12 março 2018



Tag: Mês das Mulheres


Olá, pessoal!
No mês de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher e, após anos de lutas e conquistas, é muito gratificante ver o progresso que nós mulheres estamos fazendo... Ainda há muito o que melhorar, mas, estamos no caminho certo! Na literatura não é diferente, temos personagens á frente de seu tempo e que nos mostram que vamos muito além de rostos bonitos, pensando nisso, o blog Queria Estar Lendo criou uma tag muito legal sobre as mulheres da literatura. Confiram...

- Primeiro livro escrito por uma mulher que você leu
O primeiro livro escrito por uma mulher que li foi A Hora da Estrela da talentosíssima Clarice Lispector! Nele conhecemos a história de Macábea, uma nordestina que vive na esperança de ter dias melhores, mais felizes. É uma leitura muito interessante, enriquecedora e que todo leitor deveria ler!

- O seu livro preferido escrito por uma mulher
É muito difícil responder essa questão, pois, existem autoras maravilhosas que sempre fazem minha lista de favoritos crescer como Lucinda Riley, Sarah Jio, Kate Eberlen e tantas outras mais. Porém tenho que escolher apenas um nesse tópico e  escolho A Casa do Lago, pois,  foi um livro que me impressionou de uma forma sem igual, já fazia muito tempo que não lia algo tão imprevisível assim, e fiquei boquiaberta com a capacidade da autora de formular um mistério tão complexo e tão surpreendente. O livro é repleto de reviravoltas que te faz suspeitar de tudo e de todos e Kate Morton tramou tudo com maestria e deu um final muito satisfatório, onde todos acontecimentos e decisões fizeram sentido e que ao longo da narrativa estava cheio de pistas para esse final, mas, que nem em duzentos anos seria capaz de descobrir tamanha ousadia da autora.

- Sua protagonista feminina favorita
Outra pergunta dificílima! Na verdade, eu sempre vivo trocando de protagonista favorita e no momento minha queridinha é Victoria Lyndon, uma jovem que veio de família humilde e, mesmo vivendo em uma época em que as mulheres não tinham vez, ela preza pela sua liberdade, tornando a assim uma mulher forte, destemida e que sempre vai atrás do que quer. Através dela acompanhamos uma história sobre empoderamento feminino, onde temos uma protagonista que luta todos os dias para se sustentar, para ser dona de si e ter sua tão sonhada liberdade, mesmo tendo um conde a seu dispor para lhe dar tudo de bom e melhor... Achei muito bacana Julia Quinn levantar essa questão do empoderamento, pois, geralmente a maioria dos livros desse gênero trazem apenas mocinhas indefesas, submissas e dependentes.


- Melhor vilã
Não sou muito de me apegar em vilões, já que sempre torço tantos pelos protagonistas que acabo pegando birra pelos vilões haha... Mas, confesso que dei boas gargalhadas com a Malvina Neves de Menina Veneno! O livro é uma releitura de A Branca de Neve e a bruxa malvada tenta a todo custo provar que ela é uma vítima injustiçada... Muito divertido!

- Melhor sisterhood (amizade feminina)
Geralmente encontramos muuuuitas amizades lindas na literatura, mas, nada se iguala ao trio encantador de Drinques Para Três! O livro traz a história de três amigas: Maggie, uma editora bem sucedida que está no fim da gravidez e acaba de se mudar para o campo com o marido; Roxanne, uma mulher decidida que trabalha como freelancer viajando pelo mundo para escrever suas matérias e que há seis anos mantêm um relacionamento com o "Sr. Casado com Filhos" e também temos Candice, a mais jovem das amigas, é responsável, idealista e tem um talento enorme para a escrita. No primeiro dia de todo mês essas três amigas se reúnem no tradicional Manhattan Bar para fofocar sobre o editorial da revista Londonner, onde ambas trabalham, e conversar sobre tudo (ou quase tudo) que ocorre em suas vidas. Uma leitura deliciosa, sem dúvida!

- Um livro com protagonista não branca
Starr é uma garota negra que vem de uma família humilde, mas, que desde pequena lhes ensinou os valores da vida. Vivendo num mundo repleto de preconceitos, os pais de Starr, além de boas maneiras, ensinou para a garota e seus irmãos como se comportar diante de um policial, de um branco e a se controlar para que ninguém nunca a julgue mal. Desta forma, ela acabou virando duas Starrs: a comportada, que concorda com tudo e discreta do colégio particular de “brancos”; e a verdadeira Starr do bairro, que conversa normalmente e que nunca precisa se preocupar se alguém vai criticá-la e rotulá-la de “garota negra do gueto”. É muito comovente acompanhar esses dois mundos de Starr e é impossível não sentir empatia por ela, ainda mais quando Khalil é assassinado e ela tem que ver e ouvir pessoas julgando seu amigo de infância sem nem ao menos conhecê-lo.

- Uma personagem feminina que quebra padrões
Sem dúvida uma das personagens que mais quebra padrões na literatura é a Eleanor de Eleanor & Park. Rainbow Rowell criou uma protagonista bem diferente do comum, ela é gorda, tem um cabelo descontrolado, tímida, não tem amigos e se não bastasse sofre bullying... A história dela foi muito bem trabalhada, sem floreios e foi uma experiência bem interessante ler sobre alguém mais real e longe das perfeições á qual estamos acostumados.

- Se eu fosse uma personagem feminina, eu seria...
Seria uma honra viver pelo menos um dia na pele de Lila, de Um Tom Mais Escuro de Magia! Lila é uma personagem sensacional, ela e Kell são uma dupla perfeita, Lila é teimosa, ardilosa, durona e desde pequena foi independente e teve que se virar sozinha para poder sobreviver. Amei essa personagem por ser forte, perspicaz, inteligente, observadora e sarcástica, enfim, Lila é uma guerreira completa!

Tagueie pessoas:
Roendo Livros
Momento Crivelli
Prefácio
Balaio de Babados
Um Oceano de Histórias

Espero que tenham gostado da tag e de minhas respostas!

Beijos e até o próximo post!




15 comentários:

  1. Oiii
    Adorei a Tag!
    Mt legal

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Diane.
    Em primeiro lugar muito obrigada por indicar o Prefácio. Acredita que não li nenhum dos livros citados? O ódio que você semeia está na minha lista e o da Julia e Um tom mais escuro de magia eu comprei na promoção da Saraiva.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Show de post! Acredito que não só neste mês de Março, mas a cada novo dia, é preciso ter grito sim! Sabe, saber se impor, lutar por direitos que já são nossos e ainda há pessoas (homens) que não se dão conta disso.
    Amei a tag sobre livros e começar com Clarice é maravilhoso! Minha primeira autora foi a Diva Ágatha!
    A Casa do Lago e Mais Lindo que a Lua estão na lista de desejados faz um tempão e não vejo a hora de poder conferir ambos e conhecer estas duas personagens tão fortes!
    Morro de vontade conhecer as letras da Carina e Menina Veneno esteve na lista dos mais vendidos recentemente(não pode a toa né?)
    Eleanor está ali na estante e será uma de minhas próximas leituras!(amém)
    Adorei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Diane, eu adorei suas respostas!! Eu não me lembro mais quem foi a primeira mulher que li, acho que foi a Agatha Christie. Adorei a Victoria e fiquei feliz por vc ter lembrado da Lila <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Aiiiiiii, sem comentários pelo Eleonor e Park. Cara, que livro maravilhoso e a personagem? Queria continuação, acho que a gente merecia saber o que aconteceu depois de tudo né? E o da Kate Morgan eu demorei para pegar o ritmo mas depois fiquei alucinada, deveria virar seriado!
    Adorei a sua matéria.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Daiana.
    Gostei bastante da sua TAG e principalmente das suas indicações. Já anotei várias dicas.
    O que acho curioso é que vi muita gente fazendo campanha para as pessoas lerem mais livros escritos por mulheres e fui olhar a minha estante. Acho que 80 por cento dos livros que eu tenho são escritos por mulheres. Nunca reparo nessas coisas porque me recuso a julgar um livro pelo gênero do autor, mas no fim das contas, foi legal!!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Meu primeiro livro escrito por mulher foi Jardim dos Esquecidos. Não gostei de A hora da estrela, mas creio que seja por não curti o enredo.

    A casa do lago tenho muito interesse em ler. Que capa linda.

    Gostei da Tag, afinal é sempre otimo receber dicas de leituras.

    Beijos e boas leituras. Elisandra.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei bastante das suas respostas, pois alguns livros citados eu não conhecia. Quero muito ler A Casa do Lago, e o que li aqui sobre ele só aumentou esse desejo, pois adoro montar quebra cabeças. rsrsrs
    Minha protagonista favorita é a Tris de Divergente. Uma personagem que quebra padrões para mim é a Laura de Minha Cinderela interior. (Bem parecida com a Eleanor de Eleanor & Park).
    Ótima Tag.
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diane!
    Não conheço praticamente nenhum dos livros que você mencionou, mas adorei que você escolheu a Eleanor como mulher que quebra padrões. Gosto tanto da história dela!
    Achei a tag muito criativa e adorei suas respostas! Comecei a seguir seu blog, gostei muito do seu trabalho, parabéns!
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Diane! Que TAG legal! Nesse mês vemos muitas tag's como essa e me ajudou a conhecer várias autoras que eu não conhecia. Dessas que você enumerou, gostaria muito de ler Eleanor & Park e O ódio que você semeia.
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ler A Hora da Estrela, assim como morro de vontade de ler algo da JQ. De todos os livros mencionados eu li apenas Eleanor & Park e amo a protagonista desse livro. Adorei a tag e quero responder na Cabine.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Diane! Adorei a TAG e suas respostas. A Hora da estrela é muito lindo! Macabea foi uma personagem marcante. Estou com Um tom mais escuro de magia aqui e adorei sua dica sobre a personagem. Acho que vou colocar ele na frente de outras leituras. rsrs
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Ahhh que tag maravilhosa! Adorei suas respostas também. A Hora da Estrela tem um lugarzinho especial no meu coração <3 assim como Eleanor&Park! O Ódio que Você Semeia é um livro incrível! Amei conhecer a história da Star. Chorei litros. E sobre qual personagem feminina eu seria... provavelmente a Lila também! AMO essa personagem.


    Super beijo,
    https://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Di!
    Menina, eu jurava que já tinha respondido aqui hahaha
    Eu respondi já essa tag no instagram, mas obrigada por lembrar de mim.
    Lila muito maravilhosa!

    ResponderExcluir
  15. Que tag legal!!!
    Peguei algumas dicas!!! ;)

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo