06 agosto 2020



Young Adults Para Refletir


Oi, gente. Tudo bem com vocês?
Young Adult é um dos gêneros que mais se destaca no meio editorial nos últimos tempos, mas, infelizmente, ainda há quem julgue e, erroneamente, acreditam que livros assim são para leitores "menos avançados" e que não exigem reflexão dos mesmos. Obviamente, discordo totalmente de pessoas que pensam assim, pois, esses livros são verdadeiros tesouros e estão aí para fazer com que os leitores saiam de suas caixas, com histórias que fazem pensar, que emocionam, que questionam, que falam da vida e de tudo que acontece nela. Pensando nisso resolvi trazer um lista com Young Adults que nos fazem refletir e que tem muito a acrescentar na vida de seus leitores. Bora conferir?

CÉU SEM ESTRELAS   -   Iris Figueiredo
Céu sem Estrelas traz muitas questões a serem debatidas como depressão, automutilação, gordofobia, machismo, mas, ao meu ver, a maior mensagem deixada no livro é sobre aceitação, sobre autodescobrimento, sobre entender cada tipo de beleza e o que ela representa. Céu sem Estrelas é um livro real, humano, que poderia ser a história de qualquer um de nós, um livro que fala abertamente sobre preconceitos e que mostra a importância de se ter uma família bem estruturada. Enfim, Céu sem Estrelas foi uma leitura muito reflexiva, que me fez pensar sobre as pessoas que estão ao meu redor e como o mundo é feito de “padrões”, onde dá a sensação que estamos a mercê dos rótulos que a sociedade impõe... Essa leitura é necessária, deveria ser obrigatória e recomendo pra todos vocês!

PERDÃO, LEONARD PEACOCK   -   Matthew Quick
Perdão, Leonard Peacock traz como protagonista um personagem que sofre o bullying e carrega aquele sentimento de vazio, de se sentir só. O livro aborda diversos temas, tais como homicídio-suicídio, violência, insanidade mental, homossexualidade, entre outros, mas fica evidente em todo o enredo que uma das mensagens principais passadas é: as suas ações interferem, direta ou indiretamente, na vida do próximo. É, de certo, uma espécie de tapa na cara de todos os leitores. Matthew nos faz enxergar que devemos, às vezes, deixar de lado o espírito egocentrista cada vez mais presente na sociedade moderna e buscar, independente da forma, ajudar ao próximo. Nunca se sabe por qual problema o outro pode estar passando, e apenas uma frase, apenas uma, poderá mudar todo o rumo desse ser. Também destaca e critica a rotulação exercida e imposta aos diferentes, que acabam sofrendo bullying e discriminação por não seguirem o padrão determinado.

BELINDA & EM   -   Cammie McGovern
Belinda & Em é um livro que tem como protagonista uma jovem com deficiência e achei interessante que a autora não diz qual é ao certo a deficiência que Belinda e outros personagens possuem justamente para não rotulá-los. Mas, ainda assim percebemos através do comportamento e dos traços descritos pela autora que se trata de jovens com Síndrome de Down e Autismo. Assim, ao meu ver,  a principal mensagem contida na obra é sobre empatia. Infelizmente, a sociedade tem um mau hábito de julgar as pessoas sem nem ao menos conhecê-las ou até de sentir pena antes de se colocar no lugar do outro, o que não ajuda em nada. Outro fato que a autora frisa muito bem é a forma que pessoas deficientes são tratadas na sociedade, chega a ser extremamente triste e tocante o jeito que essas pessoas são deixadas de lado. Belinda & Em é um livro lindo, inspirador, tocante e que ainda nos faz refletir bastante.

O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA   -   Angie Thomas
O Ódio que Você Semeia é um livro que vocês já devem conhecer, pois, foi muito comentado esse ano devido aos tristes acontecimentos. Muito mais que um livro sobre racismo, O Ódio que Você Semeia é uma obra que veio para ensinar a população a respeitar as pessoas, independente de sua cor, classe social ou credo. Angie Thomas foi corajosa o suficiente pra criar uma história com temas bem pesados como drogas, gangues, racismo e tudo isso numa linguagem clara e direta. Ao meu ver, a principal mensagem que a autora tenta passar é de que devemos usar nossa voz para por fim nessas injustiças, afinal, se cada um fazer sua parte a soma de todos esses “uns” podem com certeza fazer a diferença na sociedade. O livro fala ainda sobre oportunidades, segundas chances, a importância da família e amizades verdadeiras. O Ódio que Você Semeia é um livro atual, importante, trágico e que nos faz refletir muito. É um livro que pede mudanças, defende as minorias e dá um tapa na cara da sociedade...

AMOR AMARGO   -   Jennifer Brown
Amor Amargo é um livro sobre relacionamento abusivo e aqui a protagonista Alex sofre momentos bem fortes de humilhação e agressão. Lembro que na época em que li esse livro, nunca tinha lido nada parecido e nada tão impactante, sendo assim, foi uma leitura que me desgastou muito e me fez sentir tudo aquilo que a protagonista sentia. Amor Amargo é uma leitura bastante atual, pois, diversas vezes vemos nos telejornais casos de romances abusivos, onde a mulher se apaixona cegamente por um cara e mesmo sendo destratada sempre está disposta a perdoá-lo, a inventar desculpas para seu comportamento violento, tudo isso para tentar resgatar um amor que geralmente não é correspondido. Enfim, o livro me marcou muito e Alex me fez perceber que se não experimentarmos uma situação dessas na pele, talvez não tenhamos a menor ideia do que faríamos no lugar de alguém nessa situação e, é claro, que julgamentos de terceiros são atitudes muito egoístas, pois, só quem passa por uma situação dessas sabe realmente como é.

GAROTAS DE VIDRO   -   Laurie Halsen Anderson
Garotas de Vidro é um livro que fala sobre transtornos alimentares e suas consequências. O livro trata também de assuntos bastante polêmicos como a automutilação, privação do sono, alucinações, e tudo isso é abordado pela autora de forma bem direta e sem ser piegas. Garotas de Vidro não é um livro leve, calmo e fácil, pelo contrário, toda a narrativa é dolorosa e perturbadora, pois, é muito triste ver que uma obsessão por um peso irreal levou a protagonista a um estado de doença tão forte, vemos diante de nossos olhos Lia perder sua vida pouco a pouco e sem ninguém capaz de lhe mostrar um caminho diferente, é muito triste ver que ela podia ter tudo, mas, que diante de suas metas mirabolantes do “peso ideal” acaba a levando para um poço cada vez mais fundo, e por mais que se trate de uma ficção, é fato que existem milhares de jovens nessa mesma situação, o que deixa a obra com uma carga dramática ainda maior. Garotas de Vidro é uma leitura bem densa, que faz o leitor ficar aflito diante de tantos erros da protagonista. Tenho certeza que o livro vai te fazer sofrer, vai te incomodar, vai te fazer entrar em um mundo diferente, mas, que vale muito a pena ler, principalmente, se você curte leituras de auto-aceitação

POR LUGARES INCRÍVEIS   -   Jennifer Niven
Por Lugares Incríveis também é um livro que já foi muito discutido esse ano devido ao lançamento do filme All The Bright Places e, na minha opinião, é um dos Young Adults que mais me fez refletir, pois, ele mostra a que extremos uma pessoa pode chegar quando se sente perdido. Por Lugares Incríveis é um livro que fala sobre temas bem atuais como bullying, depressão e suicídio. Porém, diferente de outros livros nessa temática, a autora mantem um ritmo, onde esses conflitos começam a fazer sentido pouco a pouco no decorrer da trama, onde os personagens crescem e saltam das páginas, nem parecendo mais uma ficção! É um livro de significado, conscientização, de forte mensagem e realidade exposta: mostra a crise pessoal e sentimental que desordens mentais e psicológicas provocam. Como rótulos podem ser poderosos e destrutivos o suficiente para influenciar vidas. Como a depressão pode estar escondida aterrorizando alguém. As pessoas precisam se despir de preconceitos e valorizar o próximo. Doenças psicológicas são tão graves quanto as físicas e precisamos estar alertas, ser compreensivos e prontos para ajudar os que sofrem desses males – ou pedir ajuda. Especialmente pelo fato de, quase sempre, o silêncio acompanhar o sofrimento.

Podia ficar o dia todo me estendendo por aqui e citando mais e mais títulos. Esse gênero possui uma infinidade de títulos, cada um com sua própria relevância e destinada a um certo público específico, que pode vir a se identificar, a tirar proveitos, a se emocionar e, quem sabe, a se sentir motivado a mudar algo dentre de si e ao seu redor. Acho essas leituras importantíssimas, principalmente, para os jovens e adolescentes, pois, eles estão em fase de formação de opinião e nada melhor do que se colocar no lugar do outro através de um bom livro, né? São muitas realidades descritas que podem fazer muita diferença na vida dos que lêem essas obras.

Espero que tenham gostado de minhas indicações e me contem aí nos comentários qual é o Young Adult que mais te fez refletir...

Beijos e até o próximo post!



19 comentários:

  1. Oi, Diane como vai? Eu li só um livro destes citados na sua lista. Li o Amor Amargo da Jennifer Brown e a leitura fez-me refletir bastante. Os demais eu não li, mas tenho vontade de ler todos da lista. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah eu amo o gênero! Mesmo que de todos que você tenha citado, eu só tenha lido Garotas de Vidro(na época do lançamento da Novo Conceito, que vinha com kit e tudo ;/) e chorei demais com essa história.
    E Por Lugares Incríveis que também sofri horrores e agora preciso de uma edição só minha!
    Sou doida pra ler O Ódio Que Você Semeia. Eu vi a adaptação e amei!!!
    Eu penso que um bom Young traga assuntos necessários a todos nós. Por isso, amei as indicações!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Alguns desses eu ja conhecia e ja vi resenhas mas alguns eu náo conhecia
    Boas inducaçoes !parabens pelo post

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Ameei as dicas! O ódio que você semeia e Por Lugares Incríveis são maravilhosos! Fiquei interessado em Céu sem estrelas
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Queria muito ler Amor amargo!! "O ódio que você semeia" só puder ver o filme.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Diane.
    Quem desmerece o gênero é porque não gosta de ler e sim ostentar a tal "alta literatura". Adorei a postagem, já li quase todos eles e concordo que trazem ótimas mensagens e até ajudam muito quem está passando por algo específico.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Eu AMO YA, e toda essa discussão se é boa literatura ou não é só baboseira de gente formada em Letras metida que só quer ler os clássicos (eu sou formada na área e sei bem como é isso rs). Desses eu já li Perdão, Leonardo Peacock (eu amo os livros do Matthew) e Garotas de Vidro, muito bom também! Os demais quero muito ler >< Mas são tantos livros a ler que me perco nas indicações/sugestões e lista de desejos hahah'

    Amei o post!
    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diane!

    Young adult é basicamente o meu gênero favorito, e a maioria deles traz mesmo muitas reflexões e até mesmo temas pesados. Por lugares incríveis é um dos meus livros favoritos e ao mesmo tempo muito triste. Céu sem estrelas também é pesado e traz uma grande mensagem, além da realidade que muitos vivem. Adorei a dica dos livros!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Desses só li O Ódio que Você Semeia, que adorei bastante, e Por Lugares Incríveis, que achei que deixou a desejar um pouco
    Dos outros, me interesso muito por Belinda & Em. Na época que ele saiu sempre confundia com Eleanor & Park
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi sua linda, tudo bem? Eu conheço a maioria dos livros citados, mas só li um, "O ódio que você semeia". Considero um livro notável, essencial e com um destaque incrível para temas globais, como racismo e machismo. É um dos meus livros favoritos.
    Adorei o post. Muitos dos livros citados foram para a lista de desejos.
    Beijos
    https://www.aculpaedosleitores.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiiii Diane

    Ainda quero ler Céu sem estrelas, que parece ser super tocante e também Garotas de Vidro, que tá na minha há anos, acho o tema de garotas relevante demais. Da lista ja li O ódio que você semeia e amei demais o livro, a narrativa da Thomas é perfeita e a construção das personagens e da trama foi incrivel.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você, acho que o subgênero Y.A. é muito válido para reflexões.
    Por Lugares Incríveis segue na minha lista, quero lê-lo antes de ver o filme. Gostei das suas indicações! Ahh e um livro que eu acho ser um Y.A. e que mexeu muito comigo foi Proibido, de Thabita Suzuma.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi, Diane!
    Young Adult é um gênero maravilhoso, e todos os que li até hoje me fizeram refletir e aprender muuitas coisas. É realmente injusto desmerecê-lo assim :(
    Dos que você citou não li nenhum, mas tenho vontade de ler O Ódio que Você Semeia.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  14. Oi Di,
    Dos livros citados, li 3: O Ódio que Você Semeia, Por Lugares Incríveis e Céu Sem Estrelas. AMO TODOS ELES!!!!
    E não é segredo que já quero ler todos os outros, só por você ter indicado, sei que vou gostar e me emocionar!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Diane, tudo bem?
    Gostei das dicas e entre os livros citados, já li O Ódio que Você Semeia e Amor Amargo e gostei muito dos dois.
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. OI Diane! Esses livros são todos maravilhosos, só Garotas de vidro não posso opinar, já que não li. São livros que fazem a gente pensar além de nós mesmos. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Livros assim são maravilhosos e tendem a prender bastante o leitor. Eu mesma quando começo a ler livros assim não paro mais; pois a leitura realmente nos prende e nos fazem refletir sobre muitas coisas - até mesmo sobre coisas que estão ao nosso redor. Um livro que está na minha lista é esse do Matthew, gosto muito da forma em que o autor aborda assuntos assim. https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
  18. Oi
    desses ai eu gosto muito de o ódio que você semeia, considero uma leitura obrigatoria, por conta de tudo que está acontecendo.
    Eu adoro Garotas de vidro, mas é uma leitura que choca e não é recomendável para todo leitor, ainda mais porque pode ter gatilhos.
    Por lugares incríveis também é bom, sofri com o final.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Di,
    Sou apaixonada por YA, é provavelmente o meu gênero favorito da vida. Me tira do sério o quanto os fiscais de leitura acham que eles não são tão relevantes quanto outros estilos, como clássico ou qualquer coisa do tipo.
    O Ódio que Você Semeia é um livro que merece (e deveria) ser lido por todas as pessoas do mundo. Acho que eu também acrescentaria Extraordinário nessa lista linda!

    Beijos,
    Fantasma Literário

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo