05 fevereiro 2018



Resenha # 127 : Um de Nós Está Mentindo




Título: “Um de Nós Está Mentido”
Autor: Karen M. McManus 
Páginas: 384
Editora: Galera Record
Ano: 2018


      Antes de iniciar essa resenha quero agradecer a Galera Record e ao Grupo Editorial Record por ter escolhido o Coisas de Diane para fazer parte do Clube VIB (Very Important Book), iniciativa que envia em primeira mão os lançamentos mais importante do grupo meses antes de chegarem nas livrarias! Fiquei extremamente feliz quando recebi Um de Nós está Mentindo, pois, já estava ansiosa para realizar a leitura desde que o vi pela primeira vez nas redes sociais da editora e confesso que a leitura conseguiu ir além, muito além do que eu esperava...
   O livro traz a história de cinco estudantes do colégio Bayview que numa segunda feira qualquer acabam indo parar na detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso aplicativo de fofocas da escola. Até aí poderia parecer mais uma cena banal do cotidiano de uma escola, porém, Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental.
   Com a morte de Simon, os outros quatro garotos tornam-se os principais suspeitos do crime, ainda mais, quando a polícia descobre que no dia seguinte do ocorrido o aplicativo de fofocas iria publicar alguns segredos sobre seus companheiros de detenção. Á medida que os quatro jovens vão sendo investigados mais provas vão sendo reunidas, a mídia começa a ficar obcecada pelo fato e os quatro jovens acabam se unindo para também entender o que realmente ocorreu naquele fatídico dia.
    O que faz os quatro serem suspeitos da morte de Simon? Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.
   Um de Nós está Mentindo é narrado em primeira pessoa, intercalando as versões entre os quatro protagonistas ( Bronwyn, Addy, Nate e Cooper), desta forma, acompanhamos em primeira mão todas as incertezas, dúvidas, suspeitas e os segredos mais íntimos de cada suspeito do crime. A narrativa de Karen M. Manos é extremamente envolvente, fluída e brilhante, o que possibilita uma leitura bem rápida, pois, quanto mais o leitor avança nas páginas mais ele quer ler para desvendar o gigantesco mistério que paira na obra. A autora conduziu o mistério com maestria e por mais que tenha conseguido desvendar a morte de Simon fiquei surpresa com os fatos que ela inseriu no final e a admirei ainda mais por criar um final fechadinho, sem pontas soltas e dando as explicações necessárias para a construção do crime.
   Achei interessante que em Um de Nós Está Mentindo não existem personagens perfeitos, pelo contrário, todos são cheios de falhas, segredos, tanto que durante a leitura cheguei a suspeitar de todos conforme a leitura avançava. Até mesmo Simon que de certa forma era a vítima da situação era odiado por muitos devido ao seu aplicativo de fofocas. Na minha opinião, personagens assim são bem mais fáceis de se apegar, pois, eles são simplesmente humanos, possuem segredos como qualquer um e erram da mesma forma. A construção de cada um foi muito bem feita, tanto que mesmo tendo quatro protagonistas Karen M. McManus conseguiu inserir perfeitamente bem a história e segredo particular de cada um, além disso, chega a ser palpável a evolução e amadurecimento dos jovens e isso, particularmente, foi muito interessante de acompanhar.
   Além de um mistério maravilhoso, Um de Nós Está Mentindo, é um livro que fala a linguagem dos jovens ao trazer para as páginas do livro assuntos comuns dessa idade como a dificuldade de mostrar sua verdadeira identidade para agradar terceiros, a necessidade de ser aceito e as frustrações de quando os desejos e o destino não conseguem seguir o mesmo caminho. Além disso, Um de Nós Está Mentindo, ainda traz assuntos bem complexos que precisam ser debatidos como auto-conhecimento, aparências, bullying, relacionamentos abusivos, drogas e homossexualidade.
   Enfim, Um de Nós Está Mentido é um thriller delicioso, viciante e que deixa o leitor aflito por respostas! Karen M. McManus trabalhou com maestria nessa obra e, sem dúvida, foi minha melhor leitura de 2018 até agora... Super recomendo pra vocês!


17 comentários:

  1. Oi Di, tudo bem? Eu não li, mas lá no blog a Rafa leu e adorou, parece um ótimo suspense e ainda com uma temática mais jovem, super me interesso!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Socorro, tá todo mundo falando deste livro e olha que nem são só elogios. Achei a premissa bem interessante e gosto desta coisa de suspense em YA. Tentarei encaixá-lo nas minhas próximas leituras.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Di

    Esse livro me surpreendeu bastante, principalmente porque a autora soube fugir do básico e arriscou com um final bem inesperado. A narrativa é uma delicia, me prendeu do inicio ao final.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li esse livro, mas já conferi diversas resenhas e em nenhumas delas eu confio na vitima, acho que Simon não me passa confiança. Gosto do mistério que paira no enredo, das revelações que vem vindo com o virar de cada página. Espero em breve fazer essa leitura.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Diane! Li sobre esse livro e fiquei muito interessada! E mais essa resenha lida, deixa me deixa mais ansiosa pra iniciar essa leitura! Sou uma fã de suspense e thrillers incurável, e achar assim, uma dica de leitura que surpreenda e prenda o leitor, com uma história bem escrita e desenvolvida, e com um final inesperado, acho ótimo! A linguagem fácil, e com temas que vivenciamos também é atrativo. Que bom que você gostou da leitura!
    Lista de desejados ganhou mais um!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  6. Oi, Di!
    Menina, eu vejo burburinho desse livro desde que saiu lá fora. Eu não estava muito a fim de ler, mas está todo mundo falando bem que vou ter que dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?

    Eu estou ansiosa para o lançamento desse livro e lendo todas as resenhas possíveis enquanto ele não é lançado. Eu amo livros de mistérios, mas nunca li nenhum que envolvesse jovens e se passasse no colégio, sabe? E com temas bem atuais, como a criação de um aplicativo para contar os segredos de todos ali.
    A cada vez que vejo esse livro, mesmo sem ter lido, desconfio de um personagem diferente. E o legal de livros do gênero é isso mesmo, o poder de nos surpreendermos no final por estarmos errado nos palpites, rs. É legal ver que ela conseguiu desenvolver todos os personagens que se propõe e que todos são imperfeitos, dessa maneira, consegue fazer o leitor se apegar a todos eles. Estou ansiosa para ler logo!

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, parece ser muito bom! Adoro suspenses assim. Já vou por na minha lista de leituras!
    Parabéns pela ótima resenha.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu tô sedento por esse livro, AAAAAAAAAA
    Sério, eu quero muito fazer essa leitura e depois da tua resenha a vontade só aumentou. Bom saber que a autora soube desenvolver bem todos os personagens, me alegro muito ao ler isso.
    Espero que o final seja tão bom e impactante quanto todo o enredo aparenta ser.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem?

    A cada resenha eu fico mais ankmada pra ler esse livro! E essa capa é tão linda aaaa

    Gostei muito da sua resenha e fiquei ainda mais empolgada pra ler esse livro!

    Gostei desse ar de mistério e do fato de trazer personagens reais, pra mim eles são os melhores ❤

    Beijos!
    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  11. Oiie
    Menina, quero muito ler esse livro, deve ser maravilhoso, amo thillers, ainda mais esses que te prendem sabe. Amei saber que o livro é em primeira pessoa e que ele possui personagens não perfeitos, afinal é assim que é na vida real né? kk Amei a resenha.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Essa é uma história que estou doida para conhecer mais. Adoro livros com uma pegada de mistério e pelo visto a autora conseguiu colocar bem dentro da trama adolescente.
    Não vejo a hora de ler!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei fazer parte do VIB também, foi gostoso demais receber essa caixinha! Adorei ler Um de nós está mentindo e confesso que me apaixonei pelo Nate sem perceber hahaha

    ResponderExcluir
  14. Olá Di,
    Que bom que essa obra te agradou tanto assim e o mistério funcionou para você.
    Tenho livro muitas resenhas negativas sobre o mistério, que não tem agradado e é previsível. Também tenho visto ressalvas em relação aos personagens que são clichês demais.
    Acho que preciso me arriscar para ver o que vou achar dessa obra e formar uma opinião.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Di!
    Acho muito legal explorar esse tema de mostrar sua verdadeira identidade em narrativas para jovens (porque né, é a idade em que tentamos nos definir e mostrar quem somos) e pelo o que vocÊ escreveu, funcionou muito bem neste livro. Li várias resenhas sobre essa trama, algumas bastante positivas e outras ressaltando pontos bem negativos, e acho que terei que ler para saber em qual dois dois polos vou me encaixar haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    A cada nova resenha que confiro desse livro a vontade de ler só aumenta, e com a sua não foi diferente. Curti saber que não é difícil se apegar aos personagens, vez que se assemelham ao real. Outro ponto que me deixa intrigada é todos terem motivos para ter cometido o assassinato, o que me deixa ainda mais curiosa. Curti muito as temáticas que são abordadas através da história, então, sugestão anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Estou curiosa para fazer essa leitura, a capa em si já me chama a atenção, e a história em si, idem. É bom saber que o final tem suas pontinhas amarradas, assim, já sei que a história se fecha. Amei saber mais sobre a obra.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo