11 julho 2018



Literatura ao Cubo


Olá, pessoal!
Hoje é dia de mais uma atualização da coluna Literatura ao Cubo, espaço onde costumo indicar livros com temas semelhantes ou que tenham algo em comum. Tendo em vista os noticiários dos últimos dias, escolhi para o mês de julho o tema Racismo/Protagonistas Negras. Vamos conferir minha seleção?

Apesar do Brasil ser um país onde há uma mistura de raças, ainda existem milhares e mais milhares de casos de racismo sendo noticiados diariamente nos jornais, seja em escolas, trabalho, estádios e em qualquer outro lugar... Pessoas são julgadas por sua cor de pele e aos olhos do mundo tudo é aceitável e raramente alguém é punido, o que é lamentável. Pensando nisso, na minha seleção desse mês do Literatura ao Cubo decidi escolher livros que trazem garotas negras como protagonistas e que também falem um pouco sobre racismo. Confiram...

O Ódio Que Você Semeia   -   Angie Thomas

Uma história juvenil repleta de choques de realidade. Um livro necessário em tempos tão cruéis e extremos.
Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial.Não faça movimentos bruscos.Deixe sempre as mãos à mostra.Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente.Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início.Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar.
Só de ler a sinopse dá pra perceber o quão importante e necessário é O Ódio Que Você Semeia e, felizmente, a autora soube retratar tudo muito bem e em nenhum momento romantizou os assuntos sérios tratados no livro. Esse livro é tão importante de tantas maneiras, é tão importante termos uma protagonista negra e forte para representar tantas meninas tem suas vozes caladas. É tão importante termos um livro jovem-adulto que se trata desse assunto. É tão importante termos uma autora negra que reconhece a fragilidade do assunto e o trata de uma maneira tão crua para os jovens. Sem dúvida, é um livro muito impactante, tenso e que levanta de forma brilhante a bandeira do respeito. Leitura mais que recomendada!!!

Tudo e Todas as Coisas   -   Nicola Yoon

“Uma história emocionante que sai da mesmice e explora as esperanças, os sonhos e os riscos inerentes ao amor em todas as suas formas.” – Kirkus Reviews44 SEMANAS NA LISTA DE MAIS VENDIDOS DO THE NEW YORK TIMES“TUDO ENVOLVE RISCOS.NÃO FAZER NADA TAMBÉM É ARRISCADO.A DECISÃO É SUA.”A doença que eu tenho é rara e famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Não saio de casa. Não saí uma vez sequer em 17 anos. As únicas pessoas que eu vejo são minha mãe e minha enfermeira, Carla.Então, um dia, um caminhão de mudança para na frente da casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele é alto, magro e está todo de preto: blusa, calça, jeans, tênis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome é Olly.Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo. E é quase certo que isso vai provocar uma catástrofe.
Tudo e Todas as Coisas é um livro bem leve se comparado ao livro citado anteriormente, mas, ainda dentro do tema, é uma obra que traz uma protagonista negra. Decidi colocar Tudo e Todas as Coisas nessa seleção, porque simplesmente amei a protagonista Maddy, ela é a heroína mais sonhadora e instigante de todos os tempos e, mesmo tendo uma vida repleta de marasmo e assolada por um diagnóstico de IDCG (doença do bebê bolha),ela em momento algum se entrega á tristeza, pelo contrário, ela colore sua vida com as páginas dos livros que lê, sua imaginação sem tamanho, seu amor por arquitetura e sua paixão por tudo... E é muito inspirador acompanhar toda a sua jornada!

Aos Dezessete Anos   -   Ava Dellaira

Em seu novo romance arrebatador, a autora de Cartas de amor aos mortos apresenta uma mãe e uma filha que precisam compreender o passado para poder seguir em frente. 
Quando tinha dezessete anos, Marilyn viveu um amor intenso, mas acabou seguindo seu próprio caminho e criando uma filha sozinha. Angie, por sua vez, é mestiça e sempre quis saber mais sobre a família do pai e sua ascendência negra, mas tudo o que sua mãe contou foi que ele morreu num acidente de carro antes de ela nascer. Quando Angie descobre indícios de que seu pai pode estar vivo, ela viaja para Los Angeles atrás de seu paradeiro, acompanhada de seu ex-namorado, Sam. Em sua busca, Angie vai descobrir mais sobre sua mãe, sobre o que aconteceu com seu pai e, principalmente, sobre si mesma.
Aparentemente Aos Dezessete Anos parece ser um YA qualquer, porém, com o passar das páginas percebemos que a autora entra fundo na questão do racismo. Marilyn é branca e James é negro. Angie é negra e, por mais que a mãe sempre a ajudasse a lidar com o preconceito, não passava pelo mesmo que a filha. E é muito angustiante sentir tudo que Angie passava, a falta de respeito, os sentimentos dela, sobre se sentir inadequada e sem um lugar para si, é algo que faz com que a gente se identifique, mesmo que não passe pelos mesmos problemas que ela. Outra leitura que indico!

Muito mais que livros com protagonistas negras, essas três indicações são leituras importantíssimas que falam sobre a importância do respeito e que independente da cor de pele somos todos iguais e ninguém é superior a ninguém.

Enfim, espero que tenham gostado do tema e de minhas indicações e espero de coração que deem uma chance para essas obras tão especiais.

Beijos e até o próximo post!




17 comentários:

  1. Três livros que parecem ser incríveis! "O ódio que você semeia" eu já quero ler! Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  2. Amei todas as dicas! Já quero ler os três livros, principalmente "Tudo e todas as coisas" que nunca assisti o filme, pois quero ler o livro primeiro... hahaha!

    ResponderExcluir
  3. Oi Diane

    ainda n li nenhum deles mas tenho mt curiosidade pra conhecer a história de cada um!
    ótimas indicações!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Diane, tudo bem? Já comentei que adoro esse teu post, né!
    E como é importante o assunto que trouxe hoje... eu quero ler "O Ódio que Você Semeia" e "Tudo e Todas as Coisas" já está na estante aguardando a leitura.
    Eu fico impactada demais quando leio livros que abordam o tema racismo e/ou preconceito no geral, mas acho que todos deveriam lê-los para que possamos formar (ou re-formar) uma sociedade mais humana.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Eu adorei as sugestões ❤ são livros excelentes. E irei ler com certeza.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Estou participando de uma leitura coletiva de O ódio que você semeia e estou ficando cada dia mais chocada com a realidade do livro. Sempre acabo por comentar no grupo o quanto é inevitável comparar a realidade da Starr com a minha, mesmo sendo branca, me identifico com muitas coisas que ela fala.
    Aos dezessete anos eu ainda não li, mas quero muito porque é um livro muito forte e cheio de emoções e que falam muito da realidade também.

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  7. Livros que parecem incríveis! O que mais me interessei foi “O ódio que você semeia”.
    Infelizmente estamos em um dos países mais preconceituosos e por mais que muitos falem que não existe preconceito, há preconceito sim.
    Esse tipo de leitura é muito válida. Parabéns pelas indicações.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    desses ai eu só li o ódio que você semeia, adoro esse livro e é uma leitura super indicavel. Os outros dois ainda não li, mas quero muito ler e estão como desejados.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei aa sugestões e a forma como descreveu . Já vou incluir na minha lista de próximas leituras

    ResponderExcluir
  10. Oiis,
    nossa é bem vergonhoso da minha parte não ter lido nenhum dos livros citados. Mas as meninas lá do blog leram e amam muito eles. Eu tenho muita vontade de ler THUG, mas ainda não consegui uma boa promoção e to com uma pilha enorme para ser lida (e comprada!) ainda...

    Att.,
    Eduarda Henker
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Diane.
    Infelizmente depois de tantos anos do suposto fim da escravidão ainda tem gente que se acha melhor por causa da cor. Desses eu quero muito ler O ódio que você semeia e até já tenho ele no kindle.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha! Adorei as dicas! As indicações são de primeira, sobre tema interessantíssimo. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  13. Adorei demais o tema que vc escolheu, um tempo atras eu revirei as livrarias procurando livros com protagonistas negras e achei somente um (na época). Fiquei horrorizada como não existe representatividade nessa área.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei muito interessada em ler esse primeiro, um assunto triste, porém ainda é muito real.

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Que post mais interessante. Realmente alguns assuntos precisam ser discutidos, ainda mais quando se trata de preconceito racial. Não conhecia nenhum dos livros mas fiquei curiosa pra ler o último. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  16. Amei suas escolhas e principalmente como descreveu cada um. Temas muito atuais e com certeza vou procurar ler o Ódio que você semeia, fiquei curiosa para saber o final. Bjss

    ResponderExcluir
  17. Não cheguei a ler o livro, mas assisti o filme tudo e todas as coisas e super gostei. Achei bem legal sua abordagem. Beijos

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo