01 fevereiro 2021



Resenha # 206 : É Assim que Acaba


 

Título: "É Assim que Acaba"
Autor: Colleen Hoover
Páginas: 368
Editora: Galera Record
Ano: 2018


      É Assim Que Acaba é o quinto livro que leio da Colleen Hoover, mas confesso que parece que nunca estou preparada para as suas histórias. Toda vez que tiro algum livro da autora pra ler, mesmo já sendo alertada e conhecendo o plot twist, a CoHo sempre consegue acabar comigo e deixar esse coraçãozinho de leitora em frangalhos... E com É Assim Que Acaba não foi diferente! Estava enrolando pra ler esse livro, pois, já sabia que se tratava de uma história bem densa, mas, depois de uma conversa com o Vinicius do ig Apenas Literando, resolvi furar a fila da minha TBR e me entregar a esse livro que muitos consideram um dos melhores da autora. Iniciei a leitura já esperando um turbilhão de emoções, mas nunca estaria preparada para uma leitura tão dolorosa...
   O livro traz a história de Lily, uma jovem que nunca teve uma vida fácil, onde  passou boa parte da sua vida em um lar cheio de problemas, daqueles que deixam cicatrizes que nos acompanham por toda a vida. Porém, isso nunca a impediu de trabalhar arduamente para conquistar a vida tão sonhada. Ela percorreu um longo caminho desde a infância, em uma cidadezinha no Maine: se formou em marketing, mudou para Boston e abriu a própria loja. Então, quando se sente atraída por um lindo neurocirurgião chamado Ryle Kincaid, tudo parece perfeito demais para ser verdade. Ryle é confiante, teimoso, talvez até um pouco arrogante. Ele também é sensível, brilhante e se sente atraído por Lily. Porém, sua grande aversão a relacionamentos é perturbadora, mas, eles conseguem dar um jeitinho  nisso e seguem aproveitando tudo o que um romance arrebatador pode oferecer.
   Tudo parecia um mar de rosas até que Atlas Corrigan aparece e Lily não consegue o tirar da cabeça — Atlas foi seu primeiro amor e a ligação com o passado que ela deixou para trás. Ele era seu protetor, alguém com quem tinha grande afinidade. Quando Atlas reaparece de repente, tudo que Lily construiu com Ryle fica em risco. Com um livro ousado e extremamente pessoal, Colleen Hoover conta uma história arrasadora, mas também inovadora, que não tem medo de discutir temas como abuso e violência doméstica. Uma narrativa inesquecível sobre um amor que custa caro demais.
   É Assim Que Acaba é narrado em primeira pessoa pela protagonista Lily por sua perspectiva adulta e, às vezes alternada pela sua versão de 15 anos por meio de seus diários da adolescência. Dessa maneira, vamos aos poucos conhecendo os fatos que a moldaram ao mesmo tempo em que acompanhamos o transformar de suas emoções após conhecer Ryle. E o romance, também, é típico da autora: há um misto de química e doçura, paixão arrebatadora e dor. Muito além de um livro de romance, o que mais impacta em É Assim Que Acaba é o profundo conflito emocional no qual Lily acaba por enfrentar, fazendo-a questionar tudo que ela sabia sobre si, a vida e os próprios pais. Acredito que o grande trunfo de Colleen Hoover foi o fato de ter vivido muito do que foi narrado. Essa é uma história extremamente pessoal para a autora, que a forçou a se colocar no centro dos fatos, alterando sua perspectiva até então. Dessa forma, É Assim Que Acaba traz muita verdade no que é contado, o que faz do livro tão verdadeiro e tão impactante.
   O que mais me chama a atenção nos livros da Colleen Hoover são seus personagens, adoro o dom que ela tem de transformar uma coisa comum em algo fascinante. Ela não precisa colocar em seus livros personagens megalomaníacos e de beleza rara para encantar seus leitores e prender sua atenção, pelo contrário. Ela acerta ao desnudar a humanidade e ao nos mostrar que um livro pode, e deve, falar sobre questões que se aproximam mais de uma vida ‘real’, por assim dizer. E é isso que ela faz neste livro! Lily é uma mulher que, com certeza, se parece com alguém que conhecemos. Independente, batalhadora e que sonha encontrar a própria felicidade. A protagonista tem um passado conturbado, pois cresceu vendo o pai espancar a mãe e sem entender porque a mãe aceitava aquilo. E como já é de praxe, a autora consegue nos levar para dentro do livro, enxergando a relação da protagonista com nossos olhos, ou seja, somos capazes de sentir sua dor, suas alegrias e emoções, suas dúvidas. E quanto aos rapazes dessa história? Aqui temos dois homens perfeitos e ambos importantes para a protagonista!  E a CoHo faz com que a gente se apaixone, que a gente crie expectativas, que a gente comece a imaginar mil e uma coisas para em seguida nos dar um soco forte no estômago, daqueles que a gente sente a dor ecoar por todo o corpo, o tipo de dor que nos deixa sem chão. 
    É Assim Que Acaba é um livro sobre violência doméstica, sobre abusos, sobre lutas e sobre escolhas. É um livro tem que ser lido por todo mundo. Como a própria autora disse, esse livro não é somente um entretenimento. É uma denúncia. Uma forma de expor situações de abuso e violência doméstica. Um jeito de mostrar o lado das vítimas, o que elas pensam quando estão nesse tipo de relacionamento. É uma lição de empatia e empoderamento feminino. É uma daquelas histórias em que a personagem não precisa ser salva por um príncipe encantado pois ela salva a si mesma. É um incentivo para qualquer uma que esteja nessa situação ou em um relacionamento abusivo, mesmo que não haja agressão física. E é, principalmente, um alerta para toda a sociedade.
   Enfim, É Assim Que Acaba é uma história pesadíssima, perturbadora, dolorosa e cruel, mas também extremamente importante e necessária! É um livro que nos faz ter mais empatia, nos mostra que as coisas nem sempre são exatamente o que parecem e que existe muito mais força dentro de nós do que podemos imaginar... Super recomendo pra vocês!




13 comentários:

  1. Li poucos livros da CoHo, mas preciso muito pegar mais obras dela para me destruir rs
    Ela consegue isso com uma facilidade. Trazer sempre histórias fortes e densas que de certa maneira, nos colocam ali dentro, sentindo junto!
    Eu já dei uma olhada nesse livro,mas preciso ler ele com outros olhos, tipo, ler de verdade!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha. Quando eu li esse livro, fiquei profundamente tocada pelo livro e pro como a CoHo conduziu a história. Nos fez se apaixonar enquanto a Lily se apaixonava e então levamos o baque. Eu sempre uso esse livro como referência quando vou ler outra coisa parecida, para equiparar a emoção.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Os livros da CoHo acabam comigo, ela ter um dom de te deixar semanas pensando nas histórias dela, esse já tá na minha lista.
    Amei a resenha.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
  4. Esse é o meu favorito da autora e com certeza o melhor que ela vai escrever em toda sua carreira!!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oie,

    Esse é, de longe, o melhor livro da autora pra mim! Me emocionei muito e concordo muito quando você diz que é um livro necessário e uma verdadeira lição de empatia e aparências.

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não ser fã de romances, esse livro está na minha lista de futuras leituras. Mas, sei que preciso me preparar psicologicamente para lê-lo. Amo o fato de a autora ter colocado um pouco de si nesse livro, e como você disse, isso acabou deixando-o verdadeiro e traz personagens verossímeis.
    Gostei muito da resenha, o único livro da CoHo que li até agora foi Verity.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada pelos livros da CoHo!
    É Assim Que Acaba foi uma leitura que me ddixou angustiada em vários momentos mas o final foi perfeito

    ResponderExcluir
  8. Oi Diane,

    Eu amo os livros da CoHo.
    Esse foi super marcante e até hoje nunca esqueci o quanto essa história é necessária e o quanto pode ajudar pessoas que passam por isso.
    É um dos meus queridinhos dela.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Diane, que resenha perfeita!!!!
    Eu nunca tinha lido uma que falasse tão detalhadamente a forma que tudo ocorre, gostei de saber que conseguimos sentir a dor da personagem e entender o que acontece na história e vida, o livro já estava na minha lista de leitura mas, depois de ler a sua opinião vou antecipar essa leitura.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Adorei a resenha, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive coragem de ler esse livro. Tem que ter uma estrutura muito firme porque é forte. Adorei saber um pouco da sua opinião e experiência.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Diane.
    Infelizmente ela é uma autora que desisti de ler os livros depois de algumas decepções. Pelo menos os de romance, porque os que eu li todos tinham relacionamento abusivo romantizado. Mas sei que todo mundo ama os livros dela e sou uma exceção hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. fiquei bem curiosa com o enredo da história
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo