Nesse mês de setembro é realizada a campanha de prevenção ao suicídio, #SetembroAmarelo, onde o objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. Sendo assim, resolvi selecionar alguns livros que falam abertamente sobre tema e compartilhar com vocês. Bora conferir minhas indicações?
O Último Adeus - Cynthia Hand
O Último Adeus é um livro sobre as causas e consequências do suicídio, pra quem fica. Fala sobre sentimento de culpa, impotência e da importância de seguir em frente, apesar de toda a dificuldade e dor. É sobre perdoar ao próximo e a si mesmo, sobre se reencontrar, sobre dar a volta por cima. Além de tudo, O Último Adeus, ressalta a importância de pedir ajuda, de procurar alguém quando as coisas parecem maiores do que a gente consegue suportar.
Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven
Por Lugares Incríveis é um livro que me fez chorar muito e desejei por diversas vezes ter o super poder de conseguir entrar no livro pra salvar os personagens. Violet e Finch são dois adolescentes que tem seus próprios traumas e decidem que já chegou a hora de seu fim. Além de suicídio, o livro fala também sobre depressão, bipolaridade e a necessidade de dar atenção aos sintomas e, principalmente, medicar corretamente. Essas doenças que interferem o humor ou a maneira que vemos o mundo, é necessário manter sob controle e prestar a atenção nos detalhes. Os sinais estão sempre lá, só é necessário olhar.
Meu Coração e Outros Buracos Negros - Jasmine Warga
Meu Coração e Outros Buracos Negros é um livro que fala sobre depressão e suicídio de uma forma bem intensa e nos faz refletir sobre quem somos, sobre as pessoas à nossa volta e sobre aprendermos a enxergar dentro de nós e dos outros. O livro que reforça a importância das pessoas que estão à nossa volta, aquelas que nos entendem por inteiro, mesmo as partes mais assustadoras e estranhas e ainda traz aquela centelha de esperança, onde mostra ao leitor que pequenos gestos podem ajudar e tornar o dia mais feliz de pessoas que tem pensamentos suicidas.
Os 13 Porquês - Jay Asher
Em Os 13 Porquês temos uma história diferente, onde a protagonista Hannah Baker já cometeu o suicídio, mas, antes de morrer gravou fitas onde explicava o porquê de ter cometido tal ato e as envia para os “responsáveis” de ela ter ido tão longe. Através dessas fitas percebemos a importância de pequenas coisas e como erros tão banais podem ter consequências descontroladas para quem já está com a mente fragilizada.
Perdão, Leonard Peacock - Matthew Quick
E por fim, indico Perdão, Leonard Peacock, onde encontramos o Leonard preparando o seu próprio suicídio. Apesar de ser um tema bem obscuro, achei interessante que Matthew Quick mostrou que existem várias formas de ajudar e que não existe remédio melhor do que uma boa conversa, de encontrar pessoas que se importam e que os sinais sempre estão ali. Esse livro é uma centelha de esperança para dias melhores!
Enfim, não foi fácil fazer essa lista, pois, é um tema bem pesado, complicado e muito triste, mas, diante da necessidade e urgência desse debate acho importante aderir a essa campanha e divulgar o máximo possível... Espero que tenham gostado das minhas sugestões e me contem se já leram algum livro nesse tema.
Os serviços de apoio à vida estão sempre abertos e, por mais assustador que seja falar o que está passando em sua cabeça, é muito importante encontrar força para isso. O que temos de mais poderoso em nós e a nossa voz!
CVV (Centro de Valorização à Vida): http://www.cvv.org.br/
Beijos e até o próximo post!
mt bacana essas indicações, a campanha do setembro amarelo é mt importante! um dos melhores livros sobre depressão que já li é o Demônio do meio-dia
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi Di!
ResponderExcluirMDS o sofrimento tem nome, se chama Por Lugares Incríveis. Lembro o quao impactante foi ler o final desse livro. Sofrido demais.
Já li Meu Coração e gosto muito também. Apesar de ser bem mais bobinho, foi um trabalho até legal da autora na hora de abordar o assunto.
Tenho na lista para ler esse da Darkside. Parece bom também.
Abraços
Emerson
Oi, Diane!
ResponderExcluirAdorei suas sugestões. Ainda não li nenhum dos livros indicados, só assisti a adaptação de Os 13 Porquês. Mas tenho muita vontade de ler Por Lugares incríveis.
Beijos
Construindo Estante || Instagram
Oi Diana, adorei sua iniciativa!
ResponderExcluirTenho vontade de ler Por lugares incríveis e O Último Adeus..
Beijos Mila
Daily of Books Mila
Oi, Di!
ResponderExcluirDessa lista só li Por Lugares Incríveis, e chorei horrores. Esse tema me deixa muito mal... então eu não leio sempre. Mas sei a importância desses livros!
beijos
renatavarelaescreve.blogspot.com
Oi Diane,
ResponderExcluirNão li nenhum desses livros e confesso que não são muito meu estilo de leitura, mas acho importante divulgar livros relacionados com o tema nesse mês de campanha.
Bjs e uma ótima noite!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
Olá Di
ResponderExcluirAdorei o post, é muito importante a campanha do setembro amarelo e divulgá-la
Das suas indicações só li Os 13 Porquês mas quero muito ler por lugares incríveis também
Beijos
https://focadasnoslivros.blogspot.com/
Oi Diane,
ResponderExcluirRealmente, um tema pesado. Eu evito ler sobre o assunto, pois tenho uma tendencia a ficar mal quando o livro tem temáticas mais pesadas. Uma lista muito bacana para tocar num assunto tão sério. Bela iniciativa.
Beijos,
https://tear-de-informacoes.blogspot.com/
Oi, Diane
ResponderExcluirEu acho muito válido falar desses livros, e quanto mais melhor né? Conhecia alguns, mas não li nenhum deles ainda.
Beijo!
https://www.capitulotreze.com.br/
Oiii Diane
ResponderExcluirDa lista só li Os 13 Porquês que foi um livro que mexeu bastante comigo porque o ritmo vai aumentando e se tornando mais intenso e perturbador do que a gente imagina no inicio. Tenho vontade de ler o da Jasmine Warga, ja vi boas resenhas sobre ele, assim como o da Cynthia Hand que aliás tme uma edição linda.
Beijos, Ivy
www.derepentenoultimolivro.com
Olá, Diane.
ResponderExcluirEu li dois dos citados. Por lugares Incríveis que amei e não queria acreditar que estava lendo aquilo mesmo e Os 13 Porquês que infelizmente achei uma leitura bem fraquinha. Tenho interessa em Perdão.
Prefácio
Olá, tudo bem Diane?
ResponderExcluirEu gostei das indicações acima, já li o livro "O último adeus" e vou dar uma olhada nas outras sugestões, vou fazer uma pesquisa no skoob, ler outras opiniões e conferir as notas.
Abraço!
Olá! Achei super interessante sua postagem sobre o tema, que me inspirou a fazer uma parecida no Pacote Literário e espero que não se importe... Todos estão em minha lista de leitura, menos Os treze porques, pois já li e assisti à série nele baseada. Gostei muito e acho um tema super importante de se abordar. Para se juntar à sua lista desse estilo, indico A playlist de Hayden, espero que curta. Beijos! Karla Samira
ResponderExcluirOi, tudo bem? Acredito que essa temática é muito importante ainda mais no meio literário onde há tantos livros que debatem esse assunto. Não lembro de ter lido nenhum dos que você citou mas tenho curiosidade em conhecê-los. Meu gênero favorito é suspense talvez por isso nunca tenha ouvido falar dos títulos citados. Acho que preciso sair da zona de conforto. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirÓtimas indicações sobre esse tema tão importante e delicado de ser retratado, é importante a divulgação, o debate, para que esse tipo de situação ocorra cada vez menos no mundo.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirNão conhecia nenhum desses livros, mas fiquei curiosa sobre eles falarem sobre o assunto de suicídios, vou anotar a dica. Parabéns pelo posto, acho muito importante essa divulgação e lembrar que pessoas muito perto pode estar passando por problemas sem que suspeitamos. Bjs!
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirAdorei o post e as indicações! O último adeus foi um livro que mexeu muito, mas muito mesmo comigo. Eu conseguia sentir a angústia da personagem por sua perda. Outro que teve o mesmo efeito em mim foi Os 13 por quês. Era tenso sentir o quanto a Hannah pedia por socorro nos pequenos gestos, como ela foi sufocando até não aguentar mais. Sem sombra de dúvidas foi um dos livros que mais me deixou para baixo. Por lugares incríveis é um dos livros que tenho parado aqui. Agora, após sua indicação fiquei ainda mais curiosa para realizar a leitura.
Ótimo post!
Beijos!