10 junho 2020



Resenha # 192 : Lágrimas de Amor e Café



Título: "Lágrimas de Amor e Café"
Autor: Babi A. Sette
Páginas: 378
Editora: Verus
Ano: 2019
Adicione no Skoob


      Já não é novidade pra ninguém que adoro um bom romance de época, logo, quando me deparei com o enredo de Lágrimas de Amor e Café, da autora Babi A. Sette, fiquei totalmente envolvida e curiosa a respeito, pois, nunca tinha lido um livro desse gênero que se passasse em terras brasileiras. Além disso, sempre tive certo desejo de conhecer a escrita dessa autora que arrasta tanto elogios, sendo assim, iniciei a leitura cheias de expectativas e, como já era de se esperar, devorei o livro de uma vez só!
   O livro traz a história de Angelina, uma jovem que fragilizada pela morte da mãe e levando uma vida miserável na Itália, decide aceitar a proposta de um estrangeiro rico que oferece não só casamento, mas também conforto para seu pai e sua irmã caçula. Decidida a ajudar a família, ela embarca para um país distante tendo como companhia somente a escrita e os romances que ama, já que durante a viagem o marido se revela muito diferente do príncipe que sonhou um dia conhecer.
   No decorrer das páginas, conhecemos tambémVincenzo, um rapaz que também tem o Brasil como destino e, por uma traição, vê seus sonhos roubados logo que desembarca no novo país. E é na fazenda de um barão do café, onde Angelina é senhora e também vítima do marido cruel, que Vincenzo acaba achando trabalho.
    Em meio a encontros e conversas nasce entre ambos uma amizade verdadeira e uma paixão secreta que pode colocar em risco não apenas a vida deles, mas também a segurança de outras pessoas. Vincenzo e Angelina teriam coragem o bastante para esquecer as proibições, passar por cima dos perigos e viver esse grande amor?
    Lágrimas de Amor e Café é narrado em terceira pessoa e intercala os capítulos sob as perspectivas de Angelina e Vicenzo, o que possibilita ao leitor um maior entrosamento na história, já que podemos conhecer os verdadeiros sentimentos que ambos carregam. Babi tem uma forma única e encantadora de criar todo o universo em que a trama passa. Sua escrita é repleta de um lirismo encantador. E o fato de ela fugir daquela receita já pronta de livros do gênero, torna sua obra singular, até porque o romance se passa no Brasil e não tem aquele glamour dos bailes, e achei ótimo por ser assim. O romance foi bem construído, aos poucos, e sempre baseados em pequenos gestos e momentos simples. Outro ponto a se destacar é a riqueza de detalhes, referências da língua italiana, costumes e as grandes fazendas de café que transportam o leitor para dentro do livro. A minha única ressalva é que achei o final meio corrido e o vilão não teve lá aquele final que ele merecia, mas, o restante a autora merece ser aplaudida de pé pelos excelentes personagens e desenrolar da história.
    Os personagens são extremamente bem construídos e transbordam amor. Angelina é uma protagonista forte, acompanhamos seu sacrifício desde o começo, para ajudar a família, depois sua bravura para sobreviver a um relacionamento abusivo e a luta pelo direito de amar. E mesmo com todos os problemas, ela não perde a doçura e a esperança. E o que dizer sobre Vicenzo? Ele é um mocinho incrível! Vicenzo não é perfeito, mas ele é tão, tão fofo, apaixonado, amoroso e querido que, mesmo quando ficamos bravas com ele durante a história, ainda dá vontade de abraçá-lo e explicar que vai ficar tudo bem. Um italiano pra gente morrer de amor mesmo. Juntos, os dois presenteiam os leitores com aquele típico amor proibido que nos faz ficar vidradas na história e torcendo pelo casal.
    Muito mais do que um romance arrebatador, Lágrimas de Amor e Café é um livro que dá uma verdadeira aula sobre a época da imigração dos italianos para o Brasil e a era cafeeira, em algumas partes a gente pode perceber o quão difícil era para esses imigrantes largarem sua terra e sua família em busca de uma promessa de algo melhor, principalmente quando eles descobrem que não era bem assim. Babi A. Sette nos mostra através dos protagonistas que sempre devemos acreditar em nossos sonhos e no poder que o amor acarreta. Esse sentimento é tão poderoso que é capaz de superar qualquer obstáculo e qualquer barreira. Então vale a pena sim lutar por aquilo que você ama e por aquilo que você acredita.
   Enfim, Lágrimas de Amor e Café é aquele tipo de livro que faz o leitor sofrer, mas também se apaixonar em cada segundo durante a leitura. Recomendo de olhos fechados para todos os amantes de um bom romance de época!




12 comentários:

  1. Oi, Diane tudo bem? Eu particularmente não tenho costume de ler romance de época com certa frequência, contudo esse livro me parece ser fascinante. Adorei a capa dele, simples mas atrativa. Ótima resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Namoro esse livro da Babi desde seu lançamento. Não somente pela capa maravilhosa de linda, mas por isso, de trazer um romance muito bem trabalho e essa parte histórica também muito bem trabalhada junto do enredo.
    Adoro quando um autor(a) faz esse trabalho de pesquisa e apresenta ao leitor, algo tão sólido.
    Encantada com sua resenha e o livro já está na lista dos mais desejados há um tempo!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Gosto de romance de época, mas não sou uma fã ávida. Gostei desse livro justamente por que ele traz uma ambientação diferente do que estamos acostumados a ler em outros livros do gênero. Se eu tiver a oportunidade, sem dúvida lerei esse livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diane!
    Eu morro de vontade de ler qualquer coisa da Babi, mas ainda não tive a oportunidade! Vou começar por esse livro, fiquei super interessada na premissa :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diane

    Eu ainda preciso ler esse livro. Quando ele chegou por aqui eu não estava muito na vibe e acabei deixando para depois, mas tenho certeza que vou adorar. Quero ler justamente por conta da imigração e da história do café, é uma época que me interessa muito.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. oi Diane
    esse livro está na minha lista de desejados já um bom tempo
    amo romances de epoca e gostaria muito de conhecer a escrita dessa autora e quero saber mais da saga da Angelina ,do periodo de imigraçao
    otima resenha

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diane
    Eu gosto muito de toda a questão histórica que a autora aborda nesse livro, e essa capa também é maravilhosa, mas sinceramente, a escrita da Babi não me surpreendeu muito. Eu já li outros livros dela mas nenhum me fez amar tanto ao ponto de querer ler outras obras. Mesmo assim vou deixar esse livro na lista.
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Diane.
    Eu gostei do livro mas teve algumas coisas que me incomodaram, como o amor relâmpago entre os protagonistas e também aquela resolução "fácil" no final.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa "resolução fácil" também me incomodou muito, por isso, tirei uma estrela da classificação.

      Excluir
  9. Não conhecia a autora e esse livro, gostei muito da premissa e da mensagem que fica, mencionada por você na resenha. Eu acredito nisso também, de que devemos lutar pelo que amamos, mesmo sendo tão difícil ou impossível às vezes.

    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu tenho muita vontade de ler um livro da autora, só leio resenhas positivas, que bom que gostou da leitura e parece ser uma boa história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Diane!
    Não conheço a autora nem o livro, mas a história e a tua opinião sobre o livro deixou-me encantada! Tenho de pesquisar :)
    Beijinhos



    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo