01 outubro 2019



Resenha # 157 : Sol em Júpiter




Título: "Sol em Júpiter"
Autor: Lola Salgado
Páginas: 256
Editora: Harlequin
Ano: 2018
Adicione no Skoob


       Já fazia muito tempo que estava com vontade de ler algo da Lola Salgado, pois, sempre vejo excelentes comentários a respeito de seus livros e sua escrita. Sol em Júpiter foi um livro muito bem comentado no ano passado e ainda lembro de o ter visto muitas vezes em vídeos de retrospectiva de melhores leituras de 2018. Sendo assim, diante de tantas recomendações e uma curiosidade que aumentava a cada resenha lida, resolvi me jogar na leitura e já adianto que me arrependo de não ter me rendido aos encantos da autora muito tempo antes!
     O livro traz a história de Sol Leão, uma famosa youtuber de Florianópolis, conhecida como Juba. Seu apelido vem do fato de seus cabelos serem cacheados e volumosos, fato do qual ela se orgulha muito. Porém, nem sempre foi assim, quando mais jovem a garota sofria muito preconceito e tinha vergonha de suas madeixas. Em seus vídeos ela influencia milhares de jovens Brasil afora, falando sobre sua vida e trazendo para discussão assuntos motivacionais, o que a torna inspiração para muitas garotas.
   No seu canal e nas redes sociais, Juba mostra como sua vida é perfeita, seu apartamento de frente para o mar, sua coleção de sapatos e tudo mais que uma garota sonha ter. Entretanto, a vida nunca é tão simples assim, e a verdadeira Sol Leão nunca tem tempo de aproveitar o mar que está bem em sua porta, odeia exercícios físicos e detesta sapatos de salto alto, embora tenha que dizer que adora para agradar seus patrocinadores.
   Como se tudo isso não bastasse, Sol está noiva de André, um youtuber egocêntrico, focado em conseguir milhares de seguidores e que muitas vezes deixa sua noiva de lado. Vivendo numa relação balançada, Sol se sente indiferente e sem ter o que pensar quando está ao lado de seu futuro marido. E em meio ás incertezas no quesito amor, a garota conhece Júpiter, um rapaz estranho que aparece para balançar o mundo de Sol e questionar as certezas que ela achava que tinha.
    Sol em Júpiter é narrado em primeira pessoa, em sua maioria por Sol, mas, também temos alguns poucos capítulos sob o ponto de vista de Júpiter. A escrita de Lola Salgado é extremamente fluida, cativante e te envolve de um jeito tão intenso que você nem vê o tempo passar enquanto está diante do livro. Achei interessante que a autora traz vários assuntos importantes e atuais e nos leva a reflexão de um jeito bem sutil e divertido, não deixando que as mensagens inseridas na história ficassem forçadas. Meu primeiro contato com a escrita de Lola Salgado não poderia ter sido melhor, adorei o jeito que ela abordou os dilemas dos personagens e a forma que ela conduziu a história, porém, a minha única ressalva foi que o final ficou meio corrido, acho que se tivesse mais algumas páginas não faria mal nenhum, pois, senti que algumas coisas ficaram meio vagas e incompletas. Não é nada que comprometa a qualidade do livro, mas, teria ficado ainda mais feliz se tivesse um fechamento mais completinho.
    Os protagonistas são super carismáticos, modernos, divertidos e o entrosamento entre eles é tão forte que chega a ser palpável! Sol é uma jovem empoderada, confiante, linda e que é inspiração para garotas de todo o Brasil, porém, quando ela desliga as câmeras ela se sente incompleta e uma verdadeira farsa, já que ela não tem aquela vida perfeita que todos pensam que possui. Júpiter é um personagem incrível, inspirador e tem um jeito tão tranquilo e bonito de viver a vida que me apeguei a ele desde o momento que surgiu na história. É muito interessante acompanhar a forma que Júpiter influencia Sol e faz com que ela cresça e se importe com as pequenas coisas da vida.
    Muito mais do que um simples chick lit, Sol em Júpiter é um livro que faz uma crítica necessária sobre o uso das redes sociais e como elas podem controlar a nossa vida. Através da vida dupla de Sol, percebemos o quanto ela se tornou escrava das redes sociais e como tenta expor a todo custo uma vida que não existe. O livro ainda fala sobre a idealização da vida perfeita, a necessidade de ser aceito e agradar a todos, bullying, relações familiares e, o mais importante, nos abre os olhos para aprender apreciar os pequenos momentos da vida.
    Enfim, Sol em Júpiter é um romance daqueles capazes de nos fazer desligar o mundo lá fora, um livro doce, divertido e extremamente contagiante... Leiam, tenho certeza que vocês vão amar!




22 comentários:

  1. Oi, Diane como vai? Que livro lindo não é mesmo! Essa obra é bastante necessária pois trata de assunto banal, mas que vem transformando a vida de muita gente. O uso inadequado das redes sociais, infelizmente tem muitas pessoas que não tem consciência daquilo que se aproveita de proveitoso da internet. Ótima resenha, abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Diane,
    Já li esse livro e não foi uma experiência tão boa... Acho que vai de pessoa para pessoa mesmo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Diane.
    Eu nunca li esse livro e nunca tinha me interessado porque tinha uma ideia errada dele. Mas partindo do seu texto percebo que talvez gostasse muito, pois gosto de mais de livros que criticam determinado gênero social a partir de um determinado ponto de vista. Fiquei apaixonada pela obra.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  4. Meu desejo mais profundo é ler Sol em Jupiter, acho essa protagonista maravilhosa, sério mesmo, já li tantas resenhas do livro que parece que já conheço Sol!! Desse ano não escapa. Leio ele para ter minha simpressões

    ResponderExcluir
  5. Oi Diane, que dica boa!
    Eu também já li muita resenha instigante sobre este livro, gosto muito da capa deste livro, o título também me chama atenção.
    Espero ler em breve!!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  6. Oi, Diane
    Eu peguei esse livro para ler mas desanimei depois de um tempo e acabei deixando de lado. Acho que precisa de algo a mais para me chamar atenção. Mas quero ler um dia ainda.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Já tinha visto falarem desse livro, mas não sabia muito sobre a estória. Pelo o que tu disse, parece ser uma leitura divertida, que ao mesmo tempo aborda um tema importante. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Oi, Diane

    Eu também li ótimas resenhas sobre o livro. Acho essencial a existência de histórias assim, que mostram os bastidores da "vida perfeita" das redes sociais. Isso engana muito, é um ambiente bem tóxico.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diane!
    Fiquei interessada nessa leitura, principalmente pela crítica que o livro traz. O enredo parece ser bem desenvolvido também.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção no Instagram

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane,
    Eu quase trouxe esse livro da Bienal, mas como já tava com grana apertada deixei. Mas ainda quero muito ler. Tenho algumas publicações da Lola no Kindle, lerei antes dele mesmo.
    E acho super válido as críticas as redes, eu mesma ando me vigiando pra dar um tempo quando necessário... e se o que falo tb é necessário.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Com certeza é uma história que faz o leitor pensar sobre como leva a sua própria vida, o uso das redes sociais, etc...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Diane.
    Eu li esse livro quando lançou e também gostei muito. Eu li muita gente falando que houve traição mas eu não entendi assim. E gostei principalmente pelas criticas as redes sociais.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi, Diane!
    Eu lembro de ter lido algo a respeito desse livro, mas eu não sabia muito bem do que se tratava. E lendo a sua resenha, achei o enredo bem interessante. Toda essa questão da construção de emponderamento da personagem é muito importante, principalmente que os leitores na sua maioria são jovens.
    Gostei muito da sua resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2019/09/resenha-o-que-ha-de-estranho-em-mim.html

    ResponderExcluir
  14. Oi Diane, tudo bem?
    Muito bom quando um livro nos toca e nos contagia desta maneira. Eu li e infelizmente pra mim não funcionou da mesma maneira, mas depois de ler sua resenha vou deixar ele aqui para reler qualquer hora dessas e ver se minha impressão muda.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Oi, Diane!
    Eu vi comentários bem divergentes sobre o livro; alguns gostaram, outros nem tanto. Não descarto a leitura, mas por agora não vai rolar...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Oii, como vai?
    Eu nunca li nenhuma resenhado livro além da sua mas me parece ser um romance com temas atuais porém bem fácil de se ler. Adorei o nome, achei super criativo também. Não sei se o leria agora porque tenho alguns livros na fila e romances não são meu forte mas tá anotado.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  17. Oi, que bom ver que você curtiu esse livro, eu li ele ano passado e gostei muito, fiquei encantada pelos personagens, pela escrita da autora e pela história. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  18. Oi
    já li resenhas positivas e negativas dele, confesso que perdi a vontade de realizar a leitura com o tempo, mas legal que se rendeu a essa leitura e gostou da história, acho o nome e a capa bonita.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Ahh que resenha mais amor, eu acabei de receber esse livro em uma troca no skoob e estou muito ansiosa para ler, já que me apaixonei perdidamente por essa capa!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  20. Eu li esse livro ano passado quando ele foi lançado e adorei. O romance é super bem desenvolvido e é muito natural torcer pelo casal. Além disso ele é muito bonito internamente também. E um plus: a Lola é uma autora muito simpática e super acessível.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Conheci a autora Lola Salgado na bienal do livro em SP em 2018 e me encantou a simpatia dela. Desde então a sigo no instagram e apesar de não ter lido nenhum livro dela ainda, fico admirada com a maneira que todos os leitores a tratam com carinho e com amor pelas histórias. Com certeza lerei algum livro dela em breve! Gostei da premissa desse livro e acredito que todos esses assuntos abordados são importantes para a era que vivemos hoje.

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Sempre vejo muitos elogios e parece ser uma leitura muito envolvente. Além disso, adorei o fato de abordar um tema tão atual e importante como o uso das redes sociais e o efeito que isso tem tido nas nossas vidas.
    Adorei sua resenha e minha vontade de ler esse livro só aumentou. Espero conseguir fazer isso em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo