha e sim, deu muita vontade ler!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Eu já li vários clássicos, mas confesso que tem tempo que não leio um. Esse eu não conhecia (apesar do título me parecer familiar). Eu gosto de romances impossíveis, mas não curto histórias carregadas demais no drama, então não sei se leria esse. Mas que bom que vc gostou. Me deu até saudade de ler uns clássicos agora, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diane!
    Uma das minhas metas para esse ano de 2021, é exatamente ler pelos menos um clássico por mês e até o momento está dando certo hehe.
    Eu não conhecia esse livro, mas achei interessantíssimo e como uma boa fã de romances dramáticos e com cenas bem novelescas, vou colocar na minha listinha de leitura! Fiquei chocada ao saber que o autor escreveu em 15 dias!!! Adorei a indicação.

    Bom final de semana!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diane.
    Eu li esse livro na época da escola, por isso não lembro muita coisa dele. Lembro só de que gostei mais de Amor de Salvação do que desse hehe. Mas como a Faro relançou esses dias, com uma linguagem bem mais acessível, talvez eu releia ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Diane! Este livro foi um daqueles que li por causa da escola e felizmente, apesar da obrigação, foi uma leitura que gostei demais. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane, tudo bem?
    Há vários clássicos que me conquistaram na época da escola, mas não cheguei a ler "Amor de Perdição". Boa sorte com sua meta!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Náo li esse livro .Esse ano eu quero ler alguns clássicos. É uma meta que desejo cumprir.
    Foi muito bom ver essa resenha aqui. Acho que tem muita obra Boa que merece ser lida. E indicações como essa ajuda muito

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro na escola e não gostei nem um pouco kkkkkk... Mas, vc falando desse jeito me animou a tentar ler de novo.

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro na escola e não gostei nem um pouco, mas, voce falando desse jeito me deu vontade de ler de novo.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo