30 julho 2020



Resenha # 201 : Rede de Sussurros



Título: "Rede de Sussurros"
Autor: Chandler Baker
Páginas: 384
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Adicione no Skoob


      Não sei se vocês se lembram, lá no comecinho do ano criei um desafio pra ler todos os livros recomendados pela Reese Witherspoon (clique aqui para ler o post), mas, apesar de achar todos aqueles livros maravilhosos, o desafio meio que flopou, pois, já passamos da metade do ano, não dei andamento para o projeto e esse é, infelizmente, apenas o segundo livro que leio dos estipulados naquele utópico desafio! Muito além de riscar um livro da meta do ano, Rede de Sussurros é um livro que me chamou a atenção desde que a Editora Intrínseca estava fazendo sua divulgação, pois, amo ler livros que levantam discussões sobre questões feministas e, é claro, respeito e confio muito nas recomendações da Reese, já que tive ótimas experiências anteriores. Dessa forma, como já tinha esse livro na estante e tinha um desafio para cumprir (ou pelo menos tentar) resolvi que já era hora de desatolar esse livro da pilha de promessas e dar uma chance a essa história de Chandler Baker que tanto vem colecionando elogios!
   O livro traz a história de três mulheres, Sloane, Ardie e Gracie, que há anos trabalham juntas em uma empresa de roupas esportivas. As três sempre se ajudaram, passando por promoções empolgantes, reuniões intermináveis, casamento, maternidade, divórcio e os desafios impostos pela política no escritório. Elas também têm seus segredos e cada uma fez algo de que se arrepende.
   Com a morte repentina do presidente da empresa, tudo indica que Ames, o chefe delas, será alçado à liderança da companhia. Ames é um homem complicado, que as três conhecem há muito tempo e que sempre esteve cercado por sussurros a respeito do tratamento que dispensa às subordinadas. Esses sussurros vinham sendo ignorados, varridos para debaixo do tapete e acobertados por aqueles que estão no poder.
   Depois de descobrirem que Ames adotou uma conduta inaceitável em relação a uma nova funcionária, elas decidem falar. E essa decisão provoca uma mudança catastrófica no escritório. Mentiras serão reveladas. Segredos serão expostos. E nem todo mundo sobreviverá. Suas vidas — como mulheres, colegas, mães, esposas, amigas e até adversárias — estão prestes a mudar drasticamente.
   Rede de Sussurros é narrado em terceira pessoa por diferentes pontos de vistas, em diferentes períodos e com o auxílio de transcrições de depoimentos e outros documentos investigativos, e assim, vamos acompanhando as histórias das três advogadas, os segredos, traumas e motivos que as levaram a denunciar seu chefe e o destrinchar da investigação sobre a morte de um dos envolvidos. A autora Chandler Baker desenvolve a trama com maestria, e além da investigação instigante, discute sobre a posição da mulher em relacionamentos, as realidades e dificuldades sobre a maternidade e outras situações que as mulheres encontram em seus ambientes de trabalho. Confesso que o início da leitura pode ser um pouco lento, mas garanto que quando as coisas começam a acontecer é impossível não se apegar às personagens e sofrer junto com cada uma delas. Uma leitura imprescindível para todos, independente do sexo do leitor. Além de tudo isso, o que mais achei legal nessa leitura foi que Rede de Sussurros me tirou da minha zona literária de conforto, obviamente, eu amo meus romances, mas, ás vezes é importante se abrir para outros gêneros, pois, assim podemos ter uma experiência literária mais ampla, caso contrário as leituras tendem a ficar saturadas e um pouco repetitivas. E esse foi o meu maior objetivo quando criei esse desafio da Reese: me abrir para novas experiências, conhecer novos autores, tudo com o selinho de garantia da Reese! E, Rede de Sussuros foi uma leitura que super valeu á pena e, é claro, me motivou a voltar para aquele desafio e ler todos os outros livros da lista!
   Os personagens foram muito bem construídos e cada protagonista possui uma subtrama com suas respectivas famílias, o que deixa tudo mais interessante e mais completinho. Sloane, Ardie e Gracie, são mulheres modernas que muitas garotas gostariam de se tornar: bem sucedidas, trabalham no setor jurídico da maior empresa fitness do país, ganham milhares de dólares por ano, vestem as melhores marcas e andam com as bolsas das melhores grifes. Mas será que toda essa perfeição é real? No desenrolar da história vamos percebendo que essas três protagonistas vivem sob um sistema opressor. Elas sabem que, em vez de ceder a este sistema o melhor a se fazer é começar uma revolução, mas nem toda revolução é feita com armas e gritos, mas pelo silêncio, pelos sussurros, como uma forma de derrubar o gigante enquanto ele está distraído. E é muito inspirador acompanhar toda essa trajetória! Os personagens secundários são bem interessantes também e tem papel fundamental na construção da história, o que enriquece ainda mais a obra.
    Rede de Sussurros faz uma denúncia de como as mulheres são tratadas nas relações de trabalho, muitas vezes menosprezadas por causa dos filhos e tratadas como inferiores ante as suas necessidades, como se isso as tornasse mais fracas que os homens. Todo o relato acaba ganhando ainda mais força quando descobrimos que várias partes do livro foram inspiradas em situações reais vividas pela autora e por pessoas próximas a ela, o que torna tudo ainda pior. Em suma, Rede de Sussurros é um livro que reforça e exemplifica muito bem através da trama o conceito de sororidade e a importância das mulheres fortalecerem essa rede de apoio, amparando umas às outras, elucidando a ideia de que, por mais que a as batalhas e experiências sejam individuais, esta é uma luta coletiva, assim como o conceito de empoderamento e a própria luta feminista.
   Enfim, Rede de Sussurros ascende uma chama dentro de nós de que nunca devemos nos calar. Essa luta é nossa, precisamos usar a nossa voz, espalhar a verdade seja ela qual for, levantar a causa, nos juntar ao coro e começar do zero, se for preciso, mas, o nosso legado são nossas palavras, nossas atitudes! Precisamos nos unir, gritar alto para que todos ouçam. Acho que toda mulher já está farta de ter o salário reduzido, assédios velados e vítimas se sentindo culpadas. Rede de Sussurros é um livro que deveriam ser lido por TODOS!!!!




21 comentários:

  1. Oi, Diane como vai? Que livro incrível. Não o li ainda, mas certamente o lerei futuramente. Sua resenha ficou ótima. Dica anotada. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu só fiquei sabendo desse projeto tem pouco tempo,mas ainda vou lá conferir a proposta dele.
    Eu li esse livro neste ano e sim, é preciso não se calar de forma alguma.
    Admito que o comecinho do livro tava chato rs aí eu falei: não é possível que seja só isso e felizmente, insisti na leitura e foi uma grata surpresa!
    A relação das mulheres, a ligação entre elas é muito agradável de ser vista e vivida e no mais, há também todos os dramas que elas enfrentam em casa, com as famílias e isso é maravilhoso e real!
    Uma leitura mais que indicada!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diane!
    Que legal esse desafio da Reese! Vou até conferir os livros que ela escolheu, porque fiquei interessada haha.
    Amei a sua resenha e fiquei curiosa com a leitura! Amo uma trama cheia de segredos, e já quero conferir de perto essa leitura :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diane.
    Amei sua resenha. Eu já tinha lido algumas resenhas desse livro e colocado ele na minha lista de futuras leituras. Mas sua resenha foi tão empolgante que me convenceu completamente. As indicações da Reese pelo jeito são todas ótimas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que vi esse desafio da Reese e achei bem bacana, mas não costumo participar de desafios porque quase sempre não os cumpro hahah' Mas que bom que você tá prosseguindo com ele, não se cobre muito. Estais tendo ótimas leituras, como essa, a partir dele. Não conhecia o livro, o enredo me remeteu um pouco à trama da série Big Little Lies. Histórias por mulheres e sobre mulheres também me interessam, a base dessa história, infelizmente, é muito como no mercado, né?! Vou anotar aqui como desejado ><

    Abraços
    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro que esse livro é do Clube da Reese e pretendo ler um dia.
    O que você falou sobre o modo como as mulheres são menosprezadas por conta dos filhos me lembrou o episódio de um documentário da Netflix que explica bem essa questão de diferença salarial entre homens e mulheres. Se tiver interesse o nome é Explicando (ou Explained, em inglês)
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Esse livro me lembrou muito o filme "O Escândalo". Já viu? São leituras e filmes bem pesados, mas realmente são histórias necessárias. O que me deixa mais triste é saber que acontece na vida real. Mas espero que as coisas mudem e que essas questões não façam parte do dia a dia de muitas mulheres! E quanto à lista da Reese eu li "A luz que perdemos". Não foi o meu livro favorito da vida, mas valeu a pena. Quando ler os outros, conta aqui para a gente. Mas vai sem pressa, no seu tempo. Algumas metas também não consegui cumprir ainda, mas acontece hehehe. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  8. Um livro desses é mais que necessário!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ola
    Ainda náo li esse livro
    Ja tinha lido a respeito desse clube de leitura dessa atriz
    Estou com tantos livros para ler e fica complicado querer ler todos os livros que vemos pela frente .se por acaso o encontrar em algum sebo por um preço acessivel posso ate comprar
    Náo e um livro que aborda um tema desconhecido mas a maneira como foi escrito parece interessante

    ResponderExcluir
  11. Oi, Diane!

    Nem parece que já estamos em mais da metade do ano né? Parece que estacamos lá no começo do ano e não saímos mais!
    Esse livro parece sensacional, com mensagens bem marcantes, de fato devemos sempre lutar pelos nossos direitos e jamais nos calar. Um livro sem dúvida bem inspirador!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu lembro desse desafio sobre ler os livros indicados pela Reese, até coloquei alguns livros na minha booklist, e Rede de Sussurros já estava lá, haha. Tanto que ontem mesmo eu estava conferindo o preço do E-book na Amazon.
    Amei a sua resenha, sem dúvida esse parece ser um livro que traz boas reflexões.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  13. Oiii Diane

    Eu lembro que quando esse livro foi laçado recebeu tão pouca divulgação, uma pena porque a obra realmente, adorei que cada personagem tem uma sub trama, o que permite ao leitor se sentir ainda mais envolvido com todos os detalhes da trama. Com certeza quero ler.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Eita, estou precisando ler algo nesse estilo ultimamente.
    Adoro livros que tem essa premissa com mulheres determinadas e toda uma rede de intrigas com os personagens. É a primeira resenha que leio sobre, fiquei muito curiosa

    Abraço ♥,
    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  15. Oi Diane, tudo bem?

    Estou vendo esse livro ser bem comentado nos últimos dias, mas a sua é a primeira resenha que leio dele. A premissa é bastante interesse e adoro histórias com personagens femininas fortes de determinadas. Vou colocar na minha lista!

    Beijos e um ótimo final de semana;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Parece ter alguns gatilhos, mas gosto do tom de dramas assim. Futuramente darei uma chance.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  17. Oi Di,
    Vou te falar que meu projeto flopou também, mas eu coloco a culpa na pandemia por conta disso, porque realmente, todos os livros são ótimos, mas não consegui comprar mais livros do clube. Aí tudo desandou!
    Eu já li esse 'Rede de Sussurros' e eu não imaginava gostar tanto, mas super funcionou comigo e acho uma obra necessária SIM!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Diane tudo bem?
    Pela capa eu pensei que o livro fosse sobre um assunto completamente diferente, fiquei muito interessada porque hoje em dia as mulheres muitas vezes são tratadas ainda de forma diferente no ambiente de trabalho. Vou procurar para ler.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Diane

    Nossa, não sabia que você tinha esse projeto. Eu tenho o mesmo projeto e li o livro exatamente por isso. Hahahah
    Ele nem tinha sido anunciado aqui ainda e a proposta chamou bastante minha atenção. Apesar do tema importante, achei o desenvolvimento muito ruinzinho no que diz respeito a cada uma das personagens. Acabei nem resenhando porque pra mim foi bem esquecivel, mas que bom que pra você foi uma leitura tão boa.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Diane! A maioria das indicações da Reese me tiram da zona de conforto e quero muito ler todos os livros que ela indica no clube. Eu amei a premissa deste e sua empolgação está contagiante. Dica anotada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  21. Super indicação, gostei quando falou sobre o tratamento das mulheres. Acredito que existem mulheres que passam por certas situações no trabalho, mas não conseguem se atentar ao menosprezo. Esse livro é bem viável para abrir o olhos. Com certeza quero muito ler.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo