14 agosto 2020



5 Motivos Para Ler Eleanor & Park


Oi, gente. Tudo bem com vocês?
Eleanor & Park é aquele típico livro que ou você AMA ou ainda não leu! Sua primeira publicação foi em 2014, mas, agora, a Editora Seguinte faz os queridos Eleanor e Park ressurgirem e, mais uma vez, conquistarem nossos corações através de uma nova edição que ganhou uma capa nova e uma nova tradução. Diante disso, resolvi trazer 5 motivos pra vocês lerem esse livro tão especial e, se você já leu, com certeza vale uma releitura... Bora conferir meus argumentos?

1- ROMANCE: O romance presente nesse livro não é do tipo instalove (o famoso “oi, já te amo”), o sentimento vai crescendo e evoluindo aos poucos. Rainbow Rowell escreve sobre a experiência de se apaixonar da forma mais realística e encantadora que eu já vi, Eleanor e Park se apaixonam gradualmente nas viagens de ônibus para a escola, enquanto dividem os gibis e nas pequenas sutilezas que trocam dia após dia. E a autora consegue mexer lá naquele cantinho em nosso coração onde a gente guarda todas as sensações maravilhosas que sentimos quando nos apaixonamos por alguém, e é incrível quanto Eleanor & Park faz o leitor lembrar-se do frio na barriga, das borboletas no estômago e da esperança de que tudo dê certo, coisas comuns na adolescência. Além disso, o livro é repleto de declarações e com aquele romance capaz de derreter qualquer coração. Rainbow Rowell sabe muito bem como escrever um belo romance, com um casal fofo, passagens que nos fazem dizer “ooohhhn”, sem precisar escrever nenhuma cena de sexo. Todos falam sobre intimidade, primeiras experiências e desejo, sem ser nem um pingo vulgares ou explícitos. (Não tenho nada contra romances que contenham cenas de sexo, só acho um mérito grande escrever livros como o da Rainbow, sobre paixão e desejo, mas de uma maneira tão doce e inocente.)

2- PERSONAGENS:  Os protagonistas são “fora dos padrões” e isso já é um ponto forte do livro, já que cada vez mais encontramos na literatura aqueles protagonistas sempre mais do mesmo. Eleanor,  uma garota ruiva que todos consideram gorda e estranha, e Park, um mestiço asiático que não é tão odiado assim, mas, também está bem longe de ser popular. Acho interessante que os personagens desse livro são bem realísticos e muito, muito cativantes. Eles sentem muito, amam muito, e são imperfeitos da maneira mais simpática possível! Park é um descendente de asiáticos, baixinho, franzino e aficionado por música e quadrinhos; já Eleanor é uma garota ruiva, alta e robusta que vive com uma família pobre e desestruturada. Apesar de ter amado muito esses dois protagonistas e dos dois meio que “dividirem um protagonismo”, acho que a Eleanor se sobressai muito, vale muito conhecer sua história e ela é tão incrível e tem uma construção tão perfeita que ela quase salta das páginas durante a leitura.

3- MENSAGENS: Apesar de aparentemente ser uma história adolescente, de primeiros amores e coisas do tipo, a história vai muito além e trata de assuntos bem pesados, como a violência doméstica, abuso emocional, baixa auto estima e autodepreciação, a fragilidade da mãe que não consegue se opor ao padrasto para defender os filhos e tomar atitudes frente ao comportamento violento dele, o bullying e o preconceito, a figura paterna ausente, entre outros. Tudo isso, de uma forma bem sutil, com bom humor (em alguns momentos) e uma boa dose de referências geek!

4- AMBIENTAÇÃO: O livro se passa no ano de 1986 e assim adentramos numa ambientação bem distinta dos dias atuais! Não são poucas as referencias que a autora faz durante o decorrer das paginas, ela fala de bandas, de quadrinhos e de tudo aquilo que estava em voga no mundo nerd durante a década de 80. Durante a leitura é como se fossemos transportados para essa década, devido a todas as menções culturais, como a influência do rádio, as fitas cassetes, os walkmans e os quadrinhos, sendo que esse último, o romance acompanha o lançamento da primeira edição de Watchmen... Enfim, é uma verdadeira viagem no tempo que só tem a acrescentar na vida do leitor!

5- NARRATIVA:  A narrativa de Eleanor & Park é engraçada, triste, sarcástica, sincera, geek, e tão fluida que o leitor nem sente o tempo passar durante a leitura! As emoções estão presentes em cada página e todas são verdadeiras. Dá para sentir em cada virada de página. E isso só é possível porque o trabalho da autora é bem realista. Porque ela respira histórias de amor e condena os filmes de comédia romântica que vendem um romance impossível. E eu concordo plenamente! Amor não é apenas olhar para um cara e dar um suspiro. É um duelo que começa consigo mesmo e, de algum modo, se expande e atinge a pessoa de seu interesse. O jeito com que a autora escreveu o livro é simplesmente perfeito. Ela soube apresentar os sentimentos e os anseios de cada personagem tão bem, que muitas vezes me sentia parte da história, sentia vontade de chorar e rir junto com eles. Eleanor & Park apresenta uma narrativa agradável, fácil de ler e viciante, ideal para quem quer uma leitura leve e envolvente para passar aquele fim de semana gelado.


FICOU COM VONTADE DE LER ELEANOR & PARK ?

Se ao finalizar a leitura desse post você ficou com vontade de ler Eleanor & Park ou simplesmente ficou com vontade de ter essa linda edição em sua estante, tenho uma boa notícia pra você: ESTÁ ROLANDO SORTEIO DESSE LIVRO AQUI NO BLOG! Para participar é muito fácil, é só preencher o formulário que está no link abaixo:


Enfim, espero que tenham gostado dessa minha “declaração de amor” para Eleanor & Park e saiba que esse livro causou em mim um misto de emoções tão grande… Sabe quando você quer entrar na história e interferir, dar um empurrãozinho ou mudar alguma coisa? Acho que me senti basicamente assim! Leiam esse livro, releiam esse livro e participem do sorteio 😊

Beijos e até o próximo post!



32 comentários:

  1. Eu li esse livro há muito tempo, uma amiga comprou ele na revista Avon e me emprestou. Claro, com os anos, muitos detalhes foram perdidos e por isso, eu ando namorando essa nova roupinha que a Editora deu à obra!
    Não é uma história de amor juvenil, é muito além desse "detalhe". São dois personagens marcados, doloridos, repletos de problemas cotidianos que muitos de nós, enfrentam também.
    Já estou participando do sorteio e torcendo!rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li, mas esse post me deixou com MUITA vontade! Infelizmente, eu estou numa ressaca literária muito ruim e não estou conseguindo ler nem receita de bolo HAAHHAH
    Assim que me recuperar, vou ler esse!
    Um abraço
    https://luibee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Deu mais vontade de ler.
    Adoro quando os personagens são fora dos padrões.
    Estou participando do sorteio vai que né? haha
    Beijos!
    Dicas de Blogueira

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro tem uns dois, três anos... na época curti bastante mas hoje em dia não sei se seria a mesma experiência. Mas adorei os pontos que você levantou
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Lamentablemente, no encontré este libro entremezclado con humor en las librerías de mi país. Parece que la historia de este libro hace sonreír al lector.

    Saludos desde Indonesia.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Diane como vai? Eu tenho vontade de ler este livro, mas ainda não tive oportunidade. Os motivos citados por você me fizeram querer o ler ainda mais. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Di,
    Estou com esse livro aqui e estou ZERO animada para ler, acredita?
    Acho que essa postagem foi um empurrão que eu precisava... Afinal, temos gostos parecidos e se você gostou, pode haver esperança para mim também! kkkkk
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Diane.
    Eu quis muito ler esse livro na época que lançou. Mas agora andei lendo alguns comentários sobre como a autora foi racista com seu próprio personagem e a vontade de ler ele passou. Acho que esse livro é daquele tipo que já passei do momento de ler hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diane
    Li o livro no ano passado e ele tem um lugarzinho especial no meu coração.
    Concordo com esses 5 motivos e olha que foi o único livro que li da autora. Ela escreve de uma maneira fluída, que envolve o leitor com esse romance que nasce aos poucos entre dois personagens não convencionais.
    Durante a leitura pude sentir aquele frio na barriga de quando se apaixona por alguém a primeira vez.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Li recentemente e fiquei bem dividida entre o "amei" e o "não acredito que esse foi o fim". O meu é o antigo da capa rosinha mas estou apaixonada nesse amarelinho ♥

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu não sou de reler livros, mas esse post me deu uma saudade dessa história. Realmente, as coisas vão acontecendo aos pouquinhos e tudo é muito real e intenso, de uma maneira cativante. Algumas coisas, eu não curti, mas outras mexeram comigo também. E sabia que eu não tinha me tocado até agora que a história se passa nos anos 80? E realmente faz todo o sentido! Amei a postagem e acho uma ótima forma de incentivar a leitura. Arrasou! ♥

    Beijos, Carol.
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  12. AHH, eu amo essa história! Faz um bom tempo que a li, mas é incrível relembrar seus pontos fortes aqui com seu post. Escrevestes muito bem sobre a maravilha que é esse livro. Eu emprestei meu exemplar a uma amiga e ele se perdeu :'( tô participando do sorteio pra ver se consigo ganhar e talvez reler em breve né! <3

    Beijos
    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Diane tudo bem?
    Amei os motivos para ler esse livro, eu tenho vontade há um tempo de ter esse livro em casa, espero ler em breve.
    E, eu amei a sua iniciativa de presentear seus seguidores.
    Beijocas.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi
    eu tenho vontade, mas fico adiando e adiando a leitura, já vi ele em promoção várias vezes, porém acabo dando prioridade para o que mais quero e não compro ele, já li resenhas positivas e negativas da história, por isso que fico com um receio de comprar, mas gostei dos motivos que citou e da pra ver que gosta muito da história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus, eu AMO esse livro, foi o primeiro da autora que comprei, faz dias que olho pra ele querendo reler de tão amorzinho que acho.

    Beijinhos,
    Renata

    ResponderExcluir
  16. Esse livro está na minha lista desde o seu lançamento, mas ele foi sendo esquecido e ainda não consegui lê-lo, seus motivos me deixaram ainda mais curiosa! Vou participar do sorteio.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi tantos elogios sobe esse livro, que quero conferir.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  18. Oi, Diane

    Que bacana ver seu carinho pelo livro. Eu não li e nem vou ler porque YA não funciona mais comigo, são raras as exceções. Mas acabei descobrindo na sua postagem uma coisa que eu não sabia, que o livro é ambientado nos anos 80.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Eu li o livro esse ano e me apaixonei de verdade pela escrita e a forma que Rainbow conseguiu escrever um romance adolescente que não fosse bobinho, muito pelo contrário, o livro tem personagens muito maduros e me deixou tão emocionada :')
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  20. Oi, Diane!

    Ahh adorei o seu post!! Gosto muito dessa história, bateu até vontade aqui de ler de novo!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Diane, tudo bem?
    Amei seu post! Deu para sentir daqui todo o carinho e entusiasmo que você tem por esta leitura.
    Eu nunca li, então vou participar do sorteio. Quem sabe é a minha hora de me jogar nesta leitura?
    Bjus

    ResponderExcluir
  22. Oi Diane, tudo bem?

    Na época do lançamento pela Editora Nova Fronteira, eu até tinha ficado bem curiosa para ler, mas o tempo foi passando e acabei perdendo o interesse pela obra.

    Continuo achando a premissa interessante e os elementos que você apresentou são todos os que gosto em um boa história. Porém vou deixá-la para um momento no futuro.

    Beijos e um ótimo final de semana;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem?
    Eu li esse livro em 2014 e lembro até hoje de tudo o que senti enquanto realizava a leitura dessa obra. Não é a toa que se tornou um dos meus livros preferidos da vida ♥ E, lendo seu post, também pude sentir que Eleanor & Park é um livro muito especial para você também! Espero que a nova edição faça tanto sucesso quanto a anterior!


    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Eu adoro esse livro. Contando os dias aqui pra conhecer a nova edição!

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  25. Ainda não li esse livro, mas seeempre vejo eles por R$ 10,00 no sebo, e fico tentada a comprar!! Na próxima vez vou pegar!!

    Parabéns pelo post!

    Beeijos!

    http://estanteflordelis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Adorei os motivos pra ler. Já entrou na minha lista.
    Os sorteios já aconteceram? Participei de um deles. A ansiosa. haha
    Beijos!!!
    https://www.dicasdeblogueira.com/

    ResponderExcluir
  27. Todo livro passa alguma mensagem para nós e amo isso, por isso leio bastante.
    Gosto de saber e poder compreender o que o personagem quer mostrar, o que ele quer com determinada situação.
    Gostei dos motivos para fazer essa leitura.
    Beijocas.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Diane, cadê tu molher?
    Tô com saudade das atualizações do blog!

    ResponderExcluir
  29. Olá Diane,
    Sempre leio bons elogios sobre os livros da autora e tenho bastante curiosidade em ler esse livro. Achei muito bom os motivos que escolheu.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  30. Hey Diane! Tudo bem?
    Que fofura de livro! Eu que não sou muito fã de romances fiquei com vontade de ler depois do seu post, imagina quem gosta?! kkk
    Indo lá olhar o sorteio.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  31. Amei essa postagem. Tenho o livro há algum tempo e isso só me animou ainda mais para pegar e ler.
    Beijos,

    Paloma Viricio❤

    ResponderExcluir
  32. Oi Diane, sei que já comentei sobre o livro, mas bateu saudade de você por aqui.
    Tudo bem do lado daí?
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo