14 fevereiro 2018



Resenha # 129 : Menina Veneno



Título: "Menina Veneno"
Autor: Carina Rissi
Páginas: 192
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Adicione no Skoob


    Se tem uma coisa que eu curto são releituras de contos de fadas, sendo assim, quando soube que a Carina Rissi iria lançar Menina Veneno fiquei bastante entusiasmada, principalmente, pelo fato do livro ser uma versão moderna de meu conto de fadas favorito: Branca de Neve! Só que desta vez, conhecemos o ponto de vista do vilão, o que deixa tudo um pouco mais interessante, já que esse é o lado que nunca chegamos a conhecer direito, pois, esses contos geralmente deixam “as mocinhas” no centro das atenções e nunca sabemos de fato o que existe do outro lado da força... Comecei a leitura com as expectativas bem altas e logo nas primeiras páginas percebi que estava diante de uma obra extremamente divertida!
   O livro traz a história de Malvina, uma mulher linda, rica e famosa. Conhecida como “a rainha das passarelas”, seu nome sempre está circulando os tablóides de fofoca e revistas de moda, tornando assim Malvina um sinônimo de beleza e alvo de desejo e inveja. Além de ter uma carreira simplesmente brilhante, Malvina foi casada por alguns anos com o famoso piloto de Fórmula 1, Henrique Neves, o que abrilhantou ainda mais sua vida. Porém, nem tudo são flores e após um trágico acidente, Malvina acaba ficando viúva e Henrique deixa à seus cuidados sua filha Bianca Neves até que ela completasse a maioridade.
    Malvina nunca se deu muito bem com sua enteada, porém, as coisas começam a esquentar quando Bianca rouba sua campanha mais importante e se torna a mais nova garota Menina Veneno. Quando a super modelo percebe que está “perdendo território” para Bianca, aquela garotinha insossa e sem graça, Malvina começa uma jornada em busca de conquistas e poder para permanecer para sempre no topo das paradas.
   Será que Malvina é realmente uma madrasta malvada ou Bianca é que é uma sonsa fingida? Todo mundo já conhece o lado da mocinha, agora, chegou a hora da vilã dar o seu ponto de vista. Nada mais justo que escutá-la, certo?
   Menina Veneno é narrado em primeira pessoa pela vilã (ou não?!) Malvina Neves e a autora usou aquele tipo de narrativa que dá a sensação que o personagem conversa diretamente com o leitor, interagindo com ele. Particularmente, não curto muito leituras assim, acho que fica meio forçado e ás vezes até irritante... Se Carina Rissi não tivesse usado toda essa interação creio que a leitura tivesse sido mais interessante, pois, a história tem muito potencial, os personagens são legais, os acontecimentos foram bem planejados e os diálogos divertidíssimos, a minha única ressalva mesmo é que não me dou muito bem com esse tipo de narrativa.
   Achei muito interessante a ideia de trazer uma releitura de um conto de fadas sob o ponto de vista da vilã, afinal, estamos tão acostumados a sempre olhar para o mesmo lado da moeda e nunca percebemos que existe um outro lado, uma outra versão. Em Menina Veneno temos a chance de desconstruir o conto de fadas Branca de Neve e, confesso que adorei a vilã! Malvina Neves é uma mulher genial, brilhante, carismática e, mesmo tendo algumas atitudes duvidosas, é impossível não querer acompanhar sua jornada e descobrir o que ela vai aprontar! Nunca pensei que fosse dizer isso, mas, a mais pura verdade é que amei a “Madrasta”!!!
   Além de divertir o leitor com um humor irônico inigualável, Menina Veneno ainda abre os olhos do leitor sobre algumas questões como a ganância, o desejo de poder, status e a tão sonhada fama. Mas, mais importante ainda, nos mostra como na vida ás vezes se ganha outras se perde, afinal, nunca somos capazes de controlar tudo. Malvina é uma pessoa que tinha a vida que toda garota sonha ter, mas, ela nunca se satisfazia com nada e, assim, acaba se enrolando em todas as suas armações para ter cada vez mais e mais e, é claro, coloca em risco tudo o que já conquistou... Será que devemos usar todas as armas para ter uma vida perfeita ou devemos pegar mais leve e aproveitar todo dia como se fosse o último?
  Enfim, Menina Veneno é um livro delicioso, leve, divertido e que pode ser lido em apenas uma tarde preguiçosa regada a tortinhas de maçã (?!). Recomendo o livro pra quem curte releituras de contas de fadas e pra quem está em busca de uma leitura mais descontraída.




10 comentários:

  1. Muito boa a sua resenha!
    Ainda bem que li, geralmente eu nunca leio resenhas ou procuro por sinopses para poder escolher um livro...
    Esse já estava há algum tempo na minha cabeça, mas após essa resenha, eu pude perceber que não devo comprar. Histórias de contos de fadas realmente quando fogem do padrão, eu não consigo gostar. rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    Amo contos de fadas e sempre esperei por um livro com a visão do vilão, cansei de focarem apenas nos mocinhos. Quero entender mais deste universo dos vilões, por este motivo por ler o livro. Fantástico!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diane.
    Eu não sabia desse livro até recentemente e assim que fiquei sabendo dele corri comprar porque amo os livros da autora. Gostei bastante de ser uma releitura no ponto de vista da vilã. Mas agora fiquei preocupada com o tipo da narrativa, eu não gosto muito quando é assim também não hehe. Tomara que não me incomode muito.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Então, gostei da sua resenha. Mas a desconstrução do conto me causa um pouco de estranheza. Eu li a séria Encantadas e fiquei com tanta raiva de ter comprado os livros que jurei que nunca mais iria ler nada que transformasse minhas princesas nas pestes ehehehe. Obrigada por mostrar esse livro e me impedir de comprar ele.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho vários livros da Carina. Comecei com "No mundo da Luna" e já li outros. Este eu ainda não tenho mas tá na minha lista de aquisição rsrs
    Adorei a resenha. Adoro releituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu aprecio muito os antagonistas, particularmente torço por eles, afinal sem eles os mocinhos e mocinhas não seriam o que são. Adorei essa ideia de releitura de contos de fadas. E vou buscar esse livro pelo jeito que vc o descreveu já vi que vou amar a Malvina <3
    Ótima resenha com detalhes e impressões realista. Como vc falou que não se dá bem com leituras na primeira pessoa. Eu amo escrever na primeira pessoa e aprecio ler também a impressão que tenho é que estou em um bate papo com amigos e o personagem esta conversando comigo ali naquela roda de amigos. Show gostei muito livro vai pra minha lista <3

    ResponderExcluir
  7. Oi Diane, eu gostei da leitura, eu torci pra Malvina todo o tempo hehehehee realmente é uma narrativa bem leve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Gente eu amo a Carina e juro que não sabia que este livro era uma releitura de A Branca de Neve. To muito ansiosa para ler ele.

    ResponderExcluir
  9. Tudo que leio sobre as letras da Carina, são sempre positivas! Todos são unânimes em afirmar o quanto a autora consegue conduzir seus enredos com maestria.
    Eu ainda não conheço o trabalho da moça, mas pretendo fazer isso em breve.
    Adoro releituras de contos de fadas e por mais que nos últimos tempos, isso esteja sendo feito de uma maneira mais rápida ainda, é sempre bom dar de cara com um livro assim. Trazendo outro lado da estória!
    Vai para a lista de desejados com certeza e espero poder conferir.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Nossa adorei a resenha não sou muito de ler releituras de contos de fadas mais essa resenha eu gostei e predento ler o livro.

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo