17 fevereiro 2021



Resenha # 207 : O Cidadão de Bem



Título: "O Cidadão de Bem"

Autor: Maurício Gomyde

Páginas: 278

Editora: Qualis

Ano: 2020

Adicione no Skoob




   Hoje trago pra vocês a resenha do livro O Cidadão de Bem, do Maurício Gomyde. Pra quem não sabe, esse é o meu autor nacional favorito, ele é das antigas aqui no blog e, orgulhosamente, o Maurício foi uma das primeiras parcerias do Coisas de Diane. O que mais me chama a atenção em suas histórias é que todas elas são carregadas de sentimentos e o autor consegue nos envolver de tal maneira que o leitor parece ser tragado pra dentro do livro, o que possibilita um entrosamento que raramente encontramos por aí. Desta forma, iniciei a leitura com as expectativas altíssimas e o Maurício Gomyde, como já era de se esperar, supriu todas elas!

   O livro traz a história de duas famílias que indiretamente tem suas vidas encaixadas feito peças de um quebra cabeças. A família de Roberto e de Rafael, suas esposas, filhos, amigos, vizinhos, empregados e colegas de trabalho. Histórias pessoais que vão se ordenar lentamente até culminarem em um fatídico dia em que um tiro é dado e muda o destino de todos os personagens. Quem deu o tiro? Quem levou? Quais foram as testemunhas? E as consequências?

   Por meio de trechos do relatório de um inquérito policial, pistas vão sendo dadas. Paralelamente, as vidas da família de Roberto e de Rafael vão sendo contadas. Ao passo que uma das famílias se destrói na intolerância,  a outra se reconstrói na redescoberta do amor. Conectando-se real e virtualmente, as subtramas crescem em progressão até propiciarem as circunstâncias “perfeitas” para que o tiro aconteça e as vidas de todos mudem para sempre.

    Baseada em falas reais, a história dialoga com leitores avessos à intolerância que tem transformado pessoas outrora tranquilas em seres irreconhecíveis. Com a leveza de um drama, mas pisando em terreno árido, o enredo joga luz sobre temas que tem sido dito à boca pequena e precisam entrar nos livros. Afinal de contas, como diz o personagem Rafael, um escritor deve falar sobre aquilo que grita a sua alma.

   O Cidadão de Bem é narrado em terceira pessoa e os capítulos são intercalados sob a visão de vários personagens, o que possibilita uma visão mais ampla de tudo o que acontece. A partir do inquérito sobre um tiro, a trama e os personagens são apresentados aos poucos, como se fosse num suspense. No decorrer do livro, percebemos que tão importante quanto entender como aconteceu o tiro, é preciso conhecer as pessoas envolvidas e quem realmente são elas. O Cidadão de Bem é tão cheio de surpresas e reviravoltas que tive uma dificuldade enorme em desenvolver um resumo do livro sem soltar spoiller, por isso, optei por colocar apenas o resumo que vem no próprio livro, pois, qualquer palavrinha que soltasse a mais pra vocês poderia desencadear em um spoiler e estragaria a surpresa de ler esse livro que é uma montanha russa de emoções! 

   Com uma narrativa envolvente, um suspense intrincado, onde jamais poderia ter imaginado quem foi a vítima do tiro, Maurício Gomyde, na minha opinião, se superou como autor e nos entrega uma história que gostaria muito que fosse apenas uma ficção pra passar o tempo, mas, que infelizmente é a mais pura realidade! De forma intensa, incômoda e com diálogos carregados de preconceito, hipocrisia, racismo e homofobia, que encontramos diariamente ao nosso redor e nas redes sociais, o autor nos faz refletir sobre os valores, atitudes e crenças que encontramos nos dias atuais. Ultimamente vemos tantas situações extremas, tantos comentários agressivos (seja em rede social, em nosso bairro e até mesmo no grupo da família) que parece que realmente o amor ao próximo lá vai se esvaindo e o ódio ganhando o seu espaço, o que me fez pensar muito sobre as atitudes de todos nós como sociedade e que tipo de ensinamento vai prevalecer pra gerações futuras.

    Os personagens desse livro são muito reais, de um lado temos alguns personagens que lutam por um mundo melhor, acreditam na verdade e espalham o amor e as boas atitudes e, de outro lado, temos personagens que pensam mais em seu próprio bem, que espalham fake news pra defender aquilo que “acham certo” e por aí vai. Porém, o que mais se destaca nesses personagens é que eles poderiam ser qualquer um de nós, eles poderiam ser um de nossos familiares, poderiam ser aquele vizinho ou poderia ser eu e você... É isso que deixa a obra tão impactante e tão necessária! Na minha opinião, Maurício Gomyde teve muita coragem de trazer para a literatura os problemas que assombram tantos brasileiros e, ao mesmo tempo, nos faz sentir alívio... alívio por alguém ter tido coragem de colocar o dedo na ferida e expor de forma tão clara a polarização na qual estamos vivendo.

   Enfim, O Cidadão de Bem é um livro difícil de ser digerido, mas, que ao mesmo tempo, nos faz acreditar no poder das gentilezas e é tão inspirador que nos faz querer trabalhar em nós mesmos, pois as grandes mudanças começam dentro de cada um de nós... É preciso trocar o ódio pelo amor, é preciso espalhar gentilezas e acreditar que os dias que virão depois do horizonte será muito melhor e muito mais belo e cheio de cidadãos de bem que espalham o amor! Leiam esse livro, O Cidadão de Bem deveria ser leitura obrigatória!




16 comentários:

  1. Oi
    só li um livro do autor e gostei bastante, nem sabia da existência desse livro dele, mas gostei da premissa, ainda mais por envolver um pouco mais de mistério. Que bom que gostou de mais esse livro do autor.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ooi, Diane.
    O Mauricio é um dos autores nacionais mais queridos pela bogosfera, né? De todos os livros dele que já tive a oportunidade de ler uma resenha acredito que esse seja o que mais me chamou a atenção. A história dessas famílias e como elas acontecem parece que tudo se encaixe na história parece ser muito boa.

    Silviane, blog kzmirobooks.com• Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  3. Acredita que ainda não li o autor? E sim, o acompanho há tempos e esse último trabalho dele chama atenção pelo título(nada político? rs)
    Aliás, o enredo é tão real que chega a incomodar. Afinal, a gente anda vivendo isso todos os dias, praticamente em todos os momentos!
    Com certeza, é uma obra que preciso e quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Oie,tudo bem?
    Ainda não conhecia, parece ser bacana, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Olá, Diane.
    Eu já li uns quatro livros do autor, mas não virei fã dele não. Achei os enredos meio fracos. Esse eu ainda não conhecia, e achei interessante. Pode ser que eu venha a ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Diane, tudo bem?
    Que bom que gostou do livro, a trama parece ser bem instigante . Dica anotada!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane,

    Já ouvi falar do autor, mas nunca li nada dele.
    A trama da história é bem interessante. É gostoso quando um livro nos prende assim e queremos que todo mundo conheça a história.
    Dica anotada.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Feliz de ver um nacional aqui, especialmente um do Gomyde di qual sou fã.

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo está lendo e gostando muito desse livro também. Eu estou muito ansiosa para ler. Muito interessante as questões que a narrativa traz.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Diane. Como vai? Eu não li nenhum livro de Gomyde, acredita? Este aí parece-me ótimo! Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Di.
    Até hoje só li um livro do autor: A Máquina de Contar História! Gostei muito desse e quero ler mais do autor. Gostei muito do enredo de O Cidadão de Bem, parece ter um conteúdo atual e creio ser uma leitura bem interessante.

    ResponderExcluir
  12. Oi Di,
    Eu ainda não li nada do Maurício, mas vejo muitos elogios, então estou empolgada para conhecê-lo. Talvez eu comece com Surpreendente e depois arrisco essa leitura!
    Sua resenha me empolgou!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Di, tudo bem?
    Não conhecia o autor, mas fiquei interessadíssima no livro.
    Sua resenha me convenceu a dar uma chance, caso a oportunidade surja. E adorei que o livro seja um suspense e envolva crime tendo esse título tão irônico, curti mesmo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  14. Oi Diane! Eu adoro o autor e nunca imaginei uma história deles neste gênero. Estou bem curiosa para conferir e não vejo a hora de ter o meu em mãos. Pela resenha dá para ver que é uma leitura bem densa, que apresenta temas bem intrigantes. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi Diane, tudo bem?

    A escrita do Mauricio é maravilhosa! Faz algum tempo que não leio nada do autor, mas fiquei curiosa em conferir esse livro, afinal pela sua resenha ele é bem diferente dos livros que li do autor.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo