17 janeiro 2020



Resenha # 183 : Meu Coração e Outros Buracos Negros




Título: "Meu Coração e Outros Buracos Negros"
Autor: Jasmine Warga
Páginas: 312
Editora: Rocco Jovens Leitores
Ano: 2016
Adicione no Skoob


      Foram muitos os motivos que me fizeram adquirir o livro Meu Coração e Outros Buracos Negros da autora Jasmine Warga. Em primeiro lugar, o que mais me chamou a atenção foi o título que é no mínimo peculiar; depois fui fisgada pelas milhares de resenhas elogiosas sobre essa leitura e, por fim, achei interessante o fato da autora trazer assuntos tão relevantes para um livro. Sendo assim, iniciei a leitura já esperando algo intenso e doloroso, mas, com as expectativas lá no alto!
    O livro traz a história de Aysel, uma garota de 16 anos que mora numa cidade pequena e enfrenta problemas com a família  e os colegas de escola, como tantos jovens por aí. Porém, Aysel acaba se tornando muito depressiva, infeliz e solitária. Todos na cidade a evitam por culpa de algo que seu pai fez. Desta forma, ela acaba encontrando a solução de seus problemas no site “Passagens Tranquilas”, um site de apoio a pessoas suicidas. Aysel não aguenta mais lidar com sua vida da forma que está, toda a sua alegria e vontade de viver se esvaiu. O site de apoio a suicidas é seu único refúgio e onde ela procura um parceiro para ajudá-la a acabar com sua vida.
   Em uma dessas buscas ela conhece Roman, o cúmplice perfeito, e acaba marcando um encontro com ele para ajudá-la a planejar a própria morte. Porém, quando conhece Roman, a princípio Aysel não entende como Roman, um garoto ainda apaixonado por basquete e popular pode querer acabar com a própria vida. Mas, assim como Aysel, ele tem seus próprios motivos para não querer mais viver. Tudo que ele quer é uma parceira que não dê para trás.
    E em meio a esse pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.
   Meu Coração e Outros Buracos Negros é narrado em primeira pessoa pela protagonista Aysel, desta forma acompanhamos de forma bem direta todas as suas angustias, medos e a sua urgência em acabar com tudo. Nesse livro que é a estreia da autora Jasmine Warga, ela apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. A narrativa é toda envolta com uma certa melancolia, morbidez e diálogos bem depressivos, porém, ao mesmo tempo, a leitura traz um toque de esperança de dias melhores e isso faz com que o leitor fique ávido por respostas e curioso para saber qual será o desfecho da história.
   Os personagens foram muito bem construídos, tanto que chega a ser palpável toda a angústia que ambos os personagens sentem. Aysel e Roman são dois adolescentes que se sentem incompreendidos pela sociedade, que já passaram por situações muito complicadas e que facilmente percebemos que precisam de ajuda. Com um vazio enorme no peito e se sentindo uma sobra do mundo eles acabam se tornando jovens depressivos e resolvem que a única solução para suas vidas é o suicídio. A forma que Aysel descreve a depressão é muito real e cheia de detalhes, onde dá para sentir através da leitura cada pedacinho de sua tristeza.
    Meu Coração e Outros Buracos Negros  é um livro que fala sobre depressão e suicídio de uma forma bem intensa e nos faz refletir sobre quem somos, sobre as pessoas à nossa volta e sobre aprendermos a enxergar dentro de nós e dos outros. Meu Coração e Outros Buracos Negros é um livro que reforça a importância das pessoas que estão à nossa volta, aquelas que nos entendem por inteiro, mesmo as partes mais assustadoras e estranhas.  É um livro que fala sobre esperança, sobre encontrar pessoas especiais, sobre a importância de se permitir ser ajudado. Em suma, é um livro que te faz enxergar o melhor que você tem por dentro e por mais que as coisas podem estar ruins sempre devemos ter esperança e acreditar em dias melhores.
    Meu Coração e Outros Buracos Negros foi uma leitura extremamente intensa, tocante, dolorosa e que me fez refletir bastante. É um livro bem triste, mas acho uma leitura bastante necessária, pois a autora levanta assuntos bem importantes. Recomendo pra todos leitores que buscam leituras mais dramáticas.


Os serviços de apoio à vida estão sempre abertos e, por mais assustador que seja falar o que está passando em sua cabeça, é muito importante encontrar força para isso. O que temos de mais poderoso em nós e a nossa voz!
CVV (Centro de Valorização à Vida): http://www.cvv.org.br/




33 comentários:

  1. Oi, Diane como vai? Esse livro é bastante triste mesmo, só de ler a resenha já pude sentir parte do sofrimento de o protagonista. Mas a leitura vale sim a pena. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane!
    Eu meio que fujo de livros sobre suicídio, é muito triste pra mim. Mas já li várias resenhas sobre esse livro elogiosas como a sua!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diane!
    Como dizes e bem, por vezes temos de ler certos livros tristes para refletirmos e levarmos uma "chapada de luva branca" (Se não conheces a expressão é tipo abrir os olhos para a vida!).
    Não conhecia o livro, mas irei pesquisar :)
    Boas leituras!
    Beijinhos


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O título também chamou minha atenção.
    É um livro triste, porém o aprendizado dele é GIGANTE. Me lembrou um pouco Por Lugares Incríveis.
    A luta pessoal da personagem principalmente é semelhante

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre vi a capa desse livro e ficava com muita vontade de ler, e agora sabendo do que se trata, me deu muito mais vontade.
    É sempre bom conteúdos que falam sobre alguns 'tabus' e nos permitem refletir
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Diane!
    Lembro que me senti da mesma maneira quando li o livro, em 2018. Desde então ele tem o seu lugar garantido na minha estante, entre os favoritos rs

    Fiquei pensando que seria legal se fizessem uma adaptação para o cinema... (embora, confesso, que quase nunca fico contente com as adaptações dos livros que gosto!)

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane,
    Eu li certo? Para quem busca drama? Sou eu!!!!
    A gente realmente é muito parecida, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    AMO quando histórias me emocionam, me envolvem e me modificam.
    Esse livro está na minha lista há algum tempo, mas não tive oportunidade para comprá-lo. Infelizmente.
    beeeeijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diane!
    Não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa com a premissa. Principalmente por abordar temas tão importantes no enredo.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diane

    Eu não leria porque não gosto do tema. Suicídio é algo pesado pra mim, sabe? Mas fico satisfeita de que seja um livro reflexivo de abordagem aparentemente responsável.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Diane!
    Que interessante
    Fiquei com vontade de ler, em um momento que eu não esteja com o psicologico abalado, porque a gente acaba ficando um pouquinho triste
    mas é um tema interessante e que eu acho particularmente que é muito importante nos dias de hoje
    Já entrou pros desejados
    e adorei o título hehe chama a atenção mesmo!
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  11. Oi Diane
    Já ouvi falar muito desse livro, mas são poucos YAs que me chamam atenção com esse tema, geralmente eu evito porque são muitas emoções e nem sempre estou preparada.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Eu amo abordagens envolvendo saúde mental, acho válido por demais.
    Suicídio é um tópico mais pesado, e ainda tem a maneira que os autores abordam. Mas gostei muito do que oi na sua resenha, fiquei bem animada em conhecer. E chorar provavelmente.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Diane!
    Eu li esse livro e gostei bastante, mas achei que a autora poderia ter desenvolvido melhor alguns detalhes.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  14. Olá, Diane.
    Eu vou anotar o livro aqui para uma futura leitura. A sua é a primeira resenha que leio dele, nem conhecia para falar a verdade hehe. Mas nesse momento esse tipo de leitura não está me atraindo tanto quanto antigamente. Estou meio que correndo de livros com doenças, depressão, suicídio essas coisa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. mt legal conhecer esse livro por aqui, gosto mt dessas leituras intensas que nos fazem refletir

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  16. Oi Diane! Este ano quero ler mais livros de fantasia e drama e gostei da forma como falou sobre esta obra, me senti tocada pela história. Valeu a dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Oiiii,

    Gente que livro forte em? Me parece ser g a história cheia de sentimentos intensos e que faz com que o leitor realmente viva as dores e angústias dos personagens. Eu só acho que dependendo de quem for ler é preciso ter muito cuidado, porque parece que tem aluna gatilhos, mas de toda forma é uma história bem interessante.

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  18. Oi Di, tudo bem?
    Adorei a dica, esse livro parece emocionante. Eu já tinha visto resenhas positivas no Skoob e me interessado, mas ainda não tive a oportunidade de conferir. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  19. Uau, tô chocada com esse livro. Nunca imaginei que se tratasse desse assunto. É tão lindo, eu amo drama e esses assuntos, esse com certeza é um livro que quero ter em mãos. É muito bonito o que a autora fez. Espero muito ler ainda esse ano essa obra maravilhosa.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  20. Nunca li um livro que abordasse o suicídio, é um assunto bem forte e que me faz pensar muito. Gostei da sua indicação! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  21. Para começar eu amei a foto do post, você fotografa muito bem. Gostei demais da resenha e esse livro já está na minha lista de leitura, espero conseguir ler esse ano ou inicio do ano que vem.
    Beijocas.

    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Diane.
    Gostei muito da sua resenha e a maneira como o livro aborda essa temática tão difícil que é a depressão e o suicídio. Eu não leio livros com essa temática, por sofre de depressão e sempre fico com medo de ter gatilhos nas histórias. Mesmo assim é bom saber que a autora soube trabalhar bem esses temas.
    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia esse livro, mas já gostei por trazer um assunto tão importante, quanto a questão da depressão e suicídio. São coisas que devem ser sempre lembradas, discutidas e as pessoas que sofrem com isso merecem apoio e ajuda de todos ao seu redor. Gostei da dica. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  24. Menina já quero ler esse livro... esse é um assunto que quero levar pro canal de maternidade (suicidio)... Amei viu! Dica maravilhosa! Bjs Monalise www.dividindoexpeiencias.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, Diane!
    Eu já tinha visto diversas vezes esse livro, mas não fazia ideia do que ele tratava.
    Adoro tramas que discutem e mostram a importância de tratarmos as doenças mentais, então só isso já me ganhou.
    Eu só não coloco ele na lista, pois ela já está gigante, rsrs.
    Adorei a sua resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/01/resenha-so-garotos-mulheres-emfoco.html

    ResponderExcluir
  26. Confesso que livros intensos me atraem, e apesar de não gostar de romances, coloquei esse livro na minha wish por que gosto quando tratam de forma verdadeira assuntos tão reais e importantes quanto o suicídio.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  27. Oi Di!
    Embora esse nao seja um dos meus livros favoritos que aborda o assunto em si, ainda sim, gosto muito. Acho a relacao dos personagens muito boa e o unico ponto que me desagradou foi o entrosamento romantico entre eles, mas nada que me fizesse nao gostar da obra num geral. O crescimento da Aysel e muito bom.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem? Realmente o título chama atenção, por ser diferente, mas surpresa por ter temáticas importantes. Gosto quando os personagens são bem construídos e conseguimos sentir seus problemas e dores. Não tinha ouvido falar muito do livro, porém fiquei interessada. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Já li muitos comentários sobre essa obra. Um livro que aborda sobre suicídio tem sempre essa leitura intensa, né? Fico imaginando o quanto esse livro não é capaz de nos fazer refletir sobre alguns acontecimentos. Estou bem curiosa para conhecer essa obra.


    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  30. Oi, Diane!
    Menina, eu também adorei a construção dos personagens deste livro! Lembro que quando li fiquei bastante balançada pela história ser tão intensa e até cheguei a me reconhecer na Aysel em alguns momentos. Esses livros que fazem a gente refletir são sempre muito enriquecedores né?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  31. Olá!!!
    Eu já tinha visto esse livro aleatoriamente pela internet, mas nada que me mostrasse que esse livro traz algo além de um romance clichê e vejo agora que ele traz um assunto tão sério e em pauta nos últimos tempos.
    Adorei conferir suas impressões e anotada a dica!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Tenho 32 anos Pai de dois filhos. Este é certamente um testemunho chocante e genuíno que eu já vi .. Visitei um fórum aqui na internet depois de discutir com minha esposa e meu casamento de 7 anos foi interrompido e eu estava totalmente inconsolável e sem esperança, porque eu tentei todos os meios para voltar com minha esposa depois de muito suplicar e fiz todo o possível para garantir que ela voltasse, mas nada deu certo e às vezes pensei em suicídio ... vi um testemunho maravilhoso desse poderoso e ótimo o lançador de feitiços chamado Dr. ODION no fórum. E eu li como Ele reuniu uma família e trouxe o Marido de uma mulher de volta para ela em apenas 24 horas. Eu nunca acreditei nisso, porque nunca tinha ouvido falar nem aprendi nada sobre magia antes. Nenhuma alma teria sido capaz de me influenciar sobre feitiços mágicos, até que o Dr. ODION fizesse isso por mim e restaurou meu casamento de volta e trouxe minha esposa de volta para mim nas mesmas 24 horas, assim como eu li na internet. verdadeiramente surpreso e chocado quando minha esposa veio ao meu alojamento e me ajoelho implorando por perdão, para eu aceitá-la de volta .. Estou com poucas expressões e não sei o quanto expressar meu apreço O Dr. ODION é certamente um Deus enviado a mim e à minha família .. ele ele fez o seu trabalho exatamente como ele me garantiu em 24 horas e isso me proporcionou um resultado otimista e eu consegui recuperar minha esposa. Neste exato momento, minha esposa se apaixonou tanto por mim e por meus filhos como nunca antes. Este lançamento de feitiços não é uma lavagem cerebral, mas abriu os olhos para ver o quanto eu a amo e a queria, realmente não sei como ser grata por trazer felicidade para minha vida e família, e agora sou um homem alegre de novo. Você também pode recuperar seu cônjuge. Entre em contato com DR ODION agora ... (drodion60@yandex.com) ou você também pode entrar em contato pelo telefone +2349060503921.

    ResponderExcluir
  33. Tenho 32 anos Pai de dois filhos. Este é certamente um testemunho chocante e genuíno que eu já vi .. Visitei um fórum aqui na internet depois de discutir com minha esposa e meu casamento de 7 anos foi interrompido e eu estava totalmente inconsolável e sem esperança, porque eu tentei todos os meios para voltar com minha esposa depois de muito suplicar e fiz todo o possível para garantir que ela voltasse, mas nada deu certo e às vezes pensei em suicídio ... vi um testemunho maravilhoso desse poderoso e ótimo o lançador de feitiços chamado Dr. ODION no fórum. E eu li como Ele reuniu uma família e trouxe o Marido de uma mulher de volta para ela em apenas 24 horas. Eu nunca acreditei nisso, porque nunca tinha ouvido falar nem aprendi nada sobre magia antes. Nenhuma alma teria sido capaz de me influenciar sobre feitiços mágicos, até que o Dr. ODION fizesse isso por mim e restaurou meu casamento de volta e trouxe minha esposa de volta para mim nas mesmas 24 horas, assim como eu li na internet. verdadeiramente surpreso e chocado quando minha esposa veio ao meu alojamento e me ajoelho implorando por perdão, para eu aceitá-la de volta .. Estou com poucas expressões e não sei o quanto expressar meu apreço O Dr. ODION é certamente um Deus enviado a mim e à minha família .. ele ele fez o seu trabalho exatamente como ele me garantiu em 24 horas e isso me proporcionou um resultado otimista e eu consegui recuperar minha esposa. Neste exato momento, minha esposa se apaixonou tanto por mim e por meus filhos como nunca antes. Este lançamento de feitiços não é uma lavagem cerebral, mas abriu os olhos para ver o quanto eu a amo e a queria, realmente não sei como ser grata por trazer felicidade para minha vida e família, e agora sou um homem alegre de novo. Você também pode recuperar seu cônjuge. Entre em contato com DR ODION agora ... (drodion60@yandex.com) ou você também pode entrar em contato pelo telefone +2349060503921.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo